Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Instalando o ACBR no Delphi 7 e XE2


  • Este tópico foi criado há 2368 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

<< Sr. Moderador, caso já tenha algum tópico com este assunto, favor exclua este. >>

Olá pessoal, vou colocar aqui como estou instalando e utilizando o ACBR em Dois Delphi ao mesmo tempo, para quem tiver curiosidade em conhecer o XE2, fiquei muito surpreso com o XE2 até essa semana usava apenas o Delphi 7 pois a outras versões não me agradaram mas após comprar um SmartPhone percebi que precisava me atualizar.

Primeiro essa dica que peguei no site do Isaque Pinheiro. http://isaquesp.blogspot.com.br/

-----------------------------------------------------------------------------------------

Várias Versões do Delphi Instaladas

Para termos várias versões do Delphi instaladas em nosso computador, devemos fazer uma configuração simples para que não haja conflito entre as versões, buscando os caminho das versões antigas ou vice versa.

Passos:

1) Entre na IDE de cada Delphi instalado em sua maquina

2) Vá no menu Tools->Options-> Environment Variables,

3) Procure na lista "System Variables" a opção "Path" e selecione

4) Clique na opção "Add Override", será adicionado no quadro User Override uma opção Path

5) Selecione no quadro User Override, a opção Path que foi adicionada, clique em Edit e retire o path das outras versões, deixando somente os caminhos da versão que você estiver executando esse processo.

Depois de executar essa tarefa em cada versão, cada uma ao ser iniciada, irá sobrepor a variável PATH, não indo buscar mais nada, no path das outras versões do Delphi.

Até a proxima.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Feito isso é só instalar os componentes nesta sequencia.

1- synapse

2- AcbrComum

3- PCN2

4- Capicom

5- AcbrNFe2

**Detalhe ao instalar os componetes pode aparecer uma mensagem de erro relacionado ao ACBRCOMUM, SYNAPSE, PCN_2 etc. Para solucionar remova a referencia a eles na clausula REQUIRES (DCP) que o pacote é recompilado e atualizado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois ...
Utilize o ACBrInstall que pode ser obtido em: http://sourceforge.net/projects/acbr/files/

 

Aqui o ACBrInstall só deu problema, não compila alguns dos pacotes, nunca consegui faze-lo funcionar, uso 3 versões diferentes do Delphi aqui seguindo aquela velha receita de um arquivo bat para cada um.

 

Quem sabe quando eu formatar e tiver que reinstalar o bendito ACBrInstall funcione =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Engraçado, pois eu tenho os delphis 7, 2010, XE2 e XE3 instalados em uma máquina de testes do ACBr e nunca deu problema, instala e recompila sempre direitinho.

Pode ser algo a ver com direitos de acesso, eu sempre executo ele como administrador, clicando com o botão direito e escolhendo a opção "executar como administrador", nunca falhou.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, pois eu tenho os delphis 7, 2010, XE2 e XE3 instalados em uma máquina de testes do ACBr e nunca deu problema, instala e recompila sempre direitinho.

Pode ser algo a ver com direitos de acesso, eu sempre executo ele como administrador, clicando com o botão direito e escolhendo a opção "executar como administrador", nunca falhou.

 

Aqui o erro ocorre ao tentar compilar os pacotes da NF-e, os outros ele até compila de boa. Vai saber, o log não diz muito e como o ACBr já funciona normal com a instalação "na unha", resolvi deixar de lado, mas estou pensando em formatar e testar novamente o instalador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colegas, infelizmente "o buraco é mais embaixo" e antes de mais nada, gostaria de esclarecer que, apesar de qualquer coisa que eu diga ou do que possa parecer, o ACBrInstall é uma excelente ferramenta e de muita ajuda, porém, ainda não é perfeita. Vamos a analise de caso.

Formatei minha estação de trabalho (1 final de semana por ano perdido), e resolvi esclarecer de vez o problema com multi delphis e o ACBr.
Pois bem, Estou com o Delphi7, Delphi 2010, Delphi XE, Delphi XE2 e Delphi XE3, em uma instalação do windows 7 64bits fresca e virgem.
O checkout do projeto deixei para fazer durante a instalação do componente com o ACBrInstall, então foquei em configurar os Delphis para cooexistirem pacificamente.

