Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nota Control (ISSNet) Brasília/DF - Padrão Nacional - RTC

Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,

Recommended Posts

Postado
20 horas atrás, Jhonlenon Ribeiro disse:

Boa noite...fiz alguns ajuste na unit ISSNet.Provider para Cancelar NFS-e mais estou recebendo esse retorno 

<CancelarNfseResponse xmlns="http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse">
<ValidarXmlResposta>
<ListaMensagemRetorno>
<MensagemRetorno>
<Codigo>E999</Codigo>
<Mensagem>Operação CancelarNfse está temporariamente indisponível. Serviço em construção.</Mensagem>
</MensagemRetorno>
</ListaMensagemRetorno>
</ValidarXmlResposta>
</CancelarNfseResponse>

Amanhã vou ver com pessoal do Suporte da Nota Control.

Teve algum retorno? Tambem estou recebendo esse erro, entrei em contato por email mas não me responderam.

Postado (editado)
39 minutos atrás, NFeTec disse:

Boa tarde,

Estou tentando autorizar uma nota em homologação em Brasília e estou recebendo essas rejeições.

111 - Emitente não está autorizado a emitir nota com esta tributação de ISSQN.
L111 - Não é permitido ao emitente tributar fora do município.

Como vocês estram em contato com o suporte da Nota Control? Tentei via e-mail e não obtive retorno.

O servidor deles de homologação é necessário alterar os campos pra CAMPO GRANDE, o Regime tributário da empresa no cadastro deles é diferente do Real da empresa e pela tela de emissão deles não da pra preencher a nota, diz que Não existe tributação do ISSQN para a Tributação Nacional Selecionada. Está muito confuso.

Boa tarde!

Para o segunto erro precisei cadastrar uma nova empresa no ambiente de homologação, mas com um endereço de Campo Grande. Basta pegar qualquer cep de lá e colocar como endereço da empresa.

A documentação diz:

Excetuados os códigos de tributação nacional: 030401, 030402, 030403, 030501, 070201, 070202, 070401, 070501, 070502, 070901, 070902, 071001, 071002, 071101, 071102, 071201, 071601, 071701, 071801, 071901, 110101, 110102, 110201, 110401, 110402, 120101, 120201, 120301, 120401, 120501, 120601, 120701, 120801, 120901, 120902, 120903, 121001, 121101, 121201, 121401, 121501, 121601, 121701, 141401, 141402, 141403, 141404, 160101, 160102, 160103, 160104, 160201, 171001, 171002, 200101, 200102, 200201, 200301, 220101 e 990101 para os demais códigos de tributação, a localidade de incidência do ISSQN será o município do endereço do prestador.

O erro 111 - Emitente não está autorizado a emitir nota com esta tributação de ISSQN.  tô quebrando a cabeça aqui também, mas imagino ser configuração dos códigos (municipal, nacional, ibs e cIndOp) em relação com os CNAEs que escolhemos no momento do cadastro da empresa no ambiente de homologação... Não sei

Editado por arthur ribeiro
Postado
1 hora atrás, NFeTