Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nota Control (ISSNet) Brasília/DF - Padrão Nacional - RTC

Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,

Recommended Posts

Postado

Bom dia, @Comlink Integração.

Estou testando a operação "EnviarLoteDpsSincrono". No momento é a única ativa no web service de homologação.
Para gerar o XML da mensagem SOAP corretamente, foi necessário fazer alguns ajustes na unit ISSNet.Provider.
Não estou enviando pelo ACBr. Gero e assino o XML no ACBr e envio pelo SoapUI. Agiliza os testes.

A maioria das rejeições que recebi (e foram muitas), consegui resolver.
Atualmente estou recebendo apenas as rejeições E157 - Usuário não tem autorização para solicitar o serviço e E215 - Item da lista de serviço incompatível com o código de tributação. 
Já abri um chamado na Nota Control e estou aguardando.
Quando obtiver êxito, pretendo fazer um resumo das orientações que recebi do suporte da Nota Control e das configurações que apliquei no ACBr.

Com relação a equipe do ACBr, não posso e não vou cobrar nada. 
Dentro do cronograma de tarefas do ACBr em algum momento serão aplicados os ajustes necessários para provedor ISSNet.

• Curtir 1
Postado

A equipe da Nota Control é bem maluca...
Eles me responderam via email para colocar o <LocEmi> como Campo Grande MS. OK. Feito!
Se faço isso, como vou testar se o CNPJ tem que acompanhar o Certificado Digital?
A empresa é de Brasilia, e com isso sempre recebo o erro: 

Código  : E0084
Mensagem: CNPJ do emitente prestador não possui estabelecimento ou domicílio
em um município correspondente ao município emissor, na data de competência informada na DPS,
conforme cadastros CNPJ e CNC NFS-e.

Esta foi a resposta deles ao meu e-mail

Thiego da Cunha Pacheco Ferreira
Data de abertura : 20-03-2026 09:08
Descrição :

Prezado contribuinte,

Sim, no ambiente de homologação os dados informados devem ser como padrão o município de Campo Grande/MS:

Série do documento (DPS): 8 - DPS - Declaração de Serviços Prestados: 5002704 - Código IBGE de Campo Grande, MS 
Atividades cadastradas: 
Código 7 – Alíquota de 3% 
Código 6 – Alíquota de 5% 
Código 1601 – Alíquota de 2,5%

Atenciosamente

Enviei novo Ticket pra eles me explicar como tenho que fazer, pois empaquei... Rsrs

E sobre estas atividades
Atividades cadastradas: 

Onde no Componente ACBR eu devo informar isto?

"Juntos vamos vencer esta peleja"

Postado
Em 18/03/2026 at 10:52, Douglas A R Lima disse:

@Italo Giurizzato Junior, identifiquei mais alguns ajustes na unit ISSNet.Provider.

Função TACBrNFSeXWebserviceISSNetAPIPropria.RecepcionarSincrono
'<RecepcionarLoteDpsSincrono>' para '<nfse:RecepcionarLoteDpsSincrono>'
'</RecepcionarLoteDpsSincrono>' para '</nfse:RecepcionarLoteDpsSincrono>'

Procedure TACBrNFSeProviderISSNetAPIPropria.GerarMsgDadosEmitir
- Ajuste na nomenclatura das tags: 
LoteRps para LoteDps
QuantidadeRps para QuantidadeDps
ListaRps para ListaDps

O parametro aParams.IdAttr está gerando Id="Lote_1" e no modelo de XML "EnviarLoteDpsSincronoEnvio" está Id="Lote1".

Atualizei hoje (21/03/2026) novamente o ACBR e ainda não modificaram. Creio que terei que modificar na unha 😢

function TACBrNFSeXWebserviceISSNetAPIPropria.RecepcionarSincrono(
  const ACabecalho, AMSG: String): string;
var
  Request: string;
begin
  FPMsgOrig := AMSG;

FPMsgOrig := RemoverDeclaracaoXML(AMSG);

Request := '<RecepcionarLoteDpsSincrono>';
  Request := Request + '<nfseCabecMsg>' + XmlToStr(ACabecalho) + '</nfseCabecMsg>';
  Request := Request + '<nfseDadosMsg>' + XmlToStr(FPMsgOrig) + '</nfseDadosMsg>';
  Request := Request + '</RecepcionarLoteDpsSincrono>';

Result := Executar('http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse/RecepcionarLoteDpsSincrono', Request,
    ['ValidarXmlResposta', 'RecepcionarLoteDpsSincronoResposta'], ['xmlns:nfse="http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse"']);
end;

Postado

image.thumb.png.cf957424a168eb35b165b71b382bc0db.png
O que eu acho mais interessante é que no validador de XML do site deles passa que é uma beleza!
Mas no ambiente de homologação, jamais!

Vai rolar Déjà vu de 2023.

• Confuso 1
Postado
Em 21/03/2026 at 01:10, nenelvida disse:

A equipe da Nota Control é bem maluca...
Eles me responderam via email para colocar o <LocEmi> como Campo Grande MS. OK. Feito!
Se faço isso, como vou testar se o CNPJ tem que acompanhar o Certificado Digital?
A empresa é de Brasilia, e com isso sempre recebo o erro: 

Código  : E0084
Mensagem: CNPJ do emitente prestador não possui estabelecimento ou domicílio
em um município correspondente ao município emissor, na data de competência informada na DPS,
conforme cadastros CNPJ e CNC NFS-e.

Esta foi a resposta deles ao meu e-mail

Thiego da Cunha Pacheco Ferreira
Data de abertura : 20-03-2026 09:08
Descrição :

Prezado contribuinte,

Sim, no ambiente de homologação os dados informados devem ser como padrão o município de Campo Grande/MS:

Série do documento (DPS): 8 - DPS - Declaração de Serviços Prestados: 5002704 - Código IBGE de Campo Grande, MS 
Atividades cadastradas: 

Atenciosamente

Enviei novo Ticket pra eles me explicar como tenho que fazer, pois empaquei... Rsrs

E sobre estas atividades
Atividades cadastradas: 

Onde no Componente ACBR eu devo informar isto?

"Juntos vamos vencer esta peleja"

Boa tarde, @nenelvida.

Depure sua aplicação e verifique para qual URL sua requisição está sendo enviada. 

1) Revise as configurações do seu arquivo ACBrNFSeXServicos.ini:

[ISSNet]
Params=APIPropria:|ServicosPadraoNacional:ConsultarNFSePorChave,ConsultarEvento,ConsultarDFe,ConsultarParam,ObterDANFSE
Versao=1.01
HomRecepcionar=https://nfse.issnetonline.com.br/wsnfsenacional/homologacao/nfse.asmx

[5300108]
Nome=Brasilia
UF=DF
Provedor=ISSNet
; Informar a URL de produção quando a API estiver funcionando 
; ProRecepcionar=

2) Revise as configurações do componente:

with ACBrNFSeX.Configuracoes.Geral do
begin
   Provedor := proISSNet;
   LayoutNFSe := lnfsProvedor;
   Versao := ve101;
end;

*: Verifique se o arquivo "schema_v101-ISSNet.xsd" está atualizado e devidamente configurado.
*: Para testar a operação "EnviarLoteDpsSincrono" altere o parâmetro aModoEnvio do método Emitir para "meLoteSincrono".

3) No Ambiente de Homologação, é necessário o uso do Código do Município de Campo Grande - MS (5002704). Configure apenas na Tag "cLocEmi" e na montagem do Id do DPS.

4) Para utilizar as Atividades 6, 7 e 1601, alimente a propriedade "codigoTributacaoMunicipio" do ACBr.

5) Nos teste que fiz, para gerar corretamente o XML, foi necessário alguns ajustes na unit ISSNet.Provider. Atualmente estou recebendo apenas a rejeição E157 - Usuário não tem autorização para solicitar o serviço. Estou aguardando orientações da Nota Control. 

• Curtir 1
Postado
Em 21/03/2026 at 10:04, nenelvida disse:

image.thumb.png.cf957424a168eb35b165b71b382bc0db.png
O que eu acho mais interessante é que no validador de XML do site deles passa que é uma beleza!
Mas no ambiente de homologação, jamais!

Vai rolar Déjà vu de 2023.

O Validador de XML não aplica regras de negócio.
Ele verifica se a estrutura do XML está de acordo com o que foi definido nos schemas.
Observe que no exemplo em anexo, utilizei o numeral "9" em todas as tags. E mesmo assim recebi a mensagem "XML válido".

validador_xml.png

• Membros
Postado

Bom dia...estamos avançando nos testes mais ainda não conseguir emitir em homologação...no site de validar o xml está OK....mais na hora enviar estou parado nesse erro...

<Codigo>E160</Codigo>
<Mensagem>Arquivo em desacordo com o XML Schema.</Mensagem>
<Correcao>Consulte o Manual da NFS-e para saber quais são as versões de XML Schema suportadas pelo sistema.</Correcao>

Tinha outros erros ai fui matando...mais estou parado nesse ai. Eu verifiquei que o meu xml não está sendo assinado..deve por isso que dá esse erro.
  • Membros Pro
Postado (editado)

Bom dia,

Quais configurações esta usando ? aqui utilizamos a ACBRLIB-NFSe e tem algumas diferenças, não conseguimos editar diretamente a DLL e temos um arquivo ACBrLib.ini que fazemos as configurações.

Mas seria útil saber como estão configurando, assim tentamos ver o que é possível fazer sempre que tentamos emitir sai da seguinte forma:
image.png.a34288d75017500aeaee4177a362ef68.png

(ignore os valores são falsos, mas a estrutura parece errada)

Obrigado.

Editado por Comlink Integração
Postado
1 hora atrás, Jhonlenon Ribeiro disse:

Bom dia...estamos avançando nos testes mais ainda não conseguir emitir em homologação...no site de validar o xml está OK....mais na hora enviar estou parado nesse erro...

<Codigo>E160</Codigo>
<Correcao>Consulte o Manual da NFS-e para saber quais são as versões de XML Schema suportadas pelo sistema.</Correcao>

Tinha outros erros ai fui matando...mais estou parado nesse ai. Eu verifiquei que o meu xml não está sendo assinado..deve por isso que dá esse erro.

schema_v101-ISSNet.xsd

• Membros
Postado (editado)

@nenelvida  os seus schemas é igual ao mesmo....estou sem entender porque não assina o xml...e o erro continua...

Codigo>E160</Codigo>

Editado por Jhonlenon Ribeiro
erro no texto
Postado
22 horas atrás, Jhonlenon Ribeiro disse:

Boa tarde @Douglas A R Lima  você pode anexar sua ISSNet.Provider e schema_v101-ISSNet.xsd pra mim testar, meu ambiente de homologação está liberado...fiz a solicitação semana passada e segunda o pessoal da Nota Control está liberado.

Boa tarde, @Jhonlenon Ribeiro.

Seguem os arquivos solicitados.
Os ajustes realizados, foram com o intuito de antecipar os testes.
Pode ser que alguma alteração não esteja no padrão utilizado pelo ACBr.
Oriento que você mantenha os seus fontes atualizados com o repositório oficial do ACBr.

ISSNet.GravarXml.pas ISSNet.Provider.pas schema_v101-ISSNet.xsd

1 hora atrás, nenelvida disse:

Este arquivo XSD, não contempla as alterações da documentação técnica com revisão de 17/03/2026.

• Obrigado 2
Postado
6 minutos atrás, Jhonlenon Ribeiro disse:
<Codigo>E157</Codigo>
<Mensagem>Usuário não tem autorização para solicitar o serviço.</Mensagem>

Também estou aguardando retorno da Nota Control com relação a essa rejeição.

• Obrigado 1
Postado

Bom dia a todos!

Hoje, 25/03/2026, consegui Transmitir a primeira NFS-e no Modelo Nacional utilizando o Ambiente de Homologação da Nota Control.
Ontem, entrei em contato via telefone com o suporte da Nota Control para falar a respeito da rejeição E157,  a consultora Isadora fez algumas verificações e informou que precisaria de mais tempo.
Resolveu! Recebi o retorno com o XML da NFS-e. 
No entanto, ao pesquisar no ISSNet Homologação, aparece a mensagem "Erro ao carregar informações, contate o suporte. Erro 721009".
Estamos em um ritmo vagaroso, mas estamos caminhando!

NFSe74PadraoNacional.png

ISSNetHomologacao.png

Postado
1 hora atrás, Douglas A R Lima disse:

As consultas de notas no ISSNet (Homolagação) não estão mais gerando erro.

NFSe83PadraoNacional.png

Usando os arquivos que vc modificou? Sem essas modificações, o ACBR ainda nao consegue, nao é isso? ainda nao está pronto. Eu usando o ACBR atualizado, sem suas modificações gera esse erro:   Código  : X800
Mensagem: Erro de Validação: Erro: Schema inválido --> 3004 - Element '{http://www.w3.org/2001/XMLSchema}element', attribute 'ref': The QName value '{http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#}Signature' does not resolve to a(n) element declaration.

Postado
2 horas atrás, francesco de assis disse:

Usando os arquivos que vc modificou? Sem essas modificações, o ACBR ainda nao consegue, nao é isso? ainda nao está pronto. Eu usando o ACBR atualizado, sem suas modificações gera esse erro:   Código  : X800
Mensagem: Erro de Validação: Erro: Schema inválido --> 3004 - Element '{http://www.w3.org/2001/XMLSchema}element', attribute 'ref': The QName value '{http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#}Signature' does not resolve to a(n) element declaration.

Boa tarde, @francesco de assis.

Exatamente! 
Sobre o erro em questão, revise suas configurações.
Tem um post do dia 23/03/2026 com algumas orientações.

