Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Tipos de certificados


kartter
  • Este tópico foi criado há 4690 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia Amigos,

Agora com a liberação do novo roteiro do PAF-ECF, tornou-se obrigatório a geração da NFE, então agora tenho que fazê-la de qualquer maneira.

Minha dúvida é a seguinte:

Estou comprando um certificado Digital para poder fazer os testes, e não sei se peço o certificado tipo A1 ou A3.

O que vocês me sugerem? Algum deles simplifica o processo de testes ou será a mesma coisa?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Tanto faz, os dois irão funcionar, com a diferença de q com o A3 a senha do certificado será solicitada mais vezes.

O A1 vale por 1 ano e o A3 por 3 anos.

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Para desenvolver acho melhor a A1, pois vc pode instalar ele em mais de uma maquina, mas em contrapartida, se vc não fizer o backup do certificado e precisar formatar o pc de desenvolvimento vc perde o certificado, ja o A3 é melhor nessa parte, pois ele é físico, mas ainda se vc vai usar esse seu certificado para gerar SPED'S (Fiscal e Contábil), só é possível assinar tais documentos com certificado A3 (ate onde sei, se eu tiver errado alguém me corrija por favor).

Resumindo:

A1 = + mobilidade - segurança - serviços

A3 = - mobilidade + segurança + serviços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Para desenvolver acho melhor a A1, pois vc pode instalar ele em mais de uma maquina, mas em contrapartida, se vc não fizer o backup do certificado e precisar formatar o pc de desenvolvimento vc perde o certificado, ja o A3 é melhor nessa parte, pois ele é físico, mas ainda se vc vai usar esse seu certificado para gerar SPED'S (Fiscal e Contábil), só é possível assinar tais documentos com certificado A3 (ate onde sei, se eu tiver errado alguém me corrija por favor).

Resumindo:

A1 = + mobilidade - segurança - serviços

A3 = - mobilidade + segurança + serviços

Me permita discordar sobre o A1 com vc.

Se vc usa o A1 com CAPICOM vc podera ter esse problema sim de ter que sempre instalar o certificado.

Mas se vc usar A1 com OpenSSL, vc não precisa nem instalar o certificado na maquina.

Se vc usar A1 com OpenSSL, o certificado A1 vc pode deixar salvo no seu banco de dados e carregar diretamente ele (nao precisa nem salvar em disco) para o componente ACBrNFe.

Para mim só o fato de nao precisar instalar certificado na maquina e de ele poder ser usado por qualquer computador já torna o A1 mais interessante que o A3 e fazendo dessa maneira que mencionei acho até q é mais seguro q A3 pois não dependerá de interação nenhuma do usuário. Essa é minha opinião. ;)

Hoje a unica vantagem que vejo no A3 para a NFe é o preço, que proporcionalmente é menor. Não muito mais é.

Sobre A1 nao gerar SPED eu já nao sei entao nao posso opnar.

[]´s

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O que vocês me sugerem? Algum deles simplifica o processo de testes ou será a mesma coisa?

Quanto a NFE:

Minha opinião é escolher o A1, pois vc poderá ter na sua máq. também para fazer testes em homologação enquanto o seu cliente pode estar já emitindo em produção.

Quanto ao certificado e SPED:

...mas ainda se vc vai usar esse seu certificado para gerar SPED'S (Fiscal e Contábil), só é possível assinar tais documentos com certificado A3 (ate onde sei, se eu tiver errado alguém me corrija por favor).

SPED PIS/COFINS

Certificação digital

21. A EFD PIS/Cofins poderá ser assinada com certificado digital A1 e e-cnpj, ou somente com o certificado A3?

Vide art. 2º da IN RFB 1.052, de 2010:

Art. 2º A EFD-PIS/Cofins emitida de forma eletrônica deverá ser assinada digitalmente pelo representante legal da empresa ou procurador constituído nos termos da Instrução Normativa RFB nº 944, de 29 de maio de 2009, utilizando-se de certificado de segurança mínima tipo A3, emitido por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), a fim de garantir a autoria do documento digital.

A RFB está verificando a possibilidade de estender a assinatura do arquivo digital para o certificado A1.

Fonte: http://www1.receita.fazenda.gov.br/faq/efd-pis-cofins.htm

- Acessar - Certificação Digital

- Acessar - 21. A EFD PIS/Cofins poderá ser assinada com certificado digital A1 e e-cnpj, ou somente com o certificado A3?

SPED CONTABIL

13. Como é o procedimento para a assinatura digital do livro?

São, no mínimo, dois signatários: a pessoa física que, segundo os documentos arquivados na Junta Comercial, tiver poderes para a prática de tal ato e o contabilista.

Assim, devem ser utilizados somente certificados digitais e-PF ou e-CPF, com segurança mínima tipo A3. Não existe limite para a quantidade de signatários e os contabilistas devem assinar por último.

Atenção, pois o PVA do Sped Contábil só permite que o contabilista assine após a assinatura de todos os representantes da empresa listados no registro J930.

Os certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ ou e-PJ) não podem ser utilizados.

Conforme Instrução Normativa DNRC no 107/08, o Livro Digital deve ser assinado com certificado digital de segurança mínima tipo A3, emitido por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

O livro pode ser assinado por procuração, desde que ela seja arquivada na Junta Comercial. O Sped não faz qualquer conferência da assinatura ou dos procuradores. Esta verificação é feita pela Junta Comercial.

A procuração eletrônica da Receita Federal não pode ser utilizada.

Nota: Foi identificada uma incompatibilidade com os certificados emitidos pelo Serasa quando, na instalação, é aceita a sugestão de driver feita pelo Windows. Remova o driver e instale somente aquele fornecido pelo Serasa.

Nota: O gerenciador de certificado da Caixa, denominado Charismatics, apresenta um conflito quando há outro gerenciador instalado na mesma máquina. Portanto, nessa situação, é necessário desinstalar o(s) outro(s) gerenciador(es), caso exista(m).

Fonte: http://www1.receita.fazenda.gov.br/faq/sped-contabil.htm

- Acessar - 13. Como é o procedimento para a assinatura digital do livro?


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4690 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...