Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFse Santos Após mudança em Fev/24


Recommended Posts

Boa tarde.

Após dia 01/02/24 a prefeitura de Santos mudou o envio da NFse pelo webservice. Primeiro falaram que nao iria modificar nada, porem a NF quando é emitida ela nao tem retenção de ISS e o suporte do GINFES (EICON) informou que precisamos atualizar para a versão 2.3 do Schema. Porém quando tentamos adicionar a referencia nao conseguimos, e o suporte deles não nos ajuda.

 

Alguém já conseguiu fazer a emissão via WebService nessa nova versão?

imagem.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

qual o erro que você envia utilizando o ACBrNFSeX para Santos utilizando Ginfes ?

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Fernanda,

A cidade Santos/SP se utiliza do provedor Ginfes conforme configuração no arquivo ACBrNFSeXServicos.ini:

[3548500]
Nome=Santos
UF=SP
Provedor=Ginfes
ProLinkURL=http://santos.ginfes.com.br/report/consultarNota?__report=nfs_ver4&cdVerificacao=%CodVerif%&numNota=%NumeroNFSe%&cnpjPrestador=null
HomLinkURL=http://santos.ginfesh.com.br/report/consultarNota?__report=nfs_ver4&cdVerificacao=%CodVerif%&numNota=%NumeroNFSe%&cnpjPrestador=null

Esse provedor se utiliza da versão 1 do layout da ABRASF.

Na imagem que você anexou note que temos o serviço: ServiceGinfesImpl_ConsultarSituacaoLoteRpsV4.

Esse serviço se refere a consulta a situação do lote de Rps enviado, ele esta documentado no manual da ABRASF referente a versão 1.

Se abrirmos o manual da ABRASF referente a versão 2 do layout não vamos encontrar esse serviço.

Ou seja, não versão 1 do layout da ABRASF existe o serviço ConsultarSituacaoLoteRps, na versão 2 não tem.

Eu acabai de fazer um teste usando o programa exemplo do novo componente ACBrNFSeX, veja o resultado.

------------------------------
Versão OpenSSL
OpenSSL 3.1.3 19 Sep 2023
03.01.00.030
C:\ACBr\trunk2\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSeX\Delphi\libcrypto-3.dll
C:\ACBr\trunk2\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSeX\Delphi\libssl-3.dll
------------------------------
Requisição
Ambiente : 1
Cidade   : Santos/SP
Provedor : Ginfes Versão: 1.00
Data/Hora: 20/02/2024 09:17:27
 
Método Executado: Enviar Lote Assíncrono
 
Parâmetros de Envio
Numero do Lote: 1
 
Parâmetros de Retorno
Data de Envio : 30/12/1899
Numero do Prot: 
Numero da Nota: 
Link          : 
Código Verif. : 
Sucesso       : False
 
Erro(s):
Código  : E45
Mensagem: CNPJ não encontrado na base de dados
Correção: Confira o numero do CNPJ informado. Caso esteja correto, o prestador não está inscrito no município.

O erro de CNPJ não encontrado é compreensivo uma vez que eu informei um CNPJ de um prestador que não é de Santos/SP.

Mas se você informar os dados de um prestador da referida cidade esse erro não é para ocorrer.

Na sua postagem não é informado se você ainda usa o componente antigo ACBrNFSe ou o novo ACBrNFSeX.

E também não diz se ao tentar emitir ocorre algum erro e qual ou quais são os erros.

Por fim, se a cidade de Santos/SP vai deixar de usar a versão 1 do layout da ABRASF e passar a usar a versão 2.xx em seu webservice, ou seja, a partir de agora o webservice só vai processar RPS que esteja na versão 2 do layout da ABRASF precisamos das novas URLs de homologação e de produção, pois as atuais nos remete aos serviços da versão 1.

Vamos supor que as URLs vão continuar sendo as mesmas, sendo assim ao visualizar o WSDL teremos todos os serviços disponibilizados.

Acabei de fazer isso abrindo em um navegador a URL: "https://producao.ginfes.com.br/ServiceGinfesImpi?wsdl"

Pois bem não consta os serviços da versão 2, são eles: ConsultarNFSePorFaixa, ConsultarNFSeServicoPrestado, ConsultarNFSeServicoTomado, RecepcionarLoteRpsSincrono, GerarNfse e SubstituirNfse.

Por outro lado temos os seguintes serviços implementados no WSDL: RecepcionarLoteRps, RecepcionarLoteRpsV3 e RecepcionarLoteRpsV4.

A única coisa que é clara é que no RecepcionarLoteRps temos apenas um elemento chamado arg0 que acredito que é a mensagem de dados, já nos outros dois temos dois elementos arg0 e arg1 que é a mensagem de cabeçalho e a mensagem de dados respectivamente.

