Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Código Multa - SANTANDER


Ver Solução Respondido por José M. S. Junior,
  • Este tópico foi criado há 1322 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia,

Fiz a Homologação da cobrança CNB 240 do Santander, e houve uma critica em relação ao Código da Multas (G073).

No caso não teria multa, apenas a mora diária, e o componente nesse caso, coloca ZERO ('0'), na posição 066-066 do registro R.

Mas o banco aceita apenas 1- Valor fixo, 2- Percentual, independente se ter ou não ter multa, ou nesse caso não gerar o Registro R.

Fiz o ajuste no ACBrBancoSantander.pas e foi homologada a cobrança.

Antes:

              IfThen((PercentualMulta > 0),
                     IfThen(MultaValorFixo,'1','2'), '0')                                           + // 66 - 66 1-Cobrar Multa Valor Fixo / 2-Percentual / 0-Não cobrar multa

Depois:

              IfThen((PercentualMulta > 0),
                     IfThen(MultaValorFixo,'1','2'), '2')                                           + // 66 - 66 1-Cobrar Multa Valor Fixo / 2-Percentual / 0-Não cobrar multa

 

Segue o fonte para analise e possível atualização no componente.

O que notei e diversos fontes, é que apesar do componente ter a propriedade CodigoMulta,, ela não é utilizada na maioria dos bancos.

 

Dercide.

 

ACBrBancoSantander.pas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution

Boa tarde,

Atualizado no SVN, obrigado!!!

5 horas atrás, Dercide Alvarez disse:

O que notei e diversos fontes, é que apesar do componente ter a propriedade CodigoMulta,, ela não é utilizada na maioria dos bancos.

Essa propriedade foi criada a pouco tempo devido a necessidade em alguns Bancos, realmente ainda não está sendo utilizada para todos os bancos.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois ...
Em 31/10/2019 at 11:02, Dercide Alvarez disse:

Bom dia,

Fiz a Homologação da cobrança CNB 240 do Santander, e houve uma critica em relação ao Código da Multas (G073).

No caso não teria multa, apenas a mora diária, e o componente nesse caso, coloca ZERO ('0'), na posição 066-066 do registro R.

Mas o banco aceita apenas 1- Valor fixo, 2- Percentual, independente se ter ou não ter multa, ou nesse caso não gerar o Registro R.

Fiz o ajuste no ACBrBancoSantander.pas e foi homologada a cobrança.

Antes:

              IfThen((PercentualMulta > 0),
                     IfThen(MultaValorFixo,'1','2'), '0')                                           + // 66 - 66 1-Cobrar Multa Valor Fixo / 2-Percentual / 0-Não cobrar multa

Depois:

              IfThen((PercentualMulta > 0),
                     IfThen(MultaValorFixo,'1','2'), '2')                                           + // 66 - 66 1-Cobrar Multa Valor Fixo / 2-Percentual / 0-Não cobrar multa

 

Segue o fonte para analise e possível atualização no componente.

O que notei e diversos fontes, é que apesar do componente ter a propriedade CodigoMulta,, ela não é utilizada na maioria dos bancos.

 

Dercide.

 

ACBrBancoSantander.pasUnavailable

Boa tarde Dercide,

Eu sempre enviei como 0, mesmo não tendo o campo como você citou. e que estava na versão antiga! 

Nesta semana estou homologando um cliente, e gerou com 2, e o pessoal da homologação retornou 

seg R posição 66 código 2)porem na posição 67 a 89 não informa data e valor que deseja para cobrança campos obrigatórios a serem preenchido quando informado código 1 ou 2 na posição 66.

Mas não estou enviando a multa, pois o cliente não usa multa!

No seu caso você utilizou 2 e preencheu estes campos data e valor? ou passou em branco? 

Rodrigo ®¿®

Curitiba-PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dercide Alvarez disse:

Não lembro o que aconteceu na época, mas foi homologado conforme o meu post.

Temos que ver no manual atualizado.

No manual que eu tenho, os valores aceitos, são 1 e 2.

Segmento_R.png

É isso mesmo, a  dúvida só era sobre a data e valor, que no meu caso o cliente não utiliza data e valor da multa.

quando eu mando zerado os campos(data e valor da multa), o pessoal da homologação esta retornando como errado.

por isso queria ver se no teu caso você tinha a data e valor e/ou percentual !! para comparar,

mas eu acho que deve ter a ver com a terceirizada que esta obrigado o valor. Estou aguardando o retorno deles de como não informar se só temos o valor 1 e 2.

Obrigado pelo retorno, abs

 

  • Curtir 1

Rodrigo ®¿®

Curitiba-PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Olhem que interessante, o (no seg. R, posição 66 (Código da multa)) código zero não consta no manual  do Santander, mas vejam o retorno do pessoal do Santander: 

Prezados bom dia, como não há a intenção da cobrança da multa então é necessário manter:
Posição 66 código 0
Posição 67-89 manter zerado 
Entrega Eletronica - Implantacao <entregaeletronicaimplantacao@santander.com.br>; 

 

Com isso, entendo, que quando o percentual de multa for zero, teria que deixar como estava antes , 0 no campo do código da multa, apesar de não constar no manual.

Citando o trecho que o Dercide tinha passado como estava o ACBr Antes:

Antes:

              IfThen((PercentualMulta > 0),
                     IfThen(MultaValorFixo,'1','2'), '0')                                           + // 66 - 66 1-Cobrar Multa Valor Fixo / 2-Percentual / 0-Não cobrar multa

Verificando a última versão, passada pelo Junior Santos, no dia 01/09/2020,

vi que foi modificado no ACBr, para quando não tiver multa não gerar o SEGMENTO R.

      if (PercentualMulta > 0) then
      begin
        Inc(ISequencia);
        {SEGMENTO R}

Ou seja só vai gerar o segmento R, quando tiver multa. 

Mas vejam que no segmento R, também temos as mensagens 3(posição 100 a 139) e mensagem 4 (posição 140 a 179) que são impressas nos boletos quando emissão pelo banco.

Então no caso de um cliente que é o banco quem emite, e que não utiliza a multa, não vai mais sair as obs.  

Acho que somente, o que tinha antes já resolveria: 

 IfThen((PercentualMulta > 0),
   IfThen(MultaValorFixo,'1','2'), '0') + // 66 - 66 1-Cobrar Multa Valor Fixo / 2-Percentual / 0-Não cobrar multa

Acredito que não precisaria, remover o segmento R todo.

Segue em anexo a sugestão de como estava antes, mas com a mudança para zero quando não tiver o percentual, sem ter que excluir o Segmento R.

Abraços,

 

ACBrBancoSantander.pas

Rodrigo ®¿®

Curitiba-PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1322 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...