Jump to content

dev botao

Recuperar XML de Cancelamento e Inutilização

Go to solution Solved by Wellington Alamino,
  • Este tópico foi criado há 1882 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membros Pro
Posted

Olá a todos,

Supondo que enviei um evento de cancelamento de uma NFe/NFCe, o cancelamento foi realizado e não obtive o retorno do XML do mesmo por falha de internet, como recuperar esse XML?

E no caso de uma inutilização de faixa realizada e sem retorno do XML da mesma por falha de internet, como recupero esse XML?

Desde já agradeço a atenção de todos

• Membros Pro
Posted (edited)
13 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

Inutilização não tem como

já o evento de cancelamento dá pra pegar montar o xml novamente e fazer a consulta ele trás todos os eventos atrelados a nota

Entendi...

O problema é o seguinte... Estou montando uma rotina para contingência seguindo as orientações do manual (inutilizando ou cancelando a nota que ficou pendente de tratamento).

Mas sabemos que problemas de internet ocorrem, e se no momento em que eu for inutilizar a faixa de numeração da nota pendente eu tiver uma falha na internet, a inutilização pode ocorrer e eu não conseguir obter o retorno do XML da mesma, meu aplicativo vai achar que a inutilização não ocorreu, vai tentar inutilizar dinovo e aí BABOU... Faixa já inutilizada e não tenho o XML.

Só vai me restar marcar que a Inutilização ocorreu sem puxar o XML, o que está longe de ser o ideal. Como você trata essas ocorrências?

Edited by doidopb
  • Consultores
Posted

Bom dia,

Como o Juliomar deixou claro, se tratando de inutilização, você senta e chora, não existe nenhuma serviço disponibilizado pela SEFAZ que lhe permite consultar e ter como retorno o resultado do processamento de um pedido de inutilização.

Já alguns tipos de evento se ocorrer algum problema no exato momento do retorno do envio do evento, ao consultar a nota cujo evento tem haver, teremos no retorno dessa consulta os eventos vinculados a mesma.

Até o momento não temos no código do componente a extração desses eventos do retorno para salvar separadamente em disco ou disponibilizar em propriedades para serem salvos no banco de dados.

Se desejar analisar o código e contribuir implementando essa funcionalidade ao componente, ficaremos agradecido.

• Like 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• Membros Pro
Posted
11 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Bom dia,

Como o Juliomar deixou claro, se tratando de inutilização, você senta e chora, não existe nenhuma serviço disponibilizado pela SEFAZ que lhe permite consultar e ter como retorno o resultado do processamento de um pedido de inutilização.

Já alguns tipos de evento se ocorrer algum problema no exato momento do retorno do envio do evento, ao consultar a nota cujo evento tem haver, teremos no retorno dessa consulta os eventos vinculados a mesma.

Até o momento não temos no código do componente a extração desses eventos do retorno para salvar separadamente em disco ou disponibilizar em propriedades para serem salvos no banco de dados.

Se desejar analisar o código e contribuir implementando essa funcionalidade ao componente, ficaremos agradecido.

Olá Italo

O fato é que mesmo se o componente tivesse a opção de salvar os eventos atrelados a nota de forma separada, a inutilização não seria um deles.

A contingência foi criada para suprir necessidades oriundas de falhas da internet e existe um manual de contingência orientando como a mesma deve ser realizada. A ironia é que o manual manda realizar um procedimento (inutilizar a faixa de numeração) que em caso de falha de internet temos que "sentar e chorar"... Eles não resolveram nada e criaram um outro problema, grande problema... Pois a numeração vai pular, o contador vai me perguntar porque pulou e eu terei que dizer que houve uma inutilização e o XML se perdeu...

Como os contadores de seus clientes reagem quando vocês dizem isso??? E seus clientes?

• Like 1
  • Membros Pro
Posted
51 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Se tratando de NF-e existe uma alternativa que é enviar a nota para a SVC- SEFAZ-Virtual de Contingência.

Como e Quando usar o SVC

Na verdade é NFCe Italo...

E como eu disse não seria pra envio de nota e sim pra Inutilização, afim de realizar o procedimento recomendado pelo Manual de Contingência.

