Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFSeX - Brasilia (Não envia RPS)


nenelvida
  • Este tópico foi criado há 494 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Prezados, boa noite!
Venho a dias tentando simular um envio de RPS para o WS de Brasilia (ISSNet - Nota Control) e sempre dá o mesmo erro na questão do Tomador do serviço.
Vejam, tenho 2 clientes cartorários que emitem um volume alto de NFC-e diário (cenário atual) e é inexequível informar sempre os dados dos tomadores para cada NFS-e.

Já liguei no suporte e eles dizem que está tudo OK e funcional, mas não consigo emitir sequer um RPS de teste.
Informando ou não os dados do tomador, a falha sempre acontece.

Seguem os Logs, xmls de envio e respostas do WS. A falha é no serviço da Nota Control ou é minha?

RPS_IDENTIFICACAO_TOMADOR.xml RPS_RETORNO_WS_IDENTIFICADO_TOMADOR.xml RPS_RETORNO_WS_SEM_TOMADOR.xml RPS_SEM_TOMADOR.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite,

Você solicitou ao provedor a liberação do ambiente de homologação para este prestador de serviços?

Houveram outros casos do mesmo problema que faltava liberação do provedor.

<MensagemRetorno>
<Codigo>E157</Codigo>
<Mensagem>Usuario nao tem autorizacao para solicitar o servico.</Mensagem>
<Correcao>A pessoa fisica ou juridica, identificada pelo CPF ou CNPJ, nao esta autorizada a solicitar o servico para o contribuinte identificado pelo CPF ou CNPJ.</Correcao>
</MensagemRetorno>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato Rubinho disse:

Boa noite,

Você solicitou ao provedor a liberação do ambiente de homologação para este prestador de serviços?

Houveram outros casos do mesmo problema que faltava liberação do provedor.

<MensagemRetorno>
<Codigo>E157</Codigo>
<Mensagem>Usuario nao tem autorizacao para solicitar o servico.</Mensagem>
<Correcao>A pessoa fisica ou juridica, identificada pelo CPF ou CNPJ, nao esta autorizada a solicitar o servico para o contribuinte identificado pelo CPF ou CNPJ.</Correcao>
</MensagemRetorno>

 

Sim. Tudo foi solicitado. Inclusive os códigos NIB, CNAE, CodigoTributacaoMunicipio foram retirados do próprio sistema da Nota Control.
Eu consigo acessar a Página para emissão manual de NFSE, inclusive.
Veja o Print abaixo:
image.thumb.png.72e6c9abbe22e26909774ebf72b80aaa.png

Uma pergunta simples:
Alguém em Brasília conseguiu emitir RPS de homologação?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
8 horas atrás, nenelvida disse:

Eu consigo acessar a Página para emissão manual de NFSE, inclusive.

Confirme com o provedor se a emissão via webservice está habilitada para o prestador, além da emissão pela página, podem ser serviços distintos a serem autorizados.

Pela mensagem, aparentemente falta habilitar algo.

8 horas atrás, nenelvida disse:

Alguém em Brasília conseguiu emitir RPS de homologação?

Sim, veja no fórum e no discord que existem diversos posts com dúvidas e relatos de ter funcionado.

Você está com os fontes atualizados? Caso não esteja, atualize e reinstale os componentes, pois eventualmente a falta de preenchimento de alguma tag do xml pode induzir o serviço a retornar um erro que aparentemente não condiz com seu cenário.

Veja no tópico a seguir que o Italo informa a necessidade de cadastro para a emissão via webservice e a que pode ser necessária a liberação de um lote de numeração de RPS.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Renato Rubinho disse:

Confirme com o provedor se a emissão via webservice está habilitada para o prestador, além da emissão pela página, podem ser serviços distintos a serem autorizados.

Pela mensagem, aparentemente falta habilitar algo.

Sim, veja no fórum e no discord que existem diversos posts com dúvidas e relatos de ter funcionado.

Você está com os fontes atualizados? Caso não esteja, atualize e reinstale os componentes, pois eventualmente a falta de preenchimento de alguma tag do xml pode induzir o serviço a retornar um erro que aparentemente não condiz com seu cenário.

Veja no tópico a seguir que o Italo informa a necessidade de cadastro para a emissão via webservice e a que pode ser necessária a liberação de um lote de numeração de RPS.

 

Respondendo.

- Forum Discord. Li tudo lá. Inclusive de uma pessoa que tentava emitir com dados do tomador sendo estrangeiro. 
Pela portaria aqui no DF, a identificação do tomador é facultativa (a menos que ele peça a identificação). Daí, o erro que o Webservice retorna é inválido.
- Tópico do Italo: Li e reli pra ir fazendo o passo-a passo. Ainda assim o erro persiste.
- Fontes atualizados: Sim. Baixei no dia 23/11/2022.

 

Os casos de RPS depende da legislação do município. Daí não podemos associar um caso ao outro. Eis o problema da burocracia no Brasil.
Hoje telefonei de novo no suporte e eles informaram que não tem nenhuma definição do WS deles. A notícia da portaria divulgada no Diario Oficial do DF pode justamente solucionar o problema que existe, que é a identificação obrigatória dos dados do Tomador.

Caso haja a solução, informo no tópico. Mas ainda segue dando as mesmas mensagens de falha.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue Prints do DODF para fins de documentação, análise e possivelmente futuras complementações do componente ACBR (se necessário)

ps: Não consegui enviar o PDF pois o arquivo ultrapassa os 2MB limite do fórum. Mesmo compactando, ele ainda ultrapassa o máximo permitido.

image.thumb.png.de7606919ece49c08dfa6798008978f5.png

image.thumb.png.d80d5b9a992331461f840204c942a52e.png

image.png.998df088a6d866ee881a620c78ca7143.png

image.png.d1fb4121cf809c9d7afd4ebcb7379f20.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Citei o fórum e o discord para ver que existem relatos de estar funcionando.

Em 10/12/2022 at 00:44, nenelvida disse:

Fontes atualizados: Sim. Baixei no dia 23/11/2022

Recomendo que atualize e instale novamente, pois podem ter sido feitas correções desde sua última atualização.

Em 10/12/2022 at 01:04, nenelvida disse:

Segue Prints do DODF para fins de documentação, análise e possivelmente futuras complementações do componente ACBR (se necessário)

Caso tenha sugestões de mudanças, anexe os fontes para os consultores analisarem o possível envio ao SVN.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Renato.
Fontes ACBR desinstalados. Limpei tudo do ACBR.
Excluí totalmente o diretório do ACBR.
Baixei novamente por completo os fontes pelo svn.
Tudo atualizado.

Ainda continuo recebendo a mesma mensagem. Vide print abaixo.
Pergunta: Será que o provedor em Brasília não está em conformidade com o Decreto abaixo. Leia o texto:

CAPÍTULO II DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-e (Decreto ref. a Brasília Apenas)
Art. 3º Fica instituída a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e, que deve ser emitida pelo contribuinte do ISS por ocasião da prestação do serviço que realizar, observadas as atividades constantes de sua Ficha Cadastral - FAC, no Cadastro Fiscal do Distrito Federal - CFDF. § 1º A identificação do tomador do serviço na NFS-e é obrigatória quando este for:
I - pessoa jurídica, independentemente de solicitação;
II - pessoa física, quando solicitado pelo tomador 👈🏻

Veja, estou alimentando dados no fonte do programa nas tags do tomador
Ainda assim continuo recebendo a mesma mensagem.

Segue anexo para análise a procedure TfrmACBrNFSe.AlimentarNFSe(NumDFe, NumLote: String);

Print 1:

image.thumb.png.9932fafa44872f900030e813efcca49c.png

Procedure Alimenta NFSE.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, marcosling disse:

Vc está usando o certificado digital do emitente?

Verificou se o CF/DF pertence ao cnpj?

Olá Marcos, boa noite!
Certificado Digital é do emitente.
CF/DF é do emitente também.

Eu só parametrizei alguns dados pois aproveitei o mesmo arquivo ".ini" para emissão da NFC-e. Portanto acho que quanto a isso não haveria de dar problemas.


Eu ainda não consegui uma única resposta de alguém que conseguiu emir uma RPS de homologação em Brasilia.
Liguei agorinha na Nota Control e eles não têm definição nenhuma em relação a Brasilia.
Estou totalmente perdidos.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutes ago, nenelvida said:

Olá Marcos, boa noite!
Certificado Digital é do emitente.
CF/DF é do emitente também.

Eu só parametrizei alguns dados pois aproveitei o mesmo arquivo ".ini" para emissão da NFC-e. Portanto acho que quanto a isso não haveria de dar problemas.


Eu ainda não consegui uma única resposta de alguém que conseguiu emir uma RPS de homologação em Brasilia.
Liguei agorinha na Nota Control e eles não têm definição nenhuma em relação a Brasilia.
Estou totalmente perdidos.

Obrigado.

Eu tive esse erro no começo, daí eles disseram que poderia o cnpj, cf/df ou o certificado.

Não notei nada de errado com os dados do emitente.

No dia seguinte começou a funcionar.

Eu suspeito que seja algo relacionado com o cadastro.

Vc viu se o cadastro que vc fez foi processado? O RPS foi liberado?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, marcosling disse:

Eu tive esse erro no começo, daí eles disseram que poderia o cnpj, cf/df ou o certificado.

Não notei nada de errado com os dados do emitente.

No dia seguinte começou a funcionar.

Eu suspeito que seja algo relacionado com o cadastro.

Vc viu se o cadastro que vc fez foi processado? O RPS foi liberado?

 

Obrigado Marcos pela ajuda, mas vamos lá
O CNPJ é do emitente (Cartorio) e o CF/Df também é do Cartorio
O Certificado também é do mesmo Cartório (Validade até maio/2023 (hj emitindo NFC-e normalmente)

O problema se passa na questão do tomador. 👈🏻

Todo o processo está OK. Só que, se coloco os dados do Tomador, dá erro.
Se não coloco os dados do tomador, também dá erro. Eis aí o problema.

Você poderia me enviar um XML de um RPS validado e uma NFSE de exemplo?
Se possível, você poderia também me enviar a rotina alimentaNFSE do ACBR para eu verificar a possibilidade do erro?

Mais uma vez, obrigado

14 horas atrás, marcosling disse:

Eu tive esse erro no começo, daí eles disseram que poderia o cnpj, cf/df ou o certificado.

Não notei nada de errado com os dados do emitente.

No dia seguinte começou a funcionar.

Eu suspeito que seja algo relacionado com o cadastro.

Vc viu se o cadastro que vc fez foi processado? O RPS foi liberado?

 

Segue o print com o erro.
image.thumb.png.9932fafa44872f900030e813efcca49c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em conversa com o suporte da Nota Control, eles me informaram que para cada CNPJ que for emitir NFSe, teremos que cadastrar previamente no sistema deles.
Só que esta ferramenta ainda não existe no site deles. O cadastro (hoje) só é feito se emitir uma NFSe pelo site. Isso é impraticável, pois para cada cartório, tenho cerca de 190 a 250 empresas que faturam (pagam mensalmente). Daí imagina ter que emitir 1k+ de NFSe manualmente. Não há condições.

Acredito que pra pessoa física, o processo é o mesmo. Por isso o erro. Os dados do tomador (CPF - pessoa comum) não estão lá cadastradas para emissão da NFSe e nem do RPS.
Piorando o cenário, só o cartório da Asa Norte, emite-se cerca de 1500 a 2000 NFC-e por dia, sendo 98% para CPF (5% pede identificação) e os 2% para CNPJ (quando pede identificação). 

O processo é inexequível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

Não entendi muito bem, os caras estão exigindo que você cadastre previamente o prestador ou o tomador de serviço?

Neste caso: "Piorando o cenário, só o cartório da Asa Norte, emite-se cerca de 1500 a 2000 NFC-e por dia, sendo 98% para CPF (5% pede identificação) e os 2% para CNPJ (quando pede identificação). ", vejo apenas um prestador.

Ter um cadastro prévio do prestador eu concordo, pois é ele que vai emitir as notas, agora cadastrar todos os tomadores, isso para mim deveria ocorrer de forma automática na media que você emiti as notas.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutes ago, nenelvida said:

Em conversa com o suporte da Nota Control, eles me informaram que para cada CNPJ que for emitir NFSe, teremos que cadastrar previamente no sistema deles.
Só que esta ferramenta ainda não existe no site deles. O cadastro (hoje) só é feito se emitir uma NFSe pelo site. Isso é impraticável, pois para cada cartório, tenho cerca de 190 a 250 empresas que faturam (pagam mensalmente). Daí imagina ter que emitir 1k+ de NFSe manualmente. Não há condições.

