Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nota Control (ISSNet) Brasília/DF - Padrão Nacional - RTC

Ver Solução Respondido por italo.giurizzato.junior,

Recommended Posts

Postado

Bom dia, @Comlink Integração.

Estou testando a operação "EnviarLoteDpsSincrono". No momento é a única ativa no web service de homologação.
Para gerar o XML da mensagem SOAP corretamente, foi necessário fazer alguns ajustes na unit ISSNet.Provider.
Não estou enviando pelo ACBr. Gero e assino o XML no ACBr e envio pelo SoapUI. Agiliza os testes.

A maioria das rejeições que recebi (e foram muitas), consegui resolver.
Atualmente estou recebendo apenas as rejeições E157 - Usuário não tem autorização para solicitar o serviço e E215 - Item da lista de serviço incompatível com o código de tributação. 
Já abri um chamado na Nota Control e estou aguardando.
Quando obtiver êxito, pretendo fazer um resumo das orientações que recebi do suporte da Nota Control e das configurações que apliquei no ACBr.

Com relação a equipe do ACBr, não posso e não vou cobrar nada. 
Dentro do cronograma de tarefas do ACBr em algum momento serão aplicados os ajustes necessários para provedor ISSNet.

• Curtir 1
Postado

A equipe da Nota Control é bem maluca...
Eles me responderam via email para colocar o <LocEmi> como Campo Grande MS. OK. Feito!
Se faço isso, como vou testar se o CNPJ tem que acompanhar o Certificado Digital?
A empresa é de Brasilia, e com isso sempre recebo o erro: 

Código  : E0084
Mensagem: CNPJ do emitente prestador não possui estabelecimento ou domicílio
em um município correspondente ao município emissor, na data de competência informada na DPS,
conforme cadastros CNPJ e CNC NFS-e.

Esta foi a resposta deles ao meu e-mail

Thiego da Cunha Pacheco Ferreira
Data de abertura : 20-03-2026 09:08
Descrição :

Prezado contribuinte,

Sim, no ambiente de homologação os dados informados devem ser como padrão o município de Campo Grande/MS:

Série do documento (DPS): 8 - DPS - Declaração de Serviços Prestados: 5002704 - Código IBGE de Campo Grande, MS 
Atividades cadastradas: 
Código 7 – Alíquota de 3% 
Código 6 – Alíquota de 5% 
Código 1601 – Alíquota de 2,5%

Atenciosamente

Enviei novo Ticket pra eles me explicar como tenho que fazer, pois empaquei... Rsrs

E sobre estas atividades
Atividades cadastradas: 

Onde no Componente ACBR eu devo informar isto?

"Juntos vamos vencer esta peleja"

Postado
Em 18/03/2026 at 10:52, Douglas A R Lima disse:

@Italo Giurizzato Junior, identifiquei mais alguns ajustes na unit ISSNet.Provider.

Função TACBrNFSeXWebserviceISSNetAPIPropria.RecepcionarSincrono
'<RecepcionarLoteDpsSincrono>' para '<nfse:RecepcionarLoteDpsSincrono>'
'</RecepcionarLoteDpsSincrono>' para '</nfse:RecepcionarLoteDpsSincrono>'

Procedure TACBrNFSeProviderISSNetAPIPropria.GerarMsgDadosEmitir
- Ajuste na nomenclatura das tags: 
LoteRps para LoteDps
QuantidadeRps para QuantidadeDps
ListaRps para ListaDps

O parametro aParams.IdAttr está gerando Id="Lote_1" e no modelo de XML "EnviarLoteDpsSincronoEnvio" está Id="Lote1".

Atualizei hoje (21/03/2026) novamente o ACBR e ainda não modificaram. Creio que terei que modificar na unha 😢

function TACBrNFSeXWebserviceISSNetAPIPropria.RecepcionarSincrono(
  const ACabecalho, AMSG: String): string;
var
  Request: string;
begin
  FPMsgOrig := AMSG;

FPMsgOrig := RemoverDeclaracaoXML(AMSG);

Request := '<RecepcionarLoteDpsSincrono>';
  Request := Request + '<nfseCabecMsg>' + XmlToStr(ACabecalho) + '</nfseCabecMsg>';
  Request := Request + '<nfseDadosMsg>' + XmlToStr(FPMsgOrig) + '</nfseDadosMsg>';
  Request := Request + '</RecepcionarLoteDpsSincrono>';

Result := Executar('http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse/RecepcionarLoteDpsSincrono', Request,
    ['ValidarXmlResposta', 'RecepcionarLoteDpsSincronoResposta'], ['xmlns:nfse="http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse"']);
end;

Postado

image.thumb.png.cf957424a168eb35b165b71b382bc0db.png
O que eu acho mais interessante é que no validador de XML do site deles passa que é uma beleza!
Mas no ambiente de homologação, jamais!

