Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Baixar Xml


Janio
Ver Solução Respondido por Carlos Alberto Fitl,
  • Este tópico foi criado há 2449 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal,

 

Preciso fazer o download do xml para agilizar a entrada dos produtos em estoque. Contudo, atualmente tenho feito da maneira 'tradicional' pelo site do nfe nacional e isso demora pra caramba.

 

Tem como fazer o download desse xml pelo acbrnfemonitor pela chave??

 

Janio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive vendo aqui e acho que essa solução do AcbrNfeMonitor não irá servir para o que pretendo (agilizar processo de digitação de nfe's de entrada), pelos motivos:

 

- Precisa de certificado digital instalado na maquina;

- Antes de fazer o download da nfe, precisa ser feito a 'manifestação do destinatário'; 

- Não será disponibilizado todos os xml's, mas somente um percentual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive vendo aqui e acho que essa solução do AcbrNfeMonitor não irá servir para o que pretendo (agilizar processo de digitação de nfe's de entrada), pelos motivos:

 

- Precisa de certificado digital instalado na maquina;

- Antes de fazer o download da nfe, precisa ser feito a 'manifestação do destinatário'; 

- Não será disponibilizado todos os xml's, mas somente um percentual

Exatamente isso. Mas lembre-se essas restrições são da SEFAZ e nao do Acbr. Ela quer forçar que os clientes solicitem IMEDIATAMENTE do fornecedor o xml da nota fiscal que foi emitida ( o que pode ser feito muito antes da mercadoria chegar, e com isso agilizar o processo de digitacao de nfe de entrada - como vc quer)

Editado por sossystem
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Ocorre que já vi algumas soluções para baixar o xml de dentro do proprio sistema, sem que seja preciso ir a nenhum site! Nessas soluções não precisa também ter o certificado digital instalado na maquina.

 

Como disse, esse meio é pra agilizar o processo de entrada (digitação) das mercadorias em estoque e, portanto, o xml não precisa ter 'validade juridica'.

 

Os clientes mim pedem muuuito isso no sistema, mas por enquanto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses softwares acessam internamente o site da sefaz / receita federal, e fazem um parse do html recolhendo as informações necessarias para remontar o xml (sem a parte da assinatura é claro).

o grande problema é que a sefaz tambem nao quer q faça isso, e de tempos e tempos eles vão ficar mudando o html do site, colocando informações em imagens ao inves de texto, etc. Ou seja, se vc quer ter essa funcionalidade no seu software prepare-se para ficar de olho no site da onde vc está puxando as informações e nas reclamações dos seus clientes quando parar de funcionar, além da correria para reverter a situação.

Obviamente seus cliente nao vai gostar de ter que digitar o captcha existente no site, entao vc terá de procurar uma ferramenta que converta uma imagem em texto.

 

Resumindo: dor de cabeça dobrado na minha opinião... Pense desse jeito: é tão mais facil quando se respeita o que está na legislação que obriga o fornecedor da mercadoria enviar o xml para o cliente... Cliente nao tem que ficar consultando em site nenhum, é obrigação do fornecedor lhe dar as informações necessárias.

Sugiro que desenvolva uma boa ferramenta de recebimento do XML para seus clientes, dai vc tem como argumentar, explicando que

1 - esse procedimento de "puxar" o xml pela chave de acesso não é o que chamamos de legal e previsto em lei

2 - a sefaz quem faz os bloqueios e nao seu software

3 - atraves da ferramenta de recebimento de XML que vc desenvolveu o processo vai ser ainda mais rapido que consultar um XML pela chave de acesso, pois vc nao precisa esperar o danfe chegar na sua mao, e tambem nao precisa nem mesmo digitar a chave de acesso toda!

4 - tudo o que o cliente tem que fazer é exigir que o fornecedor cumpra o que está na lei...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Janio, esse assunto já foi amplamento discutido aqui no fórum, existem 3 tópicos gigantescos a respeito deles e não vamos continuar um quarto.

 

- Não, o ACBr não possui uma forma simples de baixar, somente as formas disponibilizadas e oficiais do SEFAZ.

- Sim, existem outras formas, mas são projetos autônomos e não tem a ver com o ACBr, o ACBr possuía algo a muito tempo, mas pelo motivo citado acima foi retido do projeto e não será dada continuidade.

