Jump to content

dev botao

Nfc-E - Devolução De Mercadoria


Go to solution Solved by infomatte,
  • Este tópico foi criado há 2140 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

    Bom dia,

 

    Estou com um dúvida em relação a devolução de mercadorias da NFC-e. Qual é o procedimento para devolução de um item da NFC-e ?

    Se estiver dentro do prazo de 24h entendo que o melhor caminho seria cancelar a NFC-e e fazer outra. Mas depois desse período ? Qual o procedimento ?

    Existe outra forma para fazer a devolução de item da NFC-e ?

 

    Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

É o mesmo procedimento atual, fazer uma nota de devolução. A NFCe só permite a emissão de vendas.

Obrigado pelo esclarecimento.

Então não posso gerar uma NFC-e referenciando outra NFC-e para devolução, certo? Tem que ser uma NF-e de devolução referenciando a NFC-e.., ok?

 

Leandro Araújo, Analista de Sistemas.

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
  • 2 months later...
  • Membros Pro
10 horas atrás, Gildenor disse:

Caso não seja possivel identificar o destinatario da nfce, o destinatario da nfe deve ser o emitente. Claro fazendo referencia, em campo proprio, da nota de origem.

Gildenor,

Caso a NFCe modelo 65 não tiver identificação do consumidor final, o contribuinte deverá emitir uma nota modelo 55 fazendo referencia a chave da NFCe em questão com o do CFOP de devolução no(s) iten(s), e deve informar que essa nota modelo 55 deve está com o tipo de operação como entrada, onde essa nota terá a identificação dos dados destino o próprio consumidor. Após isso feito se pode dá entrada na mercadoria fazendo referencia a essa nota gerada e incorporar o(s) produto(s) novamente no estoque contábil e físico.   

Espero ter ajudado.

Link to comment
Share on other sites

  • Membros Pro
19 minutos atrás, Fernando Di Pace disse:

Gildenor,

Caso a NFCe modelo 65 não tiver identificação do consumidor final, o contribuinte deverá emitir uma nota modelo 55 fazendo referencia a chave da NFCe em questão com o do CFOP de devolução no(s) iten(s), e deve informar que essa nota modelo 55 deve está com o tipo de operação como entrada, onde essa nota terá a identificação dos dados destino o próprio ***CONTRBUINTE***. Após isso feito, poderá dá entrada na mercadoria fazendo referencia a essa nota gerada pelo proprio contribuinte e incorporar o(s) produto(s) novamente no estoque contábil e físico.   

Espero ter ajudado.

 

Edited by Fernando Di Pace
Link to comment
Share on other sites

  • Membros Pro
Em 24/02/2016 at 11:00, eduardo.freitas disse:

Ainda ficou meio confuso a questão dos dados do destinatário para mim.

A parte da referencia de chave ok, é uma nota de devolução normal e deve referenciar um documento eletrônico modelo 55 ou 65. Porém a identificação do destinatário ainda esta meio obscura, e ainda mais com as respostas divergentes do Régys e Gildenor...

A Sefaz aceita tanto a informação de um parceiro comercial quanto a do próprio emitente como destinatário na emissão da devolução. Mas qual o procedimento juridicamente correto? Solicitar os dados do cliente ou informar o emitente como destinatário quando a NFC-e não possui identificação do mesmo?

Você tem que observar se a venda for para consumidor final no caso cliente pessoa física. Ele não tem como emitir uma nota de devolução para o contribuinte poder dá entrada novamente na mercadoria e de uma certa forma neutralizar a operação de venda, ele vai ter só o cupom NFCe, por isso que o contribuinte vai ter que emitir essa nota no lugar do cliente onde a Remetente e o Destinatário vai ser ele próprio com o CFOP de devolução e a opção da nota modelo 55 do tipo entrada. Sacou????

Valeu!  

3 minutos atrás, Fernando Di Pace disse:

Você tem que observar se a venda for para consumidor final no caso cliente pessoa física. Ele não tem como emitir uma nota de devolução para o contribuinte poder dá entrada novamente na mercadoria e de uma certa forma neutralizar a operação de venda, ele vai ter só o cupom NFCe, por isso que o contribuinte vai ter que emitir essa nota modelo 55 no lugar do cliente, onde o Remetente e o Destinatário vai ser ele próprio, com os itens com CFOP de devolução, e a opção do tipo de movimentação ENTRADA. Sacou????

Valeu!  

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Solution

Boa noite...

Em conversa com auditor fiscal do estado do PARÁ, onde resido e tenho os usuários do meu sistema, caso o cliente queira devolver a mercadoria, ele deve fornecer seus dados, Nome, Endereço completo, CPF, para emissão da NF-e (modelo 55), referenciando a NFC-e que originou-se da venda... De acordo com o auditor, não é prudente informar como destinatário os dados da empresa, já que não foi esta que realizou a compra....

VANDERLEI MATTE

INFOMATTE Sistemas e Consultoria

Distrito de Castelo de Sonhos - Altamira / PA

Whattzap: (66) 99695-4979

email: vanderleim[email protected]

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • Administradores

Boa tarde.

Este tópico é muito antigo  e será fechado. favor criar novo tópico para sua dúvida.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link to comment
Share on other sites

  • Este tópico foi criado há 2140 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.

The popup will be closed in 10 seconds...