Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

E182 : Erro na autenticação em Belo Horizonte


Paulo
Ver Solução Respondido por Renato Rubinho,
  • Este tópico foi criado há 427 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Segue novo retorno do provedor, não ajudou em nada, mesma coisa do anterior...

"Boa tarde, o usuário do CNPJ XXXXXXXXXXX se encontra apto a emissão da NFS-e. A autenticação no Web Service é realizada através de certificado digital com SSL Bidirecional que deve pertencer ao cnpj do emissor e estar instalado na máquina onde roda a aplicação cliente que se conecta ao web service."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue novo retorno do suporte, dessa vez mais detalhado... alguma idéia ? 

O certificado está correto e corresponde sim, ao mesmo cnpj do emitente que está no XML. Consigo confirmar isso pelo próprio acbr, clicando no botão CNPJ na aba Certificado. 

Bom dia, o arquivo XML está com assinatura válida e correspondente ao CNPJ e não seria motivo para rejeição. O problema da autenticação ocorre realmente no momento em que o certificado digital SSL bidirecional é apresentado para estabelecer a conexão com o WebService (https://bhissdigital.pbh.gov.br/bhiss-ws/nfse?wsdl). Nesse momento é validado se o certificado utilizado para estabelecer a conexão pertence ao mesmo CNPJ do emissor da NFS-e e possivelmente está falhando nessa verificação. Uma maneira mais simples de fazer os testes seria tentando consultar uma NFS-e através do Web Service onde também ocorre a mesma verificação de autenticação, como por exemplo: <soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:ws="http://ws.bhiss.pbh.gov.br"> <soapenv:Header/> <soapenv:Body> <ws:ConsultarNfseRequest> <nfseCabecMsg><![CDATA[<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><cabecalho xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd" versao="1.00"><versaoDados>1.00</versaoDados></cabecalho>]]></nfseCabecMsg> <nfseDadosMsg><![CDATA[<ConsultarNfseEnvio xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd"><Prestador><Cnpj>XXXXXXXXXX</Cnpj><InscricaoMunicipal>12560230013</InscricaoMunicipal></Prestador><PeriodoEmissao><DataInicial>2023-01-01</DataInicial><DataFinal>2021-07-13</DataFinal></PeriodoEmissao><Tomador><CpfCnpj><Cnpj>XXXXXXXXXXXX</Cnpj></CpfCnpj></Tomador></ConsultarNfseEnvio>]]></nfseDadosMsg> </ws:ConsultarNfseRequest> </soapenv:Body> </soapenv:Envelope>

Editado por Paulo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Paulo,

Fiquei confuso, todo esse texto foi você que enviou para o provedor ou é um retorno deles?

Eles estão questionando algo?

Se não me falha a memória, tem caracteres que não pode conter na razão social que consta no certificado digital, pois esses caracteres podem gerar erros ao tentar assinar.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutes ago, Italo Giurizzato Junior said:

Bom dia Paulo,

Fiquei confuso, todo esse texto foi você que enviou para o provedor ou é um retorno deles?

Eles estão questionando algo?

Se não me falha a memória, tem caracteres que não pode conter na razão social que consta no certificado digital, pois esses caracteres podem gerar erros ao tentar assinar.

Esse texto é o retorno do suporte do provedor. Não tem caracteres especiais no certificado. 

Vocês tem notícia de alguem de Belo Horizonte que conseguiu usar o Acbr com sucesso ? Pois parece que tem algum problema do Acbr ligado à Belo Horizonte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Tenho um cliente em produção em BH e existem outros relatos no fórum de empresas utilizando.

Em 12/2022 precisei fazer um ajuste e também funcionou em homologação na época.

Na aba de consultas, do programa de exemplo, teste a ConsultarNFSe como indicado pelo suporte do provedor para ver se ocorre o mesmo erro.

Confirme se está utilizando OpenSSL e se copiou as dlls para a pasta do exe.

trunk2/DLLs/OpenSSL/1.1.1.10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UFA !

Finalmente, depois de uma semana batendo cabeça, parece que descobri o motivo.

Ocorre que até então eu só tinha testado no ambiente de homologação, em momento nenhum testei em ambiente de produção... e sempre dava o mesmo erro.

Aí agora tive a idéia de mudar pra produção, enviei a nota e... passou ! 

Ao que parece o ambiente de homologação, por algum motivo, não está funcionando para meu cliente, talvez porque precise de alguma autorização lá na prefeitura, sei lá... Mas no ambiente de produção está indo. O ruim é que não tenho como testar nada, agora é arrumar com o avião voando !

Obrigado a todos pela ajuda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 10/03/2023 at 13:37, Renato Rubinho disse:

Está ok.

O intuito era confirmar se estava usando um arquivo .pfx.

Tenho um cliente em BH, não tenho acesso à base mas basta configurar o pfx para emitir.

Existem cadastros distintos para emissão em produção e homologação.

Confirme se o cadastro está habilitado para o ambiente que está utilizando.

 

Te avisei na sexta-feira sobre os cadastros distintos e para verificar se estava habilitado o que estava utilizando.

Fale para o cliente solicitar ao provedor que habilite o ambiente de homologação para você fazer os testes com o avião pousado... 🤣

 

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 427 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.