Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

IPM Altera layout para a Reforma Tributária - ACBRNFSeX

Ver Solução Respondido por Alexandre de Paula,
  • Este tópico foi criado há 188 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membro Pro Verificado
Postado

Bom dia,

estou adaptando a emissão da NFSe pelo exemplo do ACBr, mas no exemplo não estou conseguindo achar onde são alimentadas as tags:  vBC, pIBSUF, por exemplo. Isso é preenchido automaticamente pelo valor dos serviços?

• Membro Pro Verificado
Postado

Acredito que não tenha retorno mesmo @andremuriae 

Complicado que chegamos quase que as "cegas" em Janeiro, quando de fato entra em produção.

Um detalhe que percebi é que o componente está gerando as tags do IBS e CBS mesmo sem ter alimentado os campos da Reforma. Mesma situação ocorre em Produção.

Postado
3 minutos atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Boa tarde @C4Dev,

Como assim o componente esta gerando o XML com os novos campos sem serem alimentados?

Boa tarde Italo,

Todas cidades que utilizam IPM serão da mesma forma?
Pode informar qual opção utilizamos no MonitorACBr? Se lnfsProvedor ou lnfsPadraoNacionalv101?
No arquivo .INI vai apenas os campos que estão no exemplo da documentação no monitor correto?

• Membro Pro Verificado
Postado
24 minutes ago, Italo Giurizzato Junior said:

Boa tarde @C4Dev,

Como assim o componente esta gerando o XML com os novos campos sem serem alimentados?

Na função TNFSeW_IPM.GerarValoresServico do arquivo IPM.GravarXml.pas, está sempre chamando a função GerarXMLIBSCBSNFSe. Dessa forma sempre cria os campos do IBS e CBS para o Serviço. Como não informei dados da reforma (CST e cClassTrib e demais campos) está enviando as tags mesmo assim, mas com os valores zerados.

XML: 17695-ger-nfse.xml

De acordo com o manual do IPM as tags deveriam ser ignoradas pelo WS da IPM, caso não existir a tag <nfse_teste> porém pelo que o colega acima comentou, parece estar rejeitando em produção. Não tentei transmitir em produção, porque não consigo com essas credências que estou usando, mas me parece que o melhor seria não enviar, caso não estejam preenchidos os campos, semelhante ao que faz na NFe.

Ajustei o arquivo para não enviar, com base no CST e cClassTrib: IPM.GravarXml.pas

Postado
1 hora atrás, C4Dev disse:

Na função TNFSeW_IPM.GerarValoresServico do arquivo IPM.GravarXml.pas, está sempre chamando a função GerarXMLIBSCBSNFSe. Dessa forma sempre cria os campos do IBS e CBS para o Serviço. Como não informei dados da reforma (CST e cClassTrib e demais campos) está enviando as tags mesmo assim, mas com os valores zerados.

De acordo com o manual do IPM as tags deveriam ser ignoradas pelo WS da IPM, caso não existir a tag <nfse_teste> porém pelo que o colega acima comentou, parece estar rejeitando em produção. Não tentei transmitir em produção, porque não consigo com essas credências que estou usando, mas me parece que o melhor seria não enviar, caso não estejam preenchidos os campos, semelhante ao que faz na NFe.

Ajustei o arquivo para não enviar, com base no CST e cClassTrib: IPM.GravarXml.pas

Foi enviado essa mudança ja pro svn ?

• Membro Pro Verificado
Postado

Mas se informar o CST e o CClassTrib ele está gerando as tags com valores? No programa de exemplo do ACBrNFeXSe eu não vi onde é o preenchimento das alíquotas e valores do IBS/CBS.

• Membro Pro Verificado
Postado
On 11/21/2025 at 3:58 PM, C4Dev said:

@Italo Giurizzato Junior
Realizei a emissão de uma NFSe no ambiente de produção da IPM, para o município de Concórdia/SC, e no meu caso autorizou o documento mesmo contendo as tags do IBS e CBS zeradas no XML de envio.
Após isso baixei o XML pelo site do provedor e não constam as tags, então no meu entendimento eles estão ignorando essas novas tags em produção.
Nesse caso pode desconsiderar a sugestão de ajuste que enviei.

Qualquer dúvida estou a disposição.

• Membro Pro Verificado
Postado

Bom dia,

mas no ambiente de homologação tu conseguiste autorizar algum XML com valores de IBSCBS? Se sim, onde tu estás informando os valores da reforma tributária no ACBrNFSe?

• Membro Pro Verificado
Postado
2 hours ago, Gandalf said:

Bom dia,

mas no ambiente de homologação tu conseguiste autorizar algum XML com valores de IBSCBS? Se sim, onde tu estás informando os valores da reforma tributária no ACBrNFSe?

