Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Consulta Cadastro de Contribuinte SEFAZ - Versão do Arquivo XML

Ver Solução Respondido por BigWings,
  • Este tópico foi criado há 2412 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Boa tarde pessoal.

Nos últimos dias, notei que a consulta ao cadastro de contribuintes estava falhando ao retornar os dados, mesmo nos casos em que tinha certeza absoluta de que o CNPJ em questão possuía inscrição estadual na UF informada. O xml de retorno era o seguinte:

<retConsCad xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe" versao="2.00">
<infCons>
<verAplic>RSb20180817100600</verAplic>
<cStat>239</cStat>
<xMotivo>
Rejeicao: Cabecalho - Versao do arquivo XML nao suportada
</xMotivo>
<UF>RS</UF>
<dhCons>2019-12-12T14:53:31</dhCons>
<cUF>43</cUF>
</infCons>
</retConsCad>

Ao analisar o retorno, constatei que a versão do cabeçalho retornado é '2.00', e eu estava enviando '4.00' (versão atual da NF-e, configurada em ACBrNFe.Configuracoes.Geral.VersaoDF) :

<ConsCad xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe" versao="4.00">
<infCons>
<xServ>CONS-CAD</xServ>
<UF>RS</UF>
<CNPJ>00428307000511</CNPJ>
</infCons>
</ConsCad>

Em um debug, cheguei à um trecho do código do ACBr em que a versão do arquivo é definida:

procedure TNFeConsultaCadastro.DefinirDadosMsg;
var
  ConCadNFe: TConsCad;
begin
  ConCadNFe := TConsCad.Create;
  try
    ConCadNFe.UF := FUF;
    ConCadNFe.IE := FIE;
    ConCadNFe.CNPJ := FCNPJ;
    ConCadNFe.CPF := FCPF;
    if UpperCase(FUF) = 'MT' then
      ConCadNFe.Versao :=  '2.00'
    else
      ConCadNFe.Versao :=  FPVersaoServico;
...
...

Ao notar esta exceção para o estado do Mato Grosso, resolvi testar o mesmo para as outras UF's, e obtive êxito na consulta de outras 7, que são:

• AC
  • BA
  • PB
  • PR
  • RN
  • RS
  • SC

Adicionei estas UF's ao teste que define a versão 2.00 de forma fixa, pois a property VersaoServico é ReadOnly. Se entenderem que a alteração é válida, a unit está em anexo. Porém, se houver uma outra forma de fazer este ajuste, gostaria de uma orientação.

Obs: Não sei se a versão 2.00 é a vigente para todos os estados, por isso limitei o código às UF's nas quais consegui efetuar a consulta utilizando dados de clientes.

Grato pela atenção.

ACBrNFeWebServices.pas

• Moderadores
  • Solution
Postado
29 minutos atrás, Gabriel Bonzanini disse:

Adicionei estas UF's ao teste que define a versão 2.00 de forma fixa, pois a property VersaoServico é ReadOnly. Se entenderem que a alteração é válida, a unit está em anexo. Porém, se houver uma outra forma de fazer este ajuste, gostaria de uma orientação.

Testei pelo demo do componente e a consulta executou normalmente para o RS, sem alteração do fonte.

Isso acontece porque na pesquisa pelo arquivo de schema o ACBr não encontra um arquivo "consCad_v4.00.xsd", já que o existente na pasta de schemas é o "consCad_v2.00.xsd" sendo assim ele altera a versão automaticamente.

Então não entendo o que pode estar acontecendo do seu lado... por acaso você tem um arquivo "consCad_v4.00.xsd" na pasta de Schemas?

• Curtir 1
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Postado (editado)
11 minutos atrás, BigWings disse:

Testei pelo demo do componente e a consulta executou normalmente para o RS, sem alteração do fonte.

Isso acontece porque na pesquisa pelo arquivo de schema o ACBr não encontra um arquivo "consCad_v4.00.xsd", já que o existente na pasta de schemas é o "consCad_v2.00.xsd" sendo assim ele altera a versão automaticamente.

Então não entendo o que pode estar acontecendo do seu lado... por acaso você tem um arquivo "consCad_v4.00.xsd" na pasta de Schemas?

Olá @BigWings, muito obrigado pelo retorno.

Puxa vida, pode ser isso mesmo... Não tenho nem o consCad_v2.00.xsd e nem o consCad_v4.00.xsd... Sabe onde posso obter as versões oficiais deles?

Edit: os schemas que estou utilizando foram baixados de http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=/fwLvLUSmU8= (primeiro pacote)

Editado por Gabriel Bonzanini
  • Moderadores
Postado
45 minutos atrás, Gabriel Bonzanini disse:

Puxa vida, pode ser isso mesmo... Não tenho nem o consCad_v2.00.xsd e nem o consCad_v4.00.xsd... Sabe onde posso obter as versões oficiais deles?

Para uso com o ACBr o ideal é usar a pasta de Schemas disponível no repositório.

https://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2/Exemplos/ACBrDFe/Schemas/NFe

• Curtir 2
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Consultores
Postado

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

Consultora ACBr Pro

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Este tópico foi criado há 2412 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...