Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Emissão de NFS-e no padrão da reforma para São Paulo SP

Ver Solução Respondido por Juliomar Marchetti,
  • Este tópico foi criado há 142 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Consultores
Postado
19 horas atrás, NelsonM disse:

Alguem testou o envio no modo ASSINCRONO? Eu consigo enviar o XML do RPS no modo sincrono sem erros, porem ao mudar para a url assincrona (cujo XML é o mesmo, muda apenas algumas TAGs) retorna Erro 1102 Mensagem XML de Pedido do serviço sem conteúdo. A imagem abaixo mostra do lado direito mostra algumas coisas que mudei, so nao coloquei a imagem do XML porque sao exatamente iguais (ou pelo menos deveria ser).

Comparativoo.jpg

Está com o ACBrNFSeX atualizado?

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Membros Pro
Postado
Em 09/12/2025 at 14:16, LopesSilva disse:

Boa tarde, 

Atualizei as fontes do ACBr e estou fazendo da seguinte forma:

No arquivo ACBrNFSeXServicos.ini, comentei o campo ProRecepcionar e onde tem o comentário "As linhas abaixo devem ser descomentadas..", descimentei e grave conforme o print abaixo. 

image.thumb.png.b43169c98f7986c93291b7e361e02beb.png

Depois cliquei no Compila_RES.bat e na sequência reinstalei o ACBr.

No meu projeto no grupo que gero as tags do IBS adicionei adicione o CST para gerar as tags, fiz dessa forma porque vi nas fontes que colocando o CST geraria as tags. 

Exemplo: NFSe.IBSCBS.valores.trib.gIBSCBS.CST:=cst000;

No componente do ACBrNFSeX deixei configurado como produção e para enviar usei essa rotina "ACBrNFSeX.Emitir(NumLote, meTeste)", com isso, consegui transmitir com sucesso no modo de testes.

Espero que ajude. 

Boa tarde @LopesSilva.

Nesse seu print, vc fala para comentar o ProRecepcionar com a url antiga da prefeitura de São Paulo e, descomentar a nova url (achei interessante o 'Versao=2.00' para não pegar o layout 1.00), porém não era para comentar o ProLinkURL e HomLinkURL com as urls antigas e colocar as novas? 

Postado

Prezados,

Hoje para teste de SP só está sendo possível utilizando o meTeste no .Enviar? 

A consulta e cancelamento, alguém já conseguiu realizar testes também?

Agradeço desde já pela ajuda.

Postado

Pessoal !

Estou emitindo a NFS-e no ambiente de Teste da Prefeitura de SP e ao efetuar o processo de envio, me retorna o erro "Código indicador da operação inexistente.", mas no atributo cIndOp eu informei 000001 . Alguem saberia qual o cIndOp deveria usar ? Onde buscar isto ?

Agradeço desde já...

• Curtir 1
  • 1 mês depois ...
Postado (editado)

Pessoal boa tarde, fiz o ajuste no ..servicos.ini, e ficou ok a V2.00. 
Porem, meu sistema é multi-empresa e tenho na mesma base empresas do Simples e fora dele.

A Pref. só aceita V2 de quem não é do simples, ou seja teria que ter a V1 e V2 rondado ao mesmo tempo?, alguma ideia de como fazer isso????.

Obg.

image.thumb.png.4c000613dda33f228b51785620bd66f8.png

Editado por Vinicius Pereira
Postado

Olá pessoal!

Tentando aqui implementar. Não tenho o certificado do emitente, clico para enviar apenas a fim de gerar o xml e conferir as tags. 

Já esta com o layout/versão 2.00, mas não aparecem as tags ref ao IBS, CBS etc.

Alguém poderia me dar uma dica?

Obrigado!

No meu fonte:

IBSCBS.valores.trib.gIBSCBS.CST := cst000;
        IBSCBS.valores.trib.gIBSCBS.cClassTrib := '000001';

infNFSe.IBSCBS.Valores.vBC := 100;

infNFSe.IBSCBS.Valores.mun.pIBSMun := 0;
        infNFSe.IBSCBS.Valores.fed.pCBS := 5;
        infNFSe.IBSCBS.Valores.uf.pIBSUF := 5;

infNFSe.IBSCBS.totCIBS.vTotNF := 100;
        infNFSe.IBSCBS.totCIBS.gIBS.vIBSTot := 100;
        infNFSe.IBSCBS.totCIBS.gIBS.gIBSUFTot.vIBSUF := 5;
        infNFSe.IBSCBS.totCIBS.gIBS.gIBSMunTot.vIBSMun := 0;
        infNFSe.IBSCBS.totCIBS.gCBS.vCBS := 5;

image.png.4e5291c4a7f232b8b98a5e931955ebb6.png

Postado

Você já tentou trocar a configuração no ACBrNFSeXServicos.ini ?

