Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nfse Vila Velha


vipeol
  • Este tópico foi criado há 2235 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá Vipeol,

 

Eu também estou tendo de trabalhar com Vila Velha e depois de muita luta consegui falar com o pessoal do TI de lá. Vila Velha usa o mesmo sistema de Vitória, então é possível utilizar o mesmo provedor; Eu estou aguardando que eles me enviem por e-mail os servidores de homologação e produção, assim podemos adaptar o componente.

 

Uma informação que não é muito animadora que me deram lá é que eles estavam sem servidor de homologação porque não tinham espaço físico para colocar um! 

 

Quando eu conseguir retorno, posto aqui os endereços dos servidores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização no Site de Vila Velha
http://issonline.vilavelha.es.gov.br/vviss/doc/documentacao.cfm

 

Ambiente de homologação

O ambiente de homologação online e webservices está em fase final de adaptação e estará disponível até o dia 19/05/2014, podendo ser liberado antes dessa data. As informações serão disponibilizadas nesta página.

Jefferson Lupinacci
Analista Desenvolvedor Java Sr. em Zara.com - Inditex - Departamento de Logística e Transporte Global - A Coruña / Espanha

[email protected] / [email protected]
Linkedin; https://www.linkedin.com/in/jeffersonlupinacci/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entrei em contato com a prefeitura através da página do Facebook dela. Reclamei da falta de informação deles e um dia depois recebi a ligação deles. Eles disseram que ainda estão implementando, e pedi para colocar no site as informações que os programadores precisam.

 

Estou de olho também e qualquer novidade posto aqui.

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, consegui executar com sucesso o encaminhamento do lote para a prefeitura de Vila Velha validando pelo XSD disponibilizado pelo site deles na aba de documentação. Para quem interessar segue o arquivo em anexo com o layout do Lote de RPS

NFSe_VilaVelha.pas

Editado por jheff_web

Jefferson Lupinacci
Analista Desenvolvedor Java Sr. em Zara.com - Inditex - Departamento de Logística e Transporte Global - A Coruña / Espanha

[email protected] / [email protected]
Linkedin; https://www.linkedin.com/in/jeffersonlupinacci/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O site da prefeitura de Vila Velha/ES disponibilizou os endereços dos webservices:

 

Web service

Endereço do webservice: http://issonline.vilavelha.es.gov.br/SistemaISS/WebService
Endereço do webservice de homologação: http://issonline.vilavelha.es.gov.br/SistemaISS/WebServiceHomologa

 

Ambiente de homologação

Agora é partir para criar um ProvedorVilaVelha.pas.

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando usar o provedor de Vitoria para adaptar ao padrão de VilaVelha, vi que o de vitoria gera um arquivo com o seguinte cabeçalho

<EnviarLoteRpsEnvio xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd">

 

E para o padrão de vila velha preciso gerar da seguinte forma

 

<EnviarLoteRpsEnvio xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd">

 

Alguem saberia me informar onde consigo mudar isto para adaptar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, consegui executar com sucesso o encaminhamento do lote para a prefeitura de Vila Velha validando pelo XSD disponibilizado pelo site deles na aba de documentação. Para quem interessar segue o arquivo em anexo com o layout do Lote de RPS

 

Vi que conseguiu enviar com o arquivo que você postou. Como você fez para enviar? usou o ACBR? se sim como fez para excluir o que o ACBr cria e usar o criado pelo seu arquivo? Estou precisando enviar NFSe para Vila Velha e não estou conseguindo. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, estive hoje na prefeitura de Vila Velha. Por sorte, o meu cliente tem contato com o pessoal do financeiro de lá e só assim consegui falar com alguém que respondesse pelo projeto da NFS-e. A situação lá é bem capenga.

 

Há duas pessoas só responsáveis pela implementação disso e eles não sabem de absolutamente nada. As informações que consegui garimpar hoje foram as seguintes:

 

- O sistema deles é exatamente o mesmo de Vitória, mas Vila Velha está 6 meses atrasada na implantação da versão 2.0 do padrão ABRASF em relação à eles.

 

- Se vocês consultarem o webservice, verão que só tem disponível o método RecepecionarLoteRPS, faltando todo o resto da estrutura existente em Vitória (CancelarNFSe, GerarNFSe, ConsultarNFSe, etc.). Quando eu perguntei pro responsável porque o serviço não tinha estes métodos, ele ficou irritado e garantiu sim que eles existiam.

 

- Eles estão tão atrasados que estão trabalhando com um prazo de mais seis meses pra tornar obrigatória a emissão da NFS-e no município, mas no entanto, não estão gerando mais a AIDF para que sejam confeccionados formulários contínuos de notas de serviço. Nas entrelinhas, o que ficou subentendido é que eles não tem estrutura pra aguentar todos os contribuintes enviando notas de uma vez só ainda.

 

- Não há como habilitar as empresas apenas para acesso ao ambiente de homologação para testes; ou eles habilitam pra produção e homologação ou não habilitam a empresa. Então, só pra fazer testes e descobrir se dá pra enviar ou não via ACBR, o cliente já fica obrigado a enviar as notas via site.

 

Por aqui, cheguei de comum acordo com meu cliente que o melhor é eles manterem a emissão em papel por pelo menos mais um mês ou dois, a fim de ver se eles resolvem os problemas de infra. O que vou fazer é pegar a unit ACBrProvedorVitoria.pas e modificá-lo para tratar Vila Velha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou tentando enviar e estou tendo um retorno do WS deles. O problema é justamente acredito eu a liberação da empresa para começar a emitir.

E179: O usuário correspondente ao documento utilizado para autenticação não possui autorização para realizar o serviço para a empresa parametrizada via CNPJ e IM do arquivo.

 

Fiz apenas as mudanças acrescentando ao provedorVitoria o codigo da cidade de vila velha e seus webservices.

 

O problema que já foram na prefeitura e dizem que está liberado, mas não acredito em vista do erro que esta dando.

Editado por vipeol
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Pessoal, seguem os arquivos que modifiquei para funcionar em vila velha, a meu ver o problema que estou tendo agora nao eh com os fontes e sim por uma falta de liberacao da prefeitura para que a empresa emita as notas, espero que ajude.. E favor retornarem caso consigam..

ACBrNFSeWebServices.pas

ACBrProvedorVitoria.pas

pnfsConversao.pas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vipeol, obrigado por disponibilizar os fontes. Foram de grande ajuda mesmo!

 

Só que no arquivo ACBrProvedorVitoria.pas nas linhas 137 e 147, os endereços começam com https e não somente http.

 

Não sei se você instalou também o certificado específico para a prefeitura de Vila Velha. Ele se encontra no seguinte endereço:

http://issonline.vilavelha.es.gov.br/vviss/arquivos/docs/5200/pmvv-ca.zip.

 

Depois que fiz isso o erro apresentado era que a empresa não estava habilitada para enviar NFSe. Vou ver com eles para pedirem autorização e depois atualizo a todos.

 

Obrigado

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

   Obrigado. Mas o erro que aparece para mim, mesmo sem fazer as alterações que colocou é o mesmo que esta aparecendo para você, já tentei contato com a prefeitura e demora uma eternidade para responderem, para ter uma ideia tem mais de 3 semanas que não me respondem, mas se tiver sucesso quanto ao erro poste ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi que conseguiu enviar com o arquivo que você postou. Como você fez para enviar? usou o ACBR? se sim como fez para excluir o que o ACBr cria e usar o criado pelo seu arquivo? Estou precisando enviar NFSe para Vila Velha e não estou conseguindo. Obrigado!

 

Como na data de geração da classe ainda não existia a disponibilidade de Webservice. Codifiquei de uma maneira que o Lote em XML pudesse ser importado pelo site da prefeitura não utilizando o canal do HTTP para a comunicação direta.

 

Exemplo da Alimentação da Classe e Geração do Arquivo.

var
  LoteRPS             : TLoteRPS;
begin

  try

    if not FileExists(ExtractFilePath(Application.ExeName) + '\Schemas\nfse.xsd') then
      ShowMessage('Arquivo: '+ ExtractFilePath(Application.ExeName) + '\Schemas\nfse.xsd não foi encontrado no diretório. Operação Cancelada.');

    Screen.Cursor := crHourGlass;

    LoteRPS := TLoteRPS.Create;
    try

      with LoteRPS do
      begin
        InscricaoMunicipal := '000/000000';
        CpfCnpj            := '00.000.000/0000-00';
        NumeroLote         := 0;
      end;

      // Inclusão de Recibos ao Lote - ex para varios : while not clientdataset.eof do
      with LoteRPS.ListaRPS.New do
      begin
        Competencia            := StrToDateTime('01/01/2014');
        DataEmissao            := StrToDateTime('01/01/2014');
        Status                 := 0;
        OptanteSimplesNacional := 0;
        IncentivoFiscal        := 0;

        with Identificacao do
        begin
          Numero           := 0;
          CodigoLancamento := 0;
          NumeroDocumento  := 0;
          Serie            := 'Serie';
          Tipo             := 0;
        end;

        with Tomador do
        begin
          RazaoSocial        := 'RazaoSocial';
          InscricaoMunicipal := '00000/000';
          CpfCnpj            := '00.000.000/0000-00';
          Endereco           := 'Endereco';
          Complemento        := 'Complemento';
          Bairro             := 'Bairro';
          Numero             := 'Numero';
          Cep                := '00000-000';
          Uf                 := 'Uf';
          CodigoMunicipio    := 0;
          Email              := 'Email';
          Telefone           := '(00) 00000-0000';
        end;

        with Prestador do
        begin
          CpfCnpj            := '00.000.000/0000-00';
          InscricaoMunicipal := '00000/000';
        end;

