Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ACBrETQ - Layout desejável


bnobre
Ver Solução Respondido por EMBarbosa,
  • Este tópico foi criado há 440 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá a todos,

Tudo bom?

Tenho feito uma pesquisa de satisfação com os clientes com o intuito de chegar a um layout desejável por todos para a etiqueta de gôndola.

A grande maioria votou que o layout abaixo é o mais interessante:

image.png.7a0feb7a85cd0652b5c3664c32424343.png

Tentei implementar no ACBrETQ, usando para teste a impressora Elgin L42 Pro Full. O layout mais próximo que obtive segue abaixo:

image.png.b1dbc411d9d44892c1530eb61985e40b.png

 

Como podem ver basicamente o que estou precisando para obter o mesmo layout é colocar em NEGRITO a descrição e o preço de venda, mas não consigo esse efeito no ACBrETQ. É possível?

Desde já agradeço a atenção de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
1 hora atrás, bnobre disse:

Olá a todos,

Tudo bom?

Tenho feito uma pesquisa de satisfação com os clientes com o intuito de chegar a um layout desejável por todos para a etiqueta de gôndola.

A grande maioria votou que o layout abaixo é o mais interessante:

image.png.7a0feb7a85cd0652b5c3664c32424343.png

Tentei implementar no ACBrETQ, usando para teste a impressora Elgin L42 Pro Full. O layout mais próximo que obtive segue abaixo:

image.png.b1dbc411d9d44892c1530eb61985e40b.png

 

Como podem ver basicamente o que estou precisando para obter o mesmo layout é colocar em NEGRITO a descrição e o preço de venda, mas não consigo esse efeito no ACBrETQ. É possível?

Desde já agradeço a atenção de todos

Bom dia @bnobre!
Infelizmente não é possível.
Você pode tentar reproduzir este efeito alterando os multiplicadores da fonte, escolhendo uma fonte com aparência mais próxima ou usando o parâmetro de ImprimirReverso.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
11 minutos atrás, Diego Foliene disse:

Bom dia @bnobre!
Infelizmente não é possível.
Você pode tentar reproduzir este efeito alterando os multiplicadores da fonte, escolhendo uma fonte com aparência mais próxima ou usando o parâmetro de ImprimirReverso.

Olá amigo...

Tudo bom?

Como eu altero a fonte?

Na função ImprimirTexto vi que tem o parâmetro Fonte que creio que serve para alterar o tamanho da mesma, mas não achei como alterar a fonte conforme sua sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

@bnobre
Esta impressão vamos dizer que é desenhada por coordenadas, posição x/y.
Para imprimir texto, vc usa o comando: ImprimirTexto(Orientacao, Fonte, MultiplicadorH, MultiplicadorV, Vertical, Horizontal, eTexto, [SubFonte], [ImprimirReverso]);
Vc pode usar fontes diferentes e Multiplicador HxV para "esticar os caracteres"

Captura de tela 2023-02-14 151038.png

Observando a imagem acima, do exemplo do acbrETQ
Observe que o multiplicador V da primeira linha é MAIOR que da segunda linha. vc pode simular no próprio exemplo alterando as fontes de modificando os multiplicadores.
Vou mandar um link do vídeo tbm para que você possa ver na prática.

 

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel de Morais (Infocotidiano)
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
3 horas atrás, Daniel InfoCotidiano disse:

@bnobre
Esta impressão vamos dizer que é desenhada por coordenadas, posição x/y.
Para imprimir texto, vc usa o comando: ImprimirTexto(Orientacao, Fonte, MultiplicadorH, MultiplicadorV, Vertical, Horizontal, eTexto, [SubFonte], [ImprimirReverso]);
Vc pode usar fontes diferentes e Multiplicador HxV para "esticar os caracteres"

Captura de tela 2023-02-14 151038.png

Observando a imagem acima, do exemplo do acbrETQ
Observe que o multiplicador V da primeira linha é MAIOR que da segunda linha. vc pode simular no próprio exemplo alterando as fontes de modificando os multiplicadores.
Vou mandar um link do vídeo tbm para que você possa ver na prática.

 

Fala meu amigo

Vídeo show de bola...

Reparei que tenho mais resultados variados usando o parâmetro Fonte do tipo String, mas reparei que esse parâmetro com o tipo String só funciona no ZPLII, correto?