Seguindo a dica do colega amirzimm, vou usar o override->path das variaveis de ambiente do delphi ao inves de usar a gambiarra do arquivo de lote (.bat), em cada uma das versões do Delphi, criei um override da variavel de ambiente Path com o path que lhe condiz, na verdade, basta excluir os caminhos dos outros delphis deixando somente a da versão em questão e todo o resto (windows, system, etc).

Depois de todas as IDE´s configuradas, baixei a versão do ACBrInstall disponivel aqui no fórum.

Iniciei o ACBrInstall como administrador (Botão direito sobre o programa, e "Executar como Administrador").

Delphi 7 - Eu utilizo OpelSSL, portanto as 3 caixas iniciais foram marcadas, como não possuo FastReport, deixei essas opções para ele desmarcadas, fiz o checkout do projeto e comecei a instalação, tudo correu bem até abrir o Delphi. Erros e mais erros por falta de dlls, está aqui um dos problemas do instalador, se os pacotes dependem das dlls, ele poderia copia-las para o diretorio \bin\ do delphi em questão (Copiei para o system32 e não funcionou, o delphi nao reconheceu, então a saida mais segura seria o diretorio de binarios do delphi).
Copiei manualmente as dlls para o \Delphi7\bin\ e rodei denovo a IDE, novo erro, agora não foi possivel carregar o pacote de NFSe, pois ele continua referencia a xml(algumacoisa) que também era referenciado no OpenSSL, pois bem, abri o pacote na IDE, dei um build, compile e install e pronto, Delphi 7 e ACBr funcionando perfeitamente.

Primeira IDE (Delphi7) número de problemas encontrados (2), resolvidos (2), sugestões : ACBrInstall copiar as dlls automaticamente e uma revisão no pacote da NFSe.

Delphi 2010 - Mesmo procedimento inicial usado no Delphi 7, checkbos do OpenSSL marcados e pacotes do FR desmarcados, erro na compilação do NFSe,

Compiling package C:\Programacao\Componentes\ACBr\Pacotes\Delphi\ACBrNFe2\ACBr_NFSe.dpk ... C:\Programacao\Componentes\ACBr\Fontes\ACBrNFSe\ACBrNFSeUtil.pas(147) Error: E2010 Incompatible types: 'Char' and 'AnsiChar'C:\Programacao\Componentes\ACBr\Fontes\ACBrNFSe\ACBrNFSeUtil.pas(147) Error: E2010 Incompatible types: 'Char' and 'AnsiChar'C:\Programacao\Componentes\ACBr\Fontes\ACBrNFSe\ACBrNFSeUtil.pas(194) Error: E2010 Incompatible types: 'Char' and 'AnsiChar'C:\Programacao\Componentes\ACBr\Fontes\ACBrNFSe\ACBrNFSeUtil.pas(199) Error: E2010 Incompatible types: 'Char' and 'AnsiChar'C:\Programacao\Componentes\ACBr\Fontes\ACBrNFSe\ACBrNFSeUtil.pas(199) Error: E2010 Incompatible types: 'Char' and 'AnsiChar'C:\Programacao\Componentes\ACBr\Fontes\ACBrNFSe\ACBrNFSeUtil.pas(209) Error: E2010 Incompatible types: 'Char' and 'AnsiChar'C:\Programacao\Componentes\ACBr\Fontes\ACBrNFSe\ACBrNFSeUtil.pas(215) Error: E2010 Incompatible types: 'Char' and 'AnsiChar'C:\Programacao\Componentes\ACBr\Fontes\ACBrNFSe\ACBrNFSeUtil.pas(457) Error: E2010 Incompatible types: 'Char' and 'AnsiChar'C:\Programacao\Componentes\ACBr\Fontes\ACBrNFSe\ACBrNFSeUtil.pas(930) Error: E2010 Incompatible types: 'Char' and 'AnsiChar'C:\Programacao\Componentes\ACBr\Fontes\ACBrNFSe\ACBrNFSeNotasFiscais.pas(9) Fatal: F2063 Could not compile used unit 'ACBrNFSeUtil'Compilation failure


Desmarquei o NFSe e a instalação foi concluida com sucesso, abri a IDE e novamente esqueci das DLLs, depois de resolvido esse problema, abri a unit problematica e coloquei PAnsiChars em algumas variaveis e mudei PChar para PAnsiChar em outras e o pacote compilou, 14 hints, 2852 Warnings, mas compilou, mas como a ideia é ver até onde o ACBrInstall pode ir, fechei a IDE e reinstalei o ACBr, desta vez marcando a opção NFSe que não havia compilado.
Bom, agora a instalação foi concluida com sucesso, a IDE não apresentou erros na execução e todos os pacotes estavam carregados.

Segunda IDE (Delphi 2010) problemas encontrados (1), resolvidos (1), sugestão : Revisão no ACBrNFSeUtil no typecasting dos tipos String, Char, PChar, etc.
PS : Vou anexar uma copia dos arquivos alterados caso queiram dar uma olhada.

Delphi XE - Dessa vez já estava esperto e copiei as dlls antes de executar o ACBrInstall =P
A instalação ocorreu sem problemas, a execução da IDE também não apresentou problemas (benditas dlls), todos os pacotes carregados.

Delphi XE2 - Apartir dessa versão já posso marcar a opção do FR para compilar, usando todo o conjunto do ACBrInstall, instalação ocorreu sem problemas.
Execução da IDE não apresentou erros e todos os pacotes coram carregados.
PS : A instalação foi feita para ambiente win32, não tenho intenção de usar binarios x64 por enquanto e não faço a minima ideia se o projeto vai funcionar compilando para as duas plataformas. Melhor não arriscar por enquanto. =P

Delphi XE3 - Agora quem sai fora da equação é o pacote RV, que foi subistituido definitivamente pelo FR, instalação ocorreu sem problemas, execução da IDE não apresentou erros e todos os pacotes foram carregados.

Conclusão : Como eu havia dito, o ACBrInstall é "porreta", ajuda muito, principalmente quem está começando agora e no quesito multi IDE´s, porém exitem melhorias que precisam ser feitas para deixa-lo perfeito, uma delas é a opção de copiar as dlls para o diretório system do windows e/ou para a pasta \bin\ do delphi. Os erros nos pacotes foram poucos e simples de se resolver, não gastei mais do que 5 minutos para corrigir os dois problemas, pelo tamanho do projeto e a quantidade de versões existentes do delphi e que são atentidas pelo projeto, eu esperava encontrar mais problemas, então me dou por satisfeito com essa ferramenta, apesar dos erros, ela faz exatamente o que propõe, uma forma pratica e rapida de instalar a biblioteca.

ROTEIRO : Para quem não quiser mais ter problemas com relação a Várias versões do delphi e o ACBr, segue um roteiro "tiro e queda".

1 - Instalar as versões desejadas e se certificar que elas funcionam corretamente.
2 - Seguir a dica do colega "armizimm" e definir um override da variavel path em cada uma das IDE´s, excluindo as referencias a outras versões.
3 - Copiar as dlls do projeto para o "WINDOWS\SYSTEM" ou para o diretorio \bin\ de cada IDE.  . Não é mais necessário, o ACBrInstall agora copia corretamente as DLLs
4 - Executar o ACBrInstall como administrador
5 - Checkout/Atualização do projeto antes de compilar/instalar (lembrando que deve ser realizado periodicamente para manter sua copia do projeto sempre atualizada)
6 - Caso algum pacote apresente problema durante a compilação, desmarque (os) pacote(s) problematico(s) e tente novamente, depois você poderá acessar a IDE e corrigir os problemas apresentados, abrindo o pacote e compilando-o pela IDE até que o problema esteja resolvido.
7 - Siga sempre a ordem cronologica de versões, se você tem 3 versões do delphi, comece instalando sempre no sentido Menor -> Maior

OBS : Esse "Caso" e o "Roteiro" foram feitos no Windows 7 64bits, Algumas IDE´s eu possuo licença outras são "paralelas" ou Trial, instalei as atualizações para todas as IDE´s e não tinham nenhum outro pacote instalado além dos buildin de cada IDE.

