Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Correção na geração de boletos e arquivo de remessa banco SAFRA


windsoft
Ver Solução Respondido por Victor H. Gonzales - Panda,
  • Este tópico foi criado há 774 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá Amigos boa tarde!

Gostaria de sugerir a correção na geração de arquivos de remessa e emissão de boletos para o banco SAFRA.

Seguindo o padrão dos demais bancos já implementados, o campo nosso número não deve conter o dígito verificador, ele deve ser calculado durante a emissão do boleto e/ou remessa.

 

ACBrBancoSafra.pas

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 04/02/2022 at 14:46, windsoft disse:

Olá Amigos boa tarde!

Gostaria de sugerir a correção na geração de arquivos de remessa e emissão de boletos para o banco SAFRA.

Seguindo o padrão dos demais bancos já implementados, o campo nosso número não deve conter o dígito verificador, ele deve ser calculado durante a emissão do boleto e/ou remessa.

 

ACBrBancoSafra.pas 72 kB · 2 downloads

Bom dia,

Qual o problema você enfrentou na homologação ou na utilização e qual manual está baseado ?

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia 

A minha sugestão não se refere à incompatibilidade com o manual do banco, mas em "falta de padrão", pois nos demais bancos implementados no ACBr, o campo nosso número é informado sem o dígito e o dígito é calculado pelo componente, tanto na emissão de boletos quanto na geração de arquivos de remessa.

Só sugeri que seja ajustado para que sigam o mesmo padrão. 

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Esse em questão tem bastante peculiaridades.

podendo ferir essa observação e quebrar código em produção.

unknown.png

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Olá Panda não vejo como peculiaridade. 
o resultado do arquivo é o mesmo. 
A diferença é que nos demais bancos o ACBr está calculando o dígito do nosso número no momento da geração do arquivo, como no ajuste que eu fiz. 
Da forma que está quem for implementar tem que fazer regra diferente entre um banco e outro pra tratar o nosso número. Isso poderia ser evitado simplesmente com este ajuste. 

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Olá @windsoft,

Esse banco realmente é bem complicado... Eles mesmos se confundem com o manual que tem especificações diferentes entre o tamanho dos campos na geração do CNAB e o utilizado para o cálculo de linha digitavel e impressão. 

Se notar nos logs anteriores da classe desse Banco, já era dessa forma que sugeriu... Mas tínhamos muitos problemas no passado, onde alguns conseguiam homologar dessa forma e outros solicitavam modificação para conseguir homologar. Por isso foi realizado uma refatoração mantendo exatamente como descreve o manual, para evitar os problemas de alterações constantes que corrigia para um e quebrava para outro...
Creio que possa tentar homologar com o nosso número da forma como está, caso eles identifiquem algum problema, solicite por favor o manual que se baseiam, pois se for outro especificação conseguiríamos adicionar tratamentos por versão de layout, senão certamente teremos problemas se alterar essa parte. 

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Olá @José M. S. Junior, nós já utilizamos este banco a bastante tempo. Mas mantemos uma cópia dos fontes personalizada para não termos que fazer um tratamento especial na geração dos boletos e na geração do arquivo de remessa.

Se vocês acham melhor deixar assim, tudo bem. 

 

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Não entendi muito bem... Se você utilizar da forma que está hoje no ACBr sem calcular o dígito, você tem recusa na remessa? 

Outro detalhe, a sequencia do Nosso Numero que utiliza é pre-definida pelo banco ou é controlada por você mesmo?

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Se eu utilizar da forma que esta eu tenho que salvar o nosso numero ja com o digito verificador, diferente do que acontece nos demais bancos. Não há recusa na remessa só a lógica está errada. Pois antes usava a mesma logica e agora não. Com isso os boletos que foram emitidos antes, estao sem o dígito verificador no meu banco de dados, e se eu imprimo uma segunda via do boleto, por exemplo, fica errado.

Eu uso a sequencia de nosso numero livre. Antigamente usava a sequencia pre-definida, mas depois que os boletos passaram a ser pagos, mesmo vencidos em qualquer banco, o banco Safra passou a emitir boletos próprios e com a sequencia livre. Acho dificil quem ainda utilize os demais, pois o próprio banco desencoraja isso porque o banco utilizava bancos correspondentes como Bradesco e Itau.

Enfim, como eu disse, da forma que está não está errado, o problema que vejo é justamente a falta de padrão, já que nos demais bancos não se inclui o dígito verificador no nosso número.

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
13 horas atrás, windsoft disse:

Se eu utilizar da forma que esta eu tenho que salvar o nosso numero ja com o digito verificador, diferente do que acontece nos demais bancos. Não há recusa na remessa só a lógica está errada. Pois antes usava a mesma logica e agora não. Com isso os boletos que foram emitidos antes, estao sem o dígito verificador no meu banco de dados, e se eu imprimo uma segunda via do boleto, por exemplo, fica errado.

Eu uso a sequencia de nosso numero livre. Antigamente usava a sequencia pre-definida, mas depois que os boletos passaram a ser pagos, mesmo vencidos em qualquer banco, o banco Safra passou a emitir boletos próprios e com a sequencia livre. Acho dificil quem ainda utilize os demais, pois o próprio banco desencoraja isso porque o banco utilizava bancos correspondentes como Bradesco e Itau.

Enfim, como eu disse, da forma que está não está errado, o problema que vejo é justamente a falta de padrão, já que nos demais bancos não se inclui o dígito verificador no nosso número.

Único receio é quebrar quem já tem isso em produção, concordo que isso está fora de "padrão", mas quem já tem no seu banco com o DV salvo isso pode gerar impactos também.

precisamos verificar isso com parcimônia.

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
23 minutos atrás, Victor H. Gonzales - Panda disse:

Único receio é quebrar quem já tem isso em produção, concordo que isso está fora de "padrão", mas quem já tem no seu banco com o DV salvo isso pode gerar impactos também.

precisamos verificar isso com parcimônia.

Sim concordo, é exatamente o que está acontecendo conosco após a atualização, os boletos emitidos antes não tinham o dígito, agora tem.

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

vamos devolver essa TK para o backlog para ser revista com mais calma futuramente, pois o impacto dela pode ser grande.

é necessário algum tipo de parametrização para não impactar quem já tem em produção hoje, essa mudança pode quebrar código em produção 

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 10/02/2022 at 10:12, windsoft disse:

Sim concordo, é exatamente o que está acontecendo conosco após a atualização, os boletos emitidos antes não tinham o dígito, agora tem.

Boa tarde @windsoft,

Você que trabalha com o SAFRA, analisando temos 2 grupos de Nosso Número podendo ser separados em 3 outros tipos.

Faixa pré-determinada 
- Safra (com DV Modulo 11)
- Bradesco (com DV Modulo 11)
- Itaú (com DV Modulo 11)


Numeração Direta
- Safra (livre)
- Bradesco (livre)

Numeração Direta
- Itaú (com DV Modulo 10)

2 desses subgrupos possuem DV e um não possui DV.

 

Como você determina que é faixa pré-determinada ou numeração direta a ser utilizada?

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Agora, windsoft disse:

Boa tarde!

Você tem que olhar apenas para o manual do Safra Livre, pois o Safra Bradesco está implementado em outra unit do ACBr (AcbrSafraBradesco) e o Safra Itau sequer está implementado.

 

Então se ele é livre, são 9 posições sem o DV, não entendi a sugestão de inserir o DV nesse campo.

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
2 minutos atrás, Victor H. Gonzales - Panda disse:

Então se ele é livre, são 9 posições sem o DV, não entendi a sugestão de inserir o DV nesse campo.

Não, acho que você está enganado, são 9 posições já com o DV incluso.

Ou seja, o nosso número tem 8 posições + o DV

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution
3 minutos atrás, windsoft disse:

Não, acho que você está enganado, são 9 posições já com o DV incluso.

Ou seja, o nosso número tem 8 posições + o DV

Numeração Direta - Safra (livre)

image.png

Meu entendimento é que são 9 posições livres a critério da empresa, o banco não exige DV nesse tipo (numeração direta - safra livre.

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa tarde,

Em relação a esta alteração, conforme pode-se observar no decorrer do tópico, neste momento não temos algo com base no exposto no manual que indique a necessidade de alteração do componente, por este motivo os fontes estão considerados compatíveis com as especificações.

Obs. Caso futuramente seja disponibilizado pelo banco um manual que sinalize a necessidade de mudanças, ficaremos felizes em analisar.

At.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.