Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Erro na Validação do XML


  • Este tópico foi criado há 3185 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Ola pessoal bom dia, fiz essa pergunta acompanhando outro post relacionado com esse assunto, e como não obtive resposta, então estou postando aqui, me desculpa se estou fazendo errado, acho que aqui tem mais gente testando o trunk2, quando estou validando o XML ele esta dizendo que esta invalido, mas ele é enviado tudo certo para o SEFAZ, consulto la no SEFAZ e nota esta la registrada tudo certinho, mas se pego o XML e tento valida-lo ele diz que é invalido.

verificando aqui, o que percebi foi o seguinte:

 o XML que valida corretamente o cabeçalho do XML esta assim 

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
-<NFe xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe">
  -<infNFe Id="NFe35150809120347000142550010000002621421023497" versao="3.10">
     -<ide><cUF>35</cUF>
           <cNF>42102349</cNF>
           <natOp>Vendas (ECF Balcao)</natOp>

só que para ele ficar com esse cabeçalho, eu tenho que clicar no botão "Gerar NFe" ai ele gera o XML com esse cabeçalho.

 

O XML que esta invalido esta assim 

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
-<nfeProc xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe" versao="3.10">
  -<NFe xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe">
    -<infNFe versao="3.10" Id="NFe35150809120347000142550010000002641000002641">
       -<ide>
            <cUF>35</cUF>
            <cNF>00000264</cNF>
            <natOp>VENDA PRODUCAO DO ESTAB.</natOp>

E esse XML é gerado quando clico no botão "Criar e Enviar" ai ele gera o XML com esse cabeçalho e envia a nota normal, se eu clicar em "Validar XML" e diz que está invalido.

isso seria normal ou tem algo errado, mas foi que consegui apurar.

Desde ja agradeço a atenção de todos...

Luciano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Luciano,

Acredito que você deve ter realizado o teste de validação do site da SEFAZ-RS, correto?

Pois bem esse site visa validar o XML que ainda não foi enviado para SEFAZ, sendo assim não possui o protocolo de autorização.

Portanto é de se esperar que esse validador vai acusar erro, pois vai detectar o grupo nfeProc que significa que a NFe foi processada pela SEFAZ e a mesma retornou o protocolo de autorização.

Você concorda que se o XML gerado pelo ACBrNFe, foi assinado, validado pela rotina interna do mesmo, não acusou nenhum erro, foi enviado para SEFAZ, que possui uma rotina de validação mais minuciosa, também não encontrou nenhuma irregularidade a ponto de dar a mesma como autorizada, sendo assim esse XML assinado e com o protocolo de autorização tem validade jurídica, não é mais do que suficiente para concluir que é valido?

O primeiro fragmento de XML que você postou é o XML assinado sem o protocolo, logo ele pode ser dado como valido pelo validador da SEFAZ-RS, mas não tem validade jurídica pois não possui o protocolo de autorização.

O segundo fragmento de XML que você postou que possui o grupo nfeProc, esta assinado e com o protocolo de autorização, logo ele tem validade jurídica.

 

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Régys bom dia, segue o XML, a mensagem de erro é "Error: unable to parse".

 

Ola Italo bom dia, a validação eu estou fazendo no programa Exemplo do Demo ACBr "ACBrNFe_demo.exe" , envio a nota e depois tento validar o XML, como descrevi anteriormente. Agora comecei a entender a diferença do cabeçalho, ele muda quando ele possui o protocolo de autorização. Ok.

Agora o estranho é ele dar erro justamente no XML que tem a autorização e aparentemente teria que estar tudo ok.

Desde ja agradeço a atenção...

Luciano 

35150809120347000142550010000002641000002641-nfe.xml

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal bom dia, desculpe de insistir no assunto, mas por favor vocês poderiam fazer um teste no programa Exemplo "ACBrNFe_demo.exe", tentando validar um XML que já foi enviado para receita, e reportar aqui, se vai validar corretamente ou não, só para mim descartar se realmente eu não estou fazendo nada errado.

Desde já agradeço a atenção de todos...

Luciano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Luciano,

Primeiramente me responda, esse XML que você postou como anexo, esta tentando validar no validador da SEFAZ-RS?

Se sim, esqueça, o validador da SEFAZ-RS espera encontrar um XML assinado e sem o protocolo de autorização.

Repito mais uma vez, a partir do momento que o componente gerou o XML, assinou, validou, foi enviado para SEFAZ, esta retornou o protocolo de autorização, isso significa que o mesmo esta tudo OK.

E ainda você esta duvidando da SEFAZ?

Desculpe não estou entendendo a sua preocupação.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Italo bom dia, a validação eu estou fazendo no programa Exemplo do Demo ACBr "ACBrNFe_demo.exe" , envio a nota e depois tento validar o XML, como descrevi anteriormente.

Não é que estou duvidando, é que tenho uma rotina que quando faço a consulta de uma nota já enviada, eu faço a validação do XML para checar se o XML esta correto, só  para garantir que esta ok, Isso já era feito anteriormente (Trunk), e depois que passei para o Trunk2, acaba dando que o XML é invalido no final da consulta. Seria só isso mesmo.

Desde ja agradeço a atenção.

Luciano

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Luciano,

A validação tem que ser feita antes do envio e não após a consulta.

A lógica é bem simples:

1. Gerar o XML;

2. Assinar;

3. Validar;

4. Enviar;

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Italo, Sim é feito dessa maneira, é que acabou me despertando isso, porque antes não estava dando mensagem de XML invalido e ai fui fazer os teste, estava achando que seria algum problema.

Mas vou mudar minha rotina aqui para não validar após a consulta. 

Desde já agradeço a atenção.

Luciano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Luciano,

Qual é a finalidade método Consultar?

Eu pelo menos utilizo quando ocorre algum problema depois do envio, por exemplo, falha na internet e não obtive o retorno com o protocolo de autorização.

Neste caso carrego a nota no componente usando o LoadFromFile e depois executo o Consultar.

Pode ter 4 respostas diferentes:

1. Nota não consta na base de dados da SEFAZ, neste caso significa que o erro ocorreu durante o envio e sendo assim a nota nem sequer chegou na SEFAZ, portanto um novo envio tem que ser executado.

2. Nota autorizada, neste caso significa que o envio ocorreu e que agora o XML esta completo e com validade jurídica, podendo o DANFE ser impresso e o XML enviado por e-mail para o destinatário.

3. Nota rejeitada, neste caso significa que o envio ocorreu e que existem dados não válidos, neste caso deve-se realizar as correções sugeridas na mensagem e um novo envio a ser feito.

4. Nota denegada, neste caso significa que o envio ocorreu, mas a venda não foi autorizada devido a problemas com o fisco por parte do destinatário.

Espero ter ajudado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3185 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.