ThamyresBarbosa Postado 30 Dezembro, 2025 Postado 30 Dezembro, 2025 <erros><Codigo>E0312</Codigo><Descricao>O código de tributação nacional informado não está administrado pelo município de incidência do ISSQN na data de competência informada na DPS, conforme a lista de serviços nacional do Sistema Nacional NFS-e.</Descricao></erros> Boa tarde! Estou tendo esse erro ao tentar emitir a NFSe, o município é Belo Horizonte/MG, mas estou utilizando o mesmo código que utilizava antes no padrão nacional e é a primeira vez que estou tendo esse problema. Alguém sabe o motivo desse erro e poderia me auxiliar?
Consultores Juliomar Marchetti Postado 30 Dezembro, 2025 Consultores Postado 30 Dezembro, 2025 Ainda não informou tood os dados.[ pega o exemplo do svn e confere com a parte da RT que tem agora e preenche o que falta Juliomar Marchetti Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro discord: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!
rofresi Postado 3 Janeiro Postado 3 Janeiro @ThamyresBarbosa, Ola... bom dia! *DICA* Verifique se a cidade não fez atualizacao da tabela de servico... Aqui em S.J. do Rio Preto/SP aconteceu a mesma coisa, a mesma mensagem... Na revisão de todo processo descobrimos que foi disponibilizado um decreto no dia 10 de dezembro, informando uma nova tabela (novos códigos, ou códigos ajustados/alterados)... Fizemos o ajuste, e deu certo;
Membro Pro Verificado farnetani Postado 3 Janeiro Membro Pro Verificado Postado 3 Janeiro Pessoal, estou com todos os fontes atualizados (03/01/2026 16hs). Também estou tendo o mesmo problema e já joguei os schemas atualizados. O erro é: Código : E0312 Mensagem: O código de tributação nacional informado não está administrado pelo município de incidência do ISSQN na data de competência informada na DPS, conforme a lista de serviços nacional do Sistema Nacional NFS-e. Testei na versão 1.0 e na versão 1.1 e nada. Percebi se informo 4 no item tribISSQN passa, mas estaria errado, pois é operação tributável. O que fazer? Tributação do ISSQN sobre o serviço prestado: 1 - Operação tributável; 2 - Imunidade; 3 - Exportação de serviço; 4 - Não Incidência; Testei outros códigos (010501 para 010301 mas deu mesmo erro)!
Membro Pro Verificado Solution farnetani Postado 4 Janeiro Membro Pro Verificado Solution Postado 4 Janeiro Pessoal, estou com todos os fontes atualizados (03/01/2026 16hs). Também estou tendo o mesmo problema e já joguei os schemas atualizados. O erro é: Código : E0312 Mensagem: O código de tributação nacional informado não está administrado pelo município de incidência do ISSQN na data de competência informada na DPS, conforme a lista de serviços nacional do Sistema Nacional NFS-e. Testei na versão 1.0 e na versão 1.1 e nada. Percebi se informo 4 no item tribISSQN passa, mas estaria errado, pois é operação tributável. O que fazer? Tributação do ISSQN sobre o serviço prestado: 1 - Operação tributável; 2 - Imunidade; 3 - Exportação de serviço; 4 - Não Incidência; Pessoal, consegui a solução com um amigo aqui (Alisson Pina) que via Zap me deu a Luz. Eu não estava informando o campo: cTribMun que no caso de Belo Horizonte tem que ser 001. Foi fazer isso e foi beleza! Pessoal, consegui a solução com um amigo aqui (Alisson Pina) que via Zap me deu a Luz. Eu não estava informando o campo: cTribMun que no caso de Belo Horizonte tem que ser 001. Foi fazer isso e foi beleza!
Membro Pro Verificado farnetani Postado 5 Janeiro Membro Pro Verificado Postado 5 Janeiro Pessoal, estou com todos os fontes atualizados (03/01/2026 16hs). Também estou tendo o mesmo problema e já joguei os schemas atualizados. O erro é: Código : E0312 Mensagem: O código de tributação nacional informado não está administrado pelo município de incidência do ISSQN na data de competência informada na DPS, conforme a lista de serviços nacional do Sistema Nacional NFS-e. Testei na versão 1.0 e na versão 1.1 e nada. Percebi se informo 4 no item tribISSQN passa, mas estaria errado, pois é operação tributável. O que fazer? Tributação do ISSQN sobre o serviço prestado: 1 - Operação tributável; 2 - Imunidade; 3 - Exportação de serviço; 4 - Não Incidência; Pessoal, segue em anexo uma planilha que contém o ctribmun (são 3 abas no arquivo). É específica para Belo Horizonte - MG. Espero que ajudem. Consegui através de uma contabilidade que atende uma empresa grande que atendo. planilha-ctribmun-bh.xlsx
Anderson Fischer Postado 28 Janeiro Postado 28 Janeiro Olá Pessoal, Estou com esse erro quando a perstação é em Pato Branco-PR. Aluma luz?
Consultores valterpatrick Postado 21 Fevereiro Consultores Postado 21 Fevereiro Em 28/01/2026 at 11:43, Anderson Fischer disse: Olá Pessoal, Estou com esse erro quando a perstação é em Pato Branco-PR. Aluma luz? Dê uma olhada nas respostas abaixo: Em 03/01/2026 at 21:03, farnetani disse: Pessoal, consegui a solução com um amigo aqui (Alisson Pina) que via Zap me deu a Luz. Eu não estava informando o campo: cTribMun que no caso de Belo Horizonte tem que ser 001. Foi fazer isso e foi beleza! 1 Valter Patrick Gerente de Projetos na empresa CTEC Consultor ACBr (33)98400-0936 GitHub: https://github.com/valterpatrick Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Discord
Membro Pro Verificado farnetani Postado 23 Fevereiro Membro Pro Verificado Postado 23 Fevereiro @valterpatrick Já respondi lá no discord, mas só pra reforçar. Esse código precisa ser adquirido junto a prefeitura, não pode se usar fixo 001 para tudo não, cada serviço tem o seu código. Essa listagem vem do município, importante todos saberem disso. No caso de BH, a contabilidade do meu cliente me enviou, semelhante ao print abaixo: Segue a minha planilha em anexo (como exemplo, lembrando que cada município tem a sua) TABELA CODIGO NFSE E NBS_FINAL.xlsx 2
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora