Membros Pro Messias Bittencourt Posted July 5 Membros Pro Share Posted July 5 Boa tarde à todos, Estou desenvolvendo utilizando a API de PIX para o Banco Cielo. Já tenho funcionando 100% a "Criação de Cobrança Imediata", a "Consulta de Cobrança Imediata" e o "Cancelamento de Cobrança Imediata". Mas ao tentar "Revisar" aparece a seguinte mensagem: { "Problema" : { "Detail" : "A requisição que busca alterar ou criar uma cobrança para pagamento imediato não respeita o _schema_ ou está semanticamente errada.", "Status" : 400, "Title" : "Operação inválida." } }. O que pode estar acontecendo? Alguma informação que estou deixando de passar? Meu ini está de acordo com o Template fornecido em "https://acbr.sourceforge.io/ACBrLib/ModeloPIXCDINI-RevisarCobrancaIm.html". Para facilitar envio anexo meus arquivos ini e logs. ACBrLibPIXCD-20240705.log acbrlibGVBCielo.iniCedente_TitulosGVBCielo.ini Muito obrigado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Consultores antonio.carlos Posted July 5 Consultores Share Posted July 5 4 minutos atrás, Messias Bittencourt disse: Boa tarde à todos, Estou desenvolvendo utilizando a API de PIX para o Banco Cielo. Já tenho funcionando 100% a "Criação de Cobrança Imediata", a "Consulta de Cobrança Imediata" e o "Cancelamento de Cobrança Imediata". Mas ao tentar "Revisar" aparece a seguinte mensagem: { "Problema" : { "Detail" : "A requisição que busca alterar ou criar uma cobrança para pagamento imediato não respeita o _schema_ ou está semanticamente errada.", "Status" : 400, "Title" : "Operação inválida." } }. O que pode estar acontecendo? Alguma informação que estou deixando de passar? Meu ini está de acordo com o Template fornecido em "https://acbr.sourceforge.io/ACBrLib/ModeloPIXCDINI-RevisarCobrancaIm.html". Para facilitar envio anexo meus arquivos ini e logs. ACBrLibPIXCD-20240705.log 17.09 kB · 0 downloads acbrlibGVBCielo.ini 3.88 kB · 0 downloads Cedente_TitulosGVBCielo.ini 218 B · 0 downloads Muito obrigado. Além dos logs do ACBrLibPIXCD, consegue anexar por favor os logs gerado pelo componente ACBrPIXCD.. Configure o PathLog e NivelLog -> 4 https://acbr.sourceforge.io/ACBrLib/ConfiguracoesdaBiblioteca23.html Vai nos ajudar com a analise para identificar o que de fato ocorreu. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Membros Pro Messias Bittencourt Posted July 5 Author Membros Pro Share Posted July 5 15 minutos atrás, antonio.carlos disse: Além dos logs do ACBrLibPIXCD, consegue anexar por favor os logs gerado pelo componente ACBrPIXCD.. Configure o PathLog e NivelLog -> 4 https://acbr.sourceforge.io/ACBrLib/ConfiguracoesdaBiblioteca23.html Vai nos ajudar com a analise para identificar o que de fato ocorreu. Boa tarde Antonio. Como poderá observar nos ini's enviados, ele já se encontra no nivel 4. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Consultores Diego Foliene Posted July 5 Consultores Share Posted July 5 16 minutes ago, Messias Bittencourt said: Boa tarde Antonio. Como poderá observar nos ini's enviados, ele já se encontra no nivel 4. Boa tarde! São logs diferentes. O arquivo ACBrLibPIXCD-20240705.log é o log criado pela Lib. O que o @antonio.carlos lhe pediu é o log próprio do componente ACBrPixCD que é utilizado pela Lib. Para que ele seja criado, na seção [PIXCD] do seu arquivo ACBrLib.ini, defina o valor 4 para NívelLog e coloque caminho + nome do arquivo em PathLog. Ao executar novamente o processo de revisão de cobrança imediata, ele vai criar o arquivo para você. Você verá que ele vai ter outras informações que não estão presentes no log da Lib. 43 minutes ago, Messias Bittencourt said: Mas ao tentar "Revisar" aparece a seguinte mensagem: { "Problema" : { "Detail" : "A requisição que busca alterar ou criar uma cobrança para pagamento imediato não respeita o _schema_ ou está semanticamente errada.", "Status" : 400, "Title" : "Operação inválida." } }. Outro ponto que vale citar. Ele não detalhou, mas já vi casos desse sentido em que o problema era porque estava tentando editar o status de uma cobrança para um status de "não ativa"(REMOVIDA_PELO_USUARIO_RECEBEDOR ou CANCELADA) para uma cobrança que já não estava mais ativa. Veja se não é o caso. 1 Diego FolieniAjude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Discord Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Membros Pro Messias Bittencourt Posted July 5 Author Membros Pro Share Posted July 5 1 hora atrás, Diego Foliene disse: Boa tarde! São logs diferentes. O arquivo ACBrLibPIXCD-20240705.log é o log criado pela Lib. O que o @antonio.carlos lhe pediu é o log próprio do componente ACBrPixCD que é utilizado pela Lib. Para que ele seja criado, na seção [PIXCD] do seu arquivo ACBrLib.ini, defina o valor 4 para NívelLog e coloque caminho + nome do arquivo em PathLog. Ao executar novamente o processo de revisão de cobrança imediata, ele vai criar o arquivo para você. Você verá que ele vai ter outras informações que não estão presentes no log da Lib. Outro ponto que vale citar. Ele não detalhou, mas já vi casos desse sentido em que o problema era porque estava tentando editar o status de uma cobrança para um status de "não ativa"(REMOVIDA_PELO_USUARIO_RECEBEDOR ou CANCELADA) para uma cobrança que já não estava mais ativa. Veja se não é o caso. Em relação ao log era isto mesmo. No path eu tinha definido apenas o diretório. Faltava o nome do arquivo. Agora gerou. Em relação à cobrança, eu criei uma nova e na sequencia já tentei revisar para evitar o problema acima citado. Deu o mesmo erro. Quando eu consulto esta mesma cobrança ela me aparece normal e com o status=1. ACBrLibPIXCD-20240705.logLogWS-Cielo.logacbrlibGVBCielo.ini Segue novamente meus arquivos e muito obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Consultores antonio.carlos Posted July 8 Consultores Share Posted July 8 Em 05/07/2024 at 17:51, Messias Bittencourt disse: Em relação ao log era isto mesmo. No path eu tinha definido apenas o diretório. Faltava o nome do arquivo. Agora gerou. Em relação à cobrança, eu criei uma nova e na sequencia já tentei revisar para evitar o problema acima citado. Deu o mesmo erro. Quando eu consulto esta mesma cobrança ela me aparece normal e com o status=1. ACBrLibPIXCD-20240705.log 34.9 kB · 1 download LogWS-Cielo.log 11.4 kB · 2 downloads acbrlibGVBCielo.ini 3.9 kB · 0 downloads Segue novamente meus arquivos e muito obrigado! @Messias Bittencourt bom dia !! Veja se no seu arquivo .ini de revisão de cobrança, se o status estiver desta forma: status=ATIVA mude para: status=1 E tente enviar a revisão novamente. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Membros Pro Messias Bittencourt Posted July 8 Author Membros Pro Share Posted July 8 6 horas atrás, antonio.carlos disse: @Messias Bittencourt bom dia !! Veja se no seu arquivo .ini de revisão de cobrança, se o status estiver desta forma: status=ATIVA mude para: status=1 E tente enviar a revisão novamente. Boa tarde. Meu ini já está com o status=1. Segue anexo os ini's e os logs. Cedente_TitulosGVBCielo.iniacbrlibGVBCielo.iniACBrLibPIXCD-20240708.logLogWS-Cielo.log Att Link to comment Share on other sites More sharing options...
Consultores antonio.carlos Posted July 8 Consultores Share Posted July 8 18 minutos atrás, Messias Bittencourt disse: Boa tarde. Meu ini já está com o status=1. Segue anexo os ini's e os logs. Cedente_TitulosGVBCielo.ini 218 B · 0 downloads acbrlibGVBCielo.ini 3.9 kB · 0 downloads ACBrLibPIXCD-20240708.log 32.31 kB · 0 downloads LogWS-Cielo.log 11.59 kB · 1 download 3.9 kB · 0 downloads Att Faça um teste por favor, mude o status para 3: status=3 veja se vai funcionar. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Membros Pro Messias Bittencourt Posted July 8 Author Membros Pro Share Posted July 8 9 minutos atrás, antonio.carlos disse: Faça um teste por favor, mude o status para 3: status=3 veja se vai funcionar. Vou até testar... Apesar de que o status dela atualmente é 1. Observe abaixo a consulta que acabei de fazer... 1 minuto atrás, Messias Bittencourt disse: Vou até testar... Apesar de que o status dela atualmente é 1. Observe abaixo a consulta que acabei de fazer... Eu até alterei Antonio... Mas como eu já imaginava nada mudou. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Consultores antonio.carlos Posted July 8 Consultores Share Posted July 8 Agora, Messias Bittencourt disse: Vou até testar... Apesar de que o status dela atualmente é 1. Observe abaixo a consulta que acabei de fazer... Exato, porque este é o status atual.. 1 quer dizer que esta ativa.. Se você quer enviar uma Revisão, no seu arquivo .ini mude para status= 3.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Membros Pro Messias Bittencourt Posted July 8 Author Membros Pro Share Posted July 8 4 minutos atrás, antonio.carlos disse: Exato, porque este é o status atual.. 1 quer dizer que esta ativa.. Se você quer enviar uma Revisão, no seu arquivo .ini mude para status= 3.. Feito. Mas deu a mesma mensagem do log enviado anteriormente; Link to comment Share on other sites More sharing options...
