Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Forma Correta Impressao De Formas Pgto


Buffon
Ver Solução Respondido por Régys Silveira,
  • Este tópico foi criado há 3730 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

Exatamente como você leu... O.o''

 

Queira verificar as datas dos posts, e se você vai ou não fazer Cielo Premia.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como no Cielo Premia precisa dar troco por conta do saque, então o Dinheiro fica sempre por último.

 

Baixei a documentação para homologar o TEF do site da NTK e não achei em nunhum lugar essa regra.

 

Pergunto:

 

1) Isto é uma obrigação pois está escrito em alguma documentação?

 

ou

 

2) Isto é uma obrigação, pois se não for assim vai dar erro na hora de finalizar as formas de pagamento na impressora fiscal?

 

Obrigado,

 

Mauricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso seria 2.

 

Olá Rafael Dias

 

Resolvi fazer uns testes para ver o comportamento na impressora fiscal:

 

- Passei uma venda de R$ 2,00, sendo R$ 1,00 em dinheiro e R$ 1,00 em cartão com saque de R$ 10,00

 

Na impressora fiscal finalizou as formas de pagamento da seguinte forma, sem dar nenhum erro:

 

Dinheiro R$ 1,00

Cartao R$ 11,00

Troco: R$ 10,00

 

- Refiz o teste com os mesmos valores, porém mudei a minha aplicação para imprimir primeiro o cartão e depois o dinheiro.

 

O que aconteceu é que a impressora imprimiu:

 

Cartão R$ 11,00

 

e daí apresentou erro no aplicativo ao tentar passar a forma de pagamento dinheiro no valor em R$ 1,00.

 

O que eu concluí, então, é que a ordem deve ser o contrário da sugerida por vocês, ou seja, deve-se passar primeiro o dinheiro e depois o cartão.

 

Será que é isso mesmo ou estou fazendo alguma coisa errada?

 

Obrigado,

 

Mauricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Nos testes de TEF se imprimir o Dinheiro primeiro o pessoal vai lhe pedir para imprimir por último, tanto que o ACBrTED válida isso.

O que aconteceu é que o valor que você passou em cartão já cobriu o valor do cupom, então o erro ocorre porque não tem como mais informar formas de pagamento, já que o valor total já foi coberto.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Régys Silveira

 

Nos testes de TEF se imprimir o Dinheiro primeiro o pessoal vai lhe pedir para imprimir por último, tanto que o ACBrTED válida isso.

 

Você sabe me dizer onde posso encontrar essa exigência? Como eu disse no post anterior, baixei a documentação no site da NTK e não encontrei essa informação. Lembrando que eu estou me referindo ao Pay&Go (tef discado).

 

 

O que aconteceu é que o valor que você passou em cartão já cobriu o valor do cupom, então o erro ocorre porque não tem como mais informar formas de pagamento, já que o valor total já foi coberto.

 

Exatamente. E é por isso que eu acho que o correto é imprimir primeiro a forma de pagamento dinheiro e depois o cartão, caso contrário vai dar erro sempre.

 

Obrigado por responder,

 

Mauricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Quanto ao erro ele vai ocorrer se tentar enviar uma forma de pagamento depois do valor total das formas ter atingido o valor total do cupom, que é o que acontece no seu exemplo.

 

 

Seguem-se as exigências conforme o tipo do TEF:

 

 

Página 14 do manual de integração da NTK:

 

 

5.9. Transação de Venda com outras formas de pagamento

Caso seja utilizada uma ou mais formas de pagamento além do pagamento via TEF (cheque, dinheiro, etc.), estas formas de pagamento deve ser registradas antes de acionar o TEF. O valor da transação de Venda informado pela Automação Comercial ao TEF deve sempre ser o valor total ainda não pago, finalizando desta forma a venda após aprovação da transação pelo TEF, e confirmação pela Automação Comercial.

 

 

Página 38 do roteiro de pre-certificação do SITEF - Sequencia 68 - multiplos cartões

 

- Uma venda com múltiplas formas de pagamento, o dinheiro deve ser sempre lançado por  último no cupom fiscal, caso contrário não sera possível pegar troco no dinheiro.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Régys Silveira

 

 Quanto ao erro ele vai ocorrer se tentar enviar uma forma de pagamento depois do valor total das formas ter atingido o valor total do cupom, que é o que acontece no seu exemplo.

 

Sim, isso eu entendi. E o que eu quero é justamente evitar esse erro no programa e para isso basta enviar a forma de pagamento dinheiro primeiro e depois o TEF, que não vai dar o erro.

 

5.9. Transação de Venda com outras formas de pagamento

Caso seja utilizada uma ou mais formas de pagamento além do pagamento via TEF (cheque, dinheiro, etc.), estas formas de pagamento deve ser registradas antes de acionar o TEF. O valor da transação de Venda informado pela Automação Comercial ao TEF deve sempre ser o valor total ainda não pago, finalizando desta forma a venda após aprovação da transação pelo TEF, e confirmação pela Automação Comercial.

 

Li e reli várias vezes o texto acima e a minha interpretação é que onde está escrito:

 

"...,estas formas de pagamento devem ser registradas antes..."

 

Está se referindo justamente ao cheque e dinheiro. Ou seja, dinheiro vem primeiro e TEF vem depois.

 

De qualquer forma obrigado por responder. Apenas quis enriquecer a discussão. Sei que isso tudo é uma questão de interpretação e que não adianta nada fazer de um jeito e o homologador interpretar de outro modo.

 

Obrigado,

 

Mauricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Se olhar ao pé da letra seria assim:

 

NTK = TEF por ultimo

Dedicado (SITEF) = TEF primeiro

 

Em tese a ordem não afetaria o TEF, mas os valores vão afetar o fechamento, dependendo do total do cupom e do valor das formas de pagamento.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Eu homologuei 3 vezes semana retrasada com eles, 3 aplicativos diferentes e segui o que eu já seguia com outras homologações.

 

Você pode fazer o seguinte, se for homologar somente com eles, coloque o TEF por ultimo.

Se for homologar com o SITEF faça um testes no tipo de TEF e reoordene conforme o tipo.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Fundadores

O que faço na minha aplicação é calcular se o total em Cartão (TEF) é maior do que os demais pagamentos (Ex: dinheiro)...  Deixando os maiores pagamentos sempre para o final... Pois assim não há risco do ECF fechar o total do cupom, e o ultimo pagamento (por ser maior que o total restante) gera o troco...

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que faço na minha aplicação é calcular se o total em Cartão (TEF) é maior do que os demais pagamentos (Ex: dinheiro)...  Deixando os maiores pagamentos sempre para o final... Pois assim não há risco do ECF fechar o total do cupom, e o ultimo pagamento (por ser maior que o total restante) gera o troco...

 

A sua implementação é perfeita e evita erros na impressora fiscal. O problema é que até o ano passado a Seven PDV (discado) exigia a impressão das formas de pagamento sempre por último. Mas como agora não são mais eles que homologam, acho que é melhor implementar desse jeito mesmo.

 

Mauricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Pensei nisso... mas veja que as homologadoras não podem exigir algo que o próprio roteiro delas não seja capaz de validar...

 

Portanto no TEF dedicado, eles testam Formas de Pagamento em Dinheiro, de forma a voltar o Troco... E no TEF dedicado, eles testam apenas o Troco em Cartão...

 

Ou seja, o teste deles não valida as duas situações simultaneamente.... mas mesmo que algum dia o fizessem, com essa implementação funcionaria...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3730 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.