        // dados do serviço prestado
        with Servico do
        begin
          IssRetido           := 1;
          ItemListaServico    := '000';
          CodigoCnae          := '0000000';

          Discriminacao       := 'Discriminacao do Item';
          CodigoMunicipio     := 0;
          ExigibilidadeISS    := 1;
          MunicipioIncidencia := 0;

          with Valores do
          begin

            ValorServicos          := 0.00;

            if IssRetido = 1 then
            begin
              ValorDeducoes        := 0.00;
              Aliquota             := 0.00;
              OutrasRetencoes      := 0.00;
              ValorIss             := 0.00;
            end
            else
            begin
              ValorDeducoes        := 0.00;
              Aliquota             := 0.00;
              OutrasRetencoes      := 0.00;
              ValorIss             := 0.00;
            end;

            ValorPis               := 0.00;
            ValorCofins            := 0.00;
            ValorInss              := 0.00;
            ValorIr                := 0.00;
            ValorCsll              := 0.00;

            DescontoIncondicionado := 0.00;
            DescontoCondicionado   := 0.00;
          end;

        end;

        // Informa a Classe qual o Schema XML, Gera o Arquivo de Envio e Valida com base no XSD
        LoteRPS.XML.SchemaXml := ExtractFilePath(Application.ExeName) + '\Schemas\nfse.xsd';
        LoteRPS.XML.Gerar;
        LoteRPS.XML.Validar;

        try
          LoteRPS.XML.SaveToFile(strNomeArquivo);
        except
          on E: Exception do
          begin
            ShowMessage('Não foi possivel salvar o arquivo no diretório: '+ strNomeArquivo + ' por favor informe outro.');
            if ((saveDialog.Execute) and (saveDialog.FileName <> '')) then
            begin
              strNomeArquivo := saveDialog.FileName;
              LoteRPS.XML.SaveToFile(strNomeArquivo);
            end;
          end;

        end;
        
        Screen.Cursor := crDefault;

        // verifica se a estrutura ficou correta, senao exibe os erros
        if not (LoteRPS.XML.Valido) then
        begin
          Form := TFrmValidador.Create(Self);
          try
            Form.Ocorrencias.Text := LoteRPS.XML.MensagemErro;
            Form.WebBrowser.Navigate(saveDialog.FileName);
            Form.ShowModal;
          finally
            FreeAndNil(Form);
          end;
        end
        else
          ShowMessage('Arquivo Gerado e Validado com Sucesso!');

      end;
    finally
      FreeAndNil(LoteRPS);
    end;

  except
    Screen.Cursor := crDefault;
  end;

end;

Jefferson Lupinacci
Analista Desenvolvedor Java Sr. em Zara.com - Inditex - Departamento de Logística e Transporte Global - A Coruña / Espanha

[email protected] / [email protected]
Linkedin; https://www.linkedin.com/in/jeffersonlupinacci/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...

Nota fiscal de Vila Velha/ES funcionando.

 

São poucas as alterações. Estou mandando o ACBrProvedorVitoria.pas, que foi onde inclui a cidade de Vila Velha, pois ela é quase igual a Vitória.

 

O arquivo pnfsConversao.pas não vou anexar pois está desatualizado, mas a única alteração é acrescentar a cidade no provedor Vitoria.

  3205309, // Vitória/ES
  3205200  // Vila Velha/ES
     : Provedor := 'Vitoria';

 

Qualquer coisa é só falar.

 

Rodrigo

ACBrProvedorVitoria.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Rodrigo,

 

Muito obrigado pela colaboração, já esta disponível.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou tentando enviar a NFS-e de vila velha pela última atualização dos componentes. 

 

Eu instalei o certificado específico da PMVV, disponível no site deles, mas quando tento enviar a primeira nota em ambiente de homologação eu recebo a mensagem "The certificate authority is invalid or incorrect". Alguém aqui já passou por isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui resolver a mensagem anterior. O certificado da PMVV teve de ser instalado de forma forçada na aba "autoridades de raiz confiáveis".

Agora estou com outro erro estranho. Ao enviar a NFS-e, recebo a seguinte mensagem:

 

" A mensagem XML do cabecalho do arquivo enviado esta fora do padrao especificado. There is an error in XML document (1, 174)"

 

Estou fazendo o teste em ambiente de homologação. Os schemas de vitória foram atualizados à partir da pasta exemplo do ACBr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2235 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.