"Pooor hooje éé soooó pepessoal"

corrigidos.zip

Editado por strago
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradecemos o seu relato, é de grande valia para os demais usuários. Gostaria que se pudesse, e a ideia esta bem recente para você, o fonte do ACBrInstall como os fontes de todo ACBr, é open source, que tal você dar uma olhada e fazer uma tentativa de implementação desses recursos e correções dessas falhas para um valiosa contribuição para o projeto?

 

Fico a disposição caso haja alguma dúvida, para que tenhamos sucesso na correção dessas falhas.

 

Obrigado e grande abraço.

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Projeto ACBrInstall - ALTERADO

 

Adicionei opção para copia de "outras DLLs" (checkbox)

Adicionei um RadioGroup para seleção do destino da instalação das DLL´s ( Diretorio SYSTEM, Diretorio DELPHI\BIN, Não Copiar)

Corrigi o problema do metodo InstalarOpenSSL

Adicionei novos metodos e alterei alguns já existentes.

Testei o projeto e funcionou perfeitamente.

 

As alterações foram feitas na mesma versão do Delphi que o projeto foi criado.

 

O anexo contem o conteúdo do diretorio ACBr\Projetos\ACBrInstall e o executavel.

ACBrInstall.zip

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos analisando, obrigado.

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Muito obrigado pela ajuda "strago", as alterações são muito bem vindas :),  já efetuei a revisão e já enviei para o repositório, fiz algumas alterações e adicionei outras coisas aproveitando a revisão do código.

 

Tenho algumas observações somente: 

- No ACBr não temos um padrão de identação estabelecido, mas temos como norma seguir o que já foi iniciado para facilitar futuras manutenções e entendimento do código, evitando assim de termos no mesmo código diversos tipos de identação diferentes;

- Não precisa colocar comentários com o seu nome e o que fez no código, para isso utilize o arquivo change-log que acompanha todos os projetos do ACBr, o arquivo change-log foi criado para isso, se todo usuário que participa da codificação colocasse comentários desse tipo logo teríamos arquivos enormes onde a maior parte seria comentário de log.

 

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda, contamos com usuários que participam e tem iniciativa para que o projeto ACBr possa crescer cada vez mais. 

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão de identação foi pela simples falta de informação, como cada pessoa tem suas "manias" com relação a isso, fiz o código sem me ater a esse detalhe.

Os comentários também são manias, Ctrl+Shift+J + "comm" = uma linha de comentário completa como são inseridas aqui e são excluídas quando revisadas.

Ambos os maneirismos serão vigiados de perto nas proximas :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Strago, por sua colaboração foi e será de grande valia para muitos usuários.

 

Grande abraço

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...

Bom dia !

 

Fiz a instalação usado o ACBrInstall no Delphi XE2 no sistema operacional Windows 7 32bits.

Mandei instalar tudo e para minha felicidade a instalação foi perfeita, sem nenhum problema !

Mas como alegria de pobre dura pouco, ao carregar o Delphi o pesadelo começou ...

 

Vejam os nas imagens anexadas e também está anexado o log de instalação do ACBrInstall.

 

O Path de ambiente está assim:

----------------------------------------

$(BDSLIB)\$(Platform)\release;$(BDSUSERDIR)\Imports;$(BDS)\Imports;$(BDSCOMMONDIR)\Dcp;$(BDS)\include;$(BDS)\RaveReports\Lib;C:\Program Files\Raize\CS5\Lib\RS-XE2\Win32;C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\9.0\BPL;C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\9.0\Dcp;C:\Program Files\FastReports\FastReport 4\LibD16;

 

 

O Library path está assim:

---------------------------------

$(BDSLIB)\$(Platform)\release;$(BDSUSERDIR)\Imports;$(BDS)\Imports;$(BDSCOMMONDIR)\Dcp;$(BDS)\include;$(BDS)\RaveReports\Lib;C:\Program Files\Raize\CS5\Lib\RS-XE2\Win32;C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\9.0\BPL;C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\9.0\Dcp;C:\Program Files\FastReports\FastReport 4\LibD16;C:\ACBr\Fontes\ACBrBoleto;C:\ACBr\Fontes\ACBrBoleto\Logos;C:\ACBr\Fontes\ACBrBoleto\Logos\Colorido;C:\ACBr\Fontes\ACBrBoleto\Logos\PretoBranco;C:\ACBr\Fontes\ACBrCapicom;C:\ACBr\Fontes\ACBrComum;C:\ACBr\Fontes\ACBrConvenio115;C:\ACBr\Fontes\ACBrCTe;C:\ACBr\Fontes\ACBrCTe\DACTE_QR3;C:\ACBr\Fontes\ACBrDiversos;C:\ACBr\Fontes\ACBrDiversos\ACBrFalaWaves;C:\ACBr\Fontes\ACBrLFD;C:\ACBr\Fontes\ACBrMDFe;C:\ACBr\Fontes\ACBrMDFe\DAMDFE_QR3;C:\ACBr\Fontes\ACBrNFe2;C:\ACBr\Fontes\ACBrNFe2\DANFE_QR3;C:\ACBr\Fontes\ACBrNFSe;C:\ACBr\Fontes\ACBrNFSe\DANFSE_QR3;C:\ACBr\Fontes\ACBrPAF;C:\ACBr\Fontes\ACBrSAT;C:\ACBr\Fontes\ACBrSerial;C:\ACBr\Fontes\ACBrSintegra;C:\ACBr\Fontes\ACBrSPED;C:\ACBr\Fontes\ACBrSPED\ACBrSPEDContabil;C:\ACBr\Fontes\ACBrSPED\ACBrSPEDFCont;C:\ACBr\Fontes\ACBrSPED\ACBrSPEDFiscal;C:\ACBr\Fontes\ACBrSPED\ACBrSPEDPisCofins;C:\ACBr\Fontes\ACBrTCP;C:\ACBr\Fontes\ACBrTCP\backup;C:\ACBr\Fontes\ACBrTEFD;C:\ACBr\Fontes\Imagens;C:\ACBr\Fontes\PCN2;C:\ACBr\Fontes\SintegraSultan;C:\ACBr\Fontes\synalist

 

Por favor, se alguém tiver alguma sugestão !

 

 

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda ...

 

Marcos Dias.

 

post-98-0-58392700-1367550022.jpg

post-98-0-19617800-1367550039.jpg

post-98-0-93158500-1367550051.jpg

post-98-0-75188000-1367550064.jpg

log_Delphi_XE2.txt

post-98-0-58392700-1367550022.jpg

post-98-0-19617800-1367550039.jpg

post-98-0-93158500-1367550051.jpg

post-98-0-75188000-1367550064.jpg

log_Delphi_XE2.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Simples você deve de pesquisar aqui o fórum e vai achar a explicação de como usar dois delphis e um mesmo micro

pra ser exato no blog do Isaque tem toda a explicação como fazer

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Juliomar !

 

Eu já lí a explicação do Isaque e fiz as alterações, para mim estava certo mas pelo jeito voce viu alguma coisa que ainda sobrou. Eu vou revisar tudo novamente pois eu tenho o Builder 6.0 e Delphi 7 (no Delphi 7 inclusive está funcionando corretamente). O problema ocorre somente no RAD Studio XE2, mas como disse que o problema é esse vou rever todas as configurações.

 

Se voce realmente viu algo e puder me adiantar fico grato ...

 

Marcos Dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como visto e testado o ACBrInstall que tem a funcionalidade de Compilar e Instalar os pacotes ACBr, fez sua função e faz muito bem até o momento, separando tudo (do ACBr) para as diversas versões do delphi, mas quando se entra nos pacotes que são dependentes de outros pacotes como é o caso dos geradores de relatórios, o ACBrInstall não trata a instalação desses pacotes de terceiros (relatórios), simplesmente compila e busca as bibliotecas necessárias, se as mesmas não tiverem bem instaladas em cada versão do delphi acontecerá erro ao utilizar alguma recurso desses geradores, mesmo que não os utilize nenhum componente ACBr que dependa dos mesmos.

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Correção feita, atualize e teste.

  • Curtir 1

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Seu problema está ligado com o nome do pacote do Fortes report!

basta instalar a versão que o nome fique igual ao do ACBr que irá funcionar!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2368 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.