• Consultores
Posted

Boa tarde,

Desculpe, ficou faltando completar a postagem anterior.

Se tratando de NFC-e devemos emitir a nota em contingência ou pelo SAT (no caso de São Paulo).

Infelizmente não temos via webservice um serviço para realizar uma consulta para saber se realmente o numero foi inutilizado.

Se não me falha a memória a única forma de saber é sita site.

• Like 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• Membros Pro
Posted
7 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Boa tarde,

Desculpe, ficou faltando completar a postagem anterior.

Se tratando de NFC-e devemos emitir a nota em contingência ou pelo SAT (no caso de São Paulo).

Infelizmente não temos via webservice um serviço para realizar uma consulta para saber se realmente o numero foi inutilizado.

Se não me falha a memória a única forma de saber é sita site.

Pena que pelo site não tem como resgatar o XML, ou tem?

• Membros Pro
Posted

Se não houver problemas, quero deixar o tópico aberto para que alguém que emita NFCes e siga a orientação do Manual de Contingência, me diga ...

Como lidam com os contadores/clientes nos casos de Inutilizações ocorridas sem XML por falha de internet?

• Like 2
  • Administradores
Posted

Boa tarde.

Afim de permitir que mais usuários possam relatar como os contadores lidam com tal situação, estou movendo o tópico para a área aberta.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• 9 months later...
Posted
Em 04/03/2019 at 15:09, doidopb disse:

Se não houver problemas, quero deixar o tópico aberto para que alguém que emita NFCes e siga a orientação do Manual de Contingência, me diga ...

Como lidam com os contadores/clientes nos casos de Inutilizações ocorridas sem XML por falha de internet?

XML de retorno de inutilizações não são assinados, então não documentos com validade e nem precisam ser armazenados. Para inutilização o bom controle das faixas de pedido de inutilização bem como seu protocolo de retorno autorizando a inutilização é o suficiente.

Número inutilizado não configura documento, lembrando que deve proceder com a inutilização em no máximo no 10 dia do mês subsequente ao salto na numeração. 

Boa tarde a todos.

• Like 2
  • Moderadores
Posted

Bom dia,

Só para contribuir com a discussão. Aqui enviamos os xmls de inutilização. Porém quando não tem, o próprio arquivo Sintegra e SPED já contêm a informação.

Para NFC-e no Sintegra, já complica porque são informadas apenas as notas emitidas, mas nesse caso o cliente passa uma relação para o contador.

Se o cliente não quiser passar, então na exportação das notas para a contabilidade, pode ser criada uma pasta de inutilizadas e cria um txt cujo nome é o número da nota. Só para o contador se orientar.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Formiga-MG

• Membros Pro
Posted
22 horas atrás, Wellington Alamino disse:

XML de retorno de inutilizações não são assinados, então não documentos com validade e nem precisam ser armazenados. Para inutilização o bom controle das faixas de pedido de inutilização bem como seu protocolo de retorno autorizando a inutilização é o suficiente.

Número inutilizado não configura documento, lembrando que deve proceder com a inutilização em no máximo no 10 dia do mês subsequente ao salto na numeração. 

Boa tarde a todos.

Oi amigo, tudo bom?

Grato pelo retorno. Isso é sempre importante para enriquecer o conhecimento de toda a comunidade.

Só quero relembrar o amigo que no caso da falha que citei no tópico, a princípio não seria possivel recuperar o protocolo de retorno, até por isso abri o tópico em questão, pois creio que com esses dados da autorização eu mesmo poderia recriar o XML da inutilização...

De qualquer forma foi muito importante saber que esse XML não tem valor legal e nem precisa ser armazenado.

Abraços

• Like 1
  • Solution
Posted (edited)
5 horas atrás, doidopb disse:

Oi amigo, tudo bom?

Grato pelo retorno. Isso é sempre importante para enriquecer o conhecimento de toda a comunidade.

Só quero relembrar o amigo que no caso da falha que citei no tópico, a princípio não seria possivel recuperar o protocolo de retorno, até por isso abri o tópico em questão, pois creio que com esses dados da autorização eu mesmo poderia recriar o XML da inutilização...

De qualquer forma foi muito importante saber que esse XML não tem valor legal e nem precisa ser armazenado.

