Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 236 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Adicionei os códigos novos da reforma tributaria, e ja estou com os schemas atualizados, tiposbasico dfetiposbasicos.

Estou anexando o xml da pasta enviados que esta dando erro de schemas, tem como voces analisarem o xml, e ver onde estou errando, 

35250922194865000179650010000001781452706098-nfe.xml

Estou testando em ambiente de homologação, este mesmo código, sem a parte da reforma tributaria vai normal, em ambiente de produção também, estou tentando colocar os códigos novos do exemplo da nfe, do acbr, 

• Moderadores
Postado

No teu XML falta a tag gIBSCBS/vIBS a nível de item.

Atualize os fontes, recompile a aplicação e teste novamente.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Postado

Eu fiz a atualização do acbr em agosto, em um outro post , que estava com um erro de validação por ser ambiente de homologação tinha algo sobre este campo, esta mesma tag  do vIBS, modificou algo no acbr sobre isto, nestes dias para atualizar os fontes,  se teve atualização eu baixo novamente , tanto que no outro post ainda tem pessoas postando sobre validação da nfce em modo de homologação erro nas tags da reforma tributaria IBS/CBS erro de schema por causa desta tag.

• Moderadores
Postado
29 minutos atrás, Vanderlei Domingos Gimenez disse:

Eu fiz a atualização do acbr em agosto, em um outro post , que estava com um erro de validação por ser ambiente de homologação tinha algo sobre este campo, esta mesma tag  do vIBS, modificou algo no acbr sobre isto, nestes dias para atualizar os fontes,  se teve atualização eu baixo novamente , tanto que no outro post ainda tem pessoas postando sobre validação da nfce em modo de homologação erro nas tags da reforma tributaria IBS/CBS erro de schema por causa desta tag.

Sim, nem todas as SEFAZ estavam aceitando, e se não me engano algumas ainda não estão aceitando em produção.

Por isso a tag estava definida como opcional nos fontes e nos schemas do ACBr, por isso passa na validação do ACBr mas rejeita na SEFAZ, que já está obrigando a tag.

Por hora ainda está como opcional nos schemas do ACBr mas sempre gerando nos fontes, mesmo com valor zero.

Se você não quiser atualizar os fontes, pode forçar a geração mesmo com valor zerado, informando algo como vIBS := 0.001.

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

Postado

Atualizei os fontes, procurei nos grupos para ver onde coloco o vIBS:= 0.0001 estou vendo o membro BSOL, postar algo, sobre isto no outro post, tem um post novo também um usuário acabou de postar um txt, de parte de um xml.

vou comparar com o meu que esta dando erro, para ver onde vai esta tag.

Não estou sabendo em qual grupo colocar a tag.

with Total do
        begin
         ISTot.vIS := tvenda;
         with IBSCBSTot do
         begin
          vBCIBSCBS := tvenda;
          with gIBS do
          begin
           vIBS := tvenda;

no total já tem no produto eu coloquei mais continuou o erro 

se e neste grupo que coloco, eu adicionei neste 

with IBSCBS do
              begin
               CST := cst000;
//             IBSCBS.cClassTrib := ct000001;
               cClassTrib := '000001';
               with gIBSCBS do
                begin
                 vBC := vcalculo;

eu coloque aqui mais deu erro tambem    vibs:= 0.0001;              

with gIBSUF do
                 begin
                  pIBSUF := 0.1;
                  vIBSUF := (vcalculo*pIBSUF)/100;

Postado

Coloquei ali mais continua o erro, vou ver no xml se consigo achar a tag

with IBSCBS do
              begin
               with gIBSCBS do
                begin
                 gIBSCBS.vIBS:= 0.001;  coloquei aqui fui olhar o xml gerado nao adicionou a tag
                 with gIBSUF do
                 begin

<vIS>0.00</vIS>
</IS>
<IBSCBS>
<CST>000</CST>
<cClassTrib>000001</cClassTrib>
<gIBSCBS>
<vBC>5.00</vBC>     deveria entrar aqui pelo que entendi, mais nao esta entrando
<gIBSUF>
<pIBSUF>0.1000</pIBSUF>
<gRed>
<pRedAliq>0.0000</pRedAliq>
<pAliqEfet>0.0000</pAliqEfet>
</gRed>
<vIBSUF>0.01</vIBSUF>
</gIBSUF>

ele nao estao adicionando no XML,  o viBS := 0,001

Postado
20 minutos atrás, Vanderlei Domingos Gimenez disse:

Coloquei ali mais continua o erro, vou ver no xml se consigo achar a tag

with IBSCBS do
              begin
               with gIBSCBS do
                begin
                 gIBSCBS.vIBS:= 0.001;  coloquei aqui fui olhar o xml gerado nao adicionou a tag
                 with gIBSUF do
                 begin

<vIS>0.00</vIS>
</IS>
<IBSCBS>
<CST>000</CST>
<gIBSCBS>
<vBC>5.00</vBC>     deveria entrar aqui pelo que entendi, mais nao esta entrando
<gIBSUF>
<pIBSUF>0.1000</pIBSUF>
<gRed>
<pRedAliq>0.0000</pRedAliq>
<pAliqEfet>0.0000</pAliqEfet>
</gRed>
<vIBSUF>0.01</vIBSUF>
</gIBSUF>

ele nao estao adicionando no XML,  o viBS := 0,001

Para corrigir isso da tag IBS não aparecer eu tive que modificar o monitor.

Postado
4 minutos atrás, bsol disse:

Para corrigir isso da tag IBS não aparecer eu tive que modificar o monitor.

Não entendi eu não utilizo o monitor, o BigWings disse que falta no xml, que enviei que esta dando erro, o viBS:= 0.001 eu atualizei os fontes mais continua dando erro, eu preciso adicionar esta tag, pelo que vi no outro post onde você também postou sobre o erro em homologação das tags da reforma tributaria. 

Onde preciso mudar e no fonte ou no meu código fonte, 

Postado

Acabei de receber email, das atualizações do acbr li o post do Diego Foliene.

Os relatos têm em comum:

• Rejeições do tipo Falha no Schema ou mensagens de erro relacionadas ao schema.
  • As mesmas UFs envolvidas.
  • Indícios de que a tag vIBS, adicionada no grupo gIBSCBS na versão 1.20 da Nota Técnica 2025/002, está associada ao problema.

Recebemos a informação de que as UFs de SP, MT, MS e PR ainda não estão aceitando as informações do IBS conforme a versão 1.20 da NT 2025/002. Por isso, todo o grupo de IBS deve ser suprimido no ambiente de homologação.

Vou aguardar então por novos posts para ver se o problema foi solucionado, se vocês tiverem algo a mais do que li no post dele, posso testar, 

• Moderadores
Postado
1 hora atrás, Vanderlei Domingos Gimenez disse:

Atualizei os fontes, procurei nos grupos para ver onde coloco o vIBS:= 0.0001

Se atualizou os fontes, não precisa se preocupar em informar o valor 0.001 para a tag, ela já será gerada mesmo quando zero.

1 hora atrás, Vanderlei Domingos Gimenez disse:

Não estou sabendo em qual grupo colocar a tag.

Tem no programa exemplo:

//  Informações do tributo: IBS / CBS
          IBSCBS.CST := cst000;
          IBSCBS.cClassTrib := '000001';

IBSCBS.gIBSCBS.vBC := 100;
          IBSCBS.gIBSCBS.vIBS := 100;

IBSCBS.gIBSCBS.gIBSUF.pIBSUF := 5;
          IBSCBS.gIBSCBS.gIBSUF.vIBSUF := 100;

Esse valor é fictício, o correto é informar nele a soma do vIBSUF e vIBSMun do item.

25 minutos atrás, Vanderlei Domingos Gimenez disse:

Vou aguardar então por novos posts para ver se o problema foi solucionado, se vocês tiverem algo a mais do que li no post dele, posso testar, 

Todas as UF já estão atualizadas com os novos schemas (pelo menos em homologação).

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

Postado

Bom dia BigWings,   tinha feito a atualização errada, agora acertei, então tenho novos erros,  deu erro NFCE com  grupo compra governamental acho que para NFCE não utiliza desativei as tags ,  estou com erro munícipio do fato gerador IBS informado indevidamente.

Ide.cMunFGIBS := StrToInt(cibge);  e neste local estou informando 3550308 São Paulo, e tentei 35 também deu erro
      Ide.tpNFDebito := tdNenhum;
      Ide.tpNFCredito := tcNenhum;
//      Ide.gCompraGov.tpEnteGov := tcgEstados;
//      Ide.gCompraGov.pRedutor := 5;
//      Ide.gCompraGov.tpOperGov := togFornecimento;

• Moderadores
Postado
9 minutos atrás, Vanderlei Domingos Gimenez disse:

Ide.cMunFGIBS := StrToInt(cibge);  e neste local estou informando 3550308 São Paulo, e tentei 35 também deu erro

Para NFCe não preencha essa tag, veja as observações na NT sobre ela.

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

Postado

Retirei também tributação regular e crédito presumido, que acho que também não precisa na NFCE, porque o código eu colei do exemplo da NFE, estou vendendo 2 itens, uma bala de 0,10 e uma agua de 5,00 estou com erro no Total IBS UF difere da soma dos itens,  vou anexar o xml, mais vou dar uma lida nas observações da NT, para ver  isto das tags de ibs cbs municipal esta soma e testar se tiver produtos descontos e acréscimos se precisa ratear isto no valor no produto, como era na época da impressora fiscal, para fazer as contas dos impostos já com o valor aplicado desconto e acréscimo, vou anexar o xml, caso queira dar uma olhada.

35250922194865000179650010000001781737418562-nfe.xml

Postado
20 horas atrás, Vanderlei Domingos Gimenez disse:

Retirei também tributação regular e crédito presumido, que acho que também não precisa na NFCE, porque o código eu colei do exemplo da NFE, estou vendendo 2 itens, uma bala de 0,10 e uma agua de 5,00 estou com erro no Total IBS UF difere da soma dos itens,  vou anexar o xml, mais vou dar uma lida nas observações da NT, para ver  isto das tags de ibs cbs municipal esta soma e testar se tiver produtos descontos e acréscimos se precisa ratear isto no valor no produto, como era na época da impressora fiscal, para fazer as contas dos impostos já com o valor aplicado desconto e acréscimo, vou anexar o xml, caso queira dar uma olhada.

35250922194865000179650010000001781737418562-nfe.xml 8.02 kB · 2 downloads

Seus totalizadores do xml estão todos errados, chegou a conferir?

Postado

Olá não eu copiei o código do exemplo, lá esta vendendo um item só e tudo fixado os valores estou lendo a NT, está muito complexo , o segmento que tenho mais clientes é restaurante, talvez deva entrar em contato com as contabilidades, tem o Imposto Seletivo, e tem as bebidas alcoolicas e refrigerantes cigarros, que terá imposto seletivo, tem um CST 200 200047 bares e restaurantes, aliquota reduzida de 40pct, tem a CST 410 410019 gorjeta, outra duvida que não entendi, tem IBS UF e o IBS MUN, tem que informar 0,1, para os dois somar os dois valores,  tem os diferimentos e as devoluções de tributos, créditos presumidos, e os monofásicos, tem a regra do NCM também para bebidas 2204 2205 , então como estes produtos de Imposto seletivo entram na CSTIS, olhar a tabela, para ver isto no cadastro de produtos, estão fixando tudo em CST 000 e cClasstrib 000001, se conseguir analisar isto tudo eu coloco a resposta, se consegui achar todos estes totalizadores.  

Sem contar que tem descontos e acréscimos, nas vendas, acho que tenho que ratear isto nos produtos antes de fazer os cálculos.

Exemplo tenho venda de 100 reais, com gorjeta de 10pct  e desconto de 15 reais, daria 110 reais - desconto 95 reais cliente pagando, dentro destes 100 reais, produtos, tem cerveja, caipirinha, refrigerantes, e refeição, tem vários produtos com Imposto seletivo, que vi que nem saiu o imposto correto deles, Bebidas alcool de 46 a 62% refrigerantes 32% cigarros 250%, os 15 reais de desconto tenho que ratear dentro dos 100 reais de produtos, porque os 10 reais de gorjeta não posso mudar, então seria 85 reais, no calculo, dos produtos para os impostos.

Muita coisa, para ver mais pelo menos, agora não da mais erro de schema, tem que por a mão na massa, e entender todas estas mudanças, colei abaixo a parte do total, vou imprimir isto, para entender direito as tags de total.

image.png.f487806d665c3c231705ec9d24e6eb3e.png

Postado

Boa tarde Pessoal, fiz um teste de NFce homologação hoje, deu certo, segue as tags do XML

<IBSCBS>
<CST>000</CST>
<gIBSCBS>
<vBC>58.00</vBC>
<gIBSUF>
<pIBSUF>0.1000</pIBSUF>
<vIBSUF>0.05</vIBSUF>
</gIBSUF>
<gIBSMun>
<pIBSMun>0.0000</pIBSMun>
<vIBSMun>0.00</vIBSMun>
</gIBSMun>
<vIBS>0.05</vIBS>
<gCBS>
<pCBS>0.9000</pCBS>
<vCBS>0.52</vCBS>
</gCBS>
</gIBSCBS>
</IBSCBS>

//------------------------------------------------------------------------
                                      with IBSCBS do
                                      begin

with gIBSCBS do
                                         begin
                                            vBC := var_base_cbs; // 115.00
                                            // Alíquota de homologacao: IBS UF = 0.1000 (0,1%), CBS = 0.9000 (0,9%)
                                            with gIBSUF do
                                            begin
                                               pIBSUF := 0.1000;
                                               vIBSUF_calc := var_base_cbs * pIBSUF / 100; // não arredonda aqui
                                               vIBSUF := Trunca2Casas(vIBSUF_calc);
                                            end;

with gIBSMun do
                                            begin
                                               pIBSMun := 0.0000;
                                               vIBSMun := 0.00;
                                               vIBSMun_calc := 0.00;
                                            end;

with gCBS do
                                            begin
                                               pCBS         := 0.9000;
                                               vCBS_calc := var_base_cbs * pCBS / 100;   // idem
                                               vCBS          := Trunca2Casas(vCBS_calc);
                                            end;

IBSCBS.gIBSCBS.vIBS := Trunca2Casas(vIBSUF_calc + vIBSMun_calc); // 1,14
                                         end;
                                      end;

// acumula para totais
                                      totalBaseIBSCBS := totalBaseIBSCBS + var_base_cbs;
                                      total_vIBSUF    := total_vIBSUF    + IBSCBS.gIBSCBS.gIBSUF.vIBSUF;
                                      total_vIBSMun   := total_vIBSMun   + IBSCBS.gIBSCBS.gIBSMun.vIBSMun;
                                      total_vCBS      := total_vCBS      + IBSCBS.gIBSCBS.gCBS.vCBS;
                                      total_vIBS      := total_vIBS      + IBSCBS.gIBSCBS.vIBS;
                                      //-------------------------------------------------------------------------

Postado

N total fiz desta forma...............     

with Total.IBSCBSTot do
      begin
        vBCIBSCBS := totalBaseIBSCBS;
        // preenche gIBS
        gIBS.gIBSUFtot.vIBSUF := total_vIBSUF;
        gIBS.gIBSMuntot.vIBSMun := total_vIBSMun;
        gIBS.vIBS := total_vIBSUF + total_vIBSMun; // só UF + Mun, sem CBS

// preenche gCBS
        gCBS.vCBS := total_vCBS;

// zere campos adicionais
        gIBS.gIBSUFtot.vDif := 0;
        gIBS.gIBSUFtot.vDevTrib := 0;
        gIBS.gIBSMuntot.vDif := 0;
        gIBS.gIBSMuntot.vDevTrib := 0;
        gCBS.vDif := 0;
        gCBS.vDevTrib := 0;
        gIBS.vCredPres := 0;
        gIBS.vCredPresCondSus := 0;
        gCBS.vCredPres := 0;
        gCBS.vCredPresCondSus := 0;
      end;

• Membros Pro
Postado
30 minutos atrás, valter gomes disse:

N total fiz desta forma...............     

with Total.IBSCBSTot do
      begin
        vBCIBSCBS := totalBaseIBSCBS;
        // preenche gIBS
        gIBS.gIBSUFtot.vIBSUF := total_vIBSUF;
        gIBS.gIBSMuntot.vIBSMun := total_vIBSMun;
        gIBS.vIBS := total_vIBSUF + total_vIBSMun; // só UF + Mun, sem CBS

// preenche gCBS
        gCBS.vCBS := total_vCBS;

// zere campos adicionais
        gIBS.gIBSUFtot.vDif := 0;
        gIBS.gIBSUFtot.vDevTrib := 0;
        gIBS.gIBSMuntot.vDif := 0;
        gIBS.gIBSMuntot.vDevTrib := 0;
        gCBS.vDif := 0;
        gCBS.vDevTrib := 0;
        gIBS.vCredPres := 0;
        gIBS.vCredPresCondSus := 0;
        gCBS.vCredPres := 0;
        gCBS.vCredPresCondSus := 0;
      end;

Boa noite Valter, você conseguiu autorizar em qual UF?

Postado

Pessoal consegui, depois das dicas acima, e outra do post da gorjeta, fiz já com desconto, Imposto seletivo por enquanto estou deixando zero, porque vendi uma cerveja com NCM 22030000 e não deu erro, porque acho que isto ainda vai ser implementado, dei desconto e gorjeta com CST 410 e cclasstrib 410019, recebido em duas formas de paqamento cartão de crédito e dinheiro com troco, segue foto do cupom.

Vou testar agora taxa de entrega de delivery, uma dúvida a taxa é o mesmo caso da gorjeta, porque não sei se fica para o moto boy ou para o restaurante. alguém sabe como funciona; se usa a mesma CST,

Obrigado a todos.

image.png.cc5a572f2e3a8bf3dec83e0ee65ba0fb.png

Postado

Pesquisei no fórum, tem um post do Ítalo de 2020, sobre entrega, só me confirmem se o procedimento é o que ele colocou, taxa de entrega será colocado como frete, ratear o valor do frete entre produtos e colocar em cada item, quanto representa de frete, ai a duvida o calculo do IBS CBS, será o valor da pizza mais o rateio da taxa entrega,

Exemplo pizza 50 reais, tenho 10 reais taxa entrega, IBS sobre 50 ou sobre 60, já que os 10 reais da taxa de entrega  entrará  no item Prod.vFrete  informo o rateio do frete, e no  Total.icmsTot.vnf.vfrete vai os 10 reais , total da nota produtos mais taxa entrega frete. 

Ai neste caso, Taxa de entrega, não seria um produto  com CST/cclasstrib, como a gorjeta e sim, Frete entraria no final do cupom, somando no total

• 2 semanas depois ...
Postado (editado)

Uma questão que vimos agora, no ambiente de homologação a NFC-e saiu certa, contudo quando enviamos o mesmo sistema para o cliente dai em produção para SP deu erro nos Schemas NFE, zeramos o vIBS e mesmo assim continua dando erro, preciso retirar tudo ou tem alguma forma de já enviar certo sem dar erro ? Ou zera tudo em produção, qual caminho seguir ?

Editado por Fernando Gesse
  • Consultores
Postado
43 minutos atrás, Fernando Gesse disse:

Uma questão que vimos agora, no ambiente de homologação a NFC-e saiu certa, contudo quando enviamos o mesmo sistema para o cliente dai em produção para SP deu erro nos Schemas NFE, zeramos o vIBS e mesmo assim continua dando erro, preciso retirar tudo ou tem alguma forma de já enviar certo sem dar erro ? Ou zera tudo em produção, qual caminho seguir ?

No caso não foi liberado ainda para produção então vai dar erro mesmo.

tem que ter validações e flags pra habilitar

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado
5 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

No caso não foi liberado ainda para produção então vai dar erro mesmo.

tem que ter validações e flags pra habilitar

Obrigado Juliomar, e aproveitando, existe alguma documentação mais completa sobre como devemos preencher os campos e onde usar um e outro dependendo do tipo de negócio, se for simples ou lucro presumido e real ? Tando para NFC-e e Nfe ?

• Este tópico foi criado há 236 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.