Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

[XMLs DFe] - Guardar no banco de dados


  • Este tópico foi criado há 2822 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Estou com um "dilema teórico". Hoje guardo meus XMLs de DFes (documentos fiscais eletronicos, como NFe, SAT, MDFe, etc.).  em uma pasta na instalação principal do sistema (servidor) e compartilho esta pasta para ser usado entre os clientes que vão ler, modificar, salvar novos arquivos nestas pastas.

Bom isto funciona perfeitamente, mas requer uma instalação mais "profissional" do sistema, ou seja, uma intervenção minha ou de terceiros para compartilhar esta pasta, setar localmente nos clientes e afins. Para melhorar isto, a tempos venho cogitando salvar estes XMLs no banco de dados, mais precisamente em tabelas "próprias" (ex: alem da tabela NFe, teria a NFE_XML com a chave, a acao (envio, cancelamento) e o arquivo.xml salvo em um blob) para não atrapalhar na performace das tabelas principais (ex: NFe, CFe).

Com isto posso ter um instalador simples aonde eu simplesmente abro a porta do banco de dados e instalo o sistema "completo" ou na versão client buscando o banco de dados instalado.

 

Eis alguns pontos que levantei:

- Performace: acredito que separando as tabelas dos XMLs não tenho grandes perdas, até tenho algum ganho em redes ruins (na busca pelo arquivo XML);

- Tamanho do BD: meus maiores clientes hoje emitem em dias de pico 200 DFes (entre SAT, NFe, MDFe), isto multiplicado por 26 (dias do mes de segunda a sabado)

por uma média de 10Kb me daria 48Mb/mês, ou pouco mais de meio Gb ano, 5Gbs em 10 anos, não vejo este tamanho como grande problema (repare que estou trabalhando com dias de pico nos maiores clientes como padrão).

- Programação: Acho que refatoro isso no sistema em 5/6 dias;

 

Hoje o meio maior custo seria importar os XMLs dos meus clientes já existentes para o banco, isto levaria tempo e teria um custo um pouco alto, então não queria dar este passo a toa.

 

Bem, minha dúvida é: alguém aqui trata os arquivos XMLs dessa forma? Quais seriam os pontos negativos desta mudança? hoje me parecer ser uma ideia muito viável...

 

Obrigado a todos pela força,

 

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos,

Eu salvo os XML das NF-e, eventos e NFS-e no banco de dados, além de salvar em pastas especificas os XMLs.

Não tenho tido problemas de lentidão ou desempenho, e com isso posso transportar o DB sem problemas, a minha aplicação, caso não encontre o XML nas pastas, eles puxa do banco de dados e salva automaticamente na pasta.

Funciona perfeitamente.

 

Dercide.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2822 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.