Sim, conseguimos autorizar em homologação.

Uma parte dos campos está em "NFSe.infNFSe.IBSCBS" e outra em "NFSE.IBSCBS". Pelo menos eu localizei e alimentei nesses locais.

Postado
5 horas atrás, C4Dev disse:

@Italo Giurizzato Junior
Realizei a emissão de uma NFSe no ambiente de produção da IPM, para o município de Concórdia/SC, e no meu caso autorizou o documento mesmo contendo as tags do IBS e CBS zeradas no XML de envio.
Após isso baixei o XML pelo site do provedor e não constam as tags, então no meu entendimento eles estão ignorando essas novas tags em produção.
Nesse caso pode desconsiderar a sugestão de ajuste que enviei.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Eu emiti uma nota em produção, para o municipio de Palmeira das Missões -RS, através do IPM, obtivemos o erro de estrutura do xml. Após não enviar as tags do ibscbs , a nota validou normalmente. 

• Membro Pro Verificado
Postado
3 horas atrás, C4Dev disse:

Sim, conseguimos autorizar em homologação.

Uma parte dos campos está em "NFSe.infNFSe.IBSCBS" e outra em "NFSE.IBSCBS". Pelo menos eu localizei e alimentei nesses locais.

Muito obrigado!

• Membro Pro Verificado
Postado
Em 24/11/2025 at 17:31, Gandalf disse:

Muito obrigado!

Eu estou tentando mandar para a IPM em homologação mas está dando o seguinte retorno de erro:

Requisição
Ambiente : 2 - Homologação
Cidade   : Palhoca/SC
Provedor : IPM Versão: 1.01
Data/Hora: 26/11/2025 20:10:02

Método Executado: Gerar NFSe

Parâmetros de Envio
Numero do Lote: 8182

Parâmetros de Retorno
Data de Envio : 30/12/1899
Numero do Prot: 
Numero da Nota: 
Link          : 
Código Verif. : 
Sucesso       : 0

Erro(s):
Código  : X999
Mensagem: Erro de Conexão: Erro Interno: 0
Erro HTTP: 0
URL: https://palhoca.atende.net/atende.php?pg=rest&service=WNERestServiceNFSe&cidade=padrao

WebService retornou um XML vazio.
Correção: 
---------

NFS-e Numero....: 28882
Cod. Verificacao: 
Prestador.......: CORPORI SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Tomador.........: PANIFICADORA FENIX LTDA

Mandando pelo postman vai. O retorno pelo Postman é esse:

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<retorno>
    <mensagem>
        <codigo>NFS-e v�lida para emiss�o.</codigo>
    </mensagem>
        <numero_nfse>111500</numero_nfse>
    <serie_nfse>1</serie_nfse>
    <data_nfse>26/11/2025</data_nfse>
    <hora_nfse>20: 11: 30</hora_nfse>
    <situacao_codigo_nfse>1</situacao_codigo_nfse>
    <situacao_descricao_nfse>Emitida</situacao_descricao_nfse>
    <link_nfse>https: //palhoca.atende.net/autoatendimento/servicos/consulta-de-autenticidade-de-nota-fiscal-eletronica-nfse/detalhar/1/identificador/8233261125201130540089532632025117406302</link_nfse>
    <cod_verificador_autenticidade>8233261125201130540089532632025117406302</cod_verificador_autenticidade>
</retorno>

O que pode estar faltando? Vou anexar o XML

8182-ger-nfse.xml

• Membro Pro Verificado
Postado

Tu configuras assim:

with FACBrNFSe1.NotasFiscais.New.NFSe do begin

// TnfseSimNao = ( snSim, snNao );
       // snSim = Ambiente de Produção
       // snNao = Ambiente de Homologação
      Producao := snNao

end;

• Membros Pro
Postado (editado)

Bom dia colegas,

Se alguém tiver um exemplo de preenchimento no padrão da IPM eu agradeço, não encontrei um exemplo de preenchimento deste provedor no exemplo, estou meio perdido, no caso e informar a alíquota 0.10 do ibs onde vai esse percentual e valor nos campos da Uf ou nos campos do município.

Grato.

Editado por IvoSilva
  • Curtir 1
  • Membro Pro Verificado
Postado

O colega C4Dev postou ali acima onde informar esses dados. Eu também estava perdido nisso. São informados aqui: Uma parte dos campos está em "NFSe.infNFSe.IBSCBS" e outra em "NFSE.IBSCBS". Pelo menos eu localizei e alimentei nesses locais.

• Este tópico foi criado há 188 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.