Vai rolar Déjà vu de 2023.

• Confuso 1
Postado
Em 21/03/2026 at 01:10, nenelvida disse:

A equipe da Nota Control é bem maluca...
Eles me responderam via email para colocar o <LocEmi> como Campo Grande MS. OK. Feito!
Se faço isso, como vou testar se o CNPJ tem que acompanhar o Certificado Digital?
A empresa é de Brasilia, e com isso sempre recebo o erro: 

Código  : E0084
Mensagem: CNPJ do emitente prestador não possui estabelecimento ou domicílio
em um município correspondente ao município emissor, na data de competência informada na DPS,
conforme cadastros CNPJ e CNC NFS-e.

Esta foi a resposta deles ao meu e-mail

Thiego da Cunha Pacheco Ferreira
Data de abertura : 20-03-2026 09:08
Descrição :

Prezado contribuinte,

Sim, no ambiente de homologação os dados informados devem ser como padrão o município de Campo Grande/MS:

Série do documento (DPS): 8 - DPS - Declaração de Serviços Prestados: 5002704 - Código IBGE de Campo Grande, MS 
Atividades cadastradas: 

Atenciosamente

Enviei novo Ticket pra eles me explicar como tenho que fazer, pois empaquei... Rsrs

E sobre estas atividades
Atividades cadastradas: 

Onde no Componente ACBR eu devo informar isto?

"Juntos vamos vencer esta peleja"

Boa tarde, @nenelvida.

Depure sua aplicação e verifique para qual URL sua requisição está sendo enviada. 

1) Revise as configurações do seu arquivo ACBrNFSeXServicos.ini:

[ISSNet]
Params=APIPropria:|ServicosPadraoNacional:ConsultarNFSePorChave,ConsultarEvento,ConsultarDFe,ConsultarParam,ObterDANFSE
Versao=1.01
HomRecepcionar=https://nfse.issnetonline.com.br/wsnfsenacional/homologacao/nfse.asmx

[5300108]
Nome=Brasilia
UF=DF
Provedor=ISSNet
; Informar a URL de produção quando a API estiver funcionando 
; ProRecepcionar=

2) Revise as configurações do componente:

with ACBrNFSeX.Configuracoes.Geral do
begin
   Provedor := proISSNet;
   LayoutNFSe := lnfsProvedor;
   Versao := ve101;
end;

*: Verifique se o arquivo "schema_v101-ISSNet.xsd" está atualizado e devidamente configurado.
*: Para testar a operação "EnviarLoteDpsSincrono" altere o parâmetro aModoEnvio do método Emitir para "meLoteSincrono".

3) No Ambiente de Homologação, é necessário o uso do Código do Município de Campo Grande - MS (5002704). Configure apenas na Tag "cLocEmi" e na montagem do Id do DPS.

4) Para utilizar as Atividades 6, 7 e 1601, alimente a propriedade "codigoTributacaoMunicipio" do ACBr.

5) Nos teste que fiz, para gerar corretamente o XML, foi necessário alguns ajustes na unit ISSNet.Provider. Atualmente estou recebendo apenas a rejeição E157 - Usuário não tem autorização para solicitar o serviço. Estou aguardando orientações da Nota Control. 

• Curtir 1
Postado
Em 21/03/2026 at 10:04, nenelvida disse:

image.thumb.png.cf957424a168eb35b165b71b382bc0db.png
O que eu acho mais interessante é que no validador de XML do site deles passa que é uma beleza!
Mas no ambiente de homologação, jamais!

Vai rolar Déjà vu de 2023.

O Validador de XML não aplica regras de negócio.
Ele verifica se a estrutura do XML está de acordo com o que foi definido nos schemas.
Observe que no exemplo em anexo, utilizei o numeral "9" em todas as tags. E mesmo assim recebi a mensagem "XML válido".

validador_xml.png

• Membros
Postado

Bom dia...estamos avançando nos testes mais ainda não conseguir emitir em homologação...no site de validar o xml está OK....mais na hora enviar estou parado nesse erro...

<Codigo>E160</Codigo>
<Mensagem>Arquivo em desacordo com o XML Schema.</Mensagem>
<Correcao>Consulte o Manual da NFS-e para saber quais são as versões de XML Schema suportadas pelo sistema.</Correcao>

Tinha outros erros ai fui matando...mais estou parado nesse ai. Eu verifiquei que o meu xml não está sendo assinado..deve por isso que dá esse erro.
  • Membros Pro
Postado (editado)

Bom dia,

Quais configurações esta usando ? aqui utilizamos a ACBRLIB-NFSe e tem algumas diferenças, não conseguimos editar diretamente a DLL e temos um arquivo ACBrLib.ini que fazemos as configurações.

Mas seria útil saber como estão configurando, assim tentamos ver o que é possível fazer sempre que tentamos emitir sai da seguinte forma:
image.png.a34288d75017500aeaee4177a362ef68.png

(ignore os valores são falsos, mas a estrutura parece errada)

Obrigado.

Editado por Comlink Integração
Postado
1 hora atrás, Jhonlenon Ribeiro disse:

Bom dia...estamos avançando nos testes mais ainda não conseguir emitir em homologação...no site de validar o xml está OK....mais na hora enviar estou parado nesse erro...

<Codigo>E160</Codigo>
<Correcao>Consulte o Manual da NFS-e para saber quais são as versões de XML Schema suportadas pelo sistema.</Correcao>

Tinha outros erros ai fui matando...mais estou parado nesse ai. Eu verifiquei que o meu xml não está sendo assinado..deve por isso que dá esse erro.

schema_v101-ISSNet.xsd

• Membros
Postado (editado)

@nenelvida  os seus schemas é igual ao mesmo....estou sem entender porque não assina o xml...e o erro continua...

Codigo>E160</Codigo>

Editado por Jhonlenon Ribeiro
erro no texto
Postado
22 horas atrás, Jhonlenon Ribeiro disse:

Boa tarde @Douglas A R Lima  você pode anexar sua ISSNet.Provider e schema_v101-ISSNet.xsd pra mim testar, meu ambiente de homologação está liberado...fiz a solicitação semana passada e segunda o pessoal da Nota Control está liberado.

Boa tarde, @Jhonlenon Ribeiro.

Seguem os arquivos solicitados.
Os ajustes realizados, foram com o intuito de antecipar os testes.
Pode ser que alguma alteração não esteja no padrão utilizado pelo ACBr.
Oriento que você mantenha os seus fontes atualizados com o repositório oficial do ACBr.

ISSNet.GravarXml.pas ISSNet.Provider.pas schema_v101-ISSNet.xsd

1 hora atrás, nenelvida disse:

Este arquivo XSD, não contempla as alterações da documentação técnica com revisão de 17/03/2026.

• Obrigado 2
Postado
6 minutos atrás, Jhonlenon Ribeiro disse:
<Codigo>E157</Codigo>
<Mensagem>Usuário não tem autorização para solicitar o serviço.</Mensagem>

Também estou aguardando retorno da Nota Control com relação a essa rejeição.

• Obrigado 1
Postado

Bom dia a todos!

Hoje, 25/03/2026, consegui Transmitir a primeira NFS-e no Modelo Nacional utilizando o Ambiente de Homologação da Nota Control.
Ontem, entrei em contato via telefone com o suporte da Nota Control para falar a respeito da rejeição E157,  a consultora Isadora fez algumas verificações e informou que precisaria de mais tempo.
Resolveu! Recebi o retorno com o XML da NFS-e. 
No entanto, ao pesquisar no ISSNet Homologação, aparece a mensagem "Erro ao carregar informações, contate o suporte. Erro 721009".
Estamos em um ritmo vagaroso, mas estamos caminhando!

NFSe74PadraoNacional.png

ISSNetHomologacao.png

Postado
1 hora atrás, Douglas A R Lima disse:

As consultas de notas no ISSNet (Homolagação) não estão mais gerando erro.

NFSe83PadraoNacional.png

Usando os arquivos que vc modificou? Sem essas modificações, o ACBR ainda nao consegue, nao é isso? ainda nao está pronto. Eu usando o ACBR atualizado, sem suas modificações gera esse erro:   Código  : X800
Mensagem: Erro de Validação: Erro: Schema inválido --> 3004 - Element '{http://www.w3.org/2001/XMLSchema}element', attribute 'ref': The QName value '{http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#}Signature' does not resolve to a(n) element declaration.

Postado
2 horas atrás, francesco de assis disse:

Usando os arquivos que vc modificou? Sem essas modificações, o ACBR ainda nao consegue, nao é isso? ainda nao está pronto. Eu usando o ACBR atualizado, sem suas modificações gera esse erro:   Código  : X800
Mensagem: Erro de Validação: Erro: Schema inválido --> 3004 - Element '{http://www.w3.org/2001/XMLSchema}element', attribute 'ref': The QName value '{http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#}Signature' does not resolve to a(n) element declaration.

Boa tarde, @francesco de assis.

Exatamente! 
Sobre o erro em questão, revise suas configurações.
Tem um post do dia 23/03/2026 com algumas orientações.

