Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

GNRE - Online


Souza
  • Este tópico foi criado há 3298 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • 3 meses depois ...

Boa tarde, a todos.

 

Tenho um cliente que me pediu pra gerar a guia do GNRE pelo sistema, ja que tenho todos os dados da NF-e.

Gostaria de saber se alguem pode me ajudar neste problema.

 

em anexo as informações do ws e schemas para envio do ws  e retorno.

 

*** nao tenho tal conhecimento para esta tarefa.

 

Manual de Integracao_Contribuintes_GNRE_v1.6.rar

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

GNRE – Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais.

Destina-se a recolhimento de tributos estaduais devidos à unidade federada diversa da do domicílio do contribuinte. Portanto, não é emitida para pagamento de tributos, dentro do próprio estado do contribuinte. 

Preenchendo a UF Favorecida, o código de barras destinará automaticamente para a UF desejada o tributo.

A GNRE é necessária quando é obrigatório o envio de um tributo estadual a outra Unidade da Federação, como por exemplo, ICMS Substituto, ICMS Antecipado, etc.

No Regime de Substituição Tributária, é utilizada a GNRE, quando o remetente NÃO possuir uma Inscrição Estadual no estado de destino da mercadoria.

Nas empresas maiores, quando há remessas constantes de mercadorias sujeitas à substituição tributária, para outros estados, é interessante que estas empresas solicitem uma Inscrição Estadual nos estados destinatários. Evita a emissão freqüente de GNRE a cada nota fiscal emitida. Com I.E. no estado destinatário, o ICMS Substituto pode ser pago no mês seguinte aos fatos geradores, no entanto, há obrigações acessórias a serem cumpridas, como Gia, por exemplo. Mas é preferível do que o trabalho constante de emissão de GNRE e pagamento em bancos, para que a mercadoria possa circular, legalmente. 

No caso de Substituição Tributária, quando o contribuinte é o Substituto Tributário (industrial, importador, atacadista), sendo ele o primeiro no esquema da S.T., destaca o ICMS ST na nota fiscal, cobra do destinatário e recolhe aos cofres estaduais.

No caso de CFOP 6.401, ou qualquer outro que seja para fora do estado, onde há protocolo de mercadorias sujeitas à Substituição Tributária, sempre o remetente precisa encaminhar o ICMS ST para o estado onde a mercadoria será consumida. Caso já houver retenção para dentro de seu estado, pede ressarcimento ao governo.
Se o destino final da mercadoria, for para consumo próprio ou ativo imobilizado, o ICMS ST é calculado apenas pela diferença das alíquotas, interna e interestadual. Neste caso não se aplica a margem de lucro agregada.

No caso de CFOP 5.403 - - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto, o remetente destaca e recolhe o ICM ST para o seu estado. Operação interna.

Não existe CFOP 5.404, mas existe o CFOP 5.405 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído. Neste caso, já houve recolhimento do ICMS S.T. para o seu estado, sendo que nesta nota fiscal, o ICMS próprio não será destacado, nem o ICMS S.T.

No caso de você adquirir de fora do estado, mercadorias sujeitas à substituição tributária, dentro do seu estado, e se a GNRE não estiver anexa e paga, ou se o remetente não tiver uma I.E. dentro de seu estado (se tiver, consta na nota fiscal a I.E.), você deverá calcular o ICMS ST e recolher para o governo estadual de seu estado. Emitir uma guia de recolhimento estadual e efetuar o pagamento.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Os estados são

 

Acre -

Alagoas -

Amazonas -

Amapa -

Bahia -

Ceará -

Goiais -

Maranhao -

Minas Gerais -

Mato Grosso do Sul -

Mato Grosso -

Pará -

Paraiba -

Pernambuco -

Piaui -

Paraná -

Rio Grande do Norte -

Rio Grando do Sul -

Rondonia -

Roraima -

Santa Catarina -

Sergipe e Tocantins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dia a todos

 

   Como eu também precisarei fazer a GNRE on-line, já comecei a fazer o consumo dos serviços e testar e pretendo fazer no padrão ACBr, se estiverem interessados, logo que tiver algo pronto eu disponibilizarei os fontes de repente para que se torne mais uma componente para o uso de todos.

