Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Atualização de vencimento e Valor em boletos


Ver Solução Respondido por Opus127 Soluções em TI,
  • Este tópico foi criado há 821 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Pessoal, bom dia.

Busquei documentação na internet sobre atualização de valores e vencimentos de boletos mas não encontrei muita coisa então quero pedir o apoio de vocês.

A situação é a seguinte: Meu cliente emite N boletos e os registra no banco. Como podem imaginar, alguns dos boletos acabam não sendo pagos no prazo e ficam vencidos. Atualmente meu sistema não calcula juros e multa na emissão da segunda via desse boleto. Apenas os emite com o vencimento original.

Eu gostaria de implementar o cálculo de juros e multa para gerar o boleto com o vencimento na data atual e o valor já atualizado. O que preciso entender é se basta alterar a linha digitável (e o código de barras, por consequencia) para contemplar o novo vencimento e valor ou se é necessário realizar um comando de ajuste desse boleto no banco para depois realizar a impressão da segunda via. Fico preocupado em entender se o fato de alterar a linha digitável vai acabar invalidando os títulos ou não. Se tiverem alguma documentação oficial da Febraban ou de algum banco para compartilhar, agradeço também.

 

Obrigado desde já.

Reuben Castro

Opus127 Soluções em Tecnologia da Informação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Hoje todos os boletos são registrados na CIP.

Mesmo que você mude o código de barras, ao efetuar a leitura e identificar o boleto vai ser mostrado o vencimento e valor registrados e não os do bloqueto.

Pra mudar vencimento você precisa ver se o banco em questão aceita uma remessa de alteração de vencimento.

Já quanto a valor creio que nenhum banco aceite, o que existe é remessa de concessão de desconto, abatimento, novamente, precisa ver se o banco permite.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
  • Solution

Bom dia @BigWings. Obrigado pela resposta rápida, como sempre.

Entendi sua colocação. O que eu fico curioso é que existem os sites de 'Atualização de boletos' onde o usuário pode informar os dados de um boleto vencido e gerar um novo boleto com vencimento ajustado e valor também. Creio que nesse caso não há uma atualização desses boletos na CIP senão poderia virar uma bagunça e isso que me deixa intrigado.

Vou realizar alguns testes por aqui pra entender melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
8 minutos atrás, Opus127 Soluções em TI disse:

Bom dia @BigWings. Obrigado pela resposta rápida, como sempre.

Entendi sua colocação. O que eu fico curioso é que existem os sites de 'Atualização de boletos' onde o usuário pode informar os dados de um boleto vencido e gerar um novo boleto com vencimento ajustado e valor também. Creio que nesse caso não há uma atualização desses boletos na CIP senão poderia virar uma bagunça e isso que me deixa intrigado.

Vou realizar alguns testes por aqui pra entender melhor.

Todos os boletos são registrados no CIP "Câmara Interbancária de Pagamentos".

Portanto se tu envia na remessa a instrução de Juros / Multa e afins, ao realizar o processamento o CIP irá "atualizar" com as informações informadas por ti no registro desse boleto atualizando para a cobrança com o valor ajustado.
Se tu não envia juros/multas e afins, o valor será o original.

Lembrando que também o boleto após um tempo sem pagar tem a sua baixa automática, ou demais instruções, o ideal é verificar o que tu precisa, e ler o fluxo de como fazer no manual de cobrança do seu banco e recriar no arquivo de remessa;

Não existe como fazer alterações no bloqueto sem registrar na instituição financeira com antecedência, e alguns tipos de mudanças não são todos os bancos que permitem e outras nenhum permite, tudo tem que ser analisado com a documentação do seu banco!

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos. Entrei em contato também com pessoas no Sicoob e Sicredi para entender a dinâmica e ficou claro que esse registro das alterações é imprescindível.

Valeu pelas respostas. Podem fechar o tópico, por favor. Caso eu consiga, já vou fechar por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 821 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.