Jump to content

dev botao

ACBrPIXCD com Santander - Erro 501

Go to solution Solved by EliasCesar,
  • Este tópico foi criado há 486 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membros Pro
Posted

Alguém que já utilize a API Pix do Santander teria alguma informação sobre os erros no ambiente sandbox:

ResultCode: 501 - Not Implemented

Resp Body: Unsupported Request

O email [email protected] já era, retorna com mensagem de caixa postal desativada :-(

Desde já agradeço

• Fundadores
Posted

Por favor verifique se realmente compilou com essa Unit... Notei que ele ainda está usando HTTP 1.0

24/07/23 08:00:52:390 -   Resp.Headers:
HTTP/1.0 501 Not Implemented

@EliasCesar,consegue testar ?

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

• Membros Pro
Posted (edited)

Refiz o teste com debug e breakpoint cfe imagem anexa. Apesar de passar pela procedure "LimparHTTP" no log continua aparecendo com HTTP/1.0

debug.png

Edited by JLuis
  • Consultores
Posted

Compile e reinstale o ACBr com a nova unit.
Parece que os pontos azuis de marcação a esquerda estão nas linhas erradas... isso acontece quando o .pas é diferente do que ele está usando pra executar...

• Like 1
Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

• Consultores
Posted

Olá pessoal, 

Creio que seja algo no próprio PSP. 

Testei pelo Postman a Collection que eles mesmo disponibilizam no portal dev, e o erro é o mesmo:
image.png

• Like 2
Consultor SAC ACBr

Elias César Vieira
Assine o
SAC

• Membros Pro
Posted
12 minutos atrás, Alexandre de Paula disse:

Compile e reinstale o ACBr com a nova unit.
Parece que os pontos azuis de marcação a esquerda estão nas linhas erradas... isso acontece quando o .pas é diferente do que ele está usando pra executar...

Recompilei e testei novamente, inclusive peguei um erro na linha

Http.Protocol := 1.1;  // tipos incompatíveis String e Extended

e tive que alterar para

Http.Protocol := '1.1';

e mesmo resultado... talvez como o Elias citou, seja mesmo problema do lado deles, o que complica é que não há mais canal de comunicação para entrar em contato...
Como estou testando apenas no sandbox, vou ver com o cliente para solicitar junto ao seu gerente comercial no Santander para que realize o cadastro interno para que eu possa criar uma aplicação em produção e então realizar os testes.
Caso alguém tenha alguma novidade por favor continuem postando aqui.
Obrigado.

• Like 1
  • Consultores
  • Solution
Posted

Descobri qual o problema. 

Antes o Santanter não possuía o método POST pro endpoint /cob

Mas aparentemente agora não possuem mais o método PUT 🤦‍♂️

Ao mudar a requisição para POST, a cobrança foi criada com sucesso, porém o retorno deles foi diferente do especificado pelo Bacen. Será necessário analisar para ler os campos corretamente.

Um detalhe é que não houveram relatos do mesmo problema em Produção, então não comitei as alterações, pois talvez quebre quem esteja usando em produção.

• Like 4
Consultor SAC ACBr

Elias César Vieira
Assine o
SAC

• Consultores
Posted

Na verdade em produção não temos credenciais para teste. Então não consigo afirmar.

Mas em homologação é isso. Antes só existia o PUT, agora mudaram e só existe o POST.

Como ninguém relatou problema em ambiente de produção, fiquei com medo de comitar a alteração e acabar quebrando.

No portal não tem nenhum chat ou fórum para contato. Apenas um e-mail... mas nunca me responderam quando solicitei credenciais pra nós.

Vou escrever um e-mail relatando o problema e assim que responderem(SE responderem rs) eu informo aqui.

Consultor SAC ACBr

Elias César Vieira
Assine o
SAC

• Membros Pro
Posted (edited)

Olá Elias,
Só para informar... no dia 20/07 enviei e-mail para [email protected] a cerca do problema e o retorno foi o seguinte:
image.png.6650b24a048b27984fa7fd673602cb2b.png

Então enviei outro questionando pois pelo telefone não há qualquer opção relacionada ao suporte requerido e então o retorno foi o seguinte:
image.png.05cffc951447b19126c94b28c129685f.png

tentei também pelo endereço [email protected] e o retorno foi caixa postal inexistente.

Então se for tentar um desses endereços acho que será perda de tempo a menos que tenham reativado algum deles.

Considero isso uma tremenda falta de consideração por parte deles.

Edited by JLuis
  • Sad 1
  • Membros Pro
Posted

Teste realizado, a princípio está gerando a cobrança e retornado código 201 porém, está ocorrendo erro na geração do QRCode.... para o Sicredi, se "CriarCobrancaImediata()" retornar True então chamo "GerarQRCodeDinamico()"

if (fFluxoDados.QRCode = EmptyStr) then
        fFluxoDados.QRCode := dmACBr.PixCD.GerarQRCodeDinamico(dmACBr.PixCD.PSP.epCob.CobGerada.location);

só que para o Santander em GerarQRCodeDinamico() está ocorrendo o erro "Campo obrigatório, não informado: URL"

Debugando verifiquei que a propriedade "location" está ficando vazia mesmo CriarCobrancaImediata() retornando True.

Este teste ainda estou fazendo no sandbox.

Fiz contato com a agência local e ficaram a partir de amanhã abrir chamado interno para encaminhar a liberação em produção.

Segue o log

LogPIX_Santander

• Like 1
  • Membros Pro
Posted

Bom dia,
Dando sequencia aos testes com o santander, agora em ambiente de produção, estou recebendo o erro 404 "Entidade não encontrada".

Na documentação informa que pode ser a chave não cadastrada no PSP mas confirmei com o cliente e a chave está correta, no caso, é o CNPJ.

Alguém saberia informar qual poderia ser o problema? 

Segue: parte do Log com o erro

31/07/23 09:42:41:918 - Resp.Body:

{
                    "type": "https://pix.bcb.gov.br/api/v2/error/NaoEncontrado",
                    "title": "Não Encontrado",
                    "status": 404,
                    "detail": "Entidade não encontrada."
                }

31/07/23 09:42:41:918 - ChamarEventoQuandoReceberRespostaEndPoint( /cob, POST )
31/07/23 09:42:41:919 -   ResultCode:404
31/07/23 09:42:41:919 -   RespostaHttp:
                {
                    "type": "https://pix.bcb.gov.br/api/v2/error/NaoEncontrado",
                    "title": "Não Encontrado",
                    "status": 404,
                    "detail": "Entidade não encontrada."
                }

31/07/23 09:42:41:919 - TratarRetornoComErro( 404 )

• Consultores
Posted

Olá @JLuis,

Aparentemente o ambiente de produção está diferente do ambiente de homologação.

Tente efetuar um teste com os fontes que estão no SVN. Sem a alteração do arquivo que enviei aqui.

Provavelmente vai funcionar.

• Like 1
Consultor SAC ACBr

Elias César Vieira
Assine o
SAC

• 2 weeks later...
Posted
Em 24/07/2023 at 14:51, JLuis disse:

Teste realizado, a princípio está gerando a cobrança e retornado código 201 porém, está ocorrendo erro na geração do QRCode.... para o Sicredi, se "CriarCobrancaImediata()" retornar True então chamo "GerarQRCodeDinamico()"

if (fFluxoDados.QRCode = EmptyStr) then
        fFluxoDados.QRCode := dmACBr.PixCD.GerarQRCodeDinamico(dmACBr.PixCD.PSP.epCob.CobGerada.location);

só que para o Santander em GerarQRCodeDinamico() está ocorrendo o erro "Campo obrigatório, não informado: URL"

Debugando verifiquei que a propriedade "location" está ficando vazia mesmo CriarCobrancaImediata() retornando True.

Este teste ainda estou fazendo no sandbox.

Fiz contato com a agência local e ficaram a partir de amanhã abrir chamado interno para encaminhar a liberação em produção.

Segue o log

LogPIX_Santander 9.43 kB · 1 download

Boa tarde Luis. Estou tendo o mesmo problema. Alguma resposta por parte da equipe do banco? O problema ocorre apenas no ambiente de teste? Alguma solução definitiva?

• Membros Pro
Posted
17 minutos atrás, DevSolucaoSistemas disse:

Boa tarde Luis. Estou tendo o mesmo problema. Alguma resposta por parte da equipe do banco? O problema ocorre apenas no ambiente de teste? Alguma solução definitiva?

Boa tarde,

O PSP Santander parece estar com divergências na API. Não consegui testar em homologação.
Verifiquei com meu cliente para gerar as credenciais em produção e então fiz os testes e ajustes finais.
Com o fonte do SVN em produção ao menos pra mim está funcionando redondo até o momento.
Att.

• Like 2
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.

The popup will be closed in 10 seconds...