Abaixo temos a montagem da requisição usando o serviço: RecepcionarLoteRpsV3.

function TACBrNFSeXWebserviceGinfes.Recepcionar(ACabecalho, AMSG: String): string;
var
  Request: string;
begin
  FPMsgOrig := AMSG;

  Request := '<ns1:RecepcionarLoteRpsV3' + NameSpace + '>';
  Request := Request + '<arg0>' + XmlToStr(ACabecalho) + '</arg0>';
  Request := Request + '<arg1>' + XmlToStr(AMSG) + '</arg1>';
  Request := Request + '</ns1:RecepcionarLoteRpsV3>';

  Result := Executar('', Request,
                     ['return', 'EnviarLoteRpsResposta'],
                     []);
end;

Mas nesse WSDL não temos nenhuma informação que ao utilizar o RecepcionarLoteRpsV3 o layout do RPS tem que ser na versão 1 e ao utilizar o RecepcionarLoteRpsV4 o layout do RPS tem que estar na versão 2.

Como você pode ver precisamos de informações corretas e não desencontradas para que possamos fazer as devidas alterações no componente.

Caso realmente tenhamos que realizar alguma alteração no componente, estas alterações vão ser aplicadas somente no componente novo.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
7 minutos atrás, Fernanda Ducci disse:

Victor, eu nao utilizo ACBrNFSeX . Onde consigo baixar isso? Na opção de Download nao encontrei nada com esse nome, apenas  ACBrLibNFSe 1.0.0.77. Seria esse?

sim a libNFSe é com ACBrNFSeX

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
8 minutos atrás, Fernanda Ducci disse:

Victor, eu nao utilizo ACBrNFSeX . Onde consigo baixar isso? Na opção de Download nao encontrei nada com esse nome, apenas  ACBrLibNFSe 1.0.0.77. Seria esse?

a lib já usa internamente.

quando você envia para Santos, qual o erro que está retornando utilizando o provedor Ginfes atual?

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei vocês, mas o suporte desse GINFES é muito ruim.

Conseguimos avançar no primeiro erro que postei aqui, porem agora quando chamamos o retorno que vem é esse de cabeçalho.

image.thumb.png.7e98cc6826657494184679d928544eb9.png

O cabeçalho tem 2 tags, e geramos com o xsd que eles nos enviaram e não funciona.

O cliente está conseguindo emitir a NF na versao antiga, porem nao está funcionando direito a retenção do ISS, nao funciona o cancelamento de NF, e ai eles falaram que temos que atualizar.

Quando informamos sobre o problema de retenção, que enviamos o XML com a informação de reter e a NF era gerada sem retenção

image.png.977ea973d00a599e8491c47b899173f6.png

 

 

A contabilidade do cliente entrou em contato e responderam isso

image.png.011c21a8ca368ab3b81f4a49b0e9818d.png

 

E nos mandaram a documentação. Mas nao consigo colocar aqui, pq o arquivo excede 2 Mb. (NFS-e_Manual_de_Orientacao_do_Contribuinte_2.04)

O Schamas que mandaram são esses.

Schemas_XSD_Servicos_Prestados (1).zip

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde!

Tive o mesmo problema com retenção do ISS em Santos, resolvi assim:

 

        Servico.Valores.IssRetido := stRetencao;
        Servico.ResponsavelRetencao:=rtTomador;
        Servico.Valores.tribMun.tpRetISSQN := trRetidoPeloTomador;  // PN
        SetRoundMode(rmnearest);
        Servico.Valores.ValorIssRetido := RoundTo5(vValorIssRetido,-2); {A190903}

Entretanto, há ainda uma questão sobre cliente do próprio município, não está retendo, embora eu ache que não faz sentido reter, o cliente quer a retenção.

Estou vendo isso ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antônio,

Mas voce chegou a atualizar para a nova versão? Está chamando o mesmo webService?

Voce está conseguindo fazer as transmissões na versão antiga mesmo que com a retenção errada? Pois de quarta feira para cá, ele envia a NF, ela é gerada, mas o GINFES nao devolve que a NF foi gerada com sucesso.

Referente a nova image.png.72c9b9a7720555a78b79d80c0b9335d1.png, pelo que vi tem algo que temos que passar agora sobre Exigibilidade

image.png.72c9b9a7720555a78b79d80c0b9335d1.png

 

image.png.b945df5019038000c46f65ca8d99cb29.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos do ACBR.
Estou tento problemas também com o envio de notas para a Prefeitura de Santos. Utilizamos uma DLL de terceiro para tal envio. Devido a dificuldade na manutençao da DLL pelo terceiro, estou migrando para o ACBR.

Estou tentando emitir notas pelo programa exemplo mas estou tento erro de time-out.

Se alguem puder me ajudar aqui agradeço.

image.thumb.png.b9c2386cd4b7a20e79ccbda7ec76f9a9.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2024 at 13:14, Fernanda Ducci disse:

Antônio,

Mas voce chegou a atualizar para a nova versão? Está chamando o mesmo webService?

Voce está conseguindo fazer as transmissões na versão antiga mesmo que com a retenção errada? Pois de quarta feira para cá, ele envia a NF, ela é gerada, mas o GINFES nao devolve que a NF foi gerada com sucesso.

Referente a nova image.png.72c9b9a7720555a78b79d80c0b9335d1.png, pelo que vi tem algo que temos que passar agora sobre Exigibilidade

image.png.72c9b9a7720555a78b79d80c0b9335d1.png

 

image.png.b945df5019038000c46f65ca8d99cb29.png

Sim, atualizei a versão e consegui emitir as notas com retenções, entretanto, somente para fora do município, para o mesmo município não está funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri que não estava retendo em alguns casos por que eu estava colocando zeros a esquerda da IM, e agora não aceita.

Tomador.IdentificacaoTomador.InscricaoMunicipal :=Formatar(RetirarNaoNumericos(vInscricaoMunicipal), 8, false, '0');

Troquei por:

Tomador.IdentificacaoTomador.InscricaoMunicipal :=RetirarNaoNumericos(vInscricaoMunicipal);

E também haviam erros no cadastro da empresa junto a prefeitura, o cliente foi lá e ajustou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antônio, boa tarde

 

Saberia me informar que tipo de ajuste o cliente fez na prefeitura?  Agora tenho casos que algumas NF´s estão retendo e outras não, mesmo enviando para eles que deveriam reter (nao estamos enviando a IM com zeros na frente como mencionou). Nao sei qual a regra e com que base eles estão fazendo as retenções. O suporte deles nao nos retorna e não dá nem sinal de vida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
Em 11/03/2024 at 13:58, Fernanda Ducci disse:

Antônio, boa tarde

 

Saberia me informar que tipo de ajuste o cliente fez na prefeitura?  Agora tenho casos que algumas NF´s estão retendo e outras não, mesmo enviando para eles que deveriam reter (nao estamos enviando a IM com zeros na frente como mencionou). Nao sei qual a regra e com que base eles estão fazendo as retenções. O suporte deles nao nos retorna e não dá nem sinal de vida. 

Bom dia pessoal,

Depois de muita insistência junto a prefeitura e ao pessoal do giss, consegui retorno deles. O problema é que o novo sistema não permite mais que a retenção seja informada pelo sistema, vai seguir regra interna da prefeitura de acordo com sua legislação. E no caso de Santos, não estão mais fazendo retenção para serviço prestado fora do município. Isso significa que nossos sistemas estão corretos, não importa enviarmos 1 ou 2 no campo issretido, eles é que vão definir se vai reter ou não.

Codigo TributarioArt. 198 – Contribuinte é o prestador do serviço.
§ 4.° - Sem prejuízo do disposto nos parágrafos 1.°; 2.° e 3.° deste artigo, são responsáveis: 
II – a pessoa jurídica, ainda que imune ou isenta, tomadora ou intermediária dos serviços descritos nos subitens 3.05, 7.02, 
7.04, 7.05, 7.09, 7.10, 7.11, 7.12, 7.14, 7.16, 7.17, 7.18, 7.19, 11.02, 17.05 e 17.10 da lista a que se refere o artigo 192.

Isso que o contador me enviou, pelo que entendi, houveram mudanças nos códigos de serviços que sofrem retenção.

 

Fernanda, pelo que entendi, foram ajustes cadastrais, o código da inscrição municipal errado, os tipos de serviço que prestam, coisas assim...

Editado por Antonio.WebPlanet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antônio, bom dia.

Acho que resolveram responder para todos ontem..... É isso mesmo, de nada adianta passarmos isso pois a regra da retenção será da prefeitura.

E se passarmos a IM do cliente diferente do que está na prefeitura também nao irão reter. Pediram para entrar no site da GINFES, consultar pelo CNPJ do Tomador e verificar qual a IM está cadastrada lá. No meu caso o cliente estava mandando uma IM diferente da que estava no cadastro, porem nao recusam nem nada, simplesmente nao retem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Fernanda Ducci disse:

Antônio, bom dia.

Acho que resolveram responder para todos ontem..... É isso mesmo, de nada adianta passarmos isso pois a regra da retenção será da prefeitura.

E se passarmos a IM do cliente diferente do que está na prefeitura também nao irão reter. Pediram para entrar no site da GINFES, consultar pelo CNPJ do Tomador e verificar qual a IM está cadastrada lá. No meu caso o cliente estava mandando uma IM diferente da que estava no cadastro, porem nao recusam nem nada, simplesmente nao retem.

Na verdade acho que arrumaram o sistema ontem, pois até então tive comportamentos diferentes com o mesmo envio, o que me sugere que estavam ajustando o sistema deles...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.