Postado (editado)

Com a mudança para o Padrão Nacional ! vamos iniciar nova numeração ? 🤔

Como fazer a reimpressão das NFSe no padrão anterior (Abrasf) ?

Já imaginando aqui o dia 01/04/2026 sem o serviço funcionar em produção 🤐

Informações sobre o provedor: ISSNet - Versão: 1.01 - Layout: Próprio

Autenticação

Requer Certificado Digital
 Não requer Login/Senha
 Não requer Chave de Acesso
 Não requer Chave de Autorizacao
 Não requer Frase Secreta

Serviços Disponibilizados

Não permite o envio de Lote em Modo Assíncrono
 Não permite o envio de Lote em Modo Síncrono
 Permite o envio Unitário em Modo Síncrono
 Não permite Consultar a Situação do Lote
 Não permite Consultar o Lote
 Permite Consultar o Rps
 Não permite Consultar a NFS-e
 Não permite Consultar uma Faixa de NFS-e
 Não permite Consultar Serviço Prestado
 Não permite Consultar Serviço Tomado
 Não permite Cancelar NFS-e
 Não permite Substituir NFS-e
 Não permite Gerar Token
 Permite Enviar Evento
 Permite Consultar Evento
 Permite Consultar DF-e
 Permite Consultar Parâmetros
 Não permite Consultar Sequencia de Rps
 Não permite Consultar Link da NFS-e
 Permite Consultar NFS-e por Chave

Particularidades

Não permite mais de um serviço
 Não permite o envio da tag OutrasInformacoes no Rps
 Atende a Reforma Tributária

------------------------------------

Editado por IMATECH

by IMATECH
[email protected]
Goiânia - GO.

Postado
7 minutos atrás, IMATECH disse:

Onde voce leu que a produçao vai entrar a partir do dia 01/04/2026?

Postado
15 hours ago, IMATECH said:

acho q só muda a numeração se fosse emitido pelo emissor nacional.

Como continua emitindo pelo provedor, acredito q continua com a mesma numeração.

• Curtir 1
Postado
Em 23/03/2026 at 14:04, Douglas A R Lima disse:

Boa tarde, @nenelvida.

Depure sua aplicação e verifique para qual URL sua requisição está sendo enviada. 

1) Revise as configurações do seu arquivo ACBrNFSeXServicos.ini:

[ISSNet]
Params=APIPropria:|ServicosPadraoNacional:ConsultarNFSePorChave,ConsultarEvento,ConsultarDFe,ConsultarParam,ObterDANFSE
Versao=1.01
HomRecepcionar=https://nfse.issnetonline.com.br/wsnfsenacional/homologacao/nfse.asmx

[5300108]
Nome=Brasilia
UF=DF
Provedor=ISSNet
; Informar a URL de produção quando a API estiver funcionando 
; ProRecepcionar=

2) Revise as configurações do componente:

begin
end;

*: Verifique se o arquivo "schema_v101-ISSNet.xsd" está atualizado e devidamente configurado.
*: Para testar a operação "EnviarLoteDpsSincrono" altere o parâmetro aModoEnvio do método Emitir para "meLoteSincrono".

3) No Ambiente de Homologação, é necessário o uso do Código do Município de Campo Grande - MS (5002704). Configure apenas na Tag "cLocEmi" e na montagem do Id do DPS.

4) Para utilizar as Atividades 6, 7 e 1601, alimente a propriedade "codigoTributacaoMunicipio" do ACBr.

5) Nos teste que fiz, para gerar corretamente o XML, foi necessário alguns ajustes na unit ISSNet.Provider. Atualmente estou recebendo apenas a rejeição E157 - Usuário não tem autorização para solicitar o serviço. Estou aguardando orientações da Nota Control. 

Olá Douglas, poderia me tirar uma dúvida ? antes eu estava usando na propriedade LayoutNFSe do componente tacbrnfsex a opcao  insfPadraoNacionalv101, porém após trocar para infsProvedor, no meu muda o xml para o padrao abrasf(atual em producao),  e nao o xml com as  novas tags, isso é o certo? 

Postado
2 minutos atrás, Gui ADC disse:

Olá Douglas, poderia me tirar uma dúvida ? antes eu estava usando na propriedade LayoutNFSe do componente tacbrnfsex a opcao  insfPadraoNacionalv101, porém após trocar para infsProvedor, no meu muda o xml para o padrao abrasf(atual em producao),  e nao o xml com as  novas tags, isso é o certo? 

Bom dia, @Gui ADC.

Se você está com o seu arquivo ACBrNFSeXServicos.ini atualizado e utilizando as configurações abaixo, o XML será gerado no Padrão Nacional com as tags da RTC.
Depure sua aplicação e verifique o fluxo. 

begin
end;

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...