 

Obs.: Utilize a busca e procure por download XML e achará os tópicos que falei.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sossystem

>>>>>Sugiro que desenvolva uma boa ferramenta de recebimento do XML para seus clientes, dai vc tem como argumentar, explicando que......

 

Quando voce fala em uma boa ferramenta de recebimento do XML a que esta se referindo exatamente ? poderia dar um exemplo disso pois acho uma otima ideia.

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algo que seja mais que apenas um email para onde os xml vão... Uma ferramenta onde o fornecedor pode (por exemplo) dar um upload no xml, ou mesmo enviar para um determinado email, e essa ferramenta faria a varredura desses locais organizando num grid no sistema para o seu cliente, entende? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Régys Silveira, anfm, Tudo bem?

 

Não quero ser repetitivo e nem solicitar algo que esteja fora do escopo do Projeto ACBr. Mas hoje a Receita Federal disponibiliza o botão Download ao consultar uma chave na página http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa&tipoConteudo=XbSeqxE8pl8= 

O que poderia ser feito com o ACBr é uma maneira de ler o captcha (com Tesseract-OCR - open source ou com MS Visual C++ Redistributable 2012), executar o clique no botão download, solicitar o certificado e baixar o XML, tendo em vista que essa seria uma maneira legal usando o que a RFB disponibilizou em sua página.

 

Várias empresas renomadas em softwares fazem isso, tais como: Alterdata Sistemas (http://www.alterdata.com.br/), Wolters Kluwer Prosoft (http://www.prosoft.com.br)

Editado por wellder

Welder Vieira

Análise e Densenvolvimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Olá Régys Silveira, anfm, Tudo bem?

 

Não quero ser repetitivo e nem solicitar algo que esteja fora do escopo do Projeto ACBr. Mas hoje a Receita Federal disponibiliza o botão Download ao consultar uma chave na página http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa&tipoConteudo=XbSeqxE8pl8= 

O que poderia ser feito com o ACBr é uma maneira de ler o captcha (com Tesseract-OCR - open source ou com MS Visual C++ Redistributable 2012), executar o clique no botão download, solicitar o certificado e baixar o XML, tendo em vista que essa seria uma maneira legal usando o que a RFB disponibilizou em sua página.

 

Várias empresas renomadas em softwares fazem isso, tais como: Alterdata Sistemas (http://www.alterdata.com.br/), Wolters Kluwer Prosoft (http://www.prosoft.com.br)

 

Poxa Welder é pouquíssima coisa a fazer, não quer contribuir com o projeto ACBR que é open-source, grátis e ajudado pela comunidade e fazer algo para tudo mundo?

  • Curtir 3

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Vou postar o link do fork do RecuperaXML que é mantido por outros usuários e não faz parte do core do Projeto ACBr na tentativa de acabar de vez com esses questionamentos infundados quanto a baixar ou não XML seja de onde for por outra forma que não sejam as disponibilizadas pelo SEFAZ e que são as formas legais.

 

http://sourceforge.net/projects/recuperaxml/

 

Qualquer outra forma que não seja utilizando o webservice e uma GAMBIARRA ou é errado e pode gerar danos ao cliente e ao usuário, portanto, nunca o projeto ACBr vai ser conivente com essas formas, por favor, vamos botar um ponto final nisso.

Utilizem o fork do RecuperaXML caso queiram correr o risco e assumirem as sanções que possam ou não vir a existir.

 

E por favor, vamos parar de discutir isso, pois já está se tornando chato e está gerando desconforto.

  • Curtir 1

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Régys Silveira, anfm, Tudo bem?

 

Não quero ser repetitivo e nem solicitar algo que esteja fora do escopo do Projeto ACBr. Mas hoje a Receita Federal disponibiliza o botão Download ao consultar uma chave na página http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa&tipoConteudo=XbSeqxE8pl8= 

O que poderia ser feito com o ACBr é uma maneira de ler o captcha (com Tesseract-OCR - open source ou com MS Visual C++ Redistributable 2012), executar o clique no botão download, solicitar o certificado e baixar o XML, tendo em vista que essa seria uma maneira legal usando o que a RFB disponibilizou em sua página.

 

Várias empresas renomadas em softwares fazem isso, tais como: Alterdata Sistemas (http://www.alterdata.com.br/), Wolters Kluwer Prosoft (http://www.prosoft.com.br)

Boa noite, Wellder.

 

Voce tem alguma coisa que nao precise digitar o captcha ?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Wellder.