Aí no caso vai de A a Z... Qual a diferença? O A é menor e o Z maior? Fiquei perdido nisso!!! Estou realizando os testes pra descobrir na prática, mas qual seria a lógica nesse quesito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Aqui, consegui o efeito praticamente idêntico ao que eu queria:

image.thumb.png.ecde5afb2c25b45c697db53c2e227c3c.png

Somente com o ZPLII, mas pra ser sincero eu não entendi muito bem as diferenças entre as fontes (A a Z), hora ficava pequeno, hora ficava grande, hora tinha que usar os multiplicadores... Se alguém puder me dar uma luz de qual a lógica desses valores? O que eles efetivamente mudam no layout? Eu basicamente fui catucando até conseguir o que queria.

Segue abaixo como ficou meu código:

IniciarEtiqueta;
ImprimirTexto(orNormal, 'S', 10, 10, 3 + pmsuperior, pmesquerda1, descricao, 0);
ImprimirTexto(orNormal, 'C', 20, 20, 9 + pmsuperior, pmesquerda1, codigo, 0);
ImprimirBarras(orNormal, barEAN13, 4, 4, 12 + pmsuperior, pmesquerda1, barras, 6, becNAO);
ImprimirTexto(orNormal, 'T', 80, 80, 11 + pmsuperior, 35 + pmesquerda1, FormatFloat('R$ #,##0.00', precovenda));
FinalizarEtiquetaComCopiasEAvanco;

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
14 horas atrás, bnobre disse:

Aqui, consegui o efeito praticamente idêntico ao que eu queria:

image.thumb.png.ecde5afb2c25b45c697db53c2e227c3c.png

Somente com o ZPLII, mas pra ser sincero eu não entendi muito bem as diferenças entre as fontes (A a Z), hora ficava pequeno, hora ficava grande, hora tinha que usar os multiplicadores... Se alguém puder me dar uma luz de qual a lógica desses valores? O que eles efetivamente mudam no layout? Eu basicamente fui catucando até conseguir o que queria.

Segue abaixo como ficou meu código:

IniciarEtiqueta;
ImprimirTexto(orNormal, 'S', 10, 10, 3 + pmsuperior, pmesquerda1, descricao, 0);
ImprimirTexto(orNormal, 'C', 20, 20, 9 + pmsuperior, pmesquerda1, codigo, 0);
ImprimirBarras(orNormal, barEAN13, 4, 4, 12 + pmsuperior, pmesquerda1, barras, 6, becNAO);
ImprimirTexto(orNormal, 'T', 80, 80, 11 + pmsuperior, 35 + pmesquerda1, FormatFloat('R$ #,##0.00', precovenda));
FinalizarEtiquetaComCopiasEAvanco;

 

Bom dia @bnobre!
Os valores de A a Z são os nomes das fontes, logo quando você altera dentre esses valores, está definindo uma fonte diferente.
Veja a function ComandoFonte da classe especifica para ZPLII.
image.png

Note que a mesma específica que a fonte precisa ser de 0 a 9 ou A a Z. Mas vamos nos atentar ao Result dessa function que é o comando que é enviado a impressora.
Observe que ele começa com ^A.
Se conferirmos no Manual a ZPLII(disponível aqui), achamos está explicação
image.png

Para mais detalhes, peço que consulte o manual completo.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
6 minutos atrás, Diego Foliene disse:

Bom dia @bnobre!
Os valores de A a Z são os nomes das fontes, logo quando você altera dentre esses valores, está definindo uma fonte diferente.
Veja a function ComandoFonte da classe especifica para ZPLII.
image.png

Note que a mesma específica que a fonte precisa ser de 0 a 9 ou A a Z. Mas vamos nos atentar ao Result dessa function que é o comando que é enviado a impressora.
Observe que ele começa com ^A.
Se conferirmos no Manual a ZPLII(disponível aqui), achamos está explicação
image.png

Para mais detalhes, peço que consulte o manual completo.

Oi @Diego Foliene

Blz?

Então... O que eu reparei entre o PPLA e o ZPLII é essa questão de trocar o tipo de fonte só funciona efetivamente no segundo.

Você mencionou duas vezes sobre testar outros tipos de fonte, mas no PPLA a fonte é sempre a mesma, o que muda conforme eu altero o parâmetro Fonte ('0' a '9') na função ImprimirTexto é apenas o tamanho do texto. Já no ZPLII, conforme eu mudo a Fonte('A' a 'Z') eu efetivamente tenho uma letra diferente.

Com isso minha dúvida é: No PPLA o parâmetro fonte muda apenas o tamanho do texto, enquanto no ZPLII muda efetivamente o estilo da fonte? Seria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
18 minutos atrás, bnobre disse:

Oi @Diego Foliene

Blz?

Então... O que eu reparei entre o PPLA e o ZPLII é essa questão de trocar o tipo de fonte só funciona efetivamente no segundo.

Você mencionou duas vezes sobre testar outros tipos de fonte, mas no PPLA a fonte é sempre a mesma, o que muda conforme eu altero o parâmetro Fonte ('0' a '9') na função ImprimirTexto é apenas o tamanho do texto. Já no ZPLII, conforme eu mudo a Fonte('A' a 'Z') eu efetivamente tenho uma letra diferente.

Com isso minha dúvida é: No PPLA o parâmetro fonte muda apenas o tamanho do texto, enquanto no ZPLII muda efetivamente o estilo da fonte? Seria isso?

Na verdade, para o PPLA, também altera a fonte.
Vamos ver como é montado o comando que é PPLA que é enviado para a impressora.
image.png

Agora, vamos conferir no manual PPLA(disponível aqui), a explicação para o comando de impressão de texto.
image.png
Temos ainda mais detalhado essa questão das fontes na seção 9 do mesmo manual.
image.png

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
2 minutos atrás, Diego Foliene disse:

Na verdade, para o PPLA, também altera a fonte.
Vamos ver como é montado o comando que é PPLA que é enviado para a impressora.
image.png

Agora, vamos conferir no manual PPLA(disponível aqui), a explicação para o comando de impressão de texto.
image.png
Temos ainda mais detalhado essa questão das fontes na seção 9 do mesmo manual.
image.png

Rapaz... "catuquei" o parâmetro fonte do PPLA com diversos valores, em parceria com o Multiplicador H e Multiplicador V. O único resultado que obtive foi uma fonte maior e/ou mais larga, mas o estilo da fonte claramente fica o mesmo.

Até o "Ç" zoado fica no PPLA, já no ZPLII não dá isso, conforme você pode observar nas fotos que postei.

Fiquei com algumas dúvidas ainda, caso possa me ajudar:

1 - Eu não conheço a história dessas linguagens (PPLA/ PPLB/ ZPLII / etc), mas pelos resultados que obtive e até pelo vídeo que o @Daniel InfoCotidiano me recomendou acima (pois no mesmo é usado o ZPLII nos testes), a impressão que tenho é que o ZPLII tem muito mais possibilidades gráficas, estou certo?

2 - Qual a linguagem de impressão de etiquetas mais usada hoje?

3 - Hoje estou testando nessa Elgin L42 Pro FULL, caso teste em outra impressora que TAMBÉM suporte a linguagem ZPLII terei exatamente o mesmo resultado?

4 - Na Argox OS-214 plus e Argox OS-2140 consta no manual que é suportado a linguagem PPLZ. Que linguagem é essa? Seria um sinônimo da ZPLII?

5 - Normalmente as Software Houses usam esses comandos diretos para impressão nessas impressoras ou fazem o uso do driver de Spooler desenhando as mesmas direto no Fortes Report, FastReport, etc? E qual as vantagens e desvantagens entre essas duas abordagens?

Desde já agradeço a atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Olá @bnobre, tudo bom?
Sobre as dúvidas:

1 - Aparentemente a linguagem ZPLII realmente tem mais possibilidades nessa questão de fontes. Você pode verificar o que cada uma das linguagens possibilita consultando o manual delas:
PPLA: http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/Etiqueta/PPLA.pdf
PPLB: http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/Etiqueta/PPLB.pdf
ZPLII: http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/Etiqueta/ZPLII-Prog.pdf

2 - Não sei informar qual a mais usada, pois sempre vejo relatos e dúvidas de ambas as linguagens aqui no fórum

3 - Sim, a impressão deve ser a mesma em qualquer outra impressora que utilizar a linguagem ZPLII

4 - Aparentemente sim, comparei rapidamente o manual que encontrei aqui das duas linguagens (PPLZ e ZPLII) e possuem os mesmos comandos

5 - No caso do ACBrETQ a impressão será sempre direta através de uma das linguagens disponíveis.

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Elias César Vieira
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil
Assine o
SAC

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
39 minutos atrás, EliasCesar disse:

Olá @bnobre, tudo bom?
Sobre as dúvidas:

1 - Aparentemente a linguagem ZPLII realmente tem mais possibilidades nessa questão de fontes. Você pode verificar o que cada uma das linguagens possibilita consultando o manual delas:
PPLA: http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/Etiqueta/PPLA.pdf
PPLB: http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/Etiqueta/PPLB.pdf
ZPLII: http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/Etiqueta/ZPLII-Prog.pdf

2 - Não sei informar qual a mais usada, pois sempre vejo relatos e dúvidas de ambas as linguagens aqui no fórum

3 - Sim, a impressão deve ser a mesma em qualquer outra impressora que utilizar a linguagem ZPLII

4 - Aparentemente sim, comparei rapidamente o manual que encontrei aqui das duas linguagens (PPLZ e ZPLII) e possuem os mesmos comandos

5 - No caso do ACBrETQ a impressão será sempre direta através de uma das linguagens disponíveis.

Opa

Valeu pelo retorno aí @EliasCesar.

Gostaria só de retificar o comentário que fiz sobre o PPLA:

Citar

Rapaz... "catuquei" o parâmetro fonte do PPLA com diversos valores, em parceria com o Multiplicador H e Multiplicador V. O único resultado que obtive foi uma fonte maior e/ou mais larga, mas o estilo da fonte claramente fica o mesmo.

Na verdade "catuquei" um pouco mais e consegui resultados de outros estilos de fontes com o PPLA, conforme foto abaixo:

image.thumb.jpeg.a4441d1cc18459b873d2d40941ae8a91.jpeg

Ainda sim, é bom frisar que tenho a impressão que no ZPLII a possibilidade de estilos de fontes é muito maior, visto que vai de 0 à 9 e de A a Z, enquanto no PPLA/PPLB vai só de 0 a 9. Estou certo???

Por fim, minha última dúvida é a seguinte: em todos os testes que fiz até o momento no PPLA, o "Ç" não sai do mesmo tamanho das demais letras. Tem como resolver isso ou é uma limitação da linguagem PPLA?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
20 horas atrás, bnobre disse:

Por fim, minha última dúvida é a seguinte: em todos os testes que fiz até o momento no PPLA, o "Ç" não sai do mesmo tamanho das demais letras. Tem como resolver isso ou é uma limitação da linguagem PPLA?

Me parece que o "ç" na imagem está saindo minúsculo. A ideia seria fazer ele ficar maiúsculo.

Talvez a função que está convertendo para maiúsculo não esteja fazendo bem o trabalho. Mas também pode ser um problema específico da impressora.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
8 minutos atrás, EMBarbosa disse:

Me parece que o "ç" na imagem está saindo minúsculo. A ideia seria fazer ele ficar maiúsculo.

Talvez a função que está convertendo para maiúsculo não esteja fazendo bem o trabalho. Mas também pode ser um problema específico da impressora.

Olá @EMBarbosa

Tudo bom?

Parece né?!?! Mas na verdade não é... Tanto que no ZPLII ele imprimi normal, como você pode constatar em fotos acima.

A saída da função para maiúsculo está correta, mas ao imprimir no PPLA sai errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution
4 horas atrás, bnobre disse:

Parece né?!?! Mas na verdade não é... Tanto que no ZPLII ele imprimi normal, como você pode constatar em fotos acima.

A saída da função para maiúsculo está correta, mas ao imprimir no PPLA sai errado.

Obrigado pelo retorno.

Mas é como eu disse, poderia mesmo ser algo da própria impressora. Não quer dizer que seja um problema da linguagem PPLA. Talvez seja da PPLA nessa impressora.

As fontes geralmente são internas, ou seja, pré codificadas na memória interna da impressora. Pode ver no manual que o Elias postou acima. Inclusive, nesse manual, em algumas fontes tem diferença entre um "ç" e um "Ç". Mas parece que nem todas as fontes tem isso. Fora o fato já citado que varia de impressora para impressora.

De qualquer forma, me parece que sua dúvida maior seria: qual linguagem usar? Certo?

A resposta é use a que for melhor para a impressora que tem. Seu sistema pode ser parametrizável de forma que use a linguagem que seja mais compatível com a impressora de cada cliente.

  • Curtir 2

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.