Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reforma tributária - Notas de crédito e débito

Ver Solução Respondido por Uillian Chagas Prates,
  • Este tópico foi criado há 231 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Consultores
Postado

Anexe a unit com a sugestão de correção

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Membros Pro
Postado

Estou com esse problema, mas usando o componente acbrNF na versão 1.4.7.394. Já atualizei tudo agora pouco e o componente gera o xml com algumas tags, mesmo sem eu as ter preenchido e isso gera rejeição.

image.png.783372deb2b0d0353c8350475de67673.png

Tiago Borges
Head de Produtos

separado.png

logo.gif

Cel: (12) 98190.3952
Site:
www.estrategiasoftware.com.br

• Consultores
Postado

Boa tarde

Criada a tarefa ACBR-8051 para avaliação.

Obrigado pela contribuição.

image.png

Alexandre de Paula
Gerente de Projetos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Postado
Em 15/09/2025 at 11:51, Uillian Chagas Prates disse:

Bom dia!
Poderiam alterar o fonte ACBRNFe.xmlWriter, pois para notas de crédito e débito na reforma tributária

está gerando as tags de icms/pis/cofins. Fiz a alteração local aqui e consegui emitir a nota.

credito.PNG

Boa tarde, Uillian. Você poderia disponibilizar os XML's dessas finalidades de nota que conseguiu autorizar?

Estou com o ACBr atualizado, mas por enquanto não obtive sucesso. Desde já, agradeço. 

Postado
Em 19/09/2025 at 14:49, Uillian Chagas Prates disse:

Boa tarde!
Em anexo, um exemplo de crédito. 
Débito estou verificando alguns erros com a Sefaz em decorrência do campo nItem. 

Capturar03.PNG

Capturar02.PNG

Capturar01.PNG

Valeu, vou começar a ver o que eu estava fazendo de errado em comparação a sua. 

Postado
Em 19/09/2025 at 14:49, Uillian Chagas Prates disse:

Boa tarde!
Em anexo, um exemplo de crédito. 
Débito estou verificando alguns erros com a Sefaz em decorrência do campo nItem. 

Capturar03.PNG

Capturar02.PNG

Capturar01.PNG

Esse modelo de credito está validado ?

Postado (editado)

Minha duvida na nota de crédito é:

Tenho uma NF de 1 item no valor de 1000,00 de produto.

Imaginando 15% CBS e 13% IBS. Seria uma NF de 1280,00 (1000,00 de produto + 280,00 IVA).

O cliente pagou com atraso e multa de 3%. Seria + 38,40, sendo o total pago de 1318,40.

Eu teria que fazer um NF para acertar essa diferença. Mas tem que ser somente sobre o produto e não sobre o IVA já aplicando, então seria:

. Dos 38,40 de multa; 30,00 é referente ao produtos (1000,00) e 8,40 referente ao IVA já calculado. Eu tenho então que fazer uma NF dos 30,00.

Eu teria que "inventar" um produto com valor de 30,00 ou colocar o mesmo produto referenciando a NF original (Chave + nItem) e colocar o valor de 30,00 no valor do produto ? Claro, o campo finNFE = 5 e tpNFCredito = 01 (multa e juros) e dai fazer a emissão normal ?

Pelo o que tenho lido seria assim, mas não há nada muito claro. É esse linha de pensamento mesmo ?

image.png.39e2289571ba5c9b905703c6a846f051.png

Editado por guarasemini
adicionando informações
Postado
2 horas atrás, Uillian Chagas Prates disse:

As que faço, só informo valor de ibs/cbs. Entendo que o crédito é isso, com total de item zerado.

Entendi.
Vendo as NTs, acredito que será obrigado o tipo do credito ou debito, não somente a finalidade da NFe. Bem como acho que vai ser necessário referenciar chave e nItem. Dai que fico no duvida se será um "produto" tipo "credito de CBS/IBS" ou usa-se o mesmo item da nota referenciada e preenche a diferença de valor e deixa calcular o CBS/IBS. Ou faz como faziamos as notas de credito de ICMS.

Postado

Sim... para crédito ainda não é. Faço como se fosse crédito de ICMS.

Para débito, é obrigatório o tipo. A referência de chave e item, estou vendo com a Sefaz, pois tá bem estranho os retornos dela.
Assim que tiver uma posição, eu posto aqui.

• Obrigado 1
Postado

Bom dia a todos. 
Bom posicionar sobre a nota de crédito que fiz:

Consegui validar e enviar uma nota de crédito para 1 item de uma nota de teste. Era um caso simulando pagamento em atraso com juros

CFOP 5102

finNFE = 5 (credito)

tpNFCredito = 01 (multa e juros)

refNFe preenchido

Todos os valores zerados (totais e impostos) exceto IBS/CBS. Não colocado duplicadas ou parcelas.

Não é por que passou que está certo, teria que esperar a apuração automatica para ver se os valores ficariam corretos lá.

Agora vou "automatizar" isso e começar a trabalhar na nota de Debito.

E vamos lutando para conseguir "fechar" isso para aguardar as proximas alterações

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, guarasemini disse:

Bom dia a todos. 
Bom posicionar sobre a nota de crédito que fiz:

Consegui validar e enviar uma nota de crédito para 1 item de uma nota de teste. Era um caso simulando pagamento em atraso com juros

CFOP 5102

finNFE = 5 (credito)

tpNFCredito = 01 (multa e juros)

refNFe preenchido

Todos os valores zerados (totais e impostos) exceto IBS/CBS. Não colocado duplicadas ou parcelas.

Não é por que passou que está certo, teria que esperar a apuração automatica para ver se os valores ficariam corretos lá.

Agora vou "automatizar" isso e começar a trabalhar na nota de Debito.

E vamos lutando para conseguir "fechar" isso para aguardar as proximas alterações

Se puder mandar o XML autorizado, agradeço demais

Postado
Em 11/09/2025 at 11:47, guarasemini disse:

Você conseguiu enviar em homologação ou o que quis dizer foi que o validador de tecnospeed apresentou esses erros e dai não enviou ? Desculpa mas não entendi. 

Se deu esses erros, o que fez para validar ? Produtos que tem 100% de isenção estão sendo enviados sem problemas para homologação.

Então ,pelo o que li seria sim, seria o valor de diferença para calcular cbs/ibs.

Mas só esperando aparecer na apuração para conferir e, principalmente, mais pessoas estiverem usando

• 2 semanas depois ...
  • Membro Pro Verificado
Postado

Boa tarde,

então, nas notas de débito/crédito, é necessário inserir um item (ainda que fake), mesmo levando os valores do mesmo zerados ou somente é necessário informar os valores do IBS/CBS nos totais da nota?

Postado
Em 13/10/2025 at 17:50, Gandalf disse:

Boa tarde,

então, nas notas de débito/crédito, é necessário inserir um item (ainda que fake), mesmo levando os valores do mesmo zerados ou somente é necessário informar os valores do IBS/CBS nos totais da nota?

Bom dia a todos.

Eu acredito que possa ser um item generico, pois é necessário referenciar chave nfe e nitem, então dai deve identificar.

Eu estou voltando agora aos testes de nf debito e credito mas também estou esperando mais exemplos de xmls para ir adequando.

E claro, trocando ideias por aqui

• Este tópico foi criado há 231 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.