Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nfse Serve Para Qualquer Cidade?


aprendiz_ce
Ver Solução Respondido por aprendiz_ce,
  • Este tópico foi criado há 3401 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Chegou a olhar dentro da pasta de exemplos o arquivo Cidades.rtf? e de quebra o exemplo?

Olá, Boa Tarde!

 

Foi uma das primeiras coisas que eu fiz. Dei uma olhada, mas como eu puder observar só tem "meia-dúzia" de municípios. Como eu devo proceder quando o municípios não consta na lista? 

 

Grato e aguardo o seu comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além da meia dúzia chegou a olhar também o demo?

olhou o combobox das cidades? veja se 145 são meia dúzia!!!

 

Juliomar, Boa Noite!

 

Não me entenda mau... "meia dúzia" é só modo de falar. Observe que coloquei a coisa entras aspas. (rs)

 

Eu nunca usei o ACBr, sendo assim ainda estou tentando me achar.  Ok?! Tentei ver os exemplos sim, e em especial o ACBrNFSe que é o que me interessa para o momento, só que no exemplo fica dando erro na hora de compilar mas mesmo assim dei uma olhada no fonte e não vi esse combobox que o amigo menciona.

 

Como devo proceder para utilizar o ACBr com um município que passou a trabalhar com NFSe recentemente? Penso que o nesses casos fique difícil de já constar no ACBr,

 

Mais uma vez obrigado pela sua atenção e aguardo seu comentário..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Aprendiz,

 

No arquivo Cidades.rtf na última contagem passava de 300 cidades, eu sei que o pais tem mais de 5 mil.

 

Quem sabe um dia chegamos a atender todas as cidades brasileiras.

 

Agora você tem certeza que no programa exemplo do componente ACBrNFSe não existe o combobox?

 

Quais os erros que aparecem ao compilar o programa exemplo?

 

Qual é a versão do Delphi?

 

O programa exemplo se utiliza de 2 componentes: ACBrNFSe e ACBrNFSeDANFSeQR, sendo que este último se utiliza de gerador de relatórios: Quick Report, que por sua vez tem que estar instalado no Delphi.

 

Outra coisa, no combobox conforme o Juliomar escreveu que contem uma lista de 145 cidades, mesmo que tivesse meia-duzia (sem aspas) já seria o suficiente para entender como os componentes são utilizados.

 

O programa exemplo como o próprio nome diz é apenas um exemplo, a idéia é apresentar de uma forma simples as funcionalidades implementadas nos componentes, alem de mostrar como configura-los e alimenta-los com os dados necessários para emissão da NFS-e.

 

Como implementar uma cidade, cujo componente não atende?

 

1. Qual é o provedor, ou seja, empresa contratada pela prefeitura dessa cidade?

2. Esse provedor já esta implementado no componente? (veja no arquivo cidades.rtf se existe alguma cidade que utiliza esse provedor)

3. Se não esta implementado ele utiliza os padrões Abrasf ou Dsf?

4. Se esta implementado estude os fontes pnfsConversao e ACBrProvedorXYZ (onde XYZ é o nome do provedor), para saber como foi feito para outras cidades do mesmo provedor.

5. Se não esta, estude os mesmos fontes e crie um novo ACBrProvedorXYZ para o provedor em questão e disponibilize aqui no fórum os arquivos como anexo e o resto nós fazemos.

 

Lembre-se o provedor tem que usar os padrões mencionados no item 3.

 

Outra coisa, se tratando de um provedor novo, há necessidade dos schemas utilizados na validação dos XMLs.

 

Se você não tem cabelo branco, vai ficar com a NFS-e.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Aprendiz,

 

No arquivo Cidades.rtf na última contagem passava de 300 cidades, eu sei que o pais tem mais de 5 mil.

 

Quem sabe um dia chegamos a atender todas as cidades brasileiras.

 

Agora você tem certeza que no programa exemplo do componente ACBrNFSe não existe o combobox?

 

Quais os erros que aparecem ao compilar o programa exemplo?

 

Qual é a versão do Delphi?

 

O programa exemplo se utiliza de 2 componentes: ACBrNFSe e ACBrNFSeDANFSeQR, sendo que este último se utiliza de gerador de relatórios: Quick Report, que por sua vez tem que estar instalado no Delphi.

 

Outra coisa, no combobox conforme o Juliomar escreveu que contem uma lista de 145 cidades, mesmo que tivesse meia-duzia (sem aspas) já seria o suficiente para entender como os componentes são utilizados.

 

O programa exemplo como o próprio nome diz é apenas um exemplo, a idéia é apresentar de uma forma simples as funcionalidades implementadas nos componentes, alem de mostrar como configura-los e alimenta-los com os dados necessários para emissão da NFS-e.

 

Como implementar uma cidade, cujo componente não atende?

 

1. Qual é o provedor, ou seja, empresa contratada pela prefeitura dessa cidade?

2. Esse provedor já esta implementado no componente? (veja no arquivo cidades.rtf se existe alguma cidade que utiliza esse provedor)

3. Se não esta implementado ele utiliza os padrões Abrasf ou Dsf?

4. Se esta implementado estude os fontes pnfsConversao e ACBrProvedorXYZ (onde XYZ é o nome do provedor), para saber como foi feito para outras cidades do mesmo provedor.

5. Se não esta, estude os mesmos fontes e crie um novo ACBrProvedorXYZ para o provedor em questão e disponibilize aqui no fórum os arquivos como anexo e o resto nós fazemos.

 

Lembre-se o provedor tem que usar os padrões mencionados no item 3.

 

Outra coisa, se tratando de um provedor novo, há necessidade dos schemas utilizados na validação dos XMLs.

 

Se você não tem cabelo branco, vai ficar com a NFS-e.

 

Olá Italojjr, Boa Tarde!

 

Adorei o comentário sobre o meus cabelos brancos. (rs)

 

Respondendo as primeiras bloco:

 

1) O combobox existe sim. Eu quis dizer que não existe o municipios que eu estou necessitando. Endenteu?!?!

 

2) Os erros são referetes a falta do componente ACBrNFSeDANFSeQR, pois não consegui instalar o mesmo. No ato da instalção apresenta o erro  de QR5runD7.

 

3) Delphi 7.

 

 

Respondendo ao segundo bloco:

 

1) Eles me falaram que não usam provedor. Eu recebi uns arquivos "xsd" e dentro consta speedgov.com.br. Seria esse?!?! Se for, o mesmo não consta a lista.

 

2) Penso que não.

 

3) ABRASF

 

4) Não posso me furtar de fazer isso não, ou seja, estudar e ver como foi feito o componente, pois estou necessitando disso com urgencia. Agora, o problema maior é que não tenho muita intimidade com desenvolvimento de componentes, daí não sei se vou conseguir fazer.

 

5) O que o amigo quis dizer exatamente "com o resto nós fazemos"? Eu detesto fica pertubando quem já tem muito o que fazer, então pra mim quanto menos eu "enxer o saco" de vocês vou me sentir melhor e não fico parado.

 

Grato e aguardo suas orientações.

Editado por aprendiz_ce
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Aprendiz_ce,

 

Para você utilizar o componente ACBrNFSe a prefeitura da cidade em questão deve disponibilizar os WebServices.

 

De que forma?

1. contratando uma empresa que chamamos de provedor;

2. ou ter implementado o seu próprio WebServices.

 

Outra coisa que deve ser checada é se a prefeitura vai disponibilizar somente a emissão da NFS-e via Site.

Se sim, neste caso o componente não faz sentido.

 

Procure levantar toda a documentação da cidade que deseja, zipa tudo e poste como anexo aqui no fórum para que possamos analisar.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Aprendiz_ce,

 

Para você utilizar o componente ACBrNFSe a prefeitura da cidade em questão deve disponibilizar os WebServices.

 

De que forma?

1. contratando uma empresa que chamamos de provedor;

2. ou ter implementado o seu próprio WebServices.

 

Outra coisa que deve ser checada é se a prefeitura vai disponibilizar somente a emissão da NFS-e via Site.

Se sim, neste caso o componente não faz sentido.

 

Procure levantar toda a documentação da cidade que deseja, zipa tudo e poste como anexo aqui no fórum para que possamos analisar.

 

Olá Italojjr,

 

Eu tenho uns manuais, mas não dizem muita coisa não. Só tem o layout dos arquivos XML e a explicação de como a coisa funciona, nada demais não. Fora isso tenho a URL do Webservice e uns arquivos xsd.

 

Segue o material que possuo. Se o amigo pelo menos puder me dar o rumo a seguir já será de grande valia.

 

Caso o uso do ACBrNFSe não seja viavel para o meu caso... O que o amigo recomendario? Eu sempre evito o uso de componentes, procuro fazer as coisa a meu modo mesmo, mas como me ENCANTEI pela switch ACBr adoraria passar a utiliza-la e penso que com esse projeto para NFSe seria uma boa oportunidade para fazer isso.

 

Mais uma vez obrigado pela sua atenção.

xsd_e_manual.zip

Editado por aprendiz_ce
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Aprendiz_ce,

 

Já baixei o material que você disponibilizou e assim que possível vou checar.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Aprendiz_ce,

 

O que tudo indica é que esse SpeedGov trata-se de um provedor.

 

Pelo material que você disponibilizou ele se utiliza da versão 1.0 do ABRASF.

Temos os schemas.

 

É preciso agora informações do tipo: namespace, URLs dos webservices tanto de homologação quanto de produção, e exemplos de Envelope Soap de: Recepção, Consulta e Cancelamento, obtendo isso podemos implementar esse provedor no componente.

 

Seria interessante obter desse provedor a lista de cidades que ele atende bem como as URLs de cada uma delas, caso sejam diferentes.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Aprendiz_ce,

 

O que tudo indica é que esse SpeedGov trata-se de um provedor.

 

Pelo material que você disponibilizou ele se utiliza da versão 1.0 do ABRASF.

Temos os schemas.

 

É preciso agora informações do tipo: namespace, URLs dos webservices tanto de homologação quanto de produção, e exemplos de Envelope Soap de: Recepção, Consulta e Cancelamento, obtendo isso podemos implementar esse provedor no componente.

 

Seria interessante obter desse provedor a lista de cidades que ele atende bem como as URLs de cada uma delas, caso sejam diferentes.

 

Boa tarde, italojjr,

 

Antes de mais nada muitissimo obrigado pela sua atenção.

 

Bem, era o que eu suspeitava quanto ao provedor ser SpeedGov. A URL de homologação eu tenho e a de produção também, se for  o caso posso lhe passar um email com os dois (não sei se é seguro ou correto informa-los aqui). 

 

Caso eu lhe passe as referidas URLs (homologação/produção) você terá os envelopes SOAP que necessita, correto? Eu sei quais são, se for o caso posso lhe passar também.

 

Agora sobre a empresa... eu até posso ver com eles que cidades eles atendem, só não sei se eles vão me dar atenção de imediato, pois as pessoas do suporte sempre estão ausentes, em ligações ou reuniões e sem falar que são muito sucintos em qualquer contato que é feito junto a eles. É complicado!

 

Para o momento conto com a ajuda do amigo e aguardo instruções do que mais devo lhe passar.

 

Mais uma vez obrigado pela sua pronta atenção.

 

Forte abraço!

Editado por aprendiz_ce
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Aprendiz_ce,

 

Você pode colocar as URLs em um texto do bloco de notas, juntar com os envelopes e necessito de pelo menos uma cidade para poder implementar.

 

Zipar e postar como anexo aqui no fórum sem nenhum problema.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Aprendiz_ce,

 

Você pode colocar as URLs em um texto do bloco de notas, juntar com os envelopes e necessito de pelo menos uma cidade para poder implementar.

 

Zipar e postar como anexo aqui no fórum sem nenhum problema.

 

Italojjr, Bom Dia!

 

Pensei que o os envelopes já estavam contidos no anexo postado anteriormente. Mas estarei vendo isso junto ao suporte deles.

 

Acho que ainda hoje pela manhã estarei com os envelopes em mãos e posto aqui com as outras informações solicitadas. 

 

Até já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italojjr, Bom Dia!

 

Pensei que o os envelopes já estavam contidos no anexo postado anteriormente. Mas estarei vendo isso junto ao suporte deles.

 

Acho que ainda hoje pela manhã estarei com os envelopes em mãos e posto aqui com as outras informações solicitadas. 

 

Até já.

 

Italojjr, Boa Tarde!

 

Ainda no consegui os envelopes, mas estou na luta por eles. Me fale só um coisa: Os envelopes para esse rotina pode ser somente um? Segundo me passaram é somente um.

 

Entro em contato assim que eu estiver com tudo em mãos.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Aprendiz_ce,

 

Você pode colocar as URLs em um texto do bloco de notas, juntar com os envelopes e necessito de pelo menos uma cidade para poder implementar.

 

Zipar e postar como anexo aqui no fórum sem nenhum problema.

 

Italojjr, Bom Dia.

 

Desculpe pela demora, pois as coisas por lá (suporte) são assim mesmo... meio demoradas.

 

Segue em anexo o que o amigo me solicitou.

 

Grato e fico no aguardo de qualquer informação sua.

urls.txt

envs.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Aprendiz_ce,

 

Assim que possível, vou checar os seus anexos.

 

Muito obrigado pela colaboração.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Aprendiz_ce,

 

Implementei o provedor SpeedGov para a cidade de Aquiraz/CE.

 

Dentro da pasta ...\Exemplos\ACBrNFSe\Delphi\Schemas temos a pasta SpeedGov que contem os schemas de validação utilizado pelo provedor.

 

Inclui a respectiva cidade no programa exemplo para realizar testes.

 

Favor atualizar todos os fontes de todas as pastas e testar.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Aprendiz_ce,

 

Implementei o provedor SpeedGov para a cidade de Aquiraz/CE.

 

Dentro da pasta ...\Exemplos\ACBrNFSe\Delphi\Schemas temos a pasta SpeedGov que contem os schemas de validação utilizado pelo provedor.

 

Inclui a respectiva cidade no programa exemplo para realizar testes.

 

Favor atualizar todos os fontes de todas as pastas e testar.

 

Nossa, que legal!

 

Estarei procedendo com o que o amigo comenda e logo em seguida entro em contato.

 

Mais uma vez muito obrigado pela sua pronta atenção para comigo.

 

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, que legal!

 

Estarei procedendo com o que o amigo comenda e logo em seguida entro em contato.

 

Mais uma vez muito obrigado pela sua pronta atenção para comigo.

 

Forte abraço!

 

Italojjr, Boa Noite!

 

Compilei o novo exemplo do ACBrNFSe e ao tentar executa-lo o mesmo lança uma exceção informando "Código do Município [2301000] não encontrado".  Por que isso ocorre já que o referido município consta no combobox? Como resolvo isso? Dei uma olhada aqui no fórum procurando pela solução mas nenhuma dela que eu tentei aplicar resolveram o meu problema.

 

Grato e aguardo orientações.

Editado por aprendiz_ce
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Aprendiz_ce,

 

Implementei o provedor SpeedGov para a cidade de Aquiraz/CE.

 

Dentro da pasta ...\Exemplos\ACBrNFSe\Delphi\Schemas temos a pasta SpeedGov que contem os schemas de validação utilizado pelo provedor.

 

Inclui a respectiva cidade no programa exemplo para realizar testes.

 

Favor atualizar todos os fontes de todas as pastas e testar.

 

Italojjr,

 

Reinstalei tudo do zero e o exemplo aparentemente ficou certo pois a cidade em questão apareceu no combobox.  Agora quando clico em "Gerar e Enviar NFSe" o mesmo lança uma exceção "A funcionalidade Gerar NFSe não está disponível para o provedor: SpeedGov". o que pode ser isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aprendiz_ce, tente "Gerar e enviar Lote".

 

Ítalo, esta mensagem não ficaria melhor interpretada assim: "A funcionalidade Gerar NFSe não foi disponibilizada pelo provedor: x"

 

lvr, Bom Dia!

 

Tentei e aparentemente deu certo, pois agora a mensagem informa que o CNPJ não está autorizado a gerar NFS-e. Vou ver isso junto ao provedor e dou retorno.

 

Outra coisa: Qual seria a diferença entre "Gerar e Enviar Lote" e "Gerar e Enviar NFS-e"?

 

Grato pela sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3401 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...