Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

739-Rejeição: NFC-e com grupo de Combustível


dalri
  • Este tópico foi criado há 3062 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Boa tarde pessoal,

Estou usando a função NFe.NotasFiscais.ValidarRegrasdeNegocios(vErro) para validar a NFC-e antes de tentar enviar, até então tudo bem. Agora quando o CFOP do produto é 5.656 (Combustíveis) retorna o erro 739-Rejeição: NFC-e com grupo de Combustíveis. Tentei desabilitar esta validação diretamente no componente comentando as linhas conforme segue:

Unit: ACBrNFeNotasFiscais linha 936.

		  GravaLog('Validar: 737-'+IntToStr(I)+'-NCM info');
          if (Prod.med.Count > 0) then
            AdicionaErro('737-Rejeição: NFC-e com grupo de Medicamentos');

          GravaLog('Validar: 738-'+IntToStr(I)+'-NFCe grupo Armamentos');
          if (Prod.arma.Count > 0) then
            AdicionaErro('738-Rejeição: NFC-e com grupo de Armamentos');
	      
          // Comentada a linha 936, 937 e 938 ref. a validação do grupo combustível
          //GravaLog('Validar: 739-'+IntToStr(I)+'-NFCe grupo combustível');
          //if (NaoEstaVazio(Prod.comb.UFcons)) then
          //  AdicionaErro('739-Rejeição: NFC-e com grupo de Combustível');

          GravaLog('Validar: 348-'+IntToStr(I)+'-NFCe grupo RECOPI');
          if (NaoEstaVazio(Prod.nRECOPI)) then
            AdicionaErro('348-Rejeição: NFC-e com grupo RECOPI');

          GravaLog('Validar: 766-'+IntToStr(I)+'-NFCe CST 50');
          if (Imposto.ICMS.CST = cst50) then
            AdicionaErro('766-Rejeição: NFC-e com CST 50-Suspensão');

 Mesmo comentando a validação continua. Talvez esteja alterando o local errado, se for o caso, alguém poderia me informar o local correto?

Obrigado.

Alessandro Luiz Dal Ri

drSistemas & Computadores

www.drsistemas.net 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O erro agora é retornado pelo webservice, após comentar você conseguiu gerar o XML, mas isso não quer dizer que está correto, pois o webservice vai efetuar as mesmas validações e ele não está aceitando uma NFC-e com grupo de combustíveis como foi dito na mensagem.

Explique melhor o que está tentando fazer e poste o XML, assim fica mais simples de alguém lhe ajudar.

 

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Segundo a NT2013.005 a rejeição 739 se dá devido ao preenchimento da tag comb.
Ela não deve estar presente na NFCe.

Pág. 112 da NT2013.005_v1.21

LA01-10 65 NFC-e com grupo de Combustível (tag:comb) Obrig. 739 Rej. Rejeição: NFC-e com grupo de Combustível 

Ou seja, se vc tem estas informações abaixo no XML da NFCe, vc terá problema.

<comb>
    <cProdANP>99999999</cProdANP>
    <CODIF>9</CODIF>
    <qTemp>9.9999</qTemp>
    <UFCons>XX</UFCons>
</comb>

 


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
16 horas atrás, lfbasso disse:

Isso, se for NFE se adiciona, se for NFCe não, faço assim e funciona normal.

Olá.

Emitindo NFC-e em homologação agora acontece exatamente o contrário, somente colocando a tag <comb> na NFC-e passa sem erro, se não coloca dá o erro que falta o grupo de combustíveis.

Será que a partir de 01/12/2015 em produção terá que ser informada essa tag para NFC-e também?

Alguém está passando por esta situação?

* Estou emitindo NFC-e com ACBrMonitor PLUS para Sefaz RS.

 

Editado por DATAC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, DATAC disse:

Olá.

Em emitindo NFC-e homologação agora acontece exatamente o contrário, somente colocando a tag <comb> na NFC-e passa sem erro, se não coloca dá o erro que falta o grupo de combustíveis.

Alguém também passando por isso?

 

Em produção está normal no SEFAZ RS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
1 minuto atrás, lfbasso disse:

Em produção está normal no SEFAZ RS

Sim lfbasso, também estou emitindo em produção tudo ok, sem tag. Mas em homologação, como falei não passa sem a tag, tenho dúvida se é por causa de alguma mudança que entrará em vigor a partir de 01/12/2015, deduzindo que para homologação essas mudanças já estão valendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que sim

Versão 1.20
Novembro 2015

LA. Item / Combustível
Campo-Seq  Modelo  Regra de Validação  Aplic.  Msg  Efeito  Descrição Erro
LA01-10  65  NFC-e com grupo de Combustível (tag:comb)  Obrig.  739  Rej.  Rejeição: NFC-e com grupo de Combustível
Obrigatória a informação do grupo de combustível para os CFOP
constantes no Anexo XI.02 - CFOP de Combustível e Lubrificantes
(NT 2012/003)
Observação: Para a NFC-e, a regra de validação é opcional, a
critério da UF.
Exceção: A regra de validação não se aplica, em produção, para
Nota Fiscal com Data de Emissão anterior a 01/01/2016.
Facult.  660  Rej.  Rejeição: CFOP de Combustível e não informado grupo
de combustível [nItem:nnn]

ESTA VALIDAÇÃO ESTA RISCADA NO NOTA

 

Pelo jeito a PARTIR DO 01/01/2016 SERÁ obrigatório no NFCE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Realmente lfbasso, mas é na verdade na NT 2015/002 Versão 1.10 Outubro 2015 que já substituíra a NT Versão 1.00 de Julho 2015 que fala sobre a regra de validação em alguns pontos:

  • Página 10 - Para a NFC-e:  º Permitir a informação do grupo de combustíveis (conforme decisão da UF), somente para CFOP específicos (RV: LA01-10, LA01-30);
  • Depois na página 16 é eliminada a regra da NFC-e que não poderia informar o grupo de combustível (validação está riscada);
  • Na página 17 como você disse, aplica a regra de validação tanto para NF-e como para NFC-e para iniciar em produção a partir de 01/01/2016.

Agora acho que ficou mais claro pra gente. As versões corrigindo versões de Notas Técnicas complicam um pouco, o pessoal "se atrapalha" e lança uma NT e em seguida já tem um versão substituindo ou corrigindo alguma coisa na anterior, mas devemos ficar atentos.

Editado por DATAC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde pessoal. 

Em especial ao amigo Regys explico o que segue:

Utilizo o componente ACBrNFe e não o ACBrMonitor assim sendo, meu post ficou no forum errado e por isso me deculpo.

Após informar todas as tags do componente eu encerro a geração do arquivo da seguinte maneira:

  dmNFe.NFe.NotasFiscais.GerarNFe;
  dmNFe.NFe.NotasFiscais.Assinar;
  dmNFe.NFe.NotasFiscais.Validar;

  If not(dmNFe.NFe.NotasFiscais.ValidarRegrasdeNegocios(vErro)) then
  begin
    MessageDlg(vErro, mtError, [mbOk], 0);
    Result := False;
    Exit;
  end;

Se ocorre algum erro de validação nem tento enviar a NFCe, interrompo o processo e envio uma mensagem ao usuário com os erro apontados pela função NotasFiscais.ValidarRegrasdeNegocios(vErro). Como os colegas relataram anteriormente, aqui no RS quando enviamos uma NFCe onde qualquer dos itens contiver o CFOP 5.656, em modo do Homologação solicita o Grupo Comb, já em modo de Produção o mesmo não é obrigatório.

Ocorre que se informo o CFOP 5.656 quando o chego nesta linha If not(dmNFe.NFe.NotasFiscais.ValidarRegrasdeNegocios(vErro)) then o sistema identifica o erro citado no titulo do tópico e não prossegue com a emissão (o problema já foi contornado com uma verificação do ambiente). Para que a validação ocorra de forma normal fui no componente e comentei as linhas referentes a esta validação na unit  ACBrNFeNotasFiscais linha 936, mas o componente continua validando o grupo Comb. 

Será que é necessário alterar o código em mais alguma unit?

Esta é minha dúvida.

Alessandro Dal Ri

drSistemas & Computadores 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
22 minutos atrás, Rodrigo Ismerio Barros1802 disse:

Bom dia a todos,

Atualizai o meu ACBR truck2  agora de manhã e as pastas referente as DANFE do NFE E NFCE estão sem nenhum arquivo.

Por favor não fique postando em tudo que é lugar sua dúvida, já lhe respondi no outro post, basta postar em um só lugar e assim que alguém ver vai responder.

Lhe convido para ler as regras do fórum e ficar atento.

Em 04/12/2015 14:31:02, dalri disse:

Boa tarde pessoal. 

Em especial ao amigo Regys explico o que segue:

Utilizo o componente ACBrNFe e não o ACBrMonitor assim sendo, meu post ficou no forum errado e por isso me deculpo.

Após informar todas as tags do componente eu encerro a geração do arquivo da seguinte maneira:


  dmNFe.NFe.NotasFiscais.GerarNFe;
  dmNFe.NFe.NotasFiscais.Assinar;
  dmNFe.NFe.NotasFiscais.Validar;

  If not(dmNFe.NFe.NotasFiscais.ValidarRegrasdeNegocios(vErro)) then
  begin
    MessageDlg(vErro, mtError, [mbOk], 0);
    Result := False;
    Exit;
  end;

Se ocorre algum erro de validação nem tento enviar a NFCe, interrompo o processo e envio uma mensagem ao usuário com os erro apontados pela função NotasFiscais.ValidarRegrasdeNegocios(vErro). Como os colegas relataram anteriormente, aqui no RS quando enviamos uma NFCe onde qualquer dos itens contiver o CFOP 5.656, em modo do Homologação solicita o Grupo Comb, já em modo de Produção o mesmo não é obrigatório.

Ocorre que se informo o CFOP 5.656 quando o chego nesta linha If not(dmNFe.NFe.NotasFiscais.ValidarRegrasdeNegocios(vErro)) then o sistema identifica o erro citado no titulo do tópico e não prossegue com a emissão (o problema já foi contornado com uma verificação do ambiente). Para que a validação ocorra de forma normal fui no componente e comentei as linhas referentes a esta validação na unit  ACBrNFeNotasFiscais linha 936, mas o componente continua validando o grupo Comb. 

Será que é necessário alterar o código em mais alguma unit?

Esta é minha dúvida.

Alessandro Dal Ri

drSistemas & Computadores 

Se você comentou e ele ainda valida então ou é alguma regra do schema XML ou é o webservice quem está validando, porque as validações estão somente em um lugar, comentou o componente não faz mais a validação.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3062 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...