Jump to content

dev botao

• Este tópico foi criado há 1148 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Posted

Pessoal,

Estive esta semana testando o firebird embarcado, para testa-lo desinstalei o firebird na minha maquina. Hoje fui instalar o firebird, e não sei por qual motivo o botao stop/start estao desabilitados no painel de controle Firebird Server Control.

Ja desinstalei, apaguei as pastas do firebird, instalei como admin, e não resolve, tambem não achei nada na net dizendo o pq e como corrigir.

O firebird esta funcionando normalmente mas, o botao fica desabilitado...

firebird.bmp

• Consultores
Posted

Já tive esse problema. Você executou como administrador?

21 horas atrás, alessandro pancotte disse:

no painel de controle Firebird Server Control

O nome dessa funcionalidade é "Control Panel Applet". Talvez por isso você não encontrou nada.

Não sei se você sabe, mas ela é totalmente desnecessária nas versões do windows posteriores ao Vista. Na verdade, o recomendado é até não instalar.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Posted

Barbosa,

Obrigado por sua atenção, eu realmente nao sabia disso.

Porem formatei minha maquina faz 02 meses e até antes de baixar as dll do firebird embarcado, este painel estava funcionando normal. 

Eu desinstalei e instalei novamente com usuario administrador e continua o problema.

Parece que esta opção embarcado afetou algo no meu windows (digo, "parece" porque ja desintalei, apaguei a pasta do firebird e instalei novamente umas 5 vezes e nada)

Eu acabei de fazer um teste agora, tenho uma instalacao do meu sistema do C:\sistema, dentro desta pasta tem a gds32.dll que era a fbembed.dll que foi renomeada para gds32.dll como eu vi em algum forum.

Fui abrir a base de dados que esta nesta pasta e o caminho no client library file do ibexpert estava apontando somente gds32.dll, assim ele nao abri a base, da mensagem que esta sendo usada em outro processo, tive que mudar para c:\sistema\gds32.dll para abrir, as duas gds32 (padrao e a embarcada acabam conflitando).

Mas vou fazer conforme esta orientacao, nao vou me preocupar com o panel, só achei que tivesse um por que de nao aparecer mais o botao stop/start desabilitado.

Abraço.

• Consultores
Posted
Em 02/09/2017 at 12:08, alessandro pancotte disse:

pasta tem a gds32.dll que era a fbembed.dll

Não deveria ser a fbembed.dll. Deveria ser a "fbclient".

O firebird embebed, até onde me lembro, não precisa ser instalado na máquina.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
  • 10 months later...
Posted (edited)
Em 31/08/2017 at 17:04, alessandro pancotte disse:

Pessoal,

Estive esta semana testando o firebird embarcado, para testa-lo desinstalei o firebird na minha maquina. Hoje fui instalar o firebird, e não sei por qual motivo o botao stop/start estao desabilitados no painel de controle Firebird Server Control.

Ja desinstalei, apaguei as pastas do firebird, instalei como admin, e não resolve, tambem não achei nada na net dizendo o pq e como corrigir.

O firebird esta funcionando normalmente mas, o botao fica desabilitado...

firebird.bmp

Já faz quase um ano, mas vamos lá: Acho que não faz diferença você instalar ou não como administrador. 

Uma coisa que é preciso separar claramente é:

1- O botão start/stop está desabilitado? (Com a exibição em letras cinzas, conforme qualquer outra função inativa do Windows)

2- Ou o botão start/stop está habilitado, com as letras normalmente pretas, porém ao clicar nele, nada acontece.

São coisas totalmente diferentes.

Para resolver o primeiro caso, você pode:

1. Através do Executar (Windows+R), digitar o comando "services.msc", que irá abrir o menu de Serviços, e então localizar o Firebird Server e o Firebird Guardian, para iniciar/parar/reiniciar o servidor.
  2. No próprio Painel de Controle do Windows, no canto superior a esquerda, trocar a exibição de "Categoria" para "Ícones pequenos", depois pressionar a teclar Shift e clicar com o botão direito no ícone do Firebird. Será exibida a opção para executar como administrador. Em seguida, uma confirmação o Windows para executar usando uma CPL herdada, e pronto. Você já consegue clicar nos botões.

Para resolver o segundo caso, já não é tão simples: comigo isso sempre significou algum tipo de corrompimento do funcionamento de forma bem geral, fazendo com que eu precisasse desinstalar tudo e instalar do zero, ou talvez restaurar o PC. Aí já é algo mais grave.

Edited by João Paulo Alcântara
erro de tempo
  • 3 years later...
  • Este tópico foi criado há 1148 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.

The popup will be closed in 10 seconds...
The popup will be closed in 10 seconds...