Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cancelamento de NFSE - IPM - Videira SC

Ver Solução Respondido por willian_delan,
  • Este tópico foi criado há 1393 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Bom dia,

Tudo certo ?

Estou com o seguinte erro para realizar o cancelamento de uma NFSe para o provedor IPM do município de Videira SC.

Cliente teve que realizar o cancelamento direto pelo site da prefeitura para não travar o processo, mas pelo sistema vem este retorno.

O provedor IPM consegue fazer o cancelamento via WebService ?

@Italo Giurizzato Junior Sabe o que pode ser ?

image.thumb.png.4519ae3fe37c6a8004d86edc008a2cc6.png

• Consultores
Postado

Boa tarde,

O provedor possui método de cancelamento, um sinal disso é que retorna uma mensagem tratada.

Note no método implementado que um dos parâmetros necessários é a série.

Pode ser que a série esteja errada, pela mensagem de erro retornada.

Se não for isso, precisará entrar em contato com o provedor para analisarem o problema.

../trunk2/Fontes/ACBrDFe/ACBrNFSeX/Provedores/IPM.Provider.pas

Screenshot_20220811-140431_Chrome.jpg

• Curtir 2
Postado
6 minutos atrás, Renato Rubinho disse:

Boa tarde,

O provedor possui método de cancelamento, um sinal disso é que retorna uma mensagem tratada.

Note no método implementado que um dos parâmetros necessários é a série.

Pode ser que a série esteja errada, pela mensagem de erro retornada.

Se não for isso, precisará entrar em contato com o provedor para analisarem o problema.

../trunk2/Fontes/ACBrDFe/ACBrNFSeX/Provedores/IPM.Provider.pas

Screenshot_20220811-140431_Chrome.jpg

Certo, obrigado pelo retorno @Renato Rubinho, vou fazer alguns testes e caso não evolua tento entrar em contato com a IPM, assim que mudar algo da situação retorno aqui, obrigado.

Postado

Boa noite @Renato Rubinho, tudo bem ?

Apenas para conhecimento gostaria de verificar se sabe dizer se a IPM de videira possui ambiente de homologação ?

Ou devo realizar os testes em produção e adicionar a tag <nfse_teste> com o conteúdo “1” para realizar os testes?

Obrigado pela atenção,

ATT, Willian Delan.

• Consultores
Postado

Boa noite Willian,

Esse provedor possui ambiente de homologação, veja no ini que consta a url no HomRecepcionar

../trunk2/Fontes/ACBrDFe/ACBrNFSeX/ACBrNFSeXServicos.ini 

Screenshot_20220811-210636_Chrome.jpg

1 hora atrás, willian_delan disse:

Ou devo realizar os testes em produção e adicionar a tag <nfse_teste> com o conteúdo “1” para realizar os testes?

Obs: Alguns provedores utilizam a mesma url para ambos os ambientes e podem requerer tags específicas, mas isso vai variar de provedor para provedor.

• Curtir 1
Postado (editado)
27 minutos atrás, Renato Rubinho disse:

Boa noite Willian,

Esse provedor possui ambiente de homologação, veja no ini que consta a url no HomRecepcionar

../trunk2/Fontes/ACBrDFe/ACBrNFSeX/ACBrNFSeXServicos.ini 

Screenshot_20220811-210636_Chrome.jpg

Obs: Alguns provedores utilizam a mesma url para ambos os ambientes e podem requerer tags específicas, mas isso vai variar de provedor para provedor.

Certo, obrigado pela informação.

Editado por willian_delan
  • 2 semanas depois ...
  • Solution
Postado

@Renato RubinhoBom dia, tudo bem ?

Entrei em contato com a IPM, o link correto de homologação do município de Videira é outro, segue abaixo:

https://qualidade-atendenet56.ipm.com.br/homologacao/?pg=rest&service=WNERestServiceNFSe&cidade=videira

Consegui realizar o cancelamento da NFSe através deste, por gentileza atualize o link em ACBrNFSeXServicos.ini 

Obrigado pela atenção,

Att, Willian Delan.

• Consultores
Postado

Boa tarde William,

Legal, por favor aguarde que em breve os consultores enviam a nova url para o svn.

Outra coisa, você pode confirmar se os demais serviços deste provedor estão funcionando? Emissão, consulta, etc?

Estamos documentando os provedores implementados e validados.

https://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2/Fontes/ACBrDFe/ACBrNFSeX/Provedores-Implementados.txt

• Curtir 1
Postado
43 minutos atrás, Renato Rubinho disse:

Boa tarde William,

Legal, por favor aguarde que em breve os consultores enviam a nova url para o svn.

Outra coisa, você pode confirmar se os demais serviços deste provedor estão funcionando? Emissão, consulta, etc?

Estamos documentando os provedores implementados e validados.

https://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2/Fontes/ACBrDFe/ACBrNFSeX/Provedores-Implementados.txt

Para emissão estou com alguns erros ainda, amanhã no início da manhã realizo um novo teste e lhe envio o retorno para ver se sabe dizer o que pode ser, mas referente a parte de cancelamento está tudo correto, só atualizar o link que tá 100%

• Curtir 1
Postado

Bom dia, @Renato Rubinho

Segue mensagem de retorno ao emitir e xml em anexo:

image.thumb.png.96c12d1bf6e8b3de99a616eecf720ac1.png

Mensagem completa: '<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?><retorno><mensagem><codigo> XSD Error 1839: Element ''codigo_local_prestacao_servico'': [facet ''pattern''] The value ''0'' is not accepted by the pattern ''\d{3}|\d{4}|\d{5}|\d{7}''. Line: 1</codigo><codigo> XSD Error 1824: Element ''codigo_local_prestacao_servico'': ''0'' is not a valid value of the atomic type ''tipoCidade''. Line: 1</codigo><codigo> XSD Error 1824: Element ''codigo_item_lista_servico'': '''' is not a valid value of the atomic type ''xs:integer''. Line: 1</codigo></mensagem></retorno>'

0014617636200013916423082022-EnviarLote.xmlXML com erro

Consegui realizar a emissão apenas pelo componente antigo a princípio, segue xml que consegui emitir no modelo antigo:

0014617636200013916222082022-ProcNFSe.xml

• Consultores
Postado

Boa tarde,

Você não está preenchendo os dados solicitados.

É interessante que tente interpretar a mensagem de retorno para poder buscar a solução.

O XML é gravado na unit abaixo para este provedor.

../trunk2/Fontes/ACBrDFe/ACBrNFSeX/Provedores/IPM.GravarXml.pas

Erros isolados:

4 horas atrás, willian_delan disse:

XSD Error 1839: Element ''codigo_local_prestacao_servico'': [facet ''pattern''] The value ''0'' is not accepted by the pattern ''\d{3}|\d{4}|\d{5}|\d{7}''. Line:

Screenshot_20220823-134245_Chrome.jpg

4 horas atrás, willian_delan disse:

XSD Error 1824: Element ''codigo_item_lista_servico'': '''' is not a valid value of the atomic type ''xs:integer''. Line: 1

Screenshot_20220823-134646_Chrome.jpg

Postado
14 minutos atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Boa tarde Willian,

Muito obrigado pela colaboração, já inclui na minha lista de tarefas para alterar a URL de homologação. TK-3003

Disponha, eu que agradeço pelo apoio de sempre.

Postado (editado)
2 horas atrás, Renato Rubinho disse:

Boa tarde,

Você não está preenchendo os dados solicitados.

É interessante que tente interpretar a mensagem de retorno para poder buscar a solução.

O XML é gravado na unit abaixo para este provedor.

../trunk2/Fontes/ACBrDFe/ACBrNFSeX/Provedores/IPM.GravarXml.pas

Erros isolados:

Screenshot_20220823-134245_Chrome.jpg

Screenshot_20220823-134646_Chrome.jpg

@Renato RubinhoSim eu tinha entendido isso na minha analise, a questão é que eu estava alimentando este campo, mas identifiquei que a nomenclatura do campo estava desatualizada e o campo correto não estava sendo alimentado, deixando assim a TAG codigo_local_prestacao_servico vazia. agora está parte está OK, vlw.

Renato tenho o retorno de um novo erro, queria ver se consegue me ajudar;

Segue erro e xml:

image.thumb.png.02134c627bef1119b13fb1cdcc1378d3.png

0014617636200013916623082022-EnviarLote.xml - Verificar no XML o codigo_local_prestacao_servico, agora ele está preenchido, mas com o limite de 4 caracteres, e não pega o valor correto que seria codmunicípio de Videira - 4219309

Tentei realizar a emissão de notas diferentes, mas está acusando está mensagem como se fosse o mesmo identificador.

Editado por willian_delan
Postado

@Renato RubinhoIdentifiquei a questão do erro 00209, IPM não tem o método de consultar lote, caso eu tentasse consultar dava rejeição e ao tentar emitir a nota novamente me retornava este erro 209 pois já foi utilizado o rps e não é possível reprocessar o mesmo, tendo que aumentar o último rps.

Resta apenas a questão do codigo_local_prestacao_servico, agora ele está preenchido, mas com o limite de 4 caracteres, e não pega o valor correto que seria codmunicípio de Videira - 4219309

Conforme último XML enviado.

• Consultores
Postado

William,

Você está preenchendo o código IBGE 4219309 e no XML saiu o 8379?

Veja que tem a função CodIBGEToCodTom no preenchimento do codigo_local_prestacao_servico.

Debuga esse ponto da rotina que não deve estar errado não.

Qual o erro que está recebendo agora?

• Curtir 1
  • Consultores
Postado

Bom dia Willian,

Complementando o que o Renato já lhe passou, esse provedor ao gerar o XML do Rps não usa o código IBGE das cidades e sim um tal de Código TOM.

Dai o uso da função que o Renato colocou na postagem.

Devemos sempre alimentar o componente com o código IBGE, caso o provedor trabalha com o Código TOM a unit responsável por gerar o XML vai fazer a conversão.

• Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Postado
3 horas atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Bom dia Willian,

Complementando o que o Renato já lhe passou, esse provedor ao gerar o XML do Rps não usa o código IBGE das cidades e sim um tal de Código TOM.

Dai o uso da função que o Renato colocou na postagem.

Devemos sempre alimentar o componente com o código IBGE, caso o provedor trabalha com o Código TOM a unit responsável por gerar o XML vai fazer a conversão.

@Renato Rubinho @Italo Giurizzato Junior Certo, entendi, obrigado por me informarem, havia ficado confuso pois o provedor antigo alimentava essa tag com o código IBGE, ai como agora estava utilizando essa função e preenchendo de forma diferente achei que estava com alguma inconsistência.

Neste caso a emissão ficou OK, segue anexo XML de como ficou, agradeço o apoio.

0014617636200013921424082022-ProcNFSe.xml

Postado
21 horas atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Boa tarde Willian,

Muito obrigado pela colaboração, já inclui na minha lista de tarefas para alterar a URL de homologação. TK-3003

@Italo Giurizzato Junior Assim que estiver disponível no SVN me informe por gentileza, atualizei meu repositório agora início da tarde e verifiquei que não foi disponibilizado ainda.

• Este tópico foi criado há 1393 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...