Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

duvida com velocidade


  • Este tópico foi criado há 333 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

estou com um sistema rodando numa rede com aproximadamente 50 usuários, banco  fb 2.0 com 3.3 GB, eles relatam que em determinado momento do dia, o sistema fica extremamente lento, eu mesmo ja fiquei lá alguns dias de plantão e nada aconteceu, mais eles continuam a reclamar, e como vc sabe cliente em sempre razão.

os amigos tem alguma sugestão de como posso proceder ? como encontrar o que esta causando essa lentidão em determinados momentos do dia, como eu posso identificar se é o próprio sistema/banco, ou outro programa no servidor, enfim se os amigos tiverem algumas sugestões vou analisando e testando, pq eu estou sem ideia do que fazer.

Outro detalhe tenho o FB instalado apenas no servidor, instalar nas estações a versão client ajuda a melhorar a performance ?

abs e obrigado pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde !
Qdo ele fica lento, vc observou se não tem nenhuma rotina agendada como de backup por exemplo?
Verifique os index que ajudam muito no desempenho, pegou uma copia do banco não existe registros corrompidos?
As vezes vc esta abrindo tabelas desnecessárias ou trazendo registros que não serão usados... exemplo:
vc tem uma tabela com 10.000 produtos, qdo fizer a pesquisa, nao precisa fazer um select * from produto (trazendo todos registros)
verifique a infra, hoje a maioria dos equipamentos são gigalan.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Daniel de Morais (Infocotidiano)
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel obrigado pela resposta

Backup é feito a noite, fiz um backup e um restore tudo redondinho, faço select bem compactos, por acontecer em certos momentos do dia, parece ser algo q roda no servidor, tenho monitorado no gerenciado de tarefas e cancelado ou retirado tudo q não for necessário, porém não consegui ainda encontrar a causa. 

A rede é toda /1000

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Veja se tem algum relatório pesado que alguém esteja tirando e consumindo o FB.

Uma cópia de arquivos na rede também pode degradar a comunicação geral da rede, não necessariamente relacionado ao banco ou ao sistema, como por exemplo uma cópia de um volume grande de um computador para o servidor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Verificou o log do servidor, se for windows, vai em registro de eventos.
lá vc pode detectar alguma anomalia na rede, no armazenamento (veja se os hds estão ok), tentativa de invasão....
as vezes vc pode estar vendo só o lado do seu sistema q o povo usa e esquecendo o lado da infra/segurança
tente mapear toda rede, veja se não existe algum conflito, se nenhum usuario conectou algo na rede q possa estar conflitando.

Consultor SAC ACBr

Daniel de Morais (Infocotidiano)
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rubinho obrigado pela resposta,

Estou nessa agora, analisando os usuários e os relatórios que eles tem permissão, pq como tem dia que não acontece e quando acontece normalmente segundo meu cliente é em determinados horários, passei a monitorar os usuários e relatórios q possam estar rodando, justamente pra identificar e ai tentar melhorar a consulta, mais é complicado usuário, já fizemos reuniões com o pessoal, solicitando apenas a indicação do uso, mais é dificil a cooperação, mais agradeço demais Rubinho, outra visão ajuda demais.

e sobre instalar o FB nas estações Rubinho vc tem alguma informação se isso possa ajudar na melhora de desempenho ? 

abs e obrigado

Legal Daniel, ate conversando com os proprietários, cheguei a comentar que se fosse 100% o sistema, ele ficaria lento 100% do dia e em todos os dias, estou desesperadamente tentando encontrar, vc me passou ideias otimas, é windows server, ja pedi pra empresa q cuida da infra deles, esse relatorio de log do servidor, eles comentaram que não tinham como gerar, então existe sim né ?

muito obrigado Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Sobre infra, uma sugestão é você passar a solicitar um servidor exclusivo para seu sistema no cliente. Diminui alguns pontos, mas não exclui todos. Tráfego na rede por exemplo ainda pode afetar, mesmo que origem e destino não passem diretamente por sua máquina, mas diminui bastante.
de qualquer forma é uma sugestão que depende do tipo de cliente (um cliente com 50 usuários a princípio não teria problema).

