Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Rejeição 533: Total da BC ICMS-ST difere do somatório dos itens CST 500

Ver Solução Respondido por Kiko Fernandes,
  • Este tópico foi criado há 1708 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Boa tarde pessoal,

já nem sei mais o que fazer, acho que já envelheci uns 10 anos, com esse problema.

tenho uma nf de restituição de icms-st,

porem o problema não é no que forneço de informação sobre base calc st, e sim,

nos valores que não arredondam, e da diferenca final de 0,01 centavos, no calculo feito pelo acbr.

eis os valores passados para o campo ICMS.vBCST ,

item 1 -> R$538,3296,    (arredondando da R$538,33)

item 2 -> R$1143,5136,    (arredondando da R$1143,51)

item 3 -> R$1143,5136,    (arredondando da R$1143,51)

item 4 -> R$1143,5136,    (arredondando da R$1143,51)

sao 3 itens com o mesmo valor, não é erro nao.

a soma deveria dar R$3968,87 ( CORRETO), porem a soma dá (R$3968,86), o que está causando o erro na sefaz.

segue xml, para conferencia.

se aguem puder me dar uma ideia de como sair desse "labirinto", agradeço.

31201117839796000173550010000004411000454417-nfe.xml

• Moderadores
Postado
39 minutos atrás, xim.logan disse:

se aguem puder me dar uma ideia de como sair desse "labirinto", agradeço.

Simples, arredonde o valor pra duas casas antes de passar pro ACBr.

Assim você faz o cálculo correto.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Moderadores
  • Solution
Postado

Boa tarde.
A soma de 538,33 +  1.143,51 +  1.143,51 +  1.143,51  será igual a  3.968,86.  (isto não tem como mudar)

o campo vBCSTRet é 13v2 (ou seja tem apenas 2 decimais), logo quem fez o calculo somando 4 decimais (sem arredondar) como vc citou, é quem fez errado. 
Se deseja colocar 3.968,87  deterá que acrescentar 0,01 centavo em um dos itens. Sugiro o primeiro. 

logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

Postado
11 minutos atrás, Kiko Fernandes disse:

Boa tarde.
A soma de 538,33 +  1.143,51 +  1.143,51 +  1.143,51  será igual a  3.968,86.  (isto não tem como mudar)

o campo vBCSTRet é 13v2 (ou seja tem apenas 2 decimais), logo quem fez o calculo somando 4 decimais (sem arredondar) como vc citou, é quem fez errado. 
Se deseja colocar 3.968,87  deterá que acrescentar 0,01 centavo em um dos itens. Sugiro o primeiro. 

Amigo, fiz isso, acrescentei R$0.01  apenas no 1º item e mesmo assim não deu.

28 minutos atrás, BigWings disse:

Simples, arredonde o valor pra duas casas antes de passar pro ACBr.

Assim você faz o cálculo correto.

Não amigo, ja faço isso, porém, como a 3ª casa decimal é inferior a 5, é ignorado pelo arredondamento.

Postado
13 minutos atrás, Kiko Fernandes disse:

Boa tarde.

Essa validação que dá essa mensagem é feita pelo ACBR ou pela SEFAZ?

• Moderadores
Postado

Eu havia comentado quanto a questão da soma. 

Referente ao rejeição, observe que vBCST é  Valor da Base de Cálculo do ICMS ST é a soma das tags <vBCST> dos itens e NÃO a soma das tags <vBCSTRet>

vBCSTRet -> Valor da Base de Cálculo do ICMS ST retido
vBCST -> Valor da Base de Cálculo do ICMS ST. 

Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

Postado
2 minutos atrás, Kiko Fernandes disse:

Eu havia comentado quanto a questão da soma. 

Referente ao rejeição, observe que vBCST é  Valor da Base de Cálculo do ICMS ST é a soma das tags <vBCST> dos itens e NÃO a soma das tags <vBCSTRet>

vBCSTRet -> Valor da Base de Cálculo do ICMS ST retido
vBCST -> Valor da Base de Cálculo do ICMS ST. 

Eu ja fiz os testes sem os valores das tags, eu coloquei neste xml que enviei, porque como o cst é 500, nao apareceria os valores para conferencia, então como iria mostrar quais os valores estou passando se o cst 500, oculta estas tags. Esta foi a forma que encontrei para verificar quais os valores estava passando para o xml,

mas retirando estas tags, permanece a mensagem.

Obg

Agora, xim.logan disse:

Eu ja fiz os testes sem os valores das tags, eu coloquei neste xml que enviei, porque como o cst é 500, nao apareceria os valores para conferencia, então como iria mostrar quais os valores estou passando se o cst 500, oculta estas tags. Esta foi a forma que encontrei para verificar quais os valores estava passando para o xml,

mas retirando estas tags, permanece a mensagem.

Obg

complemento da resposta acima:
 Resumindo: Passando os valores somente para a tag vBCST o erro permanece.

Obg

• Moderadores
Postado

Anexe o XML com os valores em vBCST deixe eu dar uma olhada

Postado
1 minuto atrás, Kiko Fernandes disse:

Anexe o XML com os valores em vBCST deixe eu dar uma olhada

O CST 500 nao mostra o VBCST no xml, por isso, preenchi as outras tags, para eu poder ver quais valores estava passando.

• Moderadores
Postado
5 minutos atrás, xim.logan disse:

O CST 500 nao mostra o VBCST no xml, por isso, preenchi as outras tags, para eu poder ver quais valores estava passando.

Sim.
O manual é bem claro quanto a esta informação. Não existe a possibilidade desta tag para CSOSN 500.

Você terá que ver qual se encaixa.
CSOSN 201, 202 ou 900 que permitirão a tag. 

* Estas informações (CSOSN que deve utilizar) é bom sempre verificar com o escritório de contabilidade. 

Postado
16 horas atrás, Kiko Fernandes disse:

Sim.
O manual é bem claro quanto a esta informação. Não existe a possibilidade desta tag para CSOSN 500.

* Estas informações (CSOSN que deve utilizar) é bom sempre verificar com o escritório de contabilidade. 

Amigo bom dia, segue xml com cst 900, para verificacao dos campos VBCst,

abraçõs

Postado
17 horas atrás, Kiko Fernandes disse:

Sim.

Amigo, segue tambem agora o xml, colocando R$0.01 no ultimo item, e continua dando a mesma mensagem.

• Moderadores
Postado
11 minutos atrás, xim.logan disse:

Amigo, segue tambem agora o xml, colocando R$0.01 no ultimo item, e continua dando a mesma mensagem.

Os valores parecem corretos:

C:\Temp>type teste.xml | find "vBCST"
                                                <vBCST>538.34</vBCST>
                                                <vBCST>1143.51</vBCST>
                                                <vBCST>1143.51</vBCST>
                                                <vBCST>1143.51</vBCST>
                                <vBCST>3968.87</vBCST>

Validando pelo validador da SEFAZ-RS também não apresentou rejeição com relação a valores:

Resultado da Validação do Schema e de Regras de Negócio (atualizado até a NT2018/005 v1.20 e anteriores):
  • valid.pngParser XML: Nenhum erro encontrado
  • valid.pngTipo de Mensagem: Documento de NF-e
  • valid.pngSchema XML: Nenhum erro encontrado
  • ico_menos.giferro.pngNF-e 31201117839796000173550010000004411000454417
    • valid.pngCertificado Digital do Titular: CN=GRAFICA REAL E GAZETA LTDA:17839796000173 - CNPJ: 17.839.796/0001-73 [Visualizar]
    • valid.png Assinatura Digital: Válida
    • erro.pngRegras de Negócio [Ambiente de Produção] 1 erro de validação
      • bullet_black.png245 - [Simulacao] Rejeicao: CNPJ Emitente nao cadastrado

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Postado
4 minutos atrás, BigWings disse:

Os valores parecem corretos:

C:\Temp>type teste.xml | find "vBCST"
                                                <vBCST>538.34</vBCST>
                                                <vBCST>1143.51</vBCST>
                                                <vBCST>1143.51</vBCST>
                                                <vBCST>1143.51</vBCST>
                                <vBCST>3968.87</vBCST>

Validando pelo validador da SEFAZ-RS também não apresentou rejeição com relação a valores:

Faça o teste com o CST 500 por favor.

Grato

17 horas atrás, Kiko Fernandes disse:

Sim.

• Moderadores
Postado

Boa noite!
Creio que não pode estar dando o mesmo erro. 
Dê uma verificada se está enviando o XML correto a SEFAZ.
Agora está correto os valores.  Se possível anexe a tela com o retorno de erro ou o log do ACBr

• Moderadores
Postado

Obrigado por reportar.
Fechando o tópico. Para nova dúvida abra novo tópico. 

*Só para não ficar dúvidas.  É CSOSN 900 e não CST. 

• Curtir 1

• Este tópico foi criado há 1708 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...