Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Orientações a respeito do campo vNFTot

Ver Solução Respondido por Dinarte Moscon,
  • Este tópico foi criado há 199 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Amigos estou implementando o campo vNFTot no novo Layout da NFe e estou me deparando com o seguinte erro no simulador do governo (Ambiente Homologação) :

• bullet_black.png1094 - [Simulacao] Rejeição: Total da NFe difere da soma do total dos itens da Nota

Olhando o manual e alguns tópicos criado pelos colegas do forum notei que esse campo é obrigatório caso tenha IBS / CBS / IS , e na incidência da informação o valor desse campo seria :
Total da nota + IBS + CBS + IS  , seria exatamente isso ?

Coloco abaixo a imagem do XML que estou gerando, são 7 produtos porem somente um dos produtos incide em valor CBS (estou simulando apenas com o CBS nesse momento).

Eu estou somando o ICMSTot.vNF com o Valor total do CBS nesse exemplo e jogando essa totalização no vNFTot

image.png.9c1bd0d082fd292dc7de9e849a00d1c2.png

Por favor, alguém consegue me dar uma orientação ou me dizer onde estou errando exatamente ? 

Postado
33 minutos atrás, Anderson Eccker disse:

Boa tarde, em 2026 não deve somar o valor desses novos tributos no valor total da NF-e.

Boa tarde, entendi então tanto em 2025 quanto 2026 eu não preciso criar essa tag , é isso ?

Hoje eu não crio ela, inclusive se eu mando esse mesmo XML sem a tag criada ele não reclama desse erro, mas eu passei a criar ela baseado nas novas orientações técnicas

image.thumb.png.9d4d948ccdd6c757933f1d7e97bc0c83.png

image.thumb.png.b57c45640abe7845194518afc01d9eeb.png

• Solution
Postado

A nota terá dois totais, sendo o vNF o total usado atualmente e o vNFTot o novo valor total.

vItem de ser o valor do produto somados os impostos.

vNFTot deve ser o somatório do vItem, ou cálculo que resulte no mesmo valor .

item.vItem := item.Prod.vProd - item.Prod.vDesc + item.Imposto.IBSCBS.gIBSCBS.vIBS + item.Imposto.IBSCBS.gIBSCBS.gCBS.vCBS + item.Imposto.ISel.vIS;

nfe.Total.vNFTot := nfe.Total.ICMSTot.vNF + nfe.Total.ISTot.vIS + nfe.Total.IBSCBSTot.gIBS.vIBS + nfe.Total.IBSCBSTot.gCBS.vCBS;

Postado
3 horas atrás, Dinarte Moscon disse:

A nota terá dois totais, sendo o vNF o total usado atualmente e o vNFTot o novo valor total.

item.vItem := item.Prod.vProd - item.Prod.vDesc + item.Imposto.IBSCBS.gIBSCBS.vIBS + item.Imposto.IBSCBS.gIBSCBS.gCBS.vCBS + item.Imposto.ISel.vIS;

nfe.Total.vNFTot := nfe.Total.ICMSTot.vNF + nfe.Total.ISTot.vIS + nfe.Total.IBSCBSTot.gIBS.vIBS + nfe.Total.IBSCBSTot.gCBS.vCBS;

Resolvido, adicionei o vItem com a formula narrada e o erro da simulação saiu mesmo informando o campo vNFTot

• 1 mês depois ...
Postado

Boa tarde,

Fiquei com algumas dúvidas refente a esse campo, os impostos de Pis/Cofins deverão ser somados ao vItem?

Pois nesse caso, no meu entender não ficará correto apenas somando no vNFTot o vNF.

Essa soma dos impostos do CBS e IBS deverão ser apenas a partir de 2027, Isso?

Por acaso teria um exemplo do XML de como ficou, do que está aceitando na SEFAZ?

Grato desde já.

Postado

Esta validação ainda não está ativa, então somando ou não o CBS/IBS, está aceitando desde que a soma dos vItem's bata com o vNFTot.
O cálculo é esse.

image.thumb.png.e1c5cbc2ccee97539504976ee16b90fd.png

Quanto a PIS e Cofins: é o PisST e CofinsST no caso do indicador ser 1.

• Obrigado 1
Postado
Em 22/10/2025 at 14:32, Dinarte Moscon disse:

Olá.

Não sei se é o seu caso, mas aqui eu tenho muitas operações com IPI e ICMS ST, como teremos o período de transição agora em 2026 esses impostos continuarão sendo exibidas na NF então tem apenas um pequeno ajuste no calculo do nfe.Total.vNFTot que seria trocar nfe.Total.ICMSTot.vNF por nfe.Total.ICMSTot.vProd.

nfe.Total.vNFTot := nfe.Total.ICMSTot.vProd + nfe.Total.ISTot.vIS + nfe.Total.IBSCBSTot.gIBS.vIBS + nfe.Total.IBSCBSTot.gCBS.vCBS;

Espero que seja útil pra alguém

• Moderadores
Postado
20 minutos atrás, araujojunior disse:

Olá.

Não sei se é o seu caso, mas aqui eu tenho muitas operações com IPI e ICMS ST, como teremos o período de transição agora em 2026 esses impostos continuarão sendo exibidas na NF então tem apenas um pequeno ajuste no calculo do nfe.Total.vNFTot que seria trocar nfe.Total.ICMSTot.vNF por nfe.Total.ICMSTot.vProd.

nfe.Total.vNFTot := nfe.Total.ICMSTot.vProd + nfe.Total.ISTot.vIS + nfe.Total.IBSCBSTot.gIBS.vIBS + nfe.Total.IBSCBSTot.gCBS.vCBS;

Espero que seja útil pra alguém

vNFTot é a soma dos vItem.

A fórmula vai no vItem.

Em 2026 não se deve somar IBS, CBS ou IS no total.

• Curtir 1
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Este tópico foi criado há 199 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...