Em relação ao FB nas estações vc tem que avaliar se o seu sistema está estruturado pra isso. Você faria espelhamento dos bancos? os bancos seriam distribuídos? a principio se for um ERP padrão sem nenhuma operação diferente não compensaria estruturar tudo para ter cópias do banco em estações.

e por fim se tem uma empresa que cuida da infra eles deveriam te fornecer todos esses dados comentados, de uso de rede e do servidor... isso tudo é completamente "mensurável". Agora se está no escopo de atuação dos parceiros é outra história...

 

Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
19 horas atrás, felipeiw disse:

Rubinho obrigado pela resposta,

Estou nessa agora, analisando os usuários e os relatórios que eles tem permissão, pq como tem dia que não acontece e quando acontece normalmente segundo meu cliente é em determinados horários, passei a monitorar os usuários e relatórios q possam estar rodando, justamente pra identificar e ai tentar melhorar a consulta, mais é complicado usuário, já fizemos reuniões com o pessoal, solicitando apenas a indicação do uso, mais é dificil a cooperação, mais agradeço demais Rubinho, outra visão ajuda demais.

e sobre instalar o FB nas estações Rubinho vc tem alguma informação se isso possa ajudar na melhora de desempenho ? 

abs e obrigado

Legal Daniel, ate conversando com os proprietários, cheguei a comentar que se fosse 100% o sistema, ele ficaria lento 100% do dia e em todos os dias, estou desesperadamente tentando encontrar, vc me passou ideias otimas, é windows server, ja pedi pra empresa q cuida da infra deles, esse relatorio de log do servidor, eles comentaram que não tinham como gerar, então existe sim né ?

muito obrigado Daniel

Bom dia,

como é a estrutura física do cliente? O banco fica em um servidor e nos terminais tem o executável do teu software que buscam o banco via TCP/IP?

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
15 horas atrás, felipeiw disse:

Ola Cleber

o Banco fica em um servidor, e nas estações crio um atalho pro EXE q esta neste mesmo servidor, então o mesmo EXE é usado em todas as estações e acesso o banco de dados via TCP/IP.

 

 

uma sugestão direta. é migre para pelo menos a 3.0 já muda muito pois o fbclient tem melhorias e o firebird também

segundo banco tem que tratar os indices. mas não crie indices únicos mas sim compostos por 2 ou mais campos assim não será problema

também revise seu banco , gatilhos, procedures e functions

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
15 horas atrás, felipeiw disse:

Ola Cleber

o Banco fica em um servidor, e nas estações crio um atalho pro EXE q esta neste mesmo servidor, então o mesmo EXE é usado em todas as estações e acesso o banco de dados via TCP/IP.

 

 

Bom... uma solução provisória que pode ser implementada, até você fazer melhorias no seu banco de dados como o @Juliomar Marchetti citou, seria instalar o Windows Server nesse computador e os usuários fazerem uso da Área de Trabalho remota.
Na estrutura que está hoje, você fica refém de variações de rede, como: oscilações da conexão, tráfego(downloads), e por aí vai... Isso explica essas situações aleatórias de lentidão.
Com Windows Server, você vai notar uma diferença grande. Aqui é regra pre-fixada que, caso se tenha 3 ou mais terminais, o cliente deve dispor de um servidor com Windows Server para que ele consiga trabalhar sem intercorrências.

  • Curtir 1

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mt obrigado Juliomar e mt obrigado Cleber

vou migrar pro FB 4, uso o driver da Devart para DBExpress e devo iniciar os testes neste final de semana.

Suas sugestões estão me balizando demais, queria agradecer mesmo, quanto ao servidor Cleber é um windows server 2019 Standard e o servidor um xeon e-2124 com 16 giga memoria

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
4 minutos atrás, felipeiw disse:

Mt obrigado Juliomar e mt obrigado Cleber

vou migrar pro FB 4, uso o driver da Devart para DBExpress e devo iniciar os testes neste final de semana.

Suas sugestões estão me balizando demais, queria agradecer mesmo, quanto ao servidor Cleber é um windows server 2019 Standard e o servidor um xeon e-2124 com 16 giga memoria

obrigado

Então está mais simples que se pensa... não puxe exe pela rede. use área de trabalho remota.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 333 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.