Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Venda Com Farmácia Popular


Cleber Ferreira
Ver Solução Respondido por Cleber Ferreira,
  • Este tópico foi criado há 2358 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

Bom dia a todos!

 

Achei aqui no fórum um tópico sobre uma dúvida do colega " vca_rj" (vou até colocar o link do tópico la em baixo) sobre dúvida para implantação de farmácia popular. Estou  criando esse tópico primeiramente porque preciso implantar no meu PAF-ECF e segundo para que a comunidade troque ideias sobre esse tema de grande valia.

 

No Roteiro tem testes específicos para farmácias de manipulação mas nada a ver com o assunto aqui. Pelo que entendi, farmácia popular é preço diferenciado, com base em uma tabela de preço (semelhante a um preço de mercado estipulado pelo Ministério da Saúde). Com base nessa tabela é que serão vendidos os itens no cupom fiscal e que são calculados os descontos nos medicamentos. A nível de PAF-ECF como isso ficaria? A forma que expus aqui está correta? No outro tópico vi que pode ser feito semelhante a uma pre-venda. Mas e para vendas concomitante, ou seja, pegou o medicamento e foi la no frente de caixa? O usuário terá que realizar uma pre-venda e depois emitir o cupom fiscal?

 

Outro ponto. Existe um monitor desenvolvido pela BITSHOP Informática que realiza integração via txt com seu ERP. Semelhante ao funcionamento do tefDial. Bem simples sua utilização. Pretendo utiliza-lo mas também me surgiu a dúvida se tenho que coloca-lo na lista de executáveis homologados. O que vocês acham a respeito ou me recomendam? Tive até uma ideia bastante louca. Pensei em um componente ACBrFPopular, mas não tenho experiencia alguma para criação de componentes.

 

Peço a quem puder se manifestar a respeito.

 

Grato a todos.

 

Link pesquisado: 

Editado por Cleber

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Não sei muito sobre a implementação em si da Farmácia Popular, mas até a última vez que vi a legislação sobre o assunto, os softwares de Farmácia Popular estão dispensados de fazer o PAF-ECF por terem requisitos conflitantes.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

É complicado o tema, pois tem que emitir cupom fiscal.

 

Pelo que você está me falando, dá a entender que posso construir uma tela a parte da farmácia popular para realizar as consultas e devidas autorizações e após emitir o cupom fiscal dos autorizados.

 

Vou entrar em contato com a Polimig-MG para saber sobre o tema e posto a resposta aqui para voces

Editado por Cleber

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution

Boa tarde a todos!

 

Ontem e hoje andei conversando com o pessoal da Polimig-MG pelo skype e o Deynison, quem está me atendendo é bastante prestativo. Pelo que me disse, posso desenvolver a tela de Farmácia popular da forma que eu quiser, pois eles nem vão abrir ela. Até aí tudo bem. Mas entrei em um ponto importante que é a questão do preço de venda. Já que o MS tem sua própria tabela de preços, como citado anteriormente. Nesse caso, ele me recomendou duas opções.

 

1 - A diferença do preço de venda no PAF-ECF com o preço de venda do MS ser registrado como desconto do item;

2 - Criar a tabela de preços para o produto, mantendo no cadastro original o preço de venda e, numa tabela filha o preço de venda da tabela do SUS. Com a criação dessa tabela, aí sou obrigado a gerar um arquivo txt de tabela de produtos para cada tipo de preço de venda.

Editado por Cleber

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Cleber!

 

Aqui na empresa usamos o farmacia popular e como vc diz temos que ter os preços de acordo com a tabela do ABCFarma entao os produtos por lei tem q esta de acordo com essa tabela se o seu cliente quer usar o Farmacia Popular os produtos que são liberados para o convenio tem q esta com os preços que saõ liberados para ele...

 

Ou como o cara disse vc pode usar tabela de preço, mas axo q não precisa para tal função pois os preços são unicos...

 

outra opção é idicar se o produto pode ser vendido com o valor do ABCFarma se forma farmacai ou o valor normal se nao forma o farmacia

 

Outra coisa mesmo vc usando o convenio na homologação não existe teste para tal convenio... vc pode vender os produtos normais se essa opção do convenio pois no paf nao especifica isso é assim q fazemos nas homologações alias nem mostramos as telas do farmacia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia tchuk!

 

Entendo sua posição. Mas tem consumidores que vão querer comprar sem ser através do farmácia popular.  Então o meu cliente tem o preço de venda dele normal. Você sugere que isso seja abolido? Se for, aí é sem chance. Ou talvez eu esteja errado com relação a concepção.

 

Nesse trecho vc diz: "outra opção é idicar se o produto pode ser vendido com o valor do ABCFarma se forma farmacai ou o valor normal se nao forma o farmacia".

 

Na verdade, solucionaria para mim se eu pudesse colocar outro campo de preço (ref. à Farmacia Popular) dentro da tela de cadastro de produtos e também na consulta de produtos. É isso que você quis dizer? De toda forma eu teria que gera outro arquivo eletrônico de cadastro por causa do preco diferenciado, certo?

 

Abraço

Editado por Cleber

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

O Deynisson é muito prestativo. Tire suas dúvidas antes de ir fazer a homologação. Isso lhe poupará muita dor de cabeça.

 

Talvez não tenha visto esse tópico também sobre Farmácia Popular:

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Desculpe Elton, mas parece que não tenho permissão para entrar nesse tópico. Deve ser algum tópico do SAC. Tem como postar o conteúdo aqui?

 

Grato

Editado por Cleber

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse aqui no cadstro de produto tem um campo chamado Preço ABCFarma que é para os produtos geralmente vendidos no convenio farmacia popular, entao na hora de enviar para o convenio eu envio esse preço q se encontra no campo pois se o valor nao for igual ao q o MS envia o produto não é validado entao eu tenho q passar para o VlrUnitario o valor retornado do Convenio no caso VlrUnitario := PreçoVenda/Quantidade... Creio que se vc não usar uam forma de passar o valor do MS não ira conseguir usar o FP...

 

Tudo que retorna do FM eu repasso para a prevenda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Voltei a trocar ideia novamente com o Deynison e ele disse que posso colocar sim o campo de preço do convenio na mesma tela de produtos. Bastando gerar o txt de produtos para tal.
Editado por Cleber

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Desculpe Elton, mas parece que não tenho permissão para entrar nesse tópico. Deve ser algum tópico do SAC. Tem como postar o conteúdo aqui?

 

Grato

 

ihh rapaz, foi falha minha mesmo. Não me atentei que era um tópico do SAC.

Mas a ideia era mostrar a legislação pertinente, que eu tinha citado no post anterior, que está no ATO COTEPE 15/08. Pois você precisa se atentar que há requisitos conflitantes como o Manual da Farmácia Popular diz. Por exemplo, no já citado manual está escrito, com grifo meu:

A cada operação, o estabelecimento deverá emitir 02 (duas) vias do Cupom Fiscal e do

Cupom Vinculado, bem como providenciar cópia da receita médica utilizada.

O paciente, obrigatoriamente, deve assinar o Cupom Vinculado, o qual deve conter o seu

nome completo, por extenso, e o número do CPF, sendo que uma via deve ser mantida

pelo estabelecimento e a outra entregue ao paciente.

O estabelecimento deve manter, por 5 (cinco) anos, as vias assinadas dos Cupons

Vinculados e Fiscais arquivadas em ordem cronológica de emissão, juntamente com as

respectivas receitas médicas, as quais deverão ser disponibilizadas sempre que necessário.

Em caso de impressora térmica, a segunda via do Cupom Fiscal ficará armazenada na

memória e deverá ser recuperada sempre que solicitado.

 

Emissão de duas vias do cupom Fiscal e do Cupom Vinculado é proibida nos requisitos do PAF.

Já conversou com eles sobre como se faz isso?

  • Triste 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

ihh rapaz, foi falha minha mesmo. Não me atentei que era um tópico do SAC.

Mas a ideia era mostrar a legislação pertinente, que eu tinha citado no post anterior, que está no ATO COTEPE 15/08. Pois você precisa se atentar que há requisitos conflitantes como o Manual da Farmácia Popular diz. Por exemplo, no já citado manual está escrito, com grifo meu:

 

Emissão de duas vias do cupom Fiscal e do Cupom Vinculado é proibida nos requisitos do PAF.

Já conversou com eles sobre como se faz isso?

 

Olha onde diz: "Em caso de impressora térmica, a segunda via do Cupom Fiscal ficará armazenada na

memória e deverá ser recuperada sempre que solicitado."

 

Aí entra no espelho da MFD. Ela sempre vai estar lá disponivel para um fiscal. Basta tira-la

Editado por Cleber

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Mas isso não seria no caso da armazenagem do cupom? Pois não tem uma assinatura do cliente que precisa ficar no cupom armazenado na farmácia? Se tiverem impressoras com MFD estão dispensados de pegar essa assinatura?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom Elton, me equivoquei na hora de ler. Para as impressoras atuais, realmente o cupom fica na MFD mas precisa de 2 cópias do vinculado. Aí vem a pergunta: é permitida a emissão de 2 cupons vinculados para 1 cupom fiscal apenas? Se for, aí fecha blz. Se não for, pode-se usar relatorio gerencial? Talvez o tchuck tenha essas respostas.

Editado por Cleber

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Mas vinculados só podem ser usados para emissão de comprovantes TEF, senão me engano é só para essa finalidade para o restante tem que ser relatório gerencial

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Mas aí o relatório gerencial não vai ter a relação de itens certo? Pois até onde eu me lembro da homologação, você não pode imprimir item a item no vinculado ou relatório gerencial fazendo como se ele fosse cupom fiscal.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Mas aí o relatório gerencial não vai ter a relação de itens certo? Pois até onde eu me lembro da homologação, você não pode imprimir item a item no vinculado ou relatório gerencial fazendo como se ele fosse cupom fiscal.

 

Pois é. O DATASUS retorna o layout prontinho para ser impresso. La consta o medicamento, a parcela do cliente e a parcela do MS. O homologador disse que se assemelha a um cupom fiscal. Mas tenho que obedecer o txt de retorno. Se não posso imprimir cupom vinculado e nem o relatorio  gerencial listando os medicamentos, vou fazer o que? Só que ele me disse que todos que tem farmácia popular se tiver feito de um jeito ou de outro, pra eles vai estar errado. Mas não podem fazer nada, pois não olham farmácia popular. Então vou usar a lei a meu favor e fazer dessa forma mesmo.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde...

 

 

Se precisar de ajuda com o F Popular..ja fiz no meu sistema

 

Como funciona o seu triburtini ? Como você imprime?

Editado por Cleber

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara seguinte, li seus posts anteriores e percebi que vc tem duvida quanto ao preco do produto, uma vez que ele e vendido pela f popular e vendido a preco normal fora do f popular

No meu sistema nao tenho um campo com o preco da farmacia popular, pq consulto o preco do produto no site atravez do codigo de barras e o site me retorna o preco e o desconto que devo utilizar..

 

 

Vou preparar um esquema do processo pra te passar..

penei muito no comeco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-Pre Autorizacao (Vc informa pro site do FP)

   1.1 - Informa os dados da farmacia e do usuario que ta fazendo a solicitacao (que deverao estar cadastrados no site do DataSUS)

 

      { Usuário Farmacia / Vendedor }
      Usuario := UsuarioFarmaciaDTO.Create;
      Usuario.UsuarioFarmacia := Parametro(FPopularEmail).AsString;
      Usuario.SenhaFarmacia   := Parametro(FPopularSenha).AsString;
      Usuario.UsuarioVendedor := fVendedorLogin;
      Usuario.SenhaVendedor   := fVendedorSenha;
          

   1.2 - Informa os produtos a serem cotados

      { MEDICAMENTOS SOLICITADOS }
      for Item := 0 to fVenda.Produtos.Count-1 do begin
         fProduto          := TVdaProduto(fVenda.Produtos.Items[item]);
         if not fProduto.Deleted then begin
            SetLength(Medicamentos, Length(Medicamentos) + 1);
            Medicamentos[Length(Medicamentos) - 1]               := MedicamentoDTO.Create;
            Medicamentos[Length(Medicamentos) - 1].coCodigoBarra := fProduto.Produto.FPopular_EAN13;
            Medicamentos[Length(Medicamentos) - 1].qtPrescrita   := fProduto.FPopular.Posologia;
            Medicamentos[Length(Medicamentos) - 1].qtSolicitada  := fProduto.Qtde * fProduto.Produto.Apresentacao;
            Medicamentos[Length(Medicamentos) - 1].vlPrecoVenda  := fProduto.Produto.FPopular_Total;
         end;
      end;
 

    1.3 Dados do estabelecimento e paciente

      { Dados do Estabelecimento e Paciente }
      Solicitacao                             := SolicitacaoDTO.Create;
      Solicitacao.arrMedicamentoDTO           := Medicamentos;
      Solicitacao.coSolicitacaoFarmacia       := StrZero(fVenda.FPopular.IdSolicitacao, 6);
      Solicitacao.dtEmissaoReceita            := TXSDateTime.Create;
      Solicitacao.dtEmissaoReceita.AsDateTime := fVenda.FPopular.ReceitaData + Time;
      Solicitacao.nuCnpj                      := ApenasDigitos(fSistema.Empresa.CnpjCpf);
      Solicitacao.nuCpf                       := ApenasDigitos(fVenda.FPopular.CompradorCPF);
      Solicitacao.nuCrm                       := fVenda.FPopular.Profissional.NumeroRegistro;
      Solicitacao.sgUfCrm                     := fVenda.FPopular.Profissional.UFConselho;
      Solicitacao.dnaEstacao                  := Trim(ObterSolicitacao(Solicitacao));

   

