Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Protestar fiadores


Duarte
  • Este tópico foi criado há 2630 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Bom dia, amigos, estou tentando enviar a remessa com os dados do fiador carteia 109 REGISTRADA banco ITAU, alimento todos os campos do fiador no componente, mais sai apenas o nome tanto impresso quanto na remessa. Preciso protestar o fiador junto com cliente, será a carteira, banco ou o componente que não gera isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Protestar o fiador junto com o cliente. Cara, se fosse no meu caso, eu jamais faria isso, porem, cada cliente pensa de um jeito. Se houver essa previsão na carteira do cliente juntamente com a instituição bancária, tudo bem, ai é uma questão contratual, entre banco e cliente. O fiador é corresponsável pelo pagamento da dívida, assim sendo, poderá ser sim protestado juntamente com o cliente.

Porem, não são todos os clientes que possuem um fiador, muitos possuem avalistas o que é totalmente diferente. Enquanto o fiador responde pela totalidade da dívida, o avalista responde somente pelo quantum avalizado.

Diante disso, seria interessante você criar um mecanismo no teu sistema, informando o que é, se avalista ou fiador. Se fiador, pode protestar junto, avalista não.

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em 10/02/2017 at 08:11, Agnaldo Prates disse:

Bom dia.

Protestar o fiador junto com o cliente. Cara, se fosse no meu caso, eu jamais faria isso, porem, cada cliente pensa de um jeito. Se houver essa previsão na carteira do cliente juntamente com a instituição bancária, tudo bem, ai é uma questão contratual, entre banco e cliente. O fiador é corresponsável pelo pagamento da dívida, assim sendo, poderá ser sim protestado juntamente com o cliente.

Porem, não são todos os clientes que possuem um fiador, muitos possuem avalistas o que é totalmente diferente. Enquanto o fiador responde pela totalidade da dívida, o avalista responde somente pelo quantum avalizado.

Diante disso, seria interessante você criar um mecanismo no teu sistema, informando o que é, se avalista ou fiador. Se fiador, pode protestar junto, avalista não.

Bom dia, obrigado pela sua responsa! Mais minha pergunta não é sobre questões jurídicas em fim... Veja que apenas perguntei e ainda estou sem resposta, porque mesmo tendo os campos para sacado/avalista ao gerar a remessa para carteira 109 banco itau nada é gerado nela, ou seja tem as propriedades no componente, mais nem no impressora sai estas informações... Apenas isso! O sistema aqui trata isto, tem Fiadores, Avalista, em fim....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o seu questionamento não é sobre a aplicação da norma jurídica, claro que não. O que acredito é que talvez, ao ler, não observou que, para que possa protestar, é necessário que haja uma configuração, como, dias para protesto entre outras instruções que devem ser preenchidas no componente.
Quando eu citei "[...] Se houver essa previsão na carteira do cliente juntamente com a instituição bancária, tudo bem, ai é uma questão contratual [...]", foi justamente para que você observasse se, a sua carteira no caso, a 109, há essa previsão. Isso porque, conforme estabelece o manual do banco,

"Existindo  a  figura  do  Sacador/Avalista,  é imprescindível informar  corretamente  todos  os  dados  a  ele relacionados, conforme lei federal 12.039, que exige os dados completos para facilitar o contato entre sacado  e  o  emissor e,  caso  venha  a  ser  solicitado  o  protesto  da  dívida,  é  facultado  aos  Cartórios  de Protestos de Títulos exigirem tais dados com exatidão". p. 30, disponível em: http://download.itau.com.br/bankline/layout_cobranca_400bytes_cnab_itau_mensagem.pdf.

Portanto, havendo inconsistências nas informações, creio que os dados não serão gerados, embora tenham sido informados.

Creio que há dados que são obrigatórios e que não estão atendendo aos requisitos.

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Em 10/02/2017 at 04:00, Duarte disse:

Bom dia, amigos, estou tentando enviar a remessa com os dados do fiador carteia 109 REGISTRADA banco ITAU, alimento todos os campos do fiador no componente, mais sai apenas o nome tanto impresso quanto na remessa. Preciso protestar o fiador junto com cliente, será a carteira, banco ou o componente que não gera isto?

Está gerando CNAB400? 

Aparentemente os dados completos do avalista só aparecem se fizer em CNAB240.

 

E por "completo" entenda-se Nome e Cpf/Cnpj.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
6 horas atrás, BigWings disse:

Está gerando CNAB400? 

Aparentemente os dados completos do avalista só aparecem se fizer em CNAB240.

 

E por "completo" entenda-se Nome e Cpf/Cnpj.

opa... obrigado, uma pista, sim neste caso esta sendo usado  CNAB400?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia,

Amigos, é basicamente isto que estou falando. Hoje baixei  o aplicativo do banco itau SISCOB e cadastrei nossa carteira, cadastrei o Pagador, Avalista/Sacado, Gerei o arquivo de remessa e nele "Gerado pela SISCOB" na 3ª Linha por exemplo vai os dados do Avalista/Sacado, coisa que no ACBr não está saindo, estou alimentando todos os campos do Avalista/Sacado no ACBrBoleto. Se observarem no boleto impresso "ACBr" só sai o nome do Avalista/Saco sem CPF e no arquivo de remessa apenas Nome sem demais dados(CPF, Endereço, etc)..

BoletoSISCOB.pdf

RemessaSISCOB.TXT

PreenchimentoACBrBoletoSacadoAvalista.png

RemessaACBr.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Em 11/02/2017 at 19:15, Duarte disse:

opa... obrigado, uma pista, sim neste caso esta sendo usado  CNAB400?

Baseado no layout que o @Agnaldo Prates postou ali em cima, verifiquei que o ACBr realmente não gera o registro 5 do CNAB400 - página 9 do manual - que seria referente aos dados completos do avalista.

Minha sugestão é que faça essa implementação e teste/homologue com o banco.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2630 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.