Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvida sobre DISTNFe e ultimo NSU

Ver Solução Respondido por penasoftsistemas,

Recommended Posts

Postado

Olá pessoal,

Estamos com alguns problemas ao utilizar o serviço de distribuição de NFe, pois a contabilidade do cliente utiliza um software que realiza o download dos XMLs de forma automática e em nosso sistema tambem há esta funcionalidade.

Em contato com a contabilidade fomos informados que o software que utilizam só realiza o download entre 23:00h e 05:00h da manhã para não gerar o consumo indevido 656 no cliente, sendo assim modificamos nosso sistema para realizar o download entre 07:00 e 21:00h. Porem mesmo com esta alteração continuamos a ter rejeicao 656, bem como nem todas as notas são baixadas.

Em algumas pesquisas surgiu a dúvida de qual NSU deve ser armazenado para a proxima pesquisa, devemos guardar somente o ultimo NSU que tiver notas disponiveis? ou devemos guardar todos os NSU retornados para realizar a proxima pesquisa sobre este ultimo?

Agradeço aos colegas pela ajuda.

• Moderadores
Postado

Como explicado no discord

ou um baixa ou outro. indiferente do horário. senão alguém vai ficar sem xml

se um baixar o outro já não baixa mais

então é fazer o contador entender que ele não pode e não deve ficar baixando o xml do seuc liente com o certificado

• Obrigado 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

• Moderadores
Postado
Em 23/04/2025 at 19:09, phfmiranda disse:

Em algumas pesquisas surgiu a dúvida de qual NSU deve ser armazenado para a proxima pesquisa, devemos guardar somente o ultimo NSU que tiver notas disponiveis? ou devemos guardar todos os NSU retornados para realizar a proxima pesquisa sobre este ultimo?

Você deve armazenar o último NSU que a sua aplicação recebeu, e tentar sempre consultar a partir dele.

Na minha experiência, não vi problema baixar de locais distintos, desde que respeitado o prazo de 1 hora entre consultar de um local e do outro.

O que não pode é as duas aplicações ficarem tentando consultar ao mesmo tempo, uma atrapalhando a outra, ninguém baixa nada.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Membros Pro
Postado

Boa tarde! Aproveitando o tópico...

@BigWings então caso o escritório consulte notas de um cliente meu, e eu faça um sistema que não conflite nos horários de consulta deles, cada um trabalha com o seu último número de NSU e consulta a partir dele?

• Consultores
Postado
Em 29/04/2025 at 17:02, penasoftsistemas disse:

cada um trabalha com o seu último número de NSU e consulta a partir dele

Não, o sequencial de ultNSU baixado é único.

Quando você faz a consulta passando ultNSU=0, são baixados todos os registros existentes dos últimos 90 dias e essa "posição do ultNSU" é "atualizada" assim como é atualizada quando você pesquisa pelo ultNSU.

Quando você consulta passando o ultNSU, deve passar o ultNSU recebido na última consulta seja de onde for.

Se for feito em paralelo por dois sistemas eles precisam compartilhar o ultNSU recebido e o que foi recebido por um, não será recebido pelo outro.

A solução que vi em casos reportados é que a contabilidade baixa a noite, fazendo a primeira consulta por ultNSU=0 todos os dias, reprocessando tudo. Em contrapartida, durante o dia, o sistema do cliente também faz a primeira consulta por ultNSU=0 todos os dias, reprocessando tudo e depois segue pelo ultNSU.

...corrigindo a desinformação que passei anteriormente, o @BigWings está correto, você pode passar o ultNSU diferente entre os dois sistemas, bastando aguardar o tempo mínimo de 1h entre as consultas.

Se você utiliza o componente do ACBr, uma alternativa é um sistema consumir o serviço de distribuição e compartilhar os xmls recebidos para o outro sistema importar, você pode fazer isso utilizando o método a seguir do componente: 

ACBrNFe.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.LerXMLFromFile( 'c:\temp\20220307130102-dist-dfe.xml' ).

O programa de exemplo mostra como utilizar esse recurso no próprio botão de consulta.

• Curtir 1
  • Moderadores
Postado
16 horas atrás, penasoftsistemas disse:

Boa tarde! Aproveitando o tópico...

@BigWings então caso o escritório consulte notas de um cliente meu, e eu faça um sistema que não conflite nos horários de consulta deles, cada um trabalha com o seu último número de NSU e consulta a partir dele?

Sim, exatamente isso.

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

• Membros Pro
Postado
18 minutos atrás, BigWings disse:

Sim, exatamente isso.

3 horas atrás, Renato Rubinho disse:

Se for feito em paralelo por dois sistemas eles precisam compartilhar o ultNSU recebido e o que foi recebido por um, não será recebido pelo outro.

Entendi, mas aí entra o que o @Renato Rubinho disse acima? Por exemplo, meu sistema consultou até o NSU 100, e o escritório consultou até o 150 posteriormente (considerando que não sei como o sistema do contador trata as consultas).

Nesse caso, na minha próxima consulta seria a partir do NSU 0 novamente, ou NSU 100? Pois pelo que entendi, se não "resetar" mandando zero no NSU, não vou conseguir baixar os XMLs que foram consultados pelo outro sistema...

• Moderadores
Postado
6 minutos atrás, penasoftsistemas disse:

Entendi, mas aí entra o que o @Renato Rubinho disse acima? Por exemplo, meu sistema consultou até o NSU 100, e o escritório consultou até o 150 posteriormente (considerando que não sei como o sistema do contador trata as consultas).

Nesse caso, na minha próxima consulta seria a partir do NSU 0 novamente, ou NSU 100? Pois pelo que entendi, se não "resetar" mandando zero no NSU, não vou conseguir baixar os XMLs que foram consultados pelo outro sistema...

Eu diria pra nunca passar 0 a não ser que você não saiba qual é o último NSU que a sua aplicação recebeu. Passar 0 tem que reprocessar tudo, não tem nenhuma vantagem. 

Passando 0 ou 100 você ainda vai receber consumo indevido se consultar dentro do intervalo de 1 hora que o contador consultou.

Passando o ultNSU 100 após a 1 hora de intervalo, você vai receber os NSU 101 em diante, mesmo o contador já tendo até o 150.

Isso no meu entendimento e experiência.

• Curtir 1
Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

• Membros Pro
  • Solution
Postado

Entendi... Bom, vou tentar entrar em contato com a contabilidade de um cliente nosso aqui, para ver se descubro qual sistema eles usam e como funciona as consultas DFe deles, se tem configuração de horário, etc.

Enquanto isso seguirei com os testes e análises a respeito dessa consulta.

Muito obrigado @BigWings e @Renato Rubinho pelas informações fornecidas! 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.