Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ACBrInstall sumiu com Library Path Android


Ver Solução Respondido por EMBarbosa,
  • Este tópico foi criado há 786 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde

Atualizei meu ACBr dia 15, e hoje fui compilar um App para Android32 e deu erro. 

Despois de muito procurar o problema, notei que, ao instalar o ACBr, toda a library Path do Android32 foi excluída, ficando apenas as do ACBr. Deixo no início do campo os caracteres ""; .

Estou utilizando o Delphi Sidney, mas o problema ocorreu também com o Delphi Rio (Verifiquei).

Atenciosamente.

------------------------------------------------

Jéter Rabelo Ferreira
Campestre/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 19/12/2020 at 15:34, Jéter Rabelo Ferreira disse:

Boa tarde

Atualizei meu ACBr dia 15, e hoje fui compilar um App para Android32 e deu erro. 

Despois de muito procurar o problema, notei que, ao instalar o ACBr, toda a library Path do Android32 foi excluída, ficando apenas as do ACBr. Deixo no início do campo os caracteres ""; .

Estou utilizando o Delphi Sidney, mas o problema ocorreu também com o Delphi Rio (Verifiquei).

Atenciosamente.

Oi Jéter, bom dia.

   Obrigado pelo relato. Estamos trabalhando pra corrigir isso. Devo conseguir enviar ao SVN uma possível correção ainda hoje.

  • Curtir 2

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Consultores

@foleyjf , @Juliomar Marchetti, @Jéter Rabelo Ferreira e outros interessados no assunto. Peço desculpas pela demora em responder aqui, mas realmente pensei que isso teria sido resolvido bem antes. Deixa eu tentar explicar o que tem acontecido e o porquê dessa demora pra enviar ao SVN a correção.

É o seguinte: o código da JCL que usamos para acessar os dados da IDE instalada não está totalmente pronto pras novas versões do Delphi, em especial na questão de multiplataformas. Tivemos que implementar várias alterações no código deles. Mas de qualquer maneira esse não foi o problema maior.

As versões mais novas do Delphi usam, além do registro do Windows um arquivo ".proj" para armazenar configurações de compilação (por causa do MSBuild).

A JCL aparentemente já trabalhava com esse arquivo corretamente. A IDE pega do registro e atualiza esse arquivo com os dados da plataforma durante o uso.  O que acontece é que, em algumas circunstâncias esse arquivo ainda não foi atualizado. Não há, até onde eu sei, uma documentação sobre quando esse arquivo é atualizado.

Então eu demorei muito para conseguir reproduzir o problema. Além disso, por duas vezes eu fiz correções que acabaram por produzir um efeito indesejado... Então nem enviei ao SVN depois de ter avaliado o resultado.

Claro que não queremos causar outros efeitos indesejados na instalação do Delphi de ninguém. Então estou sempre tentando testar o melhor possível essa questão.

Por fim, por algum motivo, o ACBrInstall não estava conseguindo pegar os dados da plataforma diretamente do registro. Então fiquei trabalhando no código da JCL pra tentar resolver.

Isso tomou bem mais tempo que imaginei.

Pra completar a "saga", por algum motivo meu acesso de committer estava sendo recusado pelo Source Forge.

Então, estou enviando as alterações que fiz esses dias ao SVN por partes e, assim que terminar deve estar resolvido.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 11/02/2021 at 19:32, foleyjf disse:

Atualizei hoje e sumiu tudo ...

Em 19/12/2020 at 15:34, Jéter Rabelo Ferreira disse:

Boa tarde

Atualizei meu ACBr dia 15, e hoje fui compilar um App para Android32 e deu erro. 

As alterações já foram enviadas ao SVN. Se puderem testem e reportem qualquer problema.

Lembrando que o ACBrInstall não vai repor o path anterior. É necessário corrigir o path primeiro antes da instalação.

 

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
Em 15/02/2021 at 12:13, EMBarbosa disse:

As alterações já foram enviadas ao SVN. Se puderem testem e reportem qualquer problema.

Lembrando que o ACBrInstall não vai repor o path anterior. É necessário corrigir o path primeiro antes da instalação.

 

Bom dia.

Baixei um ACBr do zero hoje e refiz a instalação do mesmo.

Imagem abaixo. Mesmo problema. Ele adiciona "" no início da Library / Debug / Browsing path e apaga todo o path, deixando apenas o ACBr.

EDITADO: ANDROID64 sem problemas (Testei apenas no Sydney - 10.4.2)

Atenciosamente

image.thumb.png.44543b1bf9c53db9ff750cea1c4c2954.png

Editado por Jéter Rabelo Ferreira

------------------------------------------------

Jéter Rabelo Ferreira
Campestre/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
2 horas atrás, Jéter Rabelo Ferreira disse:

Bom dia.

Baixei um ACBr do zero hoje e refiz a instalação do mesmo.

Imagem abaixo. Mesmo problema. Ele adiciona "" no início da Library / Debug / Browsing path e apaga todo o path, deixando apenas o ACBr.

EDITADO: ANDROID64 sem problemas (Testei apenas no Sydney - 10.4.2)

Atenciosamente

image.thumb.png.44543b1bf9c53db9ff750cea1c4c2954.png

O ACBrInstall não vai corrigir o problema gerado anterior. Você já tinha corrigido o path antes de instalar?

Qual a versão do ACBrInstall?

2 horas atrás, Jéter Rabelo Ferreira disse:

(Testei apenas no Sydney - 10.4.2)

Hmm... Nessa versão eu não fiz testes, porque ainda não recebemos. Testei apenas no 10.4.1.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, EMBarbosa disse:

O ACBrInstall não vai corrigir o problema gerado anterior. Você já tinha corrigido o path antes de instalar?

Qual a versão do ACBrInstall?

Hmm... Nessa versão eu não fiz testes, porque ainda não recebemos. Testei apenas no 10.4.1.

Sim, a Library Path estava corrigida. Até tenho ela num backup aqui para evitar problemas futuros.

Clonei um ACBr do zero hoje, 27/03/2021, para não ter dúvidas e ver se estava 100%.

Mas, com o Juliomar parece que o erro não ocorreu.

Depois eu efetuo novamente a instalação para ver se ocorre novamente.

Atenciosamente.

  • Curtir 2

------------------------------------------------

Jéter Rabelo Ferreira
Campestre/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 27/02/2021 at 14:35, Jéter Rabelo Ferreira disse:

Depois eu efetuo novamente a instalação para ver se ocorre novamente.

Atenciosamente.

Oi Jéter, agradeço a ajuda.

Não consegui reproduzir aqui, então qualquer informação pra gente tentar descobrir ficaremos agradecidos.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2021 at 08:55, EMBarbosa disse:

Oi Jéter, agradeço a ajuda.

Não consegui reproduzir aqui, então qualquer informação pra gente tentar descobrir ficaremos agradecidos.

Elton, bom dia.

Acabei de atualizar o ACBr e refazer a instalação.

Androidx64 - OK
Androidx32 - Erro, adicionou as '' no início e deixou somente as pastas do ACBr (Package/Browsing/DebugDCU)

Atenciosamente

------------------------------------------------

Jéter Rabelo Ferreira
Campestre/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
36 minutos atrás, Jéter Rabelo Ferreira disse:

Elton, bom dia.

Acabei de atualizar o ACBr e refazer a instalação.

Androidx64 - OK
Androidx32 - Erro, adicionou as '' no início e deixou somente as pastas do ACBr (Package/Browsing/DebugDCU)

Atenciosamente

Confirma a versão do ACBrInstall_Trunk2.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Eu instalei o Delphi 10.4.2 atualizando  10.4.1. Mas ficaram vários problemas. Reclamando de falta de componentes, quando os mesmos estavam instalados.

Eu fechava o projeto e reabrir e o erro do componente sumia.

Esse erro ocorria com alguns componentes do ACBr.

Aí eu resolvi instalar o Delphi do zero para ver. Feito isso, atualizei o ACBr e executei o ACBrInstall

Ai eu notei que library do Android32 ficou correta, mas  "estragou" foi o Browsing Path, adicionando os "" no início e deixando apenas os Paths do ACBr.

Atenciosamente.

  • Curtir 1

------------------------------------------------

Jéter Rabelo Ferreira
Campestre/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 07/03/2021 at 10:52, Jéter Rabelo Ferreira disse:

Bom dia.

Eu instalei o Delphi 10.4.2 atualizando  10.4.1. Mas ficaram vários problemas. Reclamando de falta de componentes, quando os mesmos estavam instalados.

Eu fechava o projeto e reabrir e o erro do componente sumia.

Esse erro ocorria com alguns componentes do ACBr.

Aí eu resolvi instalar o Delphi do zero para ver. Feito isso, atualizei o ACBr e executei o ACBrInstall

Ai eu notei que library do Android32 ficou correta, mas  "estragou" foi o Browsing Path, adicionando os "" no início e deixando apenas os Paths do ACBr.

Atenciosamente.

Ok... Vou tentar verificar mais uma vez.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Consultores
  • Solution
Em 07/03/2021 at 10:52, Jéter Rabelo Ferreira disse:

Bom dia.

Eu instalei o Delphi 10.4.2 atualizando  10.4.1. Mas ficaram vários problemas. Reclamando de falta de componentes, quando os mesmos estavam instalados.

Eu fechava o projeto e reabrir e o erro do componente sumia.

Esse erro ocorria com alguns componentes do ACBr.

Aí eu resolvi instalar o Delphi do zero para ver. Feito isso, atualizei o ACBr e executei o ACBrInstall

Ai eu notei que library do Android32 ficou correta, mas  "estragou" foi o Browsing Path, adicionando os "" no início e deixando apenas os Paths do ACBr.

Atenciosamente.

Olá Jéter,

   Eu consegui reproduzir o problema e espero ter resolvido agora. Infelizmente o Delphi é muito confuso nessa parte de configurações do path.

   O Delphi armazena as configurações em vários lugares. Um deles é no Registro do Windows. Por exemplo, na versão do Delphi 10.4 tem a chave:

"Computador\HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Embarcadero\BDS\21.0\Library\Android32"

  Nessa chave acima, tem vários valores com os paths.

  Mas também ele armazena em outro lugar, num arquivo xml chamado "EnvOptions.proj" em:

C:\Users\<NomeUsuario>\AppData\Roaming\Embarcadero\BDS\21.0\EnvOptions.proj

Esse segundo é onde geralmente se lê as configurações, usando a JCL. Mas o Delphi nem sempre mantém os dois lugares sincronizados.

A JCL não tinha um mecanismo de Fallback pro Registro. Eu adicionei isso. Mas mesmo assim, se o arquivo EnvOptions.proj estiver alterado por uma instalação mal feita e o Delphi não o sincronizou com o registro,os paths vão ficar errados.

 Estou enviando um ACBrInstall novo logo após o almoço. Espero que esteja tudo certo.

Caso você ou alguém mais for testar essa situação numa instalação já existente do Delphi, peço o favor que verifique se o arquivo acima está com o path sincronizado com o registro antes de executar a instalação.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois ...

Elton, Boa tarde.

Fazia tempos que não compilava meu projeto para Android, por isso nem voltei a esse tópico. Hoje fui compilar e vi que estava com problemas.

Voltei os dados da library (Android32 somente) conforme meu backup, atualizei o ACBr e fui verificar, os erros ainda continuam.

Porém, agora que eu vi que você pediu para verificar no registro e no arquivo antes de atualizar se encontravam iguais. Eu não fiz isso antes de atualizar.

Aí eu refiz todo o processo, colei meu backup, verifiquei nos dois arquivos (iguais) e reinstalei o ACBr.

Os problemas continuam. (Porém, agora não adiciona aspas '' no inicio, agora adiciona um ; )

Atenciosamente.

 

Editado por Jéter Rabelo Ferreira

------------------------------------------------

Jéter Rabelo Ferreira
Campestre/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois ...
  • Moderadores
15 horas atrás, Rafael Fiúza disse:

Boa noite, ao atualizar hj estou tendo o mesmo problema. Alguma dica?

o Log só diz isto:


No momento não estamos compilando os pacotes da plataforma Android32.


No momento não estamos compilando os pacotes da plataforma Android64.

é exatamente isso.

por esse motivo é setado todos os path do acbr no win64, pois ao compilar sua aplicação os arquivos são feitos.

mas seu sistema tem calculos matemátios complexos?

senão tem é só mesmo arrumar problemas compilar ou ter em x64. pois dll de fabricante e até mesmo a IDE do dephi é win32

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 786 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...