Jump to content

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png click.png click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

[XMLs DFe] - Guardar no banco de dados


Marcos Gerene
  • Este tópico foi criado há 1904 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Estou com um "dilema teórico". Hoje guardo meus XMLs de DFes (documentos fiscais eletronicos, como NFe, SAT, MDFe, etc.).  em uma pasta na instalação principal do sistema (servidor) e compartilho esta pasta para ser usado entre os clientes que vão ler, modificar, salvar novos arquivos nestas pastas.

Bom isto funciona perfeitamente, mas requer uma instalação mais "profissional" do sistema, ou seja, uma intervenção minha ou de terceiros para compartilhar esta pasta, setar localmente nos clientes e afins. Para melhorar isto, a tempos venho cogitando salvar estes XMLs no banco de dados, mais precisamente em tabelas "próprias" (ex: alem da tabela NFe, teria a NFE_XML com a chave, a acao (envio, cancelamento) e o arquivo.xml salvo em um blob) para não atrapalhar na performace das tabelas principais (ex: NFe, CFe).

Com isto posso ter um instalador simples aonde eu simplesmente abro a porta do banco de dados e instalo o sistema "completo" ou na versão client buscando o banco de dados instalado.

 

Eis alguns pontos que levantei:

- Performace: acredito que separando as tabelas dos XMLs não tenho grandes perdas, até tenho algum ganho em redes ruins (na busca pelo arquivo XML);

- Tamanho do BD: meus maiores clientes hoje emitem em dias de pico 200 DFes (entre SAT, NFe, MDFe), isto multiplicado por 26 (dias do mes de segunda a sabado)

por uma média de 10Kb me daria 48Mb/mês, ou pouco mais de meio Gb ano, 5Gbs em 10 anos, não vejo este tamanho como grande problema (repare que estou trabalhando com dias de pico nos maiores clientes como padrão).

- Programação: Acho que refatoro isso no sistema em 5/6 dias;

 

Hoje o meio maior custo seria importar os XMLs dos meus clientes já existentes para o banco, isto levaria tempo e teria um custo um pouco alto, então não queria dar este passo a toa.

 

Bem, minha dúvida é: alguém aqui trata os arquivos XMLs dessa forma? Quais seriam os pontos negativos desta mudança? hoje me parecer ser uma ideia muito viável...

 

Obrigado a todos pela força,

 

Marcos Gerene

[email protected]

Link to comment
Share on other sites

Marcos,

Eu salvo os XML das NF-e, eventos e NFS-e no banco de dados, além de salvar em pastas especificas os XMLs.

Não tenho tido problemas de lentidão ou desempenho, e com isso posso transportar o DB sem problemas, a minha aplicação, caso não encontre o XML nas pastas, eles puxa do banco de dados e salva automaticamente na pasta.

Funciona perfeitamente.

 

Dercide.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Este tópico foi criado há 1904 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.