 

Voce tem alguma coisa que nao precise digitar o captcha ?

 

Obrigado

Bom dia.

 

Não tenho. Mas estou trabalhando nisso. Vou aguardar a resposta no meu post anterior para ver se o ACBrNFe irá fazer o que descrevi.

Welder Vieira

Análise e Densenvolvimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

A resposta já foi dada em pelo menos 4 tópicos diferentes e também neste aqui, segue novamente:

 

Vou postar o link do fork do RecuperaXML que é mantido por outros usuários e não faz parte do core do Projeto ACBr na tentativa de acabar de vez com esses questionamentos infundados quanto a baixar ou não XML seja de onde for por outra forma que não sejam as disponibilizadas pelo SEFAZ e que são as formas legais.

 

http://sourceforge.net/projects/recuperaxml/

 

Qualquer outra forma que não seja utilizando o webservice e uma GAMBIARRA ou é errado e pode gerar danos ao cliente e ao usuário, portanto, nunca o projeto ACBr vai ser conivente com essas formas, por favor, vamos botar um ponto final nisso.

 

Utilizem o fork do RecuperaXML caso queiram correr o risco e assumirem as sanções que possam ou não vir a existir.

 

E por favor, vamos parar de discutir isso, pois já está se tornando chato e está gerando desconforto.

  • Curtir 2

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

Não tenho. Mas estou trabalhando nisso. Vou aguardar a resposta no meu post anterior para ver se o ACBrNFe irá fazer o que descrevi.

 

Wellder, você acabou misturando os assuntos.

 

O botão "Download" do portal da NF-e é necessário ter o certificado digital e não precisa digitar nenhuma imagem para baixar, neste procedimento o XML tem validade jurídica.

 

O procedimento de transformação do HTML do site em XML da NF-e é um outro procedimento que o antigo projeto do ACBr fazia e foi comentado acima pelo Regys.

Editado por RecuperarXML

Captura do arquivo XML da NF-e de todo o Brasil e NFC-e dos Estados AC, AL, AP, BA, DF, ES, MA, MT, PA, PB, PI, RJ, RN, RO, RS, RR, SC, SE, TO.

Site: http://www.recuperarxml.com.br

Email: [email protected]

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellder, você acabou misturando os assuntos.

 

O botão "Download" do portal da NF-e é necessário ter o certificado digital e não precisa digitar nenhuma imagem para baixar, neste procedimento o XML tem validade jurídica.

 

O procedimento de transformação do HTML do site em XML da NF-e é um outro procedimento que o antigo projeto do ACBr fazia e foi comentado acima pelo Regys.

 

Não misturei não.

 

Sei que o botão download é necessário o certificado digital e o XML tem a validade jurídica. O que eu questionei é fazermos no ACBr uma maneira de esse processo ser automático o próprio ACBr fazer o download do XML.

As empresas que citei já fazem isso. Elas não utilizam a transformação do HTML em XML.

Welder Vieira

Análise e Densenvolvimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Nas duas empresas em que trabalhei, na anterior e na atual, a mentalidade é a mesma seguida por vocês, ou seja, se o cliente quer a gente passa por cima de leis ou seja lá o que for, simplesmente pra satisfazer um cliente apenas e este recurso do download do XML foi um pelo qual briguei bastante aqui, chegamos a utilizar o download antigo através do parse do html (gambiarra dos diacho), e confesso que dava um trabalho desgraçado pra ficar monitorando e uma correria pra refazer quando parava de funcionar, mas enfim, isso não importa, o que eu quero dizer é que vc deve sim fornecer ferramentas adequandas para suprir a necessidade dos seu clientes porém, tem que saber definir o que realmente o cliente quer e se isto agrega valor ao seu sistema e trabalhar numa forma que satisfaça os dois requisitos, o do seu cliente e o do seu sistema.

 

A seguir vou lhes fornecer algumas dicas de como fazer um implementação que vai agradar seu cliente sem no entanto criar "curvas" no seu sistema utilizando a maneira correta. Mas não sem antes discorrer sobre as dificuldades e beneficios de um ou de outro, deste modo vocês compreendem o por que de não ser implementado a maneira sugerida por alguns acima dentro do proprio acbr.

