Jump to content

dev botao

4º Dia do ACBr - Workshop ACBrPagFor - Dúvidas Mapeadas no Evento


  • Este tópico foi criado há 502 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores
Olá pessoal,
 
   Seguem tópicos que foram abordados no workshop, algumas informações adicionais e algumas dúvidas que foram tratadas nesta edição do Dia do ACBr 2022.
 
1. Leiam os manuais dos bancos
   A leitura do manual do banco referente a pagamentos é extremamente importante, pois podem ocorrer diferenças entre um banco e outro no que deve ser informado e a forma como deve ser informado os dados no arquivo a ser gerado e enviado ao banco.
   Já temos uma variedade de manuais em nossa biblioteca que pode ser acessada através do link abaixo.
 
2. Qual é a finalidade do componente ACBrPagFor?
   O componente é compatível com qualquer versão do Delphi ou Lazarus, tem como objetivo gerar um arquivo texto segundo o layout da Febraban (240 posições) e respeitando as variações impostas por alguns bancos.
   Esse arquivo texto tem por finalidade a realização de pagamentos: Crédito em Conta, Cheque, Ordem de Pagamento, DOC, TED, Pagamento com Autenticação, Pagamento de Títulos de Cobrança, QRCode PIX e Pagamento de Tributos.
 
3. Layout da Febraban (240 posições)
   Esse layout trata-se de um arquivo texto composto por diversas linhas com 240 posições (caracteres).
   A primeira linha do Arquivo é chamada de Registro 0 (zero) e a última de Registro 9 (nove), elas indicam o início e o fim do Arquivo.
   Um Arquivo pode conter um ou mais Lotes.
   A primeira linha do Lote é chamada de Registro 1 (um) e a última de Registro 5 (cinco), elas indicam o início e o fim do Lote.
   O Lote por sua vez contém diversas linhas chamadas de Segmentos.
   Os Segmentos são nomeados com as letras do alfabeto, portanto temos os Segmentos: A, B, C... Z.
   Cada Segmento tem uma finalidade específica que pode ser obrigatório ou opcional, ou seja, dependendo do que se deseja pagar o Lote deve conter um determinado Segmento e opcionalmente outro.
 
   Veja um resumo nessa imagem:
Imagem
 
4. Quais Segmentos devem estar presentes no Lote?
   Como dito acima vai depender do que se pretende pagar, mas por via de regra temos:
  • Para Pagamento através de Crédito em Conta, Cheque, Ordem de pagamento, DOC, TED ou Pagamento com Autenticação o Lote deve conter os Segmentos A (obrigatório), B e C (opcionais).
  • Para Pagamento de Títulos de Cobrança e QRCode PIX o Lote deve conter os Segmentos J, J52 (Obrigatórios) e J52 PIX (quando for o caso).
  • Para Pagamento de Tributos com código de barras o Lote deve conter os Segmentos O (obrigatório), B, W e Z (opcionais).
  • Para Pagamento de Tributos sem código de barras o Lote deve conter os Segmentos N (obrigatório), B, W e Z (opcionais).
OBS: Não se esqueça de ler o manual referente a pagamento do banco em questão para conferir se são exatamente esses Segmentos, pois o que foi colocado acima como opcional o banco pode determinar como sendo obrigatório.
 
5. Como o Arquivo é enviado para o Banco?
   O arquivo texto pode ser enviado através de uma aplicação fornecida pelo próprio banco ou através de seu site.
   O arquivo de retorno também pode ser disponibilizado através da aplicação ou através do site do banco.
 
6. O componente permite a leitura do arquivo de retorno?
   Sim, o componente ACBrPagFor possui um método que faz a leitura do arquivo de retorno gerando a lista de ocorrências caso tenha e armazena em diversas propriedades as informações retornadas.
 
7. Quais são os Bancos implementados no componente?
   Na pasta: ...\Fontes\ACBrPagFor temos um arquivo chamado Bancos-Implementados que contêm a relação dos bancos já implementados no componente.
   A implementação de novos bancos está sendo realizada por demanda, ou seja, caso você necessite que um determinado banco seja implementado, basta nos fornece o manual de pagamentos do referido banco que faremos a implementação, mas você mesmo pode contribuir com o projeto implementando o banco, uma vez que a implementação é bastante fácil e rápida de ser feita.
 
8. É possível utilizar outra forma de envio do arquivo que não seja via site ou aplicativo do banco?
   No momento ainda não, mas estamos sabendo que alguns bancos já estão desenvolvendo uma API ou WebService para recepcionar o arquivo.
   Esse arquivo poderá ter outro formato que não seja texto e sim XML ou Json.
Previsão, não temos informação.
 
9. Curiosidade
Dependendo do contrato firmado entre a empresa e o banco para utilizar o serviço de pagamento, pode ser incluído o extrato bancário que poderá ser fornecido por períodos acordados.
Neste caso o banco vai gerar automaticamente um arquivo de retorno dentro do período acordado e vai disponibilizar ele para ser baixado através do site ou da aplicação fornecida pelo banco.
 
 
  • Like 4
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link to comment
Share on other sites

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.