Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 4902 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá Amigos, sei que o fórum tem foco nos componentes ACBR, mas gostaria de uma ajuda tributária, gostaria de entender a real diferença entre o ICMS e o ICMS ST, eu sei que o ICMS é o valor que tem que ser pago ao governo no momento da venda, e sei que ST é quando se paga antecipado, no caso do ICMS ST em uma NF é quando eu além de pagar o meu ICMS também pago o ICMS de quem está comprando (ICMS ST)? Neste caso, sempre o valor do ICMS ST é somado no VALOR FINAL da NF, ou existem casos que existe o ICMS st mas não altera o valor final da nota? Espero que possam me ajudar, pois quando eu trabalhava com NF M1 impressa, tinha clientes que me pediam que aparecesse o valor do ICMS ST mas não somasse no valor final, outros pediam pra somar, enfim é uma confusão, e muitas vezes o contador não consegue esclarecer quase nada sobre o assunto. Obrigado pela atenção!!

-----------------------------------------------------------

Até a Vitória sempre!

Atenciosamente

Ronnei Peterson

Invictos Tecnologia - www.invictos.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos, sei que o fórum tem foco nos componentes ACBR, mas gostaria de uma ajuda tributária, gostaria de entender a real diferença entre o ICMS e o ICMS ST, eu sei que o ICMS é o valor que tem que ser pago ao governo no momento da venda, e sei que ST é quando se paga antecipado, no caso do ICMS ST em uma NF é quando eu além de pagar o meu ICMS também pago o ICMS de quem está comprando (ICMS ST)? Neste caso, sempre o valor do ICMS ST é somado no VALOR FINAL da NF, ou existem casos que existe o ICMS st mas não altera o valor final da nota? Espero que possam me ajudar, pois quando eu trabalhava com NF M1 impressa, tinha clientes que me pediam que aparecesse o valor do ICMS ST mas não somasse no valor final, outros pediam pra somar, enfim é uma confusão, e muitas vezes o contador não consegue esclarecer quase nada sobre o assunto. Obrigado pela atenção!!

Olá ronnei, não sou expert, mas vou tentar te ajudar no que sei, e se tiver errado por gentileza algum me corrija.

1o) ICMS ST, como vc falou é pago antecipadamente

2o) Só quem cobra o ICMS ST, são as indústrias. Nesse caso a CST do produto deve ser "10, 30, 70" ,e ser somada ao total da NF, cobrando o valor da ST.

3o) A ST, existem de três formas:

a) A Indústria destacada a ST na NF, e cobra somando o valor no total da NF (A CST nesse caso é igual "10, 30, 70"), aqui a empresa que comprou se credita da ST.

B) Alguns ramos como exemplo, Distribuidor de alimentos, devem destacar a ST na NF, mas não cobra, assim não soma o valor da ST no total da NF. (A CST nesse caso é igual "60")

c) Revenda final, que não se enquadra em indústria ou distribuitor, não precisa nem destacar a ST, esse deve ser o caso da maioria de seus clientes.

Abs

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ronnei, não sou expert, mas vou tentar te ajudar no que sei, e se tiver errado por gentileza algum me corrija.

1o) ICMS ST, como vc falou é pago antecipadamente

2o) Só quem cobra o ICMS ST, são as indústrias. Nesse caso a CST do produto deve ser "10, 30, 70" ,e ser somada ao total da NF, cobrando o valor da ST.'Distribuidora ou em caso que a empresa seja substituto solidario quando por exemplo o produto nao tem convenio com o estado que esta vendedo e lá e Substituição tributaria'

3o) A ST, existem de três formas:

a) A Indústria destacada a ST na NF, e cobra somando o valor no total da NF (A CST nesse caso é igual "10, 30, 70"), aqui a empresa que comprou se credita da ST.

B) Alguns ramos como exemplo, Distribuidor de alimentos, devem destacar a ST na NF, mas não cobra, assim não soma o valor da ST no total da NF. (A CST nesse caso é igual "60") = 'Se destacar a ST tem que entrar no total da nota sim'

c) Revenda final, que não se enquadra em indústria ou distribuitor, não precisa nem destacar a ST, esse deve ser o caso da maioria de seus clientes.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Vou também implementar, rs... Tome cuidado, se indústria e for vender a um consumir final, quando tiver o icms st, o cálculo muda de acordo com a UF. Pelo menos aqui onde presto serviços. EX. quando vendemos de SP para MG, a BC icms st é igual a Bc icms, mas o icms st = 6% desse valor, já qdo vendemos ao RS, esse percentual é de 5%. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom Dia!

Sou contador Tributarista, Todo Icms por substituiçao tributário tem q ser destacado na NF-e e adicionado ao Total dela. O valor do Icms ST é cobrado pela Empresa de seus Clientes e repassadas aos cofres publicos, ela é apenas fiel depositária, entao efetivamente quem paga é o cliente.

Substituto tributário pode ser industria ou Distribuidora seus CST de saidas sao: 10,30 ou 70 é de acordo com o produto. Qdo o cliente é consumidor final nao se destaca Icms ST, mais dificilmente uma industria venda direto pra consumidor final e sim mais para revenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia!

Sou contador Tributarista, Todo Icms por substituiçao tributário tem q ser destacado na NF-e e adicionado ao Total dela. O valor do Icms ST é cobrado pela Empresa de seus Clientes e repassadas aos cofres publicos, ela é apenas fiel depositária, entao efetivamente quem paga é o cliente.

Substituto tributário pode ser industria ou Distribuidora seus CST de saidas sao: 10,30 ou 70 é de acordo com o produto. Qdo o cliente é consumidor final nao se destaca Icms ST, mais dificilmente uma industria venda direto pra consumidor final e sim mais para revenda.

Mais quando e o 60 nao se destaca por que ja foi cobrado anteriormente. Neste caso tem que sair nos dados adicionais quanto de Base e Vlr de St que foi antecipada de acordo com os produtos vendidos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Bom Dia!

Sou contador Tributarista, Todo Icms por substituiçao tributário tem q ser destacado na NF-e e adicionado ao Total dela. O valor do Icms ST é cobrado pela Empresa de seus Clientes e repassadas aos cofres publicos, ela é apenas fiel depositária, entao efetivamente quem paga é o cliente.

Substituto tributário pode ser industria ou Distribuidora seus CST de saidas sao: 10,30 ou 70 é de acordo com o produto. Qdo o cliente é consumidor final nao se destaca Icms ST, mais dificilmente uma industria venda direto pra consumidor final e sim mais para revenda.

Complementando minha dúvida referente a dúvida do mksbraga.

1. Se o produto for 60, ele destaca na NF Base de Cálculo ST e Valor ST?

- Se destacar, ele soma o Valor ST no Total da Nota Fiscal?

2. CST 60 só é utilizado quando operação a destinatário Consumidor Final "Consumo próprio"?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom Dia!

Sou contador Tributarista, Todo Icms por substituiçao tributário tem q ser destacado na NF-e e adicionado ao Total dela. O valor do Icms ST é cobrado pela Empresa de seus Clientes e repassadas aos cofres publicos, ela é apenas fiel depositária, entao efetivamente quem paga é o cliente.

Substituto tributário pode ser industria ou Distribuidora seus CST de saidas sao: 10,30 ou 70 é de acordo com o produto. Qdo o cliente é consumidor final nao se destaca Icms ST, mais dificilmente uma industria venda direto pra consumidor final e sim mais para revenda.

Complementando minha dúvida referente a dúvida do mksbraga.

1. Se o produto for 60, ele destaca na NF Base de Cálculo ST e Valor ST?

- Se destacar, ele soma o Valor ST no Total da Nota Fiscal?

2. CST 60 só é utilizado quando operação a destinatário Consumidor Final "Consumo próprio"?

Obrigado.

De uma olhada aqui tambem http://www.sitecontabil.com.br/consultas/notafiscal.htm

Principalmente na parte : Cálculo do imposto devido de ICMS ST

Onde podera encontrar mas algumas informacoes.

Equipe ACBr Henrique Leonardo
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Tecnólogo em processamento de dados

E-mail [email protected] - Skype : hleorj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4902 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.