Postado (editado)

Com a mudança para o Padrão Nacional ! vamos iniciar nova numeração ? 🤔

Como fazer a reimpressão das NFSe no padrão anterior (Abrasf) ?

Já imaginando aqui o dia 01/04/2026 sem o serviço funcionar em produção 🤐

Informações sobre o provedor: ISSNet - Versão: 1.01 - Layout: Próprio

Autenticação

Requer Certificado Digital
 Não requer Login/Senha
 Não requer Chave de Acesso
 Não requer Chave de Autorizacao
 Não requer Frase Secreta

Serviços Disponibilizados

Não permite o envio de Lote em Modo Assíncrono
 Não permite o envio de Lote em Modo Síncrono
 Permite o envio Unitário em Modo Síncrono
 Não permite Consultar a Situação do Lote
 Não permite Consultar o Lote
 Permite Consultar o Rps
 Não permite Consultar a NFS-e
 Não permite Consultar uma Faixa de NFS-e
 Não permite Consultar Serviço Prestado
 Não permite Consultar Serviço Tomado
 Não permite Cancelar NFS-e
 Não permite Substituir NFS-e
 Não permite Gerar Token
 Permite Enviar Evento
 Permite Consultar Evento
 Permite Consultar DF-e
 Permite Consultar Parâmetros
 Não permite Consultar Sequencia de Rps
 Não permite Consultar Link da NFS-e
 Permite Consultar NFS-e por Chave

Particularidades

Não permite mais de um serviço
 Não permite o envio da tag OutrasInformacoes no Rps
 Atende a Reforma Tributária

------------------------------------

Editado por IMATECH

by IMATECH
[email protected]
Goiânia - GO.

Postado
7 minutos atrás, IMATECH disse:

Onde voce leu que a produçao vai entrar a partir do dia 01/04/2026?

Postado
15 hours ago, IMATECH said:

acho q só muda a numeração se fosse emitido pelo emissor nacional.

Como continua emitindo pelo provedor, acredito q continua com a mesma numeração.

• Curtir 1
Postado
Em 23/03/2026 at 14:04, Douglas A R Lima disse:

Boa tarde, @nenelvida.

Depure sua aplicação e verifique para qual URL sua requisição está sendo enviada. 

1) Revise as configurações do seu arquivo ACBrNFSeXServicos.ini:

[ISSNet]
Params=APIPropria:|ServicosPadraoNacional:ConsultarNFSePorChave,ConsultarEvento,ConsultarDFe,ConsultarParam,ObterDANFSE
Versao=1.01
HomRecepcionar=https://nfse.issnetonline.com.br/wsnfsenacional/homologacao/nfse.asmx

[5300108]
Nome=Brasilia
UF=DF
Provedor=ISSNet
; Informar a URL de produção quando a API estiver funcionando 
; ProRecepcionar=

2) Revise as configurações do componente:

begin
end;

*: Verifique se o arquivo "schema_v101-ISSNet.xsd" está atualizado e devidamente configurado.
*: Para testar a operação "EnviarLoteDpsSincrono" altere o parâmetro aModoEnvio do método Emitir para "meLoteSincrono".

3) No Ambiente de Homologação, é necessário o uso do Código do Município de Campo Grande - MS (5002704). Configure apenas na Tag "cLocEmi" e na montagem do Id do DPS.

4) Para utilizar as Atividades 6, 7 e 1601, alimente a propriedade "codigoTributacaoMunicipio" do ACBr.

5) Nos teste que fiz, para gerar corretamente o XML, foi necessário alguns ajustes na unit ISSNet.Provider. Atualmente estou recebendo apenas a rejeição E157 - Usuário não tem autorização para solicitar o serviço. Estou aguardando orientações da Nota Control. 

Olá Douglas, poderia me tirar uma dúvida ? antes eu estava usando na propriedade LayoutNFSe do componente tacbrnfsex a opcao  insfPadraoNacionalv101, porém após trocar para infsProvedor, no meu muda o xml para o padrao abrasf(atual em producao),  e nao o xml com as  novas tags, isso é o certo? 

Postado
2 minutos atrás, Gui ADC disse:

Olá Douglas, poderia me tirar uma dúvida ? antes eu estava usando na propriedade LayoutNFSe do componente tacbrnfsex a opcao  insfPadraoNacionalv101, porém após trocar para infsProvedor, no meu muda o xml para o padrao abrasf(atual em producao),  e nao o xml com as  novas tags, isso é o certo? 

Bom dia, @Gui ADC.

Se você está com o seu arquivo ACBrNFSeXServicos.ini atualizado e utilizando as configurações abaixo, o XML será gerado no Padrão Nacional com as tags da RTC.
Depure sua aplicação e verifique o fluxo. 

begin
end;

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.