Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 782 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa  noite, 

Ao usar  a  NFCe , caso dê algum problema no momento de  autorizar como por exemplo NCM Invalido, o proprio emissor  gera uma  copia  desta nota  com o tipoemiss = 9  e imprime  duas  vias, uma do cliente  e a outra do super mercado. Liberando assim a fila do caixa...

Usando a NFce em São Paulo e com o SAT ativado , justamente por causa da contingencia, como ficaria esse cenário ? A Nfce ao tentar  transmitir a sefaz-sp vai rejeitar devido a NCM Invalido, nao vai ser autorizado.

Quais seriam os proximos passos ? O que deve ser gerado ? O que deve ser impresso ? 

Obrigado a todos que poderem ajudar.

Att. Lazaro Santos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

acho que sua dúvida deveria de estar em NFe NFCe e não SAT

movido ao local correto.

 

então essa validação deve ser feito na hora do cadastro do produto e não deixa ele chegar até o PDV sem ou com informação errada.

nesse caso ele deve de corrigir pra poder enviar mas deve de cancelar o mesmo e fazer um novo

 

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em SP esse erro não seria tão grave, pois aqui se der esse erro com NCM você simplesmente não vai conseguir autorizar e pode tratar isso excluindo essa NFC -e (pois não foi autorizado) e virando para emissão com SAT.

Fora de SP se você emitir essa NFC-e de maneira OFFLINE, só vai saber desse erro quando for regularizar ela e nesse caso já foi impresso o extrato do cupom com a chave para o cliente, ai qualquer correção feita iria alterar o XML original (que poderia ser um problema de fato).

image.png.7b12b65221605b4e2ee1b0693683f18d.png

Sistemas para Bares, Restaurantes e Varejo

https://www.wllsistemas.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/03/2022 at 13:54, William F. L. disse:

Em SP esse erro não seria tão grave, pois aqui se der esse erro com NCM você simplesmente não vai conseguir autorizar e pode tratar isso excluindo essa NFC -e (pois não foi autorizado) e virando para emissão com SAT.

Fora de SP se você emitir essa NFC-e de maneira OFFLINE, só vai saber desse erro quando for regularizar ela e nesse caso já foi impresso o extrato do cupom com a chave para o cliente, ai qualquer correção feita iria alterar o XML original (que poderia ser um problema de fato).

William,  

Mas na hora que  nao autoriza a NFce  por  ncm  sem validade, imprime o quê  exatamente para o cliente que esta  no caixa esperando? 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, no meu caso como é em SP, automaticamente exibo a mensagem de erro para o operador, nesse seu caso "erro de NCM".

Ai cabe alguns tratamentos por parte da aplicação, porque esse tipo de erro mesmo você virando automaticamente para SAT (o SAT não valida NCM só quantidade caracteres), você estaria acobertando um erro de preenchimento.

Nesse caso, o ideal seria exibir uma tela para o operador com a opção de corrigir o NCM, eu tenho isso para os principais campos (NCM, CST, CSOSN, CFOP, PIS e  COFINS), e não deixar ele emitir SAT com esse NCM errado.

Outro ponto que merece destaque, nas atualizações da tabela de NCM (eu uso a tabela IBPT como base), sua aplicação passar uma varredura nos seus produtos, informando uma lista de produtos caso tenha NCM não encontrado na tabela IBPT.

Ai você pode serguir de várias maneiras:

- flag no produto deixando como inválido para venda

- obriga uma correção imediata dos NCMs

image.png.7b12b65221605b4e2ee1b0693683f18d.png

Sistemas para Bares, Restaurantes e Varejo

https://www.wllsistemas.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, William F. L. disse:

Então, no meu caso como é em SP, automaticamente exibo a mensagem de erro para o operador, nesse seu caso "erro de NCM".

Ai cabe alguns tratamentos por parte da aplicação, porque esse tipo de erro mesmo você virando automaticamente para SAT (o SAT não valida NCM só quantidade caracteres), você estaria acobertando um erro de preenchimento.

Nesse caso, o ideal seria exibir uma tela para o operador com a opção de corrigir o NCM, eu tenho isso para os principais campos (NCM, CST, CSOSN, CFOP, PIS e  COFINS), e não deixar ele emitir SAT com esse NCM errado.

Outro ponto que merece destaque, nas atualizações da tabela de NCM (eu uso a tabela IBPT como base), sua aplicação passar uma varredura nos seus produtos, informando uma lista de produtos caso tenha NCM não encontrado na tabela IBPT.

Ai você pode serguir de várias maneiras:

- flag no produto deixando como inválido para venda

- obriga uma correção imediata dos NCMs

Entendi, mas o cliente fica sem  receber  entao o 'cupom' dele ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então como citei acima, no meu caso é exibida uma tela para correção rápida para aquele cupom fiscal, após o preenchimento do que precisa o cupom será emitido, independente de ser SAT ou NFC-E.

Editado por William F. L.
image.png.7b12b65221605b4e2ee1b0693683f18d.png

Sistemas para Bares, Restaurantes e Varejo

https://www.wllsistemas.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, William F. L. disse:

Então como citei acima, no meu caso é exibida uma tela para correção rápida para aquele cupom fiscal, após o preenchimento do que precisa o cupom será emitido, independente de ser SAT ou NFC-E.

Humm,  

Obrigado pelas explicações.. 

Penso tambem em uma situação em que o cliente nao poderá ficar ali  esperando até ser corrigido por um funcionário do estabelecimento comercial e com isso segurando a fila de atendimento.  

De qualquer forma obrigado pelas  explicações. 

Att. 

Lazaro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Lázaro Santos disse:

Humm,  

Obrigado pelas explicações.. 

Penso tambem em uma situação em que o cliente nao poderá ficar ali  esperando até ser corrigido por um funcionário do estabelecimento comercial e com isso segurando a fila de atendimento.  

De qualquer forma obrigado pelas  explicações. 

Att. 

Lazaro.

Nesse seu contexto de preocupação, eu já começaria a pensar nessa situação de quando atualizar a tabela IBPT, o próprio sistema já revisar os produtos e travar a venda deles.

image.png.7b12b65221605b4e2ee1b0693683f18d.png

Sistemas para Bares, Restaurantes e Varejo

https://www.wllsistemas.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 782 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.