Membros Pro Messias Bittencourt Posted July 8 Author Membros Pro Share Posted July 8 6 minutos atrás, Messias Bittencourt disse: Feito. Mas deu a mesma mensagem do log enviado anteriormente; Eu resolvi fazer mais uma vez aqui por desencargo de consciência. Mas realmente status=1 (conforme o modelo fornecido pela Acbr) ou status=3 está dando a mesma mensagem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Consultores EliasCesar Posted July 8 Consultores Share Posted July 8 Em 05/07/2024 at 15:56, Messias Bittencourt disse: Já tenho funcionando 100% a "Criação de Cobrança Imediata", a "Consulta de Cobrança Imediata" e o "Cancelamento de Cobrança Imediata" Olá @Messias Bittencourt Vi aqui que vc comentou que o cancelamento já está funcionando. O comando de "RevisarCobranca" normalmente é utilizado justamente pra Cancelar, mudando o status da cobrança pra "stcREMOVIDA_PELO_USUARIO_RECEBEDOR". Você está tentando usar esse comando pra fazer o que exatamente? 1 Elias César Vieira Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Assine o SAC Link to comment Share on other sites More sharing options...
Membros Pro Messias Bittencourt Posted July 8 Author Membros Pro Share Posted July 8 6 minutos atrás, EliasCesar disse: Olá @Messias Bittencourt Vi aqui que vc comentou que o cancelamento já está funcionando. O comando de "RevisarCobranca" normalmente é utilizado justamente pra Cancelar, mudando o status da cobrança pra "stcREMOVIDA_PELO_USUARIO_RECEBEDOR". Você está tentando usar esse comando pra fazer o que exatamente? Eu interpretei que o ervisar seria uma alteração. Pois na lib tem os 2 em separado: int ret = ACBrPixLib.INSTANCE.PIXCD_RevisarCobrancaImediata(toUTF8(AInfCobRevisada), toUTF8(ATxId), buffer, int ret = ACBrPixLib.INSTANCE.PIXCD_CancelarCobrancaImediata(toUTF8(ATxId), buffer, bufferLen); Link to comment Share on other sites More sharing options...
Consultores Solution EliasCesar Posted July 8 Consultores Solution Share Posted July 8 Caso deseje alterar, tente informar apenas os campos que serão alterados. Mas indico não utilizar esse comando para alterar uma cobrança já criado. Talvez seja melhor cancelá-la e criar uma outra cobrança com os dados corretos. Elias César Vieira Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Assine o SAC Link to comment Share on other sites More sharing options...
Membros Pro Messias Bittencourt Posted July 9 Author Membros Pro Share Posted July 9 15 horas atrás, EliasCesar disse: Caso deseje alterar, tente informar apenas os campos que serão alterados. Mas indico não utilizar esse comando para alterar uma cobrança já criado. Talvez seja melhor cancelá-la e criar uma outra cobrança com os dados corretos. Bom dia e obrigado pelas orientações Elias. Tentei revisar realizando a seguinte sequencia: 1. Gerei uma nova cobrança pix com o valor de 0,01; 2. Consultei a cobrança pix e me foram retornados todos os dados (txId, expiracao, cpf etc etc etc) da mesma conforme esperado; 3. Revisei passando apenas o valor que eu desejava alterar e sem os demais dados. Foi executado com sucesso e o retorno foi positivo; 4. Mas ao consultar novamente esta mesma cobrança, todos os dados vem null ou vazios. Como se os dados que eu não havia informado foram utilizados null ou vazio no replace do revisar. De qualquer forma acho que vou seguir seu conselho de cancelar e gerar uma nova. Att Link to comment Share on other sites More sharing options...
Consultores antonio.carlos Posted July 9 Consultores Share Posted July 9 Obrigado por reportar. Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts