Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Iniciando Com Nfse Dúvidas.


maiko_bito
  • Este tópico foi criado há 3020 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá Pessoal. Sou novo no assunto da NFSe estou com muitas dúvidas, se alguém puder me ajudar fico agradecido.

 

Preciso desenvolver um modulo para geração e emissão de NFSe meu cliente é da cidade de Francisco Beltrão - Paraná consultando pelo número da cidade vi que o provedor disponível é "Equiplano".  Como disse anteriormente não tenho experiência no assunto. Já utilizei anteriormente os componentes do ACBr para desenvolver um modulo de CTe no qual ocorreu tudo bem, e funciona perfeitamente. Logo ao abrir os fontes do exemplo que encontro na pasta "Exemplos\ACBrNFSe\Delphi\"  vi que o projeto tem opção apenas para envio de um XML pronto lotes e tudo mais, minha dúvida é onde consigo uma orientação algo assim para alimentar o componente e gerar o XML através dele mesmo? e depois disso então fazer os processos normais assinar enviar e assim por diante. No projeto do CTe havia arquivos de texto com fragmentos do código explicando como alimentar o componente para geração, já no caso da NFSe não encontrei nada do gênero, pode ser que eu esteja errado que não funcione desta forma. Mas se possível, gostaria muito de uma ajuda, preciso de uma direção por onde iniciar. Obrigado a todos pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

No próprio exemplo! na pasta do svn!

Chegou a ler a documentação do provedor?

Veja é gerado um RPS Recibo Provisório de Serviço e vai retornar o xml da NFS-e

bem simples!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Juliomar Marchetti. Primeiramente, obrigado pela atenção.

 

Então Juliomar Marchetti eu já revi algumas vezes a documentação do servidor Equiplano, me parece bem simples porém não estou entendendo a lógica de funcionamento. Até onde entendi eu gero um Recibo RPS após o recibo eu consigo gerar um NFSe paralelamente a este recibo. Mas quando rodo o programa de exemplo e tento clicar no botão Gerar e Enviar NFSe ele me pergunto o número do recibo que já criei anteriormente, após informar o recibo ele me diz o seguinte 'A funcionalidade [Gerar NFSe] não foi disponibilizada pelo provedor: Equiplano' . Neste caso fiquei em dúvida de como gerar a NFSe através do recibo. Encontrei um trecho no manual do provedor que diz o seguinte:
 

Recepção de lote de RPS
Através desta interface os prestadores podem enviar lotes de RPS emitidos por seus
sistemas para serem convertidos em notas fiscais eletrônicas. Este é um
processamento assíncrono, ou seja, após enviar o lote o prestador receberá um
número de protocolo para consultar o status da conversão, conforme a interface
“Consulta de situação de lote RPS” .
 
Logo acredito que existem 2 formas. Os provedores que disponibilizam esta função gerar NFSe e outros que não disponibilizam. Neste caso de não disponibilizar a geração acredito que talvez o componente precise ser configurado diferente para trabalhar desta forma e obter o protocolo após o envio do RPS. Se for isso mesmo vou pesquisar como configurar adequadamente e tento novamente em seguida.
 
Também fiquei com dúvida, quando cliquei em Gerar novo RPS no programa de exemplo, ele me pediu apenas o número do RPS acredito que seja o número sequencial, assim como uma sequência para notas fiscais eletrônicas, porém em seguida ele gerou um exemplo sozinho sem me perguntar mais nada, ao abrir o XML que ele gerou para representar o RPS vi que lá já tem alguns dizeres de exemplo e valores de exemplo, gostaria de saber como faço para alterar aqueles dados no momento da geração do RPS acredito que no momento da geração posso fazer o seguinte:
 
 
 GerarNFSe(  aqui vai o número sequencial do novo RPS  );
 
 with ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NFSe do begin
 
 ValoresNfse.ValorLiquidoNfse := 500;
 
   with Servico.ItemServico.Add do begin
 
     Descricao := 'teste de novo serviço adicionado.';
     ValorUnitario := 500;
     ...
       e assim por diante alimentando as propriedades do componente.
 
   end;
 end;
 
 // por final salvar em arquivo
 ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].SaveToFile;
 
 
Tenho dúvidas, se posso fazer isso, se seria a forma certa.

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde maiko_bito!

como o nome diz é exemplo, está mostrando como alimentar o componente nele, para o restante é você que tem que informar, trocar todos os valores fixos passados nele pelo dados de seu banco!

sobre a forma de envio, tem o botões que fazem de forma diferente o envio dos rps

se olhar tem lá como assincrono!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Juliomar Marchetti. Já me ajudou muito até agora! estou fazendo alguns testes, cadastrei o emitente, alimentei o componente no modo assíncrono fazendo uma simulação de prestação de serviço. Configurei para modo de homologação, cadastrei os schemas do provedor, porém algo estou fazendo de errado, ao tentar transmitir recebo o seguinte retorno:

 

'RPS nao encontrado, caso necessario efetuar a solicitacao de mais RPS e aguardar a liberacao por parte da prefeitura.: RPS:2/008O servico especificado nao pertence ao prestador: RPS:2/008 servico:1.7 / '

Me desculpe pela minha ignorância, pode ser cagada minha isso, acho que não estou entendendo bem o funcionamento ainda. Lembrando que o cliente já utilizava este serviço antes, estamos migrando ele para o nosso sistema, e não temos este modulo para nota de serviço ainda. Não sei se influencia em alguma coisa ele já ter emitido como produção e agora estou utilizando os dados dele e certificado dele para fazer testes em homologação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Juliomar Marchetti. 

 

Tirei algumas conclusões. Meu cliente já utiliza este serviço atualmente, e conforme diz o manual do provedor, antes de passar para ambiente de produção é necessário ter transmitido pelomenos 1 documento no modo de homologação, então imagino eu que pelo fato do cliente já utilizar quer dizer que um dia ele já transmitiu o documento de número 1 como homologação, pensando nisso tentei transmitir outro documento com o número 2 e seguindo a mesma série que o cliente utiliza hoje. Dai então ele tenta transmitir e depois de alguns instantes me retorna o seguinte:

'Rejeicao: Certificado Assinatura - Erro Cadeia de Certificacao.'. 

Lembrando que o certificado está dentro do prazo de validade, instalado e apontado no emissor. Seria algo que estou fazendo errado? ou também é possível que o certificado que o cliente me passou não era utilizado para esta função, não sei se existe essa situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Hoje fiz um novo teste, baixei os schemas novos do provedor, mudei mais algumas coisas e por fim agora ao transmitir não da mais erro no certificado, porém me diz o seguinte 

 

O servico da LC 116 e obrigatorio

 

Já informei o código do serviço que é 17.1 conforme a lista LC116  informei este valor 17.1 na propriedade "Servico.ItemListaServico"  mas mesmo assim ele me da este erro na hora de enviar. Alguém sabe o que pode ser isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ALA.  

 

Meu cliente já emite NFSe atualmente, em um outro sistema, estamos implantando o sistema da empresa onde eu trabalho porém não temos este modulo ainda para emissão de nota fiscal de serviço. Resumindo tudo o que eu fiz foi pegar uma NFSe já emitida por eles recentemente, abri o XML e peguei o número do serviço que é 17.1 e verifiquei se o mesmo existia na tabela 116. O serviço consta na tabela, acredito eu que estou apenas informando este número no local errado do componente da ACBr NFSe ou algo assim. 

 

Só aproveitando ALA eu vi um tópico antigo seu no qual você falava sobre a NFSe para a cidade de Francisco Beltrão com o provedor Equiplano, gostaria de saber se na época do tópico você conseguiu emitir NFSe para este município?

 

E obrigado pela resposta ALA. Estou me batendo atras de informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. 

 

Após uma ajuda do colega Italo consegui um grande avanço. Agora consigo gerar o recibo RPS e enviar através do lote, em seguida recebo uma mensagem com o número de protocolo, depois disso ao pressionar OK na mensagem ele tenta consultar a situação do lote, eu aguardo este procedimento e em seguida me retorna o erro que aparece na imagem a seguir:

 

ygsaa.jpg

 

No caso de eu tentar consultar manualmente o lote diretamente no botão "consultar status do lote" o erro também ocorre, lembrando que quando clico em consultar status do lote ele me pede apenas o número do protocolo. Fiz algumas tentativas acompanhando no delphi a execução desta etapa e vi que ele chega a uma função de consulta de lote RPS e lá tem um parâmetro que é o número do lote, este parâmetro tem valor padrão vazio, e esta variável ta chegando vazia no momento da consulta do lote, tentei fixar um valor nela com o número do lote que pretendo consultar, dai sim a consulta deu certo, porém resolve apenas neste local, em vários ouros o erro ainda acontece. Alguém ja passou por isso, tem ideia de como resolver? 

 

Outra dúvida que está me deixando confuso é o seguinte... o provedor que estou utilizando Equiplano não me disponibiliza a função "Gerar e Enviar NFSe" pelo que entendi ao enviar os RPS eles são convertidos automaticamente em NFSe. O provedor não me permite envio síncrono, por isso estou utilizando o botão "Gerar e Enviar Lote" tem dado certo porém ocorre o erro mostrado na imagem após enviar o lote quando ele tenta consultar o mesmo. Mas minha dúvida foca no seguinte, em qual momento vai imprimir a DANFSe? se eu clicar no botão "Imprimir DANFSe" ele me pede para localizar o XML dela, porém a pasta de retorno se divide em subpastas e a pasta que tem o nome NFSe fica vazia, só tendo conteúdo na pasta dos RPS que são os XML's dos recibos e não são válidos para impressão da DANFSe. 

 

Obrigado pela atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois ...
  • 3 meses depois ...

Boa noite Juliomar Marchetti. 

 

Tirei algumas conclusões. Meu cliente já utiliza este serviço atualmente, e conforme diz o manual do provedor, antes de passar para ambiente de produção é necessário ter transmitido pelomenos 1 documento no modo de homologação, então imagino eu que pelo fato do cliente já utilizar quer dizer que um dia ele já transmitiu o documento de número 1 como homologação, pensando nisso tentei transmitir outro documento com o número 2 e seguindo a mesma série que o cliente utiliza hoje. Dai então ele tenta transmitir e depois de alguns instantes me retorna o seguinte:

'Rejeicao: Certificado Assinatura - Erro Cadeia de Certificacao.'. 

Lembrando que o certificado está dentro do prazo de validade, instalado e apontado no emissor. Seria algo que estou fazendo errado? ou também é possível que o certificado que o cliente me passou não era utilizado para esta função, não sei se existe essa situação.

 

 

Olá, estamos integrando com o padrão Equiplano e o que pudemos notar é que esta rejeição de Cadeia Certificadora ocorre rotineiramente e ao reenviar novamente assim que retorna o erro, a nota efetiva.

Está ocorrendo tanto para recepção quanto para consulta situação, lote, NFS-e por RPS e cancelamento.

Inicialmente achamos que fosse um problema na assinatura ou faltando alguma cadeia aqui no nosso servidor, porém se enviarmos o xml ao ws através do soapUI retornar o erro, e imediatamente clicarmos em reenviar, o ws aceita.

Então acredito que seja um problema no sistema da prefeitura.

A Equiplano não está sendo atenciosa em relação ao caso, dizem que só vão responder por e-mail mas mesmo assim não respondem.

Editado por leopereshz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois ...
  • Consultores

Bom dia,

O problema do Maiko se refere a 2014, nos estamos em 2016.

Você esta usando os fontes do repositório Trunk2?

O Maiko esta com problemas com o provedor Equiplano e este no Trunk2 já esta funcionando 100%.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3020 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...