Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Infidelidade De Layout X Arquivo De Remessa.


Ver Solução Respondido por Rafael Dias,
  • Este tópico foi criado há 3535 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa noite companheiros.

 

Durante o mês de agosto de 2014, passei por aborrecimentos dignos de cão. 

Um cliente pediu para que fosse gerado boletos e remessa de uma cooperativa filiada ao Sicoob. ocorre que, o pessoal da Cooperativa seguindo as diretrizes do banco siccob, envia para os desenvolvedores os manuais de integração de softwares, até aí, sem problemas, sem mais demandas. 

 

O componente ACBrBoleto, que aqui digo que se não for o melhor entre os melhores, certamente é digno de medalha. Nós desenvolvedores nos debruçamos dioturnamente sobre manuais, legislações, decretos e demais dispositivos legais a fim de atender com presteza nossos clientes, creio que esta comunidade é assim focada.

 

Na data de hoje, 15 de Agosto de 2014, recebi um módulo completo do aplicativo "Cedente" do sicoob para geração de boletos e arquivos de remessa.

 

Criei um cliente exatamente como estava no antes dito, setei todas as propriedades do componente para as informações do módulo, e, ao gerar o arquivo de remessa pelo módulo e comará-lo ao "nosso" arquivo gerado, observei grande incompatibilidade, posto que, a estrutura é incompatível.

Ante a minha necessidade, adaptei o componente mais precisamente as units, ACBrBancoob.pas e ACBrBoleto.pas para atender a esta falta de compatibilidade entre os softwares. 

 

Com a adpatação efetuada, o software Cedente recebe o arquivo gerado pelo componente sem nenhuma restrição. 

 

Ainda enviei ao departamento de tecnologia da cooperativa a minha total insatisfação em relçao às regras adotadas pela inscituição bancária.

 

Parando, email enviado.

 

"Boa noite Renato.

Antes de tudo quero lhe agradecer pelas informações prestadas, afinal, é cediço que, sem informação não há um caminho a ser seguido.

Sei que não parte de você nenhuma instrução a cerca de layouts de troca de arquivos, disso, certamente você será isentado e, se necessitar pode contar comigo.

Ocorre que, segui fielmente todos os manuais cedidos e/ou disponibilizados pela "Sicoob" denominado "Layout Sicoob.xls" e "Layouts para troca de informações.xls" para implantação de arquivos de troca de informações entre, cedente e cooperativa.
Me senti incapaz em desenvolver algo que atenderia em perfeita harmonia com esta sigla que, a passos largos avança no segmento de crédito, ora, todos sabemos que cooperativa não é banco e jamais poderá sê-lo, todavia, hoje há muitas cooperativas de crédito que se confundem como bancos, apesar de ilegal.

Ao gerar o arquivo CNAB240 através do módulo "Cedente" pude comparar o arquivo gerado pelo módulo "Cedente" com o arquivo gerado pelo meu software, observei que, havia uma discrepância enorme em relação ao arquivo gerado tanto pelo módulo Cedente quanto pelo meu software.

Considerando que o desenvolvedor deva seguir o que reza o manual, assim o fiz, mas para minha surpresa, ao gerar o arquivo REM_333700_CED2064_7945_1_C240_(1408114210570).CED constatei que, O layout disponibilizado pela "Cooperativa/Sicoob" está em total desconformidade com o arquivo gerado, posto que, o manual pede conforme segue:

HEADER DO LOTE     12.1 054 058 005 - Num   C/C Agência Código Prefixo da Cooperativa: vide planilha "Capa" deste arquivo     13.1 059 059 001 - Alfa DV Dígito Verificador do Prefixo: vide planilha "Capa" deste arquivo    

Nesta linha o manual pede agencia e dígito, o que em se tratando de dígito é dispensado ao gerar o arquivo pelo Cedente.

Segmento P

08.3P 018 022 005 - Num C/C Agência Código Prefixo da Cooperativa: vide planilha "Capa" deste arquivo     09.3P 023 023 001 - Alfa     DV Dígito Verificador do Prefixo: vide planilha "Capa" deste arquivo    

No arquivo gerado pelo Cedente apenas é gerado o prefixo desta, em nenhum momento é gerado o dígito.

Ante ao exposto, e protestando pela indignação ora sentida, levarei este relatório ao conhecimento da comunidade brasileira de desenvolvedores de software para que, diante desta constatação eles, não passem o que passei, afinal, acredito que, se existe um manual este deve ser seguido a risca, e, assim venha diminuir a discrepância adotada tanto por bancos bem como pelas cooperativas.

Sem possíveis prejuízos das sanções ao Sicoob e afins".

 

Se endentederem necessário disponibilizo aqui as alterações por mim efetuadas.

Atenciosamente,
Agnaldo Prates.

 

Ps. Desculpem o desabafo, mas não é admissível que alguém dispenda seu tempo seguindo um manual que não funcione.

 

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicionando as Units alteradas para gerar o arquivo remessa das cooperativas sicoob.

 

As alterações foram simples, porem o Sistema Cedente do Sicoob recebeu os arquivos gerados sem nenhuma restrição.

 

ao gerar o código de barras o DV do código não estava ocrreto, agora está em conformidade.

 

Abraço a todos.

ACBrBancoob.pas

ACBrBoleto.pas

  • Curtir 1

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafael.

O manual é o mesmo que o Sicoob disponibiliza, porem, este manual está em total desconformidade com o arquivo aceito pelo banco, então o que fiz. Peguei o arquivo gerado por eles e comparei ao gerado pelo ACBrBoleto através do Winmerge e descobri que o arquivo gerado pelo ACBrBoleto estava em conformidade como o que pede o manual, mas, o arquivo aceito por eles não seguem o manual.

 

É muito estranho isso tudo. Eu penso que, se existe um manual ele deve ser seguido à risca, mas na verdade isso não ocorre com o Cedente Sicoob. 

 

Obrigado pelas informações .

 

Abraço.

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution

Simplesmente estranho.

Ficam difícil enviar as modificações pois teríamos que testar com os usuários que já utilizam o sistema atual pois se mudarmos pode ser que de erro para os mesmos.

Gostaria de pedir que algum usuário que utilize a classe atual desse um feedback sobre isso.

Vamos aguardar algum tempo até termos certeza das modificações, se depois disso ninguém se manifestar faremos o merge no svn.

Obrigado pelas modificações, mas precisamos ter certeza que ninguém saia prejudicado, se necessário criaremos uma outra classe baseada na suas modificações.

  • Curtir 1

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3535 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.