Acredito que pra pessoa física, o processo é o mesmo. Por isso o erro. Os dados do tomador (CPF - pessoa comum) não estão lá cadastradas para emissão da NFSe e nem do RPS.
Piorando o cenário, só o cartório da Asa Norte, emite-se cerca de 1500 a 2000 NFC-e por dia, sendo 98% para CPF (5% pede identificação) e os 2% para CNPJ (quando pede identificação). 

O processo é inexequível.

Por isso perguntei sobre o cadastro.

Segundo as instruções deles, para utilizar o WS tinha que fazer o cadastro (que fica na pagina de login)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marcosling disse:

Por isso perguntei sobre o cadastro.

Segundo as instruções deles, para utilizar o WS tinha que fazer o cadastro (que fica na pagina de login)

 

Cadastro já está OK e operando normalmente. Inclusive neste post já existe a tela do site da Nota Control para emissão manual da NFSE.
Tudo está OK. Mas a questão não é cadastro, parâmetros e afins.
O problema é DADOS DO TOMADOR. 👈🏻

Pois o erro está neste quesito. 
- Se informo - Dá erro
- Se não informo, dá erro.

O que fazer?

1 hora atrás, marcosling disse:

Por isso perguntei sobre o cadastro.

Segundo as instruções deles, para utilizar o WS tinha que fazer o cadastro (que fica na pagina de login)

 

Cadastro OK e operando. Tanto para este cartório quanto para o outro. 
Veja o Print

image.thumb.png.72e6c9abbe22e26909774ebf72b80aaa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, nenelvida said:

Cadastro já está OK e operando normalmente. Inclusive neste post já existe a tela do site da Nota Control para emissão manual da NFSE.
Tudo está OK. Mas a questão não é cadastro, parâmetros e afins.
O problema é DADOS DO TOMADOR. 👈🏻

Pois o erro está neste quesito. 
- Se informo - Dá erro
- Se não informo, dá erro.

O que fazer?

No discord tem uma instrução para emitir sem o tomador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
6 horas atrás, nenelvida disse:

Em conversa com o suporte da Nota Control, eles me informaram que para cada CNPJ que for emitir NFSe, teremos que cadastrar previamente no sistema deles.

Boa tarde,

Não me lembro de relato parecido, mas realmente entendo ser um absurdo ter que cadastrar os tomadores manualmente.

Como está nesse impasse, faça um teste de cadastrar este tomador que está tomando a rejeição e veja se, após o cadastro, a emissão passa a funcionar.

Permanecendo o problema você estará munido com a informação para passar a eles que essa não é a solução do problema.

Se funcionar, explique para eles seu cenário para que entendam não ser viável o cadastro manual de cada tomador.

6 horas atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

um cadastro prévio do prestador eu concordo, pois é ele que vai emitir as notas, agora cadastrar todos os tomadores, isso para mim deveria ocorrer de forma automática na media que você emiti as notas.

Uma automatização do lado deles, conforme sugestão do Ítalo seria a melhor solução nesse caso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/12/2022 at 10:16, Italo Giurizzato Junior disse:

Bom dia,

Não entendi muito bem, os caras estão exigindo que você cadastre previamente o prestador ou o tomador de serviço?

Neste caso: "Piorando o cenário, só o cartório da Asa Norte, emite-se cerca de 1500 a 2000 NFC-e por dia, sendo 98% para CPF (5% pede identificação) e os 2% para CNPJ (quando pede identificação). ", vejo apenas um prestador.

Ter um cadastro prévio do prestador eu concordo, pois é ele que vai emitir as notas, agora cadastrar todos os tomadores, isso para mim deveria ocorrer de forma automática na media que você emiti as notas.

