Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 2329 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Consultores
Postado

Olá pessoal,

No dia 20/12/2019 foi publicado o Decreto de numero 47.799 que trata sobre a venda de combustíveis a consumidor final em estabelecimento comercial varejista de combustíveis automotivo.

O decreto possui dois artigos, o primeiro se refere a obtenção das informações referente ao encerrante e o segundo diz onde as informações do mesmo deve ser informadas no XML.

Para ler na integra o decreto clique aqui.

Minhas considerações:

1. Esse decreto só serve para informar que se tratando de venda de combustível para consumidor final devemos informar no XML da NFC-e os dados referente ao encerrante, visto que essas informações ficou a critério de cada UF exigir ou não.

2. O decreto é de 19/12/2019, mas na Nota Técnica 2015/002 já estava previsto que a obtenção dos dados referente ao encerrante deveria ser via hardware, logo não deve ser digitados.

Final da página 4 da referida NT:

C. Grupo de Combustível: Informação de “Encerrante” 

Dentro do grupo de informações relacionado com as operações de combustíveis, foi incluído o subgrupo de “encerrante” que permite o controle sobre as operações de venda de combustíveis, de forma semelhante à atualmente em vigor. 

Observação do grupo <encerrante>:  Informações do grupo de “encerrante” disponibilizado por hardware específico acoplado à bomba de combustível, definido no controle da venda do Posto Revendedor de Combustível.

3. No segundo artigo do decreto diz que temos que informar os seguintes dados: nBico, nBomba, nTanque, vEncIni e vEncFin no grupo de informações do contribuinte, ou seja, no campo xCampo devemos colocar o nome do campo, por exemplo nBico e no campo xTexto o numero do bico propriamente dito.

Mas acontece que na NT que eu me referi na mesma página temos os campos que compõe o grupo <encerrante>, são eles: nBico, nBomba, nTanque, vEncIni e vEncFin.

Duvida cruel:

Se tratando de Minas Gerais as informações referente ao encerrante devemos informar no grupo <encerrante> conforme layout apresentado na Nota Técnica 2015/002 ou devemos colocar essas informações no grupo de observações do contribuinte?

Se no layout da NF-e/NFC-e já existe um grupo especifico para tais informações pra que informar em outro lugar?

Desenvolvedores, que possuem clientes que comercializa combustível no varejo, favor ficar a tento a isso.

Não sei se cabe a uma consulta ao órgão competente.

Data de inicio da exigência dessas informações no XML: 01/04/2020

Pela data deve ser tudo mentira.

🤥

Não se faz necessário alterações no componente ACBrNFe.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Confuso 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• Consultores
Postado
15 horas atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Se tratando de Minas Gerais as informações referente ao encerrante devemos informar no grupo <encerrante> conforme layout apresentado na Nota Técnica 2015/002 ou devemos colocar essas informações no grupo de observações do contribuinte?

A legislação atual de MG (RICMS) deixa claro que, mesmo que se informe conforme o layout apresentado na NT 2015/002, deve ser informado no grupo de observações do contribuinte a partir da data especificada. O objetivo disso é que saia no DANFe (ou DANFCe).

O artigo 36-M da Parte 1 do Anexo V do RICMS, citado no decreto trata-se, do "Documento Auxiliar da NFC-e - DANFE NFC-e".

15 horas atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Se no layout da NF-e/NFC-e já existe um grupo especifico para tais informações pra que informar em outro lugar?

MG está exigindo que as informações sejam impressas no DANFe NFC-e. Teoricamente não seria necessário usar os outros campos, mas pode ser que o objetivo seja deixar bem claro que deve ser impresso no DANFe essas informações.

• Curtir 4

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
  • Consultores
Postado

Pelo o que eu entendi as informações do encerrante devem ser informadas no grupo <encerrante> e no grupo de observações do contribuinte, correto?

Em vez disso não seria mais simples constar no decreto que as informações contidas no grupo <encerrante> devem ser impressas no DANFE da NFC-e.

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• Consultores
Postado
43 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Pelo o que eu entendi as informações do encerrante devem ser informadas no grupo <encerrante> e no grupo de observações do contribuinte, correto?

Foi o que eu entendi. Mas mesmo que se encontre uma brecha pra não informar no grupo <encerrante>, ainda assim deve ser informado no grupo de observações do contribuinte.

44 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Em vez disso não seria mais simples constar no decreto que as informações contidas no grupo <encerrante> devem ser impressas no DANFE da NFC-e.

Esse é o meu ponto de vista também. :)

• Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...