Jump to content
Notícias do ACBr

click.png

click.png

click.png

logo_acbr_paygo.png

TEF ACBr PayGo
Seja um revendedor e ofereça uma solução completa para seu cliente.


Saiba mais

beneficios.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

pasta de nfe canceladas.


Go to solution Solved by Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 1071 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui

Recommended Posts

Pessoal,

 

antes se não me engano tinha um propriedade configuracoes>>>>arquivos>>>>pathcan onde eu podia direcionar os xml cancelados? ou estou enganado? 

notei que ao cancelar a nfe, com a tag(atualizarxmlcancelado:=true), então o xml é atualizado mas fica na mesma pasta,  e também cria-se um outro xml do evento nfedfe.xml.

Então de forma nativa no acbr, consigo direcionar as canceladas para outra pasta ?

Link to comment
Share on other sites

  • Consultores
  • Solution

Bom dia Roger,

Se você atribui o valor True a propriedade de configuração: AtualizarXMLCancelado o componente pega o XML assinado e com o protocolo de autorização e realiza a troca desse protocolo pelo de cancelamento e salva esse XML "atualizado" na mesma pasta que estava o "original" e não na pasta definida na propriedade de configuração chamada: PathCan.

Logo ocorre uma substituição de arquivos, você perde o XML que continha o protocolo de autorização.

 

Essa propriedade PathCan é uma herança que continua no componente.

No passado o cancelamento não era um evento como é hoje, sendo assim ao solicitar o cancelamento de uma nota o XML contendo o pedido de cancelamento bem como o seu retorno eram salvos na pasta definida em PathCan.

Hoje como dito, o cancelamento é um evento, logo ao enviar o evento de cancelamento de uma nota é criado se necessário uma pasta chamada: Cancelamento dentro de uma pasta chamada Evento que por sua vez é criada dentro do Path definido na propriedade de configuração chamado: PathEvento.

Dentro da pasta ...\Evento\Cancelamento é salvo 3 arquivos XML: o pedido de cancelamento (*-ped-eve.xml), o retorno da SEFAZ (*-eve.xml) e o processamento do evento (*-procEventoNFe.xml)

Segundo a versão 6.0 do Manual da NF-e ao cancelar uma nota, o emitente deve guardar pelo tempo legal o arquivo de processamento (*-procEventoNFe.xml) e disponibiliza-lo para o seu cliente e para as demais "pessoas" que precisam saber que a nota foi cancelada.

Em nenhuma linha desse manual traz a informação que devemos ou podemos se assim desejarmos realizar a troca do protocolo de autorização pelo de cancelamento no XML da nota.

Segundo o Ajuste SINIEF 07/05 o primeiro paragrafo da clausula primeira diz o seguinte:

§ 1º Considera-se Nota Fiscal Eletrônica - NF-e o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar operações e prestações, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pela administração tributária da unidade federada do contribuinte, antes da ocorrência do fato gerador. 

Resumindo, a Nota Fiscal hoje é o arquivo XML e só tem validade jurídica se estiver assinado digitalmente e com o protocolo de autorização de uso.

Portanto no meu entendimento, se você ao cancelar uma nota trocar o protocolo de autorização pelo de cancelamento, o XML deixa de ter validade jurídica.

Motivação para esse entendimento.

Se enviamos um evento de Carta de Correção, devemos disponibilizar o arquivo *-procEventoNFe.xml (processamento do evento) para o nosso cliente e não realizamos nenhuma alteração no XML da nota fiscal, pois se assim fizermos o mesmo perde a validade jurídica.

Logo se enviamos um evento de Cancelamento, devemos também disponibilizar o arquivo *-procEventoNFe.xml para o nosso cliente e não devemos realizar alteração no XML da nota, para que esta não venha perder a sua validade jurídica.

Espero ter ajudado.

  • Thanks 3
Consultor SAC ACBr Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Link to comment
Share on other sites

obrigado,

Reparei também, que essa substituição de protocolo somente ocorre após eu chamar o método CONSULTAR, e neste instante, além de substituir o protocolo, também é criado outro xml nfedfe.xml contendo o xml do evento do cancelamento.

Link to comment
Share on other sites

  • Consultores

Roger,

A ideia do arquivo *-nfedfe.xml é conter o XML assinado e com o protocolo de autorização e a lista que eventos vinculados a nota.

Se a nota foi cancelada vai conter somente o evento de cancelamento.

Esse layout de arquivo não esta documentado no manual e nem nota técnica, mas se você acessar o site da SEFAZ-Autorizadora e baixar o XML de uma nota que contenha eventos, tais como carta de correção, ou cancelamento, ou outros, o XML vai ter a mesma estrutura do *-nfedfe.xml

  • Like 1
Consultor SAC ACBr Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Link to comment
Share on other sites

sim, mas porque o nfedef.xml só é gerado se:

 

1 - atualizarxmlcancelado:=true;

2 - chamar o método CONSULTAR.

já entendi que não devo atualizar o xml cancelado, já entendi que devo enviar ao cliente o protocolo de cancelamento + o xml original aprovado, mas ficou a curiosidade de saber se esse arquivo -nfedef.xml é irrelevante ou não.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Consultores

Boa tarde Roger,

Até onde sei o *-nfedfe.xml só é gerado se você carregar o componente com o XML referente a nota que será consultada e depois executar o método Consultar e se a nota em questão tiver eventos vinculados a ela.

Pelo que me recordo não se faz necessário atribuir o valor true a propriedade AtualizarXMLCancelado.

Como dito anteriormente, se você entrar no site da SEFAZ e baixar o XML de uma nota e esta possuir eventos vinculados o XML que será baixado tem o mesmo layout do *-nfedfe.xml

Logo reproduzimos esse XML no componente.

  • Like 1
Consultor SAC ACBr Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: italo.[email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Link to comment
Share on other sites

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.