    1.4 Executa a pre-solicitacao e obtem o retorno do site

      Autorizacao := AutorizacaoDTO.Create;
      Autorizacao := WebService.ExecutarSolicitacao(Solicitacao, Usuario);
 

      fVenda.FPopular.ReqRetorno              := Autorizacao.inAutorizacaoSolicitacao;
      fVenda.FPopular.ReqRetornoDescricao     := Autorizacao.descMensagemErro;
      fVenda.FPopular.ReqRetornoNomePaciente  := Autorizacao.noPessoa;
      fVenda.FPopular.ReqRetornoCodigoDataSus := Autorizacao.nuAutorizacao;

      for Item := Integer(Low(Autorizacao.arrMedicamentoDTO)) to Integer(High(Autorizacao.arrMedicamentoDTO)) do begin
         fProduto := fVenda.Produtos.GetProdutoEANFP(Autorizacao.arrMedicamentoDTO[item].coCodigoBarra);
         if Assigned(fProduto) then begin
            fProduto.FPopular.QtdeAutorizada        := Trunc(Autorizacao.arrMedicamentoDTO[item].qtAutorizada);
            fProduto.FPopular.ValorParcelaMS        := Autorizacao.arrMedicamentoDTO[item].vlPrecoSubsidiadoMS;
            fProduto.FPopular.ValorParcelaPaciente  := Autorizacao.arrMedicamentoDTO[item].vlPrecoSubsidiadoPaciente;
            fProduto.FPopular.ValorParcelaPaciente  := (fProduto.TotalLiquido - fProduto.FPopular.ValorParcelaMS);
            fProduto.FPopular.ReqRetorno            := Copy(Autorizacao.arrMedicamentoDTO[item].inAutorizacaoMedicamento,1,4);
            fProduto.FPopular.ReqRetornoDescricao   := Copy(Autorizacao.arrMedicamentoDTO[item].inAutorizacaoMedicamento,8,200);
         end;
      end;

 

    Observacao: Com isso vc tem o retorno do DAtaSus e os produtos autorizados e nao autorizados

 

 

 

 

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so pra resumir e vc ter uma visao geral do processo

 

1 - vc faz a pre autorizacao (quantas quiser nao tem restrição) a cada pre-autorização o DATASus te retorna um numero;

2 - Vc confirma a venda com os itens autorizados na pre-autorizacao e emite o cupom fiscal,

3 - Vc confirma a autorizacao no site do DATASUS (informando o codigo do cupom que foi emitido e o numero da pre-autorizacao)

4 - Vc Emite os cupons vinculados com o texto que o DATASUS retorna na autorizacao (processo 3)

5  - pronto so isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...

Olá passei um aperto nesse aspecto. Mas conversando com alguns colegas cheguei a conclusão:

Estou usando da seguinte forma:

 

Obs.: No cadastro de produtos criei uma opção para informar se o produto faz parte do programa Farmácia Popular e se "SIM" informar a "Apresentação" que é um campo onde informa a quantidade comercializada pelo MS. Dessa forma não preciso criar uma tabela de preços à parte. A criação dessa tabela seria inviável, pois para fazer a venda pelo FPop. é preciso buscar a informação no Servidor do MS, dados que podem mudar conforme a decisão deles.

 

1. Faço uma pré venda normal em uma tela específica que eu criei para o Farmácia Popular. Ao finalizar essa pré venda, SOLICITO a "Pré Autorização" que irá verificar possíveis erros, os dados do solicitante e os medicamentos que está sendo solicitado e nos retornar se pode ou não ser vendido.

 

2. Passando pela Pré Autorização, mando gravar os TODOS os dados NECESSÁRIOS no DB como se fosse uma pré venda normal, apenas identificando que a pré venda trata-se de uma pré venda FarmPop "e os dados retornados pela solicitação". (Criei um campo no BD onde ficam as PV para informar isso).

 

3. Lá no caixa, existe a opção de importar pré venda onde é aberto um grid com todas as pré vendas em aberto. As que são do programa/convênio FarmPop. ficam na cor verde. A rotina é a mesma da do fechamento de uma pré venda normal.

 

Como foi Aprovado a Solicitação, assim que seleciono a PV FarmaPop Segue a rotina abaixo:

 

 

  Se PV_tipo = 'fpopular' 
     EXECUTA Pre Autorizacao
 
  Abre Cupom Fiscal
 
  Vende itens da pré-venda selecionada
 
  Grava pagamento Farmácia Popular
 
  Se PV_tipo = 'fpopular' 

     Efetuar Pagamento FPopular(Valor_Total_MS, Cliente_CPFCNPJ, Cliente_Nome, Data);

 
  Abre tela de pagamento
 

  Fecha Cupom

 

  Imprime Cupom Vinculado (Retornado no momento que e EXECUTADO a Pré Autorização)

 

Espero ter ajudado. :-P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2358 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.