Italo, tá uma loucura aqui em Brasília. Eles dizem que se pode fazer o cadastro numa tela de cadastro rápido de pessoas.
Mas esta tela só é habilitada quando estou fazendo uma nota manualmente. Isso é inexequível.
Quanto ao cadastro prévio do TOMADOR é desta forma que está operando no momento. No próprio Decreto que está neste post, ele informa que é facultado (caso não seja pedido a identificação). 

Daí, não consigo emitir uma única RPS para testes, pois os dados do tomador se informo, não está cadastrado. Se não informo, dá erro também.

E outra coisa, quando lanço uma NFSE manualmente, o site pede pra cadastrar o tomador, mas a tela de cadastro de pessoa não aceita cadastrar. 
É impressionante a falta de decência da Empresa Nota Control. Vou religar lá agora e pedir providência.

Vou encher o saco deles!|


Veja os prints abaixo que elucida o excesso de falha no site deles.

1) Quando lanço meu CPF, aparece um Alert dizendo E-mail inválido. Detalhe: Tem que clicar OK 3x
2) Na mensagem popup aparece a mensagem dizendo que o CPF não foi localizado e se desejo cadastrar. OK vou tentar cadastrar, mas dá erro.
image.thumb.png.98ea63a612ce69697c8e8377abe528f8.png

 

3) Erro ao tentar cadastrar a pessoa mesmo com todos os dados preenchidos corretamente.
image.thumb.png.98aabac532f29477b199e8e02eed048e.png

4) Ao clicar em gravar, o sistema não cadastra e dá o erro. 🤬🤬🤬
image.thumb.png.ebe5571946eabe7f35ad3be2156d3508.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, marcosling disse:

No discord tem uma instrução para emitir sem o tomador

Pro servidor da Nota Control em Brasilia mão funciona.
O tomador tem que estar previamente cadastrado no servidor deles. E este cadastro só é feito se emitir uma NFSe manualmente e pelo site.
Ou seja, impossível emitir uma sequer RPS em Brasilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, nenelvida disse:

Pro servidor da Nota Control em Brasilia mão funciona.
O tomador tem que estar previamente cadastrado no servidor deles. E este cadastro só é feito se emitir uma NFSe manualmente e pelo site.
Ou seja, impossível emitir uma sequer RPS em Brasilia

neste caso tem que entrar em contato com eles e abrir reclamação com eles, nós não conseguimos ajudar se é dessa forma. Mas lembro de ter feito testes e não ser necessário

mas indico super tu entrar em contato com o provedor e a prefeitura e abrir reclamação

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Complementando o que todos já lhe recomendaram, vai mais uma recomendação.

Peça aos seus clientes que abrem um protocolo de reclamação na prefeitura, desta forma em vez de só você reclamar, todos os seus clientes vão reclamar, desta forma a pressão é maior.

Se esses caras não tomar vergonha na cara e fazer algo decente é capaz de perder a licitação e chamarem o segundo colocado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Boa tarde,

Complementando o que todos já lhe recomendaram, vai mais uma recomendação.

Peça aos seus clientes que abrem um protocolo de reclamação na prefeitura, desta forma em vez de só você reclamar, todos os seus clientes vão reclamar, desta forma a pressão é maior.

Se esses caras não tomar vergonha na cara e fazer algo decente é capaz de perder a licitação e chamarem o segundo colocado.

Perfeito sua colocação. Já foram feitas hoje reclamações na ouvidoria do GDF.
image.thumb.png.8b30b97214dae1aa82a2a0bfbc69b0b1.png

4 horas atrás, Guilherme Martin Ewz disse:

Apenas para complementar ao tópico

Eu ajustei o componente antigo para este provedor, e obtenho o mesmo erro, testei via SoapUI e também obtenho o mesmo erro.

Ou seja, não é o ACBR o problema, e sim o provedor que está muito bugado. 

 

Estou testando o ambiente de homologação.

 

Boa noite Guilherme!
É isso. O problema não esta no componente da ACBR,, mas sim no provedor.
Por isso perguntei se alguém em Brasília conseguiu emitir RPS e/ou NFSE de teste. 👈🏻

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

 E tente não usar negritado ou letras maiores pois isso soa como estar gritando com quem está lhe ajudando.

tente manter o mesmo padrão pois estamos aqui pra lhe ajudar até onde conseguimos

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 494 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.