Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 180 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Olá bom dia, gostaria de saber se vocês tem como me enviar o cronograma , a cartilha de quando vai entrar em vigor a nova reforma tributaria ? e o que vai precisar ser feito, pois já tinha atualizado o sistema com as data que vocês tinham informado que era dia 10/11/2025, mais pelo visto ainda não entrou em vigor,  preciso saber dessas informações , data, etc... para me antecipar ao erro.

Atenciosamente,

Cristiano Marco.

• Moderadores
Postado
1 hora atrás, cristiano informatica disse:

Olá bom dia, gostaria de saber se vocês tem como me enviar o cronograma , a cartilha de quando vai entrar em vigor a nova reforma tributaria ? e o que vai precisar ser feito, pois já tinha atualizado o sistema com as data que vocês tinham informado que era dia 10/11/2025, mais pelo visto ainda não entrou em vigor,  preciso saber dessas informações , data, etc... para me antecipar ao erro.

Pelas atualizações das Notas Técnicas:

- NFe/NFCe: Já pode enviar em produção desde 10/11/2025, e será obrigatório a partir de 05/01/2026. Em homologação está como opcional mesmo a partir de 2026.

- NFSe: Obrigatório a partir de 01/01/2026, ver com cada prefeitura como vai ser a implementação, se vão migrar para o emissor nacional, usar o layout nacional mas com servidor próprio, alterar o seu layout atual, ou resolver internamente. A maioria ainda não se manifestou.

- CTe/CTeOS/GTVe/BPe: Mesmo em produção só será validado se informado no XML.

Mas independente do que digam as Notas Técnicas, a legislação determina que todas as empresas do regime normal informem os dados de IBS/CBS nos seus documentos fiscais a partir de 01/01/2026, se não informar pode ter problemas com o fisco.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Membro Pro Verificado
Postado
Em 15/11/2025 at 10:41, cristiano informatica disse:

Atenciosamente,

Cristiano Marco.

boa tarde,

você tem tem algum exemplo de um arquivo .ini ou .xml já incluida as tags IBS/CBS para eu implementar meu sistema.  baseado no seu exemplo por favor.

se puder me enviar. meu e-mail é [email protected]. eu agradeço 

atenciosamente,

Paulo Ramalho

• Consultores
Postado

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado
Em 15/11/2025 at 12:28, BigWings disse:

Pelas atualizações das Notas Técnicas:

- NFe/NFCe: Já pode enviar em produção desde 10/11/2025, e será obrigatório a partir de 05/01/2026. Em homologação está como opcional mesmo a partir de 2026.

- NFSe: Obrigatório a partir de 01/01/2026, ver com cada prefeitura como vai ser a implementação, se vão migrar para o emissor nacional, usar o layout nacional mas com servidor próprio, alterar o seu layout atual, ou resolver internamente. A maioria ainda não se manifestou.

- CTe/CTeOS/GTVe/BPe: Mesmo em produção só será validado se informado no XML.

Mas independente do que digam as Notas Técnicas, a legislação determina que todas as empresas do regime normal informem os dados de IBS/CBS nos seus documentos fiscais a partir de 01/01/2026, se não informar pode ter problemas com o fisco.

Bom dia, estou com duvida sobre o servidor de produção!!  ( NFe/NFCe: Já pode enviar em produção desde 10/11/2025 )

Eu ja posso usar nos cliente a versão que gera as tags  IBS/CBS ??

Porque no dia 10/11/2025 eu atualizei os cliente para essa versão e deu erro rejeição nas tags do  IBS/CBS, Eu abri um tópico aqui no fórum e me informaram que a rejeição era porque a sefaz ainda não tinha subido o servidor com o schema novo da reforma tributaria.

Alguém pode me ajudar?

Atenciosamente,

Cristiano Marco.

• Moderadores
Postado

Minha resposta foi com base nas notas técnicas, as SEFAZ nem sempre seguem os próprios prazos, então precisa testar.

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

• 2 semanas depois ...
Postado
Em 19/11/2025 at 10:00, BigWings disse:

Minha resposta foi com base nas notas técnicas, as SEFAZ nem sempre seguem os próprios prazos, então precisa testar.

Bom dia, fui efetuar o teste em produção com a ultima versão do ACBRMONITORPLUS e com as TAGS do IBS E CBS e deu rejeição 001-001-00614707 Erro 1026
Rejeicao: Alíquota do IBS da UF inválida  [nItem:1]

vou enviar os arquivos SAI.TXT e ENT.TXT

Alguém consegui me ajudar por favor!!

OBS.: lembrando que em homologação a venda esta finalizando e gerando o cupom normal, somente em produção esta dando a rejeição.

estou preocupado pois 01/01/2026 vai ser obrigatorio!!

rejeição IBSCBS.PNG

Sai.txt Ent.txt

• Moderadores
Postado
11 minutos atrás, cristiano informatica disse:

Rejeicao: Alíquota do IBS da UF inválida  [nItem:1]

Você não informou a alíquota correta, como consta na NT:

[gIBSUF001]
pIBSUF=0.00
vIBSUF=0.00

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

• Moderadores
Postado
19 minutos atrás, cristiano informatica disse:

Você pode me enviar o numero dessa NT ? te agradeço

Nota Técnica 2025.002 v.1.32 - Publicada em 25/11/2025
Nota técnica de adequação dos leiautes da NF-e e da NFC-e para inclusão dos campos e das regras de validação referentes à Reforma Tributária do Consumo - RTC.

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

Postado

Boa Tarde

Estou com mesmo erro na Produção,  usando, conforme a NT.

Alguém sabe o Porque ?

<gIBSUF>
<pIBSUF>0.1000</pIBSUF>
<vIBSUF>0.00</vIBSUF>
</gIBSUF>
<gIBSMun>

----------------------------------------------------------
Se informado grupo de IBS Estadual (gIBSUF):
A alíquota de IBS da UF (pIBSUF) deverá ser:
- 0,1% para documento com data de emissão no ano de 2025 e 2026. (Art. 343 da LC 214/25);
- 0,05% para documento com data de emissão no ano de 2027 e 2028. (Art. 344 da LC 214/25);
- Alíquota de referência ou específica a ser publicada para anos posteriores a 2028.
Exceção: Se o cClassTrib possuir indicador de Tributação Regular, o pIBSUF deve ser igual a zero
----------------------------------------------------------
agradeço desde já.

Atenciosamente

Marcelo Ferreira

Email: [email protected]

Postado (editado)

Aqui , VOLTOU  a funcionar sem ERRO !!!

tem que deixar preenchido os valores

<gIBSUF>
<pIBSUF>0.1000</pIBSUF>
<vIBSUF>0.00</vIBSUF>   ( Valor do Calculo, neste exemplo A Venda é R$ 1,00 )
Editado por shennamo

Atenciosamente

Marcelo Ferreira

Email: [email protected]

• 2 semanas depois ...
  • Este tópico foi criado há 180 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...