1º (Incorreto)- para fazer o download através da maneira que vcs estão propondo, acessar o site da receita e fazer o download, vocês terão que ter em mãos a chave de acesso cuja deve ser informada pelo fornecedor, você terá que implementar um sistema para acessar o site utilizando a chave, terá que decodificar o captcha ou informa-lo(se decodifica-lo já está errado pois o captcha já é obrigatorio informar para impedir o acesso mecanico a estas informações) e então fazer o parse de todo o html e encontrar as informações que você precisa e por fim montar o XMl. Viram quanto trabalho, e acredite, no final de 1 ano terá dado pelo menos outro tanto de trabalho só para manter funcionando.

2º (correto) - Este é o modo correto, possui web services e já esta disponivel a muito tempo no acbr, ou seja, utilizando a consulta de NF-e destinadas, manifestação e download através do web service.

- primeiro passo é efetuar uma consulta das NF-e destinadas ao seu cliente, esta consulta irá retornar as notas que foram emitidas para o cnpj da empresa retornando um xml contendo-as (estou anexando um xml do retorno da consulta): ex:

<ret>
<resNFe NSU="121466964">
<chNFe>22130633009911006501550110002838071374095400</chNFe>
<CNPJ>33009911006501</CNPJ>
<xNome>SOUZA CRUZ S.A</xNome>
<IE>194016315</IE>
<dEmi>2013-06-25</dEmi>
<tpNF>1</tpNF>
<vNF>481.82</vNF>
<digVal>zK2lnlmFXlu27pNT8Y9MBgdZaQ8=</digVal>
<dhRecbto>2013-06-25T09:11:19</dhRecbto>
<cSitNFe>1</cSitNFe>
<cSitConf>1</cSitConf>
</resNFe>
</ret>
<ret>

Notem que tem todas as informações necessárias pra identificar a nf-e emitida, com os dados em mãos você apresenta-as em um grid.

2º passo é disponibilizar uma maneira facil e eficiente do seu cliente efetuar a manifestação e a melhor forma é na mesma tela onde você apresentou as notas já disponibilizar um botão para cada uma das operações de manifestação disponivel (ver figura em anexo).

3 º passo e ultimo, disponibilizar um botão onde o cliente pode selecionar a NF-e no grid e efetuar o download do mesmo (ver figura em anexo).

 

Em anexo estou enviando um XML com download de várias NF-e's e um print da tela que desenvolvi para o cliente efetuar estas operações em pouquissimos segundos.

 

Se precisarem de alguma dica estou a disposição.

 

Espero que tenha sido de alguma ajuda.

 

 

20130710090336-nfe-dest.rar

post-2972-0-51911400-1401733482_thumb.jp

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de baixar o xml da 'maneira oficial', pela manifestação do destinatário, é que nessa hipótese apenas um percentual de nfe's destinadas a um cnpj estarão disponíveis para download.

 

Em minha região, o grande 'atrativo' de um determinado sistema é a automatização da entrada das notas atraves do download do xml de dentro do proprio sistema. Nas demonstrações do meu sistema, é incrível, a primeira coisa que os possíveis clientes perguntam é isso: "Tu ja tem aquele negocio lá de dar entrada na nota sem precisar digitar tudo?"

 

Para o pobre do cliente, coitado, leigo, que não tem condições de analizar(analisar) um sistema e saber quais realmente são os seus verdadeiros atrativos, esse negocio de donwload de xml é algo bastante importante, impressionante e chamativo... pra eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Janio,

 

este problema que você apenas é uma maneira da SEFAZ impedir que você, por ter o download facil, pare de cobrar o seu fornecedor que tem a obrigação de enviar o XML da NFe pra você e por consequencia o seu fornecedor pare de envia-los por falta de cobrança, toda regra pode ser seguida ou quebrada, no entanto há compromissos que você deve assumir com sua empresa, o meu é sempre seguir a legislação, deste modo evito dor de cabeça pra mim, quanto aos atrativos, o sistema no geral deve servir como atrativo e não um recurso apenas.

 

Mas enfim, este é meu ponto de vista apenas.

 

Vou parar de responder pra não estendermos ainda mais este post;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Moderadores

Boa noite amigos

alguem tem o fonte completo do recumperaxml atualizado?

desde ja muito obrigado.

 

O projeto foi desvinculado a muito tempo do projeto ACBr e os usuários criaram um repositório só para ele para que pudessem dar continuidade, veja o endereço: http://sourceforge.net/projects/recuperaxml/?source=directory

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2449 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.