Abraços

Boa tarde.

Não fui claro o suficiente, me perdoe por isso.

Vamos construir um cenário:

1º Pedido de inutilização de 1025 ate 1030 - Gravamos no nosso sistema que vai ser pedido está inutilização

2º Sefaz não responde em tempo, ou a internet caí.

Como sabemos não existe consulta, certo?

Mas temos como nos virar, a partir disto vamos as possibilidades

1º Pedimos a inutilização novamente some da 1025 até 1026 por exemplo >>>>>>>>> Retorno:     256|Rejeição: Uma NF-e da faixa já está inutilizada na Base de dados da SEFAZ e ficamos sem protocolo.

e temos outras possibilidades de retorno dependendo do nosso pedido.

2º  Mas o segredo e fazer o mesmo pedido novamente O retorno >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>    563|Rejeição: Já existe pedido de Inutilização com a mesma faixa de inutilização[N prot. 2316465468798]

Somente devemos extrair o número de protocolo e se tivermos armazenado as informações do pedido corretamente, como você mesmo disse podemos até montar o XML do recibo.

Uma boa tarde a todos. Desculpe-me pela demora.

Edit - NT 2015 - Sobre o comentado acima.

03. Serviço:Inutilização de numeração(item 4.4 do MOC)
03.1 Sobre o Processamento do Pedido de Inutilização
Atualmente já é verificada a existência de um Pedido de Inutilização de Numeração em duplicidade (mesma faixa de numeração a ser inutilizada), rejeitando o novo Pedido de Inutilização com o erro “563-Rejeição: Já existe pedido de Inutilização com a mesma faixa de inutilização”.
Para esta rejeição, será informado na resposta o Número do Protocolo de Autorização do Pedido de Inutilização anteriormente autorizado (tag: retInutNFe/infInut/nProt).

Ou seja se houver protocolo na mensagem de retorno, significa que já se encontra devidamente autorizado e registrado na SEFAZ a dita inutilização

Edited by Wellington Alamino
Imcompleto
  • Like 1
  • Membros Pro
Posted
Em 17/12/2019 at 17:49, Wellington Alamino disse:

Boa tarde.

Não fui claro o suficiente, me perdoe por isso.

Vamos construir um cenário:

1º Pedido de inutilização de 1025 ate 1030 - Gravamos no nosso sistema que vai ser pedido está inutilização

2º Sefaz não responde em tempo, ou a internet caí.

Como sabemos não existe consulta, certo?

Mas temos como nos virar, a partir disto vamos as possibilidades

1º Pedimos a inutilização novamente some da 1025 até 1026 por exemplo >>>>>>>>> Retorno:     256|Rejeição: Uma NF-e da faixa já está inutilizada na Base de dados da SEFAZ e ficamos sem protocolo.

e temos outras possibilidades de retorno dependendo do nosso pedido.

2º  Mas o segredo e fazer o mesmo pedido novamente O retorno >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>    563|Rejeição: Já existe pedido de Inutilização com a mesma faixa de inutilização[N prot. 2316465468798]

Somente devemos extrair o número de protocolo e se tivermos armazenado as informações do pedido corretamente, como você mesmo disse podemos até montar o XML do recibo.

Uma boa tarde a todos. Desculpe-me pela demora.

Edit - NT 2015 - Sobre o comentado acima.

03. Serviço:Inutilização de numeração(item 4.4 do MOC)
03.1 Sobre o Processamento do Pedido de Inutilização
Atualmente já é verificada a existência de um Pedido de Inutilização de Numeração em duplicidade (mesma faixa de numeração a ser inutilizada), rejeitando o novo Pedido de Inutilização com o erro “563-Rejeição: Já existe pedido de Inutilização com a mesma faixa de inutilização”.
Para esta rejeição, será informado na resposta o Número do Protocolo de Autorização do Pedido de Inutilização anteriormente autorizado (tag: retInutNFe/infInut/nProt).

Ou seja se houver protocolo na mensagem de retorno, significa que já se encontra devidamente autorizado e registrado na SEFAZ a dita inutilização

Perfeito meu amigo... Essa dica para capturar o protocolo é show.

Abraços

• Like 2
  • Este tópico foi criado há 1882 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.