Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Postado

Boa tarde, tudo bem? 

Estou com algumas dúvidas após ler a NT-007, mais especificamente sobre a questão de PIS, CONFIS, CSLL e as devidas retenções.
Já li algumas publicações e fóruns sobre o caso

Vou fazer um breve resumo do que entendi sobre:

Quando houver qualquer um dos 3 tributos retidos, o valor deve ser informado na tag <vRetCSLL>, na tag <tpRetPisCofins> eu envio um valor de 0 a 9, informado quais dos 3 tributos estão somados na tag <vRetCSLL>.
O valor desta tag (a soma das retenções) será subtraido do total líquido da NFS-e como retenção.
as tags <vPis> e <vCofins> serão apenas para apuração de débito próprio, e não mais retenção de tributos (no fim, pelo que entendi, nunca deveriam ser utilizadas para informar tal).

Dúvidas:
Como CST PIS CONFIS entra na equação, ele é uma varíavel para o calcúlo? (tenho o comentário do contadaor de um cliente: CST do PIS/COFINS não pode ser 08 ou 09 para informar retenção.

Na NT-007 diz:
"atualmente no schema só são permitidos os tipos 1 e 2, os quais foram mantidos nessa versão".
Então eu só enviar <tpRetPisCofins> 1 ou 2?

0 - PIS/COFINS/CSLL Não Retidos;
1 - PIS/COFINS Retido;
2 - PIS/COFINS Não Retido;
3 - PIS/COFINS/CSLL Retidos;
4 - PIS/COFINS Retidos, CSLL Não Retido;
5 - PIS Retido, COFINS/CSLL Não Retido;
6 - COFINS Retido, PIS/CSLL Não Retido;
7 - PIS Não Retido, COFINS/CSLL Retidos;
8 - PIS/COFINS Não Retidos, CSLL Retido;
9 - COFINS Não Retido, PIS/CSLL Retidos;

No código 1 e 2 não fala nada sobre CSLL, qual o comportamentdo da tag <vRetCSLL> nesses casos?
Quando for 1, eu sobrescrevo CSLL os valores pis + cofins ou somo os 3 normalmente?
Quando for a tag 2, eu envio apenas o valor CSLL na tag?

• Moderadores
Postado

Os tipos 1 e 2 não devem mais ser usados, foram mantidos apenas para compatibilidade com outros layouts.

PIS e COFINS retido deve ser informado sempre somando na tag vRetCSLL, nas tags vPIS e vCOFINS informar apenas a parte de PIS/COFINS de apuração própria.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Postado
22 horas atrás, BigWings disse:

Os tipos 1 e 2 não devem mais ser usados, foram mantidos apenas para compatibilidade com outros layouts.

PIS e COFINS retido deve ser informado sempre somando na tag vRetCSLL, nas tags vPIS e vCOFINS informar apenas a parte de PIS/COFINS de apuração própria.

Estava enviando como tipo 1 na tag tpRetPisCofins, alterei para o tipo 3 (trpiscofinscsllRetido).

Fiz o teste enviando em ambiente de homologação e não retornou erros.

Consultei a NFSe no site (NFS-e | Consulta Pública de NFS-e) e notei algumas inconsistências:  

Site para consulta:  https://www.producaorestrita.nfse.gov.br/consultapublica

1 - No campo "Tipo de Retenção do PIS/Cofins" constou como "Não informado".

image.thumb.png.1b84ca0dbd96f5828a174f6c4d362283.png

2 - Ao clicar em "Download DANFS-e" para baixar a nota é retornado Erro - 500:

500 - Internal server error.  There is a problem with the resource you are looking for, and it cannot be displayed.

image.thumb.png.3ec454f413c702e9e594b1d93a456146.png

• Curtir 1
Postado

Eu não entendi a resposta do colega BigWings

Porque na própria NT-007 tem as aspas "atualmente no schema só são permitidos os tipos 1 e 2, os quais foram mantidos nessa versão".

E já li em outro tópico, algum colega que também tentou enviar 
o tipo 3 (trpiscofinscsllRetido), em produção, e a comunicação não foi validada

• 3 meses depois ...
Postado (editado)

Ficou bem claro que a grande confusão é essa divergência entre o que a NT‑007 diz sobre só aceitar tipo 1 e 2 no schema e o comportamento real do ambiente de homologação/produção. Nessas horas, documentação oficial desatualizada atrapalha mais do que ajuda, ainda mais com PIS/COFINS/CSLL retido.

Quando começo a testar mudança de layout de NFS‑e ou tag nova, tento minimizar qualquer variável estranha do lado do sistema: máquina estável, sem driver quebrado de rede ou impressão, ajuda a isolar se o erro é do webservice ou do XML. Manter drivers atualizados com algo como driver booster acaba evitando muito erro “fantasma” de ambiente.

Editado por Qgjm Hamt

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...