Jump to content

dev botao

Problema Escrita do Registro C481 e C491

Robson.Guia
  • Este tópico foi criado há 4469 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Ao validar o arquivo foi gerado o seguinte erro para os registros C481 e C491:

• Erro: É obrigatório informar a Alíquota em reais ou a Alíquota em percentual.

Porem, ao gerar o registro em questão, informei os valores de alíquota "0,00%" e "R$0,00". Devido ao tratamento realizado na "linha 1978" da classe "ACBrEPCBloco_C_Class" esses valores ficou "EM BRANCO" sendo que um deles deveria ser informado como "0,00" sendo o campo alíquota "%" ou "R$".

Veja a linha e codigo alterado, conforme abaixo:

Linha

1978 Fonte da AcBr --> DFill(ALIQ_PIS, 4, True)

1978 Fonte Alterada--> DFill(ALIQ_PIS, 4)

Mediante a essa alteração, os erros não ocorreu mais, ou seja, quando ambos campos forem valores "0,00" apenas o campo percentual informado.

Obs.: Para facilitar o entendimento, compare a Escrita do Registro C485 e C495 com o C481 e C491.

Grato.

Att.

Robson Fernandes da Silva

• Consultores

Favor pesquisar no fórum sobre o assunto.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.

• Consultores

Postei uma possível correção para isso, baseada na correção para o outro post relacionado.

Revisão 3512

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.

Srs. Boa tarde!

Realizei a atualização do fonte, e constatei que o problema ainda persiste.

Estive verificando o fonte e constatei que o codigo de escrita do registro C481 e C491 que apresentava problemas, não foi modificado e o codigo de escrita do registro C485 e C495 que estava correto foi modificado e agora esta apresentando o mesmo problema do registro C481 e C491. E no meu caso o problema ocorre quando o registro utiliza CST = 05.

Aguardo Orientações.

Grato.

Att.

Robson Fernande da Silva

• Consultores

Por favor, leia o tópico relacionado.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

EmBarbosa, Eu já li o ultimo tópico relacionado e pelo que identifiquei o ajuste que você fez foi para solucionar o erro da seguinte mensagem:

"Mensagem: Para cada registro filho referente ao PIS deve existir outro registro filho referente a COFINS com CST referente ao PIS/PASEP igual ao CST referente à COFINS, e Valor da Base de Cálculo do PIS/PASEP, igual ao Valor da base de cálculo da COFINS".

Enquanto a mensagem gerada para mim é outra:

"Mensagem: É obrigatório informar alíquota em reais ou alíquota em percentual".

Note, são dois problemas distintos. No meu ponto de vista os fontes deveriam ficar assim:

Add( LFill('C481') +

LFill(strCST_PIS) +

LFill(VL_ITEM,0,2) +

DFill(VL_BC_PIS, 2, True) +

DFill(ALIQ_PIS, 4) +

DFill(QUANT_BC_PIS, 3, True) +

DFill(ALIQ_PIS_QUANT, 4, True) +

LFill(VL_PIS,0,2) +

LFill(COD_ITEM) +

LFill(COD_CTA) ) ;

Add( LFill('C485') +

LFill(strCST_COFINS) +

LFill(VL_ITEM,0,2) +

DFill(VL_BC_COFINS, 2, True) +

DFill(ALIQ_COFINS, 4) +

DFill(QUANT_BC_COFINS, 3, True) +

DFill(ALIQ_COFINS_QUANT, 4, True) +

LFill(VL_COFINS,0,2) +

LFill(COD_ITEM) +

LFill(COD_CTA) ) ;

Add( LFill('C491') +

LFill(COD_ITEM) +

LFill(strCST_PIS) +

LFill(CFOP,4) +

LFill(VL_ITEM,0,2) +

DFill(VL_BC_PIS, 2, True) +

DFill(ALIQ_PIS, 4) +

DFill(QUANT_BC_PIS, 3, True) +

DFill(ALIQ_PIS_QUANT, 4, True) +

LFill(VL_PIS,0,2) +

LFill(COD_CTA) ) ;

Add( LFill('C495') +

LFill(COD_ITEM) +

LFill(strCST_COFINS) +

LFill(CFOP,4) +

LFill(VL_ITEM,0,2) +

DFill(VL_BC_COFINS, 2, True) +

DFill(ALIQ_COFINS, 4) +

DFill(QUANT_BC_COFINS, 3, True) +

DFill(ALIQ_COFINS_QUANT, 4, True) +

LFill(VL_COFINS,0,2) +

LFill(COD_CTA) ) ;

OBS: Tente fazer um teste usando CST = 05 e informa valores Zeros para os campos "ALIQ_PIS", "ALIQ_PIS_QUANT", "ALIQ_COFINS" e "ALIQ_COFINS_QUANT"

Grato.

Att.

Robson Fernandes da Silva

post-3017-13548987892274.jpg

• Consultores

Exatamente. Você assim como outros no mesmo post está desconsiderando o que eu mencionei por não entender seu próprio problema. O campo de alíquota DEVE poder ser deixado em branco. Isso é um requisito.

É obrigatório informar alíquota em reais ou alíquota em percentual

No caso do CST que você mencionou, é preciso informar uma alíquota. O seu problema é que você não está informando uma alíquota válida. Confira nas tabelas de alíquotas (veja aqui) a alíquota a ser usada no seu caso. Assim acho que você vai perceber que não existe em lugar algum a informação que algo possa ter alíquota zero.

Quando algum usuário conseguir comprovar que ele deve poder deixar alíquota zero no componente, então eu mesmo faço a mudança.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

• Moderadores

Elton,

vou reportar um problema que estou tendo aqui para gerar o mes 04/2012 de uma empresa, nos registro C481 e C485.

A principio, achei que o validador do SPED Pis Cofins estava incorreto porque eu não havia feito nenhuma alteração nos registro C481 e C485, mas verifiquei que no meu arquivo txt estava errado.

Veja bem:

esses registros são referente a C481(PIS) e C485(COFINS) de cupom fiscal.

No C481, estou jogando no CST = 04 : aliquotaPIS = 0, vlr base de calculo do pis = 0, vlr do pis = 0.

No C485, estou jogando no CST = 04 : aliquotaCOFINS = 0, vlr base de calculo do pis = 0, vlr do pis = 0

No C481 está ficando:

|C481|04|26,40|||||0,00|P0000000004||

No C485 está ficando:

|C485|04|26,40|0,00|0,0000|||0,00|P0000000004||

Dai o validador acusa o erro.

Note que esse erro começou recentemente, porque eu já havia gerado outros meses e ficaram corretos.

Debuguei o meu aplicativo no delphi e os valores que estou lançando estão corretos.

Fui no arquivo texto e coloquei o registro C481 =

|C481|04|26,40|0,00|0,0000|||0,00|P0000000004||

Assim o validador aceitou. Nesse caso, a aliquota = 0 é permitida, mas não pode ser = vazio.

Será que é o mesmo problema do colega Robson?

• Consultores

O CST dele é o 05

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

Estava tendo exatamente esse problema de informa aliquota = 0 e valor = 0 e a CST = 05

A maneira como está implementada no componente sempre irá jogar "Em Branco" ao invés de 0,00 quando o valor for 0,00.

Mediante a esse problema, o Elton me alertou uma coisa que eu não havia percebido anteriormente, que as aliquotas para CST = 05 não devem ser valores = 0,00 %.

Obs.:verifique se o produto e aliquota para a CST = 04 pode ser valores 0,00% e R$0,00

Grato.

Att.

Robson Fernande da Silva.

• Moderadores

Era falta de atualizar o componente. Fiz a atualização via SVN do componente agora (versão 3526) e recompilei meu aplicativo. Os registros C481 e C485 geraram corretamente. No caso, a alteração foi feita no C485. No lugar do zero, está jogando vazio.

|C481|04|26,40|||||0,00|P0000000004||

|C485|04|26,40|||||0,00|P0000000004||

Validou com sucesso.

• Consultores

Estando bom para ambas as partes, Celso Russom... droga assisti muita televisão quando era criança... :P

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

• 2 months later...

Boa tarde.

Somente uma indagação, reparem que para efetuar a apuração do bloco M410 no preenchimento do campo 2 (natureza da receita) obedecendo ao respectivo CST orientador e, para o CST 05 (e alíquota zero) - Operação Tributável por Substituição Tributária, utilize os códigos da Tabela 4.3.12: Produtos Sujeitos à Substituição Tributária da Contribuição Social. Repare tambem que a tabela 4.3.12 utiliza outras tabelas bem com a 4.3.11 que me diz: "No caso de comercialização dos produtos relacionados nesta tabela com o CST 04 (Operação Tributável Monofásica - Revenda a Alíquota Zero), deve ser considerada a alíquota zero, quando a pessoa jurídica não se enquadrar na condição de fabricante, industrial, importador ou a estes equiparados." Portanto, no meu entendimento posso ter o cst 05 com aliquota zero e utilizar o codigo da natureza da receita de outra tabela na qual se enquadrar, não seria isso???

• Consultores

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

• Este tópico foi criado há 4469 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.