Busca o IGBE de São Paulo e descomenta as linhas da versão 2.00 e comenta a antiga.

Depois compila o ACBRNFSeX e instala de novo o ACBR.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, marianatamy disse:

Você já tentou trocar a configuração no ACBrNFSeXServicos.ini ?

Busca o IGBE de São Paulo e descomenta as linhas da versão 2.00 e comenta a antiga.

Depois compila o ACBRNFSeX e instala de novo o ACBR.

Olá, Mariana!

Sim, fiz os procedimentos no ACBrNFSeXServicos.ini.

Só não compilei o ACBRNFSeX e instalei de novo porque atualizei todo o Acbr... mas também farei isso. Obrigado!

Postado
1 hora atrás, silvasoares disse:

Olá, Mariana!

Só não compilei o ACBRNFSeX e instalei de novo porque atualizei todo o Acbr... mas também farei isso. Obrigado!

Falta informar o campo "Servico.CodigoNBS", pra que as tags sejam geradas!

• Curtir 1

Sistema de Automação Comercial para diversos segmentos
NF-e, NFC-e, SPED Fiscal - www.arenasoft.com.br

Postado
1 hora atrás, silvasoares disse:

Olá, Mariana!

Fiz e refiz mas não adiantou. Ele mostra que o layout é o 2.00 mas simplesmente não cria as tags completa da reforma.

35 minutos atrás, Solivan disse:

Falta informar o campo "Servico.CodigoNBS", pra que as tags sejam geradas!

Ele até já tinha o NBS e sai no xml, mas não saem as tags dos impostos da reforma. 

• Membros Pro
Postado

boa tarde, segue do jeito que nos fazemos usando a lib que usa um ini para carregar os dados do RPS, mas imagino que para cada sessao do ini tenha um objeto no seu código ...  ,

vou mandar direto meu codigo fonte, acredito que de para entender : 

na configuraçao geral apontamos para o ini da RTC : 

myACBRNFSE.ConfigGravarValor SESSAO_NFSe, "IniServicos", app.path & "\ACBrLib\dep\ACBrNFSeXServicosRTC.ini"

e no ini do RPS ( com base neste modelo https://acbr.sourceforge.io/ACBrLib/ModeloNFSeINI-ProvedoresLayoutPr.html ) 

na sessao [Servico]

Call myLayout.GravarValor(ArqTecnoSpeedDetalhe, "CodigoNBS", NBS, "Servico")

na sessao [Valores] : 

Call myLayout.GravarValor(ArqTecnoSpeedDetalhe, "ValorFinalCobrado", myLayout.FormatarMoedaTecnoSpeed(dblValorServico), "Valores")

sessao IBSCBSDPS

Call myLayout.GravarValor(ArqTecnoSpeedDetalhe, "finNFSe", 0, "IBSCBSDPS") 'finalizada Normal / cancelamento / substituicao
                Call myLayout.GravarValor(ArqTecnoSpeedDetalhe, "indFinal", 1, "IBSCBSDPS") 'consumidor final
                Call myLayout.GravarValor(ArqTecnoSpeedDetalhe, "cIndOp", cIndOp, "IBSCBSDPS") 'codigo indicador da operação
                Call myLayout.GravarValor(ArqTecnoSpeedDetalhe, "indDest", 0, "IBSCBSDPS") 'Brasil

sessao     gIBSCBS            
                Call myLayout.GravarValor(ArqTecnoSpeedDetalhe, "CST", Left(CCT, 3), "gIBSCBS")
                Call myLayout.GravarValor(ArqTecnoSpeedDetalhe, "cClassTrib", CCT, "gIBSCBS")

espero ter ajudado

PS : Call myLayout.GravarValor(ArqTecnoSpeedDetalhe é função do meu sistema para gravar o ini

On 1/27/2026 at 2:29 PM, Vinicius Pereira said:

Pessoal boa tarde, fiz o ajuste no ..servicos.ini, e ficou ok a V2.00. 
Porem, meu sistema é multi-empresa e tenho na mesma base empresas do Simples e fora dele.

A Pref. só aceita V2 de quem não é do simples, ou seja teria que ter a V1 e V2 rondado ao mesmo tempo?, alguma ideia de como fazer isso????.

Obg.

image.thumb.png.4c000613dda33f228b51785620bd66f8.png

Eu tenho o mesmo problema, vc tem que configurar na lib para apontar para o ACBrLib\dep\ACBrNFSeXServicos.ini para o layout1 ou ACBrNFSeXServicosRTC.ini para o layout 2

eu tenho basicamente um flag no meu sistema para ativar ou nao a reforma tributaria : 

150   If myLayout.AtivarReformaTributaria Then
160       If ExisteArquivo(app.path & "\ACBrLib\dep\ACBrNFSeXServicosRTC.ini") Then
170           myACBRNFSE.ConfigGravarValor SESSAO_NFSe, "IniServicos", app.path & "\ACBrLib\dep\ACBrNFSeXServicosRTC.ini"
180           Call Mensagem("Ativado ini da RTC " & app.path & "\ACBrLib\dep\ACBrNFSeXServicosRTC.ini")
190       Else
200           Call Mensagem("**************** ERRO *************** ")
210           Call Mensagem("Não foi localizado o ini da RTC " & app.path & "\ACBrLib\dep\ACBrNFSeXServicosRTC.ini" & ", baixar a última versão do ACBR")
220           Call Mensagem("**************** ERRO *************** ")
230           myACBRNFSE.ConfigGravarValor SESSAO_NFSe, "IniServicos", app.path & "\ACBrLib\dep\ACBrNFSeXServicos.ini"
240       End If
250   Else
260       myACBRNFSE.ConfigGravarValor SESSAO_NFSe, "IniServicos", app.path & "\ACBrLib\dep\ACBrNFSeXServicos.ini"
270   End If

Postado
4 hours ago, silvasoares said:

Olá pessoal!

Tentando aqui implementar. Não tenho o certificado do emitente, clico para enviar apenas a fim de gerar o xml e conferir as tags. 

Já esta com o layout/versão 2.00, mas não aparecem as tags ref ao IBS, CBS etc.

Alguém poderia me dar uma dica?

Obrigado!

No meu fonte:

IBSCBS.valores.trib.gIBSCBS.CST := cst000;
        IBSCBS.valores.trib.gIBSCBS.cClassTrib := '000001';

infNFSe.IBSCBS.Valores.vBC := 100;

infNFSe.IBSCBS.Valores.mun.pIBSMun := 0;
        infNFSe.IBSCBS.Valores.fed.pCBS := 5;
        infNFSe.IBSCBS.Valores.uf.pIBSUF := 5;

infNFSe.IBSCBS.totCIBS.vTotNF := 100;
        infNFSe.IBSCBS.totCIBS.gIBS.vIBSTot := 100;
        infNFSe.IBSCBS.totCIBS.gIBS.gIBSUFTot.vIBSUF := 5;
        infNFSe.IBSCBS.totCIBS.gIBS.gIBSMunTot.vIBSMun := 0;
        infNFSe.IBSCBS.totCIBS.gCBS.vCBS := 5;

image.png.4e5291c4a7f232b8b98a5e931955ebb6.png

isso que vc está mencionando não existe na nfse... as tags que vc quer é gerada automaticamente depois que o rps é convertida em nfse

• Curtir 1
Postado (editado)
23 horas atrás, marcosling disse:

isso que vc está mencionando não existe na nfse... as tags que vc quer é gerada automaticamente depois que o rps é convertida em nfse

Sim, é verdade, não havia problema.

O emitente me passou o certificado, consegui enviar e as tags vieram.

image.thumb.png.af0082aa9780894e3672c81ad139c53f.png

Obrigado a todas e todos que me ajudaram! Valeu!

Editado por silvasoares
  • Consultores
Postado
Em 02/12/2025 at 10:45, marianatamy disse:

Bom dia, tudo bem?

Existe algum post que ensina a emitir NFS-e para São Paulo com os campos da reforma?

Estou tentando emitir, mas retorna

1871 - Element 'IBSCBS': This element is not expected. Expected is one of ( ValorCargaTributaria, PercentualCargaTributaria, FonteCargaTributaria, CodigoCEI, MatriculaObra, MunicipioPrestacao, NumeroEncapsulamento, ValorTotalRecebido ).

Baixei os Schemas do site da prefeitura, mas continua.

Olhei no exemplo também, tentei fazer igual, mas retorna

RNG9997  -  Erro de esquema. The 'versao' attribute is invalid - The value '1.01' is invalid according to its datatype 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse:TVerNFSe' - The Pattern constraint failed.

220351-rps.xml 1.84 kB · 24 downloads

só para saber. você conseguiu resolver seu problema?

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Este tópico foi criado há 142 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...