Membros Pro Alcindo de Almeida Neto Postado 1 Abril Membros Pro Postado 1 Abril Estamos com problema para gerar a NFSE na cidade de Pitanga - PR, que utiliza o sistema da Elotech. O erro ocorre ao tentar processar o JSON ainda no ambiente da ACBR API. 1871 - Element '{http://shad.elotech.com.br/schemas/iss/nfse_v2_03.xsd}Cep': This element is not expected. Expected is ( {http://shad.elotech.com.br/schemas/iss/nfse_v2_03.xsd}CodigoPais ). X800 - Erro de Validação: --> 1871 - Element '{http://shad.elotech.com.br/schemas/iss/nfse_v2_03.xsd}Cep': This element is not expected. Expected is ( {http://shad.elotech.com.br/schemas/iss/nfse_v2_03.xsd}CodigoPais ). Vi que o mesmo problema da Elotech na cidade de Ponta Grossa - PR foi resolvido na pendência ACBR-9127 e atualizado no SVN, mas testei há pouco aqui na ACBR API e ainda continua o erro. Poderiam verificar por gentileza?
Consultores Italo Giurizzato Junior Postado 1 Abril Consultores Postado 1 Abril Boa tarde @Alcindo de Almeida Neto, Pela mensagem de erro me leva a crer que você precisa informar o CodigoPais do Tomador. 1 Italo Giurizzato Junior Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC Analista de Sistemas / Araraquara-SP Araraquara - A era dos Trólebus
Membros Pro Alcindo de Almeida Neto Postado 6 Abril Autor Membros Pro Postado 6 Abril Em 01/04/2026 at 15:58, Italo Giurizzato Junior disse: Boa tarde @Alcindo de Almeida Neto, Pela mensagem de erro me leva a crer que você precisa informar o CodigoPais do Tomador. Olá Italo, O estranho é que o "cPais" só existe dentro do grupo "endExt" (endereço no exterior do tomador), e dai se eu informo o valor para "cPais" é exigido os demais campos "cEndPost", "xCidade" e "xEstProvReg". Ao meu ver, se o tomador reside no Brasil, a ACBR API deveria ou ignorar a exigência de preenchimento do "cPais" ou informar "BR" ou "1058" no XML que iria para o sistema da Elotech (caso seja um campo obrigatório).
Consultores Diego Foliene Postado 6 Abril Consultores Postado 6 Abril 3 horas atrás, Alcindo de Almeida Neto disse: Olá Italo, O estranho é que o "cPais" só existe dentro do grupo "endExt" (endereço no exterior do tomador), e dai se eu informo o valor para "cPais" é exigido os demais campos "cEndPost", "xCidade" e "xEstProvReg". Ao meu ver, se o tomador reside no Brasil, a ACBR API deveria ou ignorar a exigência de preenchimento do "cPais" ou informar "BR" ou "1058" no XML que iria para o sistema da Elotech (caso seja um campo obrigatório). Boa tarde @Alcindo de Almeida Neto. Fiz um teste em meu ambiente utilizando o componente nativo para Delphi/Lazarus e também tive o mesmo problema. Acredito que o ajuste que você mencionou se trata de outra situação. Verificando, foi possível observar que o XML gerado ficou assim: <Endereco> <Endereco>RUA PRINCIPAL</Endereco> <Numero>100</Numero> <Complemento>APTO 11</Complemento> <Bairro>CENTRO</Bairro> <CodigoMunicipio>4119608</CodigoMunicipio> <Uf>PR</Uf> <Cep>14800000</Cep> </Endereco> Mas de acordo com o schema essa é a estrutura esperada para esse grupo por esse provedor: Enviei um ajuste ao SVN que acredito que vá resolver a questão no componente. Vou pedir ao pessoal responsável para que verifique o que precisa ser feito na ACBr API gere um novo build da mesma para que possa atualizar e testar. 1 Diego FolieniAjude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Discord Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!
Membros Pro Alcindo de Almeida Neto Postado 6 Abril Autor Membros Pro Postado 6 Abril 1 hora atrás, Diego Foliene disse: Boa tarde @Alcindo de Almeida Neto. Fiz um teste em meu ambiente utilizando o componente nativo para Delphi/Lazarus e também tive o mesmo problema. Acredito que o ajuste que você mencionou se trata de outra situação. Verificando, foi possível observar que o XML gerado ficou assim: <Endereco> <Endereco>RUA PRINCIPAL</Endereco> <Numero>100</Numero> <Complemento>APTO 11</Complemento> <Bairro>CENTRO</Bairro> <CodigoMunicipio>4119608</CodigoMunicipio> <Uf>PR</Uf> <Cep>14800000</Cep> </Endereco> Mas de acordo com o schema essa é a estrutura esperada para esse grupo por esse provedor: Enviei um ajuste ao SVN que acredito que vá resolver a questão no componente. Vou pedir ao pessoal responsável para que verifique o que precisa ser feito na ACBr API gere um novo build da mesma para que possa atualizar e testar. Ótimo, vamos aguardar. Espero que logo fique disponível. Obrigado.
Consultores Diego Foliene Postado 15 Abril Consultores Postado 15 Abril Bom dia! Foi gerado novo build da ACBr API. A previsão é de que seja gerado um novo build da ACBr API ainda hoje. Por favor, por volta das 15h faça um novo teste e reporte o resultado. 1 Diego FolieniAjude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Discord Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!
Membros Pro Alcindo de Almeida Neto Postado 26 Maio Autor Membros Pro Postado 26 Maio Olá, pelo que observamos em um teste feito sexta-feira (22/05/2026) a tag <CodigoPais> ainda não foi adicionada no XML que vai da ACBR para a Elotech. Poderiam fazer essa verificação por gentileza? Notamos também mais alguns ajustes que serão necessários no XML, são 3 situações e vamos adicioná-las uma a uma, separadamente. Situação 1: Está sendo enviado no XML que vai da ACBR para a Elotech o campo <ValorIss>0.33</ValorIss>. Ocorre que o sistema da Elotech em Pitanga – PR, o valor do ISS é calculado pelo sistema da prefeitura, e se enviamos o valor do ISS no XML, retorna o seguinte erro vindo do sistema da Elotech: Solução: Não enviar valor nessa TAG, deixar vazio, pois o valor é calculado posteriormente pelo sistema da Elotech.
Membros Pro Alcindo de Almeida Neto Postado 26 Maio Autor Membros Pro Postado 26 Maio Situação 2: vCBS No XML que a ACBR manda para a Elotech, o grupo <gCBS> está sendo enviado desta forma: <gCBS> <vCBS>0.00</vCBS> </gCBS> Porém, pelo que vimos no XSD da Elotech, a estrutura do grupo <gCBS> precisaria ir da seguinte forma: <gCBS> <gCBSCredPres> <vCBS>0.00</vCBS> </gCBSCredPres> </gCBS> Solução: Adicionar o subgrupo <gCBSCredPres> no XML que vai para a Elotech. Situação 3: <CidadeNome> Pelo que observamos no XSD da Elotech, verificado através do link: http://shad.elotech.com.br/schemas/iss/nfse_v2_03.xsd O campo <CidadeNome>Pitanga</CidadeNome> que fica dentro do grupo: <Tomador> <Endereco>, não existe no XSD. Solução: remover essa tag <CidadeNome> do XML que enviado pela ACBR para a Elotech. TODAS ESSAS 3 SITUAÇÕES ACIMA FORAM VALIDADAS ATRAVÉS DO XSD da Elotech e disponibilizada por ela mesma pelo link acima.
Consultores Larissa.Santos Postado 27 Maio Consultores Postado 27 Maio Olá! Nossa equipe está dedicada a oferecer as melhores soluções para nossos assinantes e comunidade. Pedimos que aguarde um instante, em breve um de nossos consultores lhe retornará. Se a sua solicitação exigir uma análise mais detalhada, por favor anexe evidências e informações que possam nos ajudar a entender melhor seu caso. Agradecemos sua compreensão .
Consultores Diego Foliene Postado 27 Maio Consultores Postado 27 Maio Bom dia! 23 horas atrás, Alcindo de Almeida Neto disse: Olá, pelo que observamos em um teste feito sexta-feira (22/05/2026) a tag <CodigoPais> ainda não foi adicionada no XML que vai da ACBR para a Elotech. Poderiam fazer essa verificação por gentileza? Por favor, pode disponibilizar o arquivo XML correspondente a essa tentativa de envio? Para recuperar o mesmo, utilize o end-point BaixarXmlDps. 23 horas atrás, Alcindo de Almeida Neto disse: Situação 1: Está sendo enviado no XML que vai da ACBR para a Elotech o campo <ValorIss>0.33</ValorIss>. Por favor, como você está enviando a informação em seu payload? Conferindo na documentação, o elemento vISSQN não é obrigatório. Se já não o estiver fazendo, por gentileza, faça um teste sem enviar esse elemento ou enviando ele com o valor 0 ou null. 23 horas atrás, Alcindo de Almeida Neto disse: No XML que a ACBR manda para a Elotech, o grupo <gCBS> está sendo enviado desta forma: <gCBS> <vCBS>0.00</vCBS> </gCBS> Porém, pelo que vimos no XSD da Elotech, a estrutura do grupo <gCBS> precisaria ir da seguinte forma: <gCBS> <gCBSCredPres> <vCBS>0.00</vCBS> </gCBSCredPres> </gCBS> Para que essa informação seja gerada, por gentileza, faça um teste enviando o valor neste elemento do payload da requisição: "gIBSCBS": { "CST": "string", "cClassTrib": "string", "cCredPres": "string", "gTribRegular": { "CSTReg": "string", "cClassTribReg": "string" } 23 horas atrás, Alcindo de Almeida Neto disse: O campo <CidadeNome>Pitanga</CidadeNome> que fica dentro do grupo: <Tomador> <Endereco>, não existe no XSD. Solução: remover essa tag <CidadeNome> do XML que enviado pela ACBR para a Elotech. Essa campo foi adicionado a partir de um relato de um membro de nossa comunidade no Discord. De acordo com o mesmo o campo é necessário. Ela é preenchida automaticamente usando o valor enviado nesse elemento: "toma": { "orgaoPublico": false, "CNPJ": "string", "CPF": "string", "NIF": "string", "cNaoNIF": 0, "CAEPF": "string", "IM": "string", "IE": "string", "xNome": "string", "end": { "endNac": { "cMun": "string", "CEP": "string" }, Por favor, qual é o erro que você está recebendo por causa desse campo? É possível realizar um teste sem enviar essa informação do cMun para conferir se o erro persiste? Diego FolieniAjude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Discord Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora