Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Postado

Olá.

Realizei diversos ajustes no modelo oficial da DANFSe 2.0, conforme a NT 008/2026. Até a revisão 46785 do ACBr, muita coisa ainda estava faltando.

Eu implementei:

• 100% do leiaute da DANFSe 2.0, no FastReport (com estilos padronizados para cabeçalhos de grupos, cabeçalhos de campos, valores de campos, etc)
  • Os grupos e campos da DANFSe estão organizados exatamente igual ao modelo da DANFSe, no Anexo I, da documentação da NT 008/2026 Versão 1.0 (com exceção do canhoto, que coloquei na parte de cima, pois não é possível alinhá-lo na parte de baixo da tela, dentro do FastReport)
  • Implementei, no ACBrNFSeXDANFSeFR.pas, o ClientDataSet (cdsDestinatario) com os dados do destinatário da operação, que não existia.
  • Implementei também algumas regras de controle de tamanho de alguns campos (conforme o manual), acrescentando "..." ao final do valor do campo, quando o mesmo ultrapassa o valor limite informado no manual.
  • Modifiquei também, nos ClientDataSets existentes, o tamanho de alguns campos, para adequá-los ao tamanho informado no manual
  • Acrescentei diversos campos aos ClientDataSets existentes, que eram necessários na nova DANFSe, mas não estavam disponíveis. Cito:
  1. cdsIdentificacao -> tpAmb, xtpAmb, tpEmit, xtpEmit, xsitNFSe, xfinNFSe, xambGer
  2. cdsServicos -> xNomePais, xSiglaPais, xtpBM, xtpImunidade
  3. cdsParametros -> xMunicipioIncidencia
  • Ajuste do campo "Competência", que exibia apenas "MM/YYYY", agora exibe "DD/MM/YYYY" conforme consta no manual
  • Ajuste na marca d'água do relatório para:
  1. Remover a mensagem de ambiente de homologação, pois tem um campo próprio para isso no cabeçalho da nota (além do que ela estava sobrepondo o status da nota)
  2. Informar a marca d'água CANCELADA para as notas fiscais com a situação de cancelamento
  3. Informar a marca d'água SUBSTITUÍDA para as notas fiscais com a situação de substituição
  • No frxReportBeforePrint, implementei a ativação/desativação da impressão do canhoto de entrega na nota fiscal 
  • Ajustei a exibição das bandas contendo as informações do Intermediário e Destinatário, alternando entre a exibição do cadastro completo e as mensagens:
  1. O DESTINATÁRIO É O PRÓPRIO TOMADOR/ADQUIRENTE DA OPERAÇÃO
  2. DESTINATÁRIO DA OPERAÇÃO NÃO IDENTIFICADO NA NFS-e
  3. INTERMEDIÁRIO DA OPERAÇÃO NÃO IDENTIFICADO NA NFS-e

O que ainda falta fazer:

Apesar de eu já ter criado todo o grupo das informações de IBS/CBS no modelo do FastReport, ele ainda não possui um ClientDataSet de onde obter as informações, não existe atualmente no ACBr. Estou receoso de criar, porque é um tanto complexo a regra desses campos, e não me sinto confiante em fazê-lo sozinho, por isso gostaria de solicitar a ajuda de vocês, na criação do ClientDataSet para que eu possa atribuir aos campos dentro do FastReport.

Em anexo estão os arquivos fontes que realizei as modificações. As modificações podem ser localizadas pesquisando pelo texto "// Francis.Silva em". Também incluí o arquivo .fr3 atualizado, e um pdf com uma nota gerada, como exemplo.

image.thumb.png.d3f31b517c1c3f5c8f7fdc3594e40aba.png

ArquivosAlterados.7z

• Curtir 2
  • 2 semanas depois ...
  • Consultores
Postado
Em 21/06/2026 at 09:53, Francis Silva disse:

Olá.

Realizei diversos ajustes no modelo oficial da DANFSe 2.0, conforme a NT 008/2026. Até a revisão 46785 do ACBr, muita coisa ainda estava faltando.

Eu implementei:

• 100% do leiaute da DANFSe 2.0, no FastReport (com estilos padronizados para cabeçalhos de grupos, cabeçalhos de campos, valores de campos, etc)
  • Os grupos e campos da DANFSe estão organizados exatamente igual ao modelo da DANFSe, no Anexo I, da documentação da NT 008/2026 Versão 1.0 (com exceção do canhoto, que coloquei na parte de cima, pois não é possível alinhá-lo na parte de baixo da tela, dentro do FastReport)
  • Implementei, no ACBrNFSeXDANFSeFR.pas, o ClientDataSet (cdsDestinatario) com os dados do destinatário da operação, que não existia.
  • Implementei também algumas regras de controle de tamanho de alguns campos (conforme o manual), acrescentando "..." ao final do valor do campo, quando o mesmo ultrapassa o valor limite informado no manual.
  • Modifiquei também, nos ClientDataSets existentes, o tamanho de alguns campos, para adequá-los ao tamanho informado no manual
  • Acrescentei diversos campos aos ClientDataSets existentes, que eram necessários na nova DANFSe, mas não estavam disponíveis. Cito:
  1. cdsIdentificacao -> tpAmb, xtpAmb, tpEmit, xtpEmit, xsitNFSe, xfinNFSe, xambGer
  2. cdsServicos -> xNomePais, xSiglaPais, xtpBM, xtpImunidade
  3. cdsParametros -> xMunicipioIncidencia
  • Ajuste do campo "Competência", que exibia apenas "MM/YYYY", agora exibe "DD/MM/YYYY" conforme consta no manual
  • Ajuste na marca d'água do relatório para:
  1. Remover a mensagem de ambiente de homologação, pois tem um campo próprio para isso no cabeçalho da nota (além do que ela estava sobrepondo o status da nota)
  2. Informar a marca d'água CANCELADA para as notas fiscais com a situação de cancelamento
  3. Informar a marca d'água SUBSTITUÍDA para as notas fiscais com a situação de substituição
  • No frxReportBeforePrint, implementei a ativação/desativação da impressão do canhoto de entrega na nota fiscal 
  • Ajustei a exibição das bandas contendo as informações do Intermediário e Destinatário, alternando entre a exibição do cadastro completo e as mensagens:
  1. O DESTINATÁRIO É O PRÓPRIO TOMADOR/ADQUIRENTE DA OPERAÇÃO
  2. DESTINATÁRIO DA OPERAÇÃO NÃO IDENTIFICADO NA NFS-e
  3. INTERMEDIÁRIO DA OPERAÇÃO NÃO IDENTIFICADO NA NFS-e

O que ainda falta fazer:

Apesar de eu já ter criado todo o grupo das informações de IBS/CBS no modelo do FastReport, ele ainda não possui um ClientDataSet de onde obter as informações, não existe atualmente no ACBr. Estou receoso de criar, porque é um tanto complexo a regra desses campos, e não me sinto confiante em fazê-lo sozinho, por isso gostaria de solicitar a ajuda de vocês, na criação do ClientDataSet para que eu possa atribuir aos campos dentro do FastReport.

Em anexo estão os arquivos fontes que realizei as modificações. As modificações podem ser localizadas pesquisando pelo texto "// Francis.Silva em". Também incluí o arquivo .fr3 atualizado, e um pdf com uma nota gerada, como exemplo.

image.thumb.png.d3f31b517c1c3f5c8f7fdc3594e40aba.png

ArquivosAlterados.7z 577.94 kB · 3 downloads

Bom dia 

seus arquivo parece que foram aplicado algum formatado.

ficou todo diferente do SVN

favor , fazer backup, revert ao svn e ajustar somente o que foi mudado.

lembrando que o fr3 existente é compatível com as edições do fast, não depende do fsscript

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado
1 hora atrás, Juliomar Marchetti disse:

Bom dia 

seus arquivo parece que foram aplicado algum formatado.

ficou todo diferente do SVN

favor , fazer backup, revert ao svn e ajustar somente o que foi mudado.

lembrando que o fr3 existente é compatível com as edições do fast, não depende do fsscript

Olá, bom dia.

Vou ficar com o meu FR3 mesmo, que já está 100% ajustado e em produção. 

Quanto a ter sido modificado e estar totalmente diferente do repositório, com certeza está, quando atualizei o meu repositório no dia 21/06, na época em que postei esse ticket, o fr3 estava quase todo diferente do layout oficial da NT 008, então tive que arrumar praticamente todo, ajustar texto dos labels, incluir seções inexistentes, excluir campos que não faziam mais parte do DANFSe, e por aí vai. Por isso virei a madrugada realizando esses ajustes para disponibilizar o mais rápido possível para vocês analisarem, antes de atualizarem o repositório novamente.

O que ficou faltando na época, foi apenas as informações do IBS/CBS que não existiam ainda nos datasets do ACBr, mas até isso eu implementei 2 dias depois, nem cheguei a divulgar aqui por falta de tempo.

Hoje, só o que preciso, é da versão oficial do ACBr dessas informações de IBS/CBS, para que eu possa validar as minhas porque, como mencionei anteriormente, não tenho muito conhecimento fiscal nessa área, então eu tratei apenas das informações relacionadas a nossa atividade, mas com certeza devem ter outras situações que devem ser levadas em conta, mas na época o ACBr estava zerado dessas informações (pelo menos do que diz respeito ao FastReport).

Quanto ao uso do FastScript dentro do FastReport, o FastScript é nativo do FastReport desde o seu lançamento, e totalmente compatível com todas as versões a partir da 3.0. Tenho um gerador de relatórios que criei a mais de 15 anos atrás, em FastReport, onde crio relatórios nele que rodam desde o Delphi 7 até o Delphi 12 que é a última versão que utilizei (estou tentando abandonar o Delphi). O único que não testei foi o FastReport para Lazarus, por ser muito inicial e difícil de conseguir, mas ninguém que conheço utiliza o FastReport no Lazarus, por não ser uma ferramenta gratuita, usam mais o Fortes Report.

Então não vejo problema algum em simplificar algumas coisas através do FastScript.

Obrigado.

Francis Lay L. Silva.

• Consultores
Postado
22 minutos atrás, Francis Silva disse:

Então não vejo problema algum em simplificar algumas coisas através do FastScript.

Sim claro. entendo

mas nem todos tem a versão enterprise 

portanto preciso deixar funcional para qualquer um posso usar 

Caso queira modificar a unit para deixar compatível e digo que foi uso de formatador de código.

mudou completamente até comeentários da unit. por isso é preciso ter ele assim pra poder usar e fazer merge

o fr3 também conforme mencionei acima , ótimo que podes usar o fast script mas nem todos tem a versão com ele 

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• 2 semanas depois ...
Postado
Em 29/06/2026 at 14:54, Alexandre Felippeto Henzen disse:

Alguma noticia sobre a DANFSe padrão nacional versão 2.0 para fast report? Também estou precisando dessa implementação.
Vi que saiu já o do fortes report, mas não encontrei noticias sobre o fast report

Também estou aguardando esses campos não estão disponíveis no fastreport
tem prazo até dia 15/07 para o sistema imprimir a versao 2.0

image.thumb.png.b3858613dcc4a5d357a166b29e361de8.png

• Consultores
Postado

Bom dia, pessoal! Relacionei este tópico à tarefa ACBR-9498. Quando ela estiver concluída, avisaremos aqui. Atualizando o status da tarefa: ela se encontra na sprint atual e em breve deve ser analisada.

• Larissa.Santos changed the title to [ACBR-9498] DANFSe 2.0 - FastReport - Grupo IBS/CBS (NT 008/2026)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...