 

Abs.

 

Claudemir

Claudemir Vitor Pereira
Analista Desenvolvedor
MasterTech Tecnologia e Gestão Empresarial
Curitiba-PR
(041)3083-6500
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

Legal a iniciativa.

Começou a ser obrigatório esse ano o envio on-line. Os clientes estão solicitando isso, pois no começo o site PE estava super lento, não conseguiam gerar no horário de pico, agora está melhor. Mas vejo que isso é uma necessidade, pois se a empresa tem seus produtos tributados na substituição tributaria, precisam gerar a GNRE e pagar antes de enviar a mercadoria para o cliente.

Pelo que estudei, cada UF tem algum parâmetro que solicitam (codigo de acesso, codigo da natureza do produto (conforme tabela), etc), será necessário validar isso para não recusarem o lote.

 

Será necessário a impressão da GNRE pelo site ou iremos conseguir fazer isso direto do nossos sistemas?

 

Estou a disposição no que puder contribuir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

Legal a iniciativa.

Começou a ser obrigatório esse ano o envio on-line. Os clientes estão solicitando isso, pois no começo o site PE estava super lento, não conseguiam gerar no horário de pico, agora está melhor. Mas vejo que isso é uma necessidade, pois se a empresa tem seus produtos tributados na substituição tributaria, precisam gerar a GNRE e pagar antes de enviar a mercadoria para o cliente.

Pelo que estudei, cada UF tem algum parâmetro que solicitam (codigo de acesso, codigo da natureza do produto (conforme tabela), etc), será necessário validar isso para não recusarem o lote.

 

Será necessário a impressão da GNRE pelo site ou iremos conseguir fazer isso direto do nossos sistemas?

 

Estou a disposição no que puder contribuir.

Então Fênix, o pessoal do sefaz de PE, disponibilizou um serviço que permite recuperar as configurações para cada UF, facilitando bastante para nós desenvolvedores, dessa forma basta você tratar na sua aplicação, já a impressão da GNRE, ainda é possível apenas pelo site, mas ainda preciso confirmar.

Muito obrigado a todos pelo apoio e com certeza estarei precisando de toda ajuda possível.

Abs.

Claudemir Vitor Pereira
Analista Desenvolvedor
MasterTech Tecnologia e Gestão Empresarial
Curitiba-PR
(041)3083-6500
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Boa tarde a todos

 

    Apenas para mantê-los informados de como está o desenvolvimento do componente para a GNRE - Online, a parte de consulta de configuração da UF está pronta, e estou finalizando a parte de recepção do lote, acredito que essa semana estarei praticamente finalizando o componente. Logo que for possível estarei disponibilizando para todos que precisarem.

 

Abs. 

Claudemir Vitor Pereira
Analista Desenvolvedor
MasterTech Tecnologia e Gestão Empresarial
Curitiba-PR
(041)3083-6500
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos

 

    Gostaria da opinião de vocês com relação ao retorno da consulta de lote da GNRE, segundo o manual o retorno quem vem no campo 'resultado' da consulta processamento de Lote de GNRE é um arquivo-texto em formato ASCII com quatro tipos de registros que são usados para efetuar o pagamento em massa das guias pelo plugin do banco, será que é necessário criar uma classe para ler esse arquivo para disponibilizar as informações separadas, ou apenas faz a leitura do campo 'resultado' e deixa o aplicativo de quem estiver usando o componente tratar esse campo 'resultado'?

 

Abs

Claudemir Vitor Pereira
Analista Desenvolvedor
MasterTech Tecnologia e Gestão Empresarial
Curitiba-PR
(041)3083-6500
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudemir,

 

Uma pergunta. Está preenchendo o lote conforme os dados da própria nota carregada no acbrnfe ou está carregando de forma separada, se sim? Não existe a possibilidade de vincular ao acbrnfe como é feito com o componente de impressão da danfe, pois a GNRE vejo com um complemento da própria nota, pois sem o pagamento da mesma a nota nem pode sair da empresa, pois o comprovante do pagamento tem que está anexada a ela, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Claudemir,

 

Sim, conforme observei no layout, o retorno são os dados da gare, seria interessante gerar a guia para ser impressa, já que até o codigo de barras vem no retorno, seria necessário só montar o layout, o que acha?

Abs

Olá Fenix

 

    Então o problema é que não tem na documentação nenhuma informação sobre o layout das guias, e nada indicando que é necessário imprimir essa guia, até onde eu entendi o retorno serviria para ser usado em pagamento de guias em lote, mas se for o caso eu deixo tudo pronto para ler os dados do campo resultado, apenas teria que ter ajuda dos colegas para desenvolver o layout no quick report pois eu não tenho aqui instalado na minha máquina, mas posso fazer para o fastreport já que usamos aqui na empresa, até caso o pessoal que trabalha no desenvolvimento dos componentes do ACBr a mais tempo puderem dar uma força seria de grande valia.

 

Abs.

Claudemir Vitor Pereira
Analista Desenvolvedor
MasterTech Tecnologia e Gestão Empresarial
Curitiba-PR
(041)3083-6500
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudemir,

 

Uma pergunta. Está preenchendo o lote conforme os dados da própria nota carregada no acbrnfe ou está carregando de forma separada, se sim? Não existe a possibilidade de vincular ao acbrnfe como é feito com o componente de impressão da danfe, pois a GNRE vejo com um complemento da própria nota, pois sem o pagamento da mesma a nota nem pode sair da empresa, pois o comprovante do pagamento tem que está anexada a ela, certo?

A princípio estou fazendo separado, nesse caso de vincular ao ACBrNFe seria interessante discutir com o pessoal que está envolvido nesse projeto, pois envolveria uma alteração mais ampla.

Claudemir Vitor Pereira
Analista Desenvolvedor
MasterTech Tecnologia e Gestão Empresarial
Curitiba-PR
(041)3083-6500
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, também só utilizo o fastreport.

Tem certeza que o retorno do lote, vem um único pagamento, pois acho que o pagamento é individual por nota.

Pois a te mesmo o imposto é separado por estado, conforme estava vendo o retorno, existe um cabeçalho, detalhe e rodapé, os dados da guia GARE, será detalhado no detalhe, onde deve vir a mesma quantidade de registro enviado que foi aprovado.

 

Olá Fenix

 

    Então o problema é que não tem na documentação nenhuma informação sobre o layout das guias, e nada indicando que é necessário imprimir essa guia, até onde eu entendi o retorno serviria para ser usado em pagamento de guias em lote, mas se for o caso eu deixo tudo pronto para ler os dados do campo resultado, apenas teria que ter ajuda dos colegas para desenvolver o layout no quick report pois eu não tenho aqui instalado na minha máquina, mas posso fazer para o fastreport já que usamos aqui na empresa, até caso o pessoal que trabalha no desenvolvimento dos componentes do ACBr a mais tempo puderem dar uma força seria de grande valia.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, acho muito importante isso, já que cada vez cresce o número de produtos com ST cobrado nas transações interestaduais.

Mais uma vez obrigado, quando lançar a versão beta, posso ajudar em algo, ainda não sei como funciona isso aqui no projeto Acbr.

Espero que surja o interesse dos moderadores de vincular ao ACBrNFe.

A princípio estou fazendo separado, nesse caso de vincular ao ACBrNFe seria interessante discutir com o pessoal que está envolvido nesse projeto, pois envolveria uma alteração mais ampla.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fenix

 

    Então o problema é que não tem na documentação nenhuma informação sobre o layout das guias, e nada indicando que é necessário imprimir essa guia, até onde eu entendi o retorno serviria para ser usado em pagamento de guias em lote, mas se for o caso eu deixo tudo pronto para ler os dados do campo resultado, apenas teria que ter ajuda dos colegas para desenvolver o layout no quick report pois eu não tenho aqui instalado na minha máquina, mas posso fazer para o fastreport já que usamos aqui na empresa, até caso o pessoal que trabalha no desenvolvimento dos componentes do ACBr a mais tempo puderem dar uma força seria de grande valia.

 

Abs.

Bom dia Fenix

Claudemir Vitor Pereira
Analista Desenvolvedor
MasterTech Tecnologia e Gestão Empresarial
Curitiba-PR
(041)3083-6500
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fenix

 

    Então o problema é que não tem na documentação nenhuma informação sobre o layout das guias, e nada indicando que é necessário imprimir essa guia, até onde eu entendi o retorno serviria para ser usado em pagamento de guias em lote, mas se for o caso eu deixo tudo pronto para ler os dados do campo resultado, apenas teria que ter ajuda dos colegas para desenvolver o layout no quick report pois eu não tenho aqui instalado na minha máquina, mas posso fazer para o fastreport já que usamos aqui na empresa, até caso o pessoal que trabalha no desenvolvimento dos componentes do ACBr a mais tempo puderem dar uma força seria de grande valia.

 

Abs.

Editado por cvpereira
Claudemir Vitor Pereira
Analista Desenvolvedor
MasterTech Tecnologia e Gestão Empresarial
Curitiba-PR
(041)3083-6500
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fenix

 

    Então o problema é que não tem na documentação nenhuma informação sobre o layout das guias, e nada indicando que é necessário imprimir essa guia, até onde eu entendi o retorno serviria para ser usado em pagamento de guias em lote, mas se for o caso eu deixo tudo pronto para ler os dados do campo resultado, apenas teria que ter ajuda dos colegas para desenvolver o layout no quick report pois eu não tenho aqui instalado na minha máquina, mas posso fazer para o fastreport já que usamos aqui na empresa, até caso o pessoal que trabalha no desenvolvimento dos componentes do ACBr a mais tempo puderem dar uma força seria de grande valia.

 

Abs.

Bom dia Fenix

 

    Ontem mandei um email para o suporte do SEFAZ/PE referente a impressão e eles me responderam agora de manhã, veja o que ele me respondeu.

 

"

Bom dia

Claudemir,

 

Temos um programa que

imprime uma guia a partir do arquivo texto retornado pelo lote, que é o arquivo

de pagamento, vamos lançar no Portal logo logo.

 

Se você precisar

utilizá-lo, podemos disponibilizar uma versão para você do Emissor GNRE, pois ainda não lançamos no

site, só pediríamos que nos desse retorno se acontecesse algum problema, pois

estamos no final dos testes, ok?

 

Se a digitação for

feita diretamente pelo site você precisa imprimir a guia para poder anexar ao

pagamento.

"

Então dessa forma vejo ser desnecessário imprimir pelo componente já que será disponibilizado um programa para isso, mas futuramente caso alguém queira implementar isso no componente, ficaria a critério dos administradores e moderadores do projeto.

 

Abs.

Editado por cvpereira
Claudemir Vitor Pereira
Analista Desenvolvedor
MasterTech Tecnologia e Gestão Empresarial
Curitiba-PR
(041)3083-6500
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Claudemir,

 

Tudo bem?

Legal, mas provavelmente farei um layout, pois quero evitar do usuario ter que fazer outros processo, pois estamos estudando de fazer um novo projeto e quero deixar no faturamento assim que confirmar a nota, emitir danfe, boleto e GNRE.

 

Quanto a documentação, vou seguir o layout (gerado por eles), já que geram o código de barras, só vou colocar no formato do codigo 2 de 5 intercalado, e criar o mesmo layout dos campos.

 

Mas já está ótimo o que conseguiu, meus parabéns! Espero em breve poder testar.

ps. Comentei com o faturista da empresa sobre a GNRE e ele até brincou "Até me arrepiou", vejo o que ele tem sofrido.

 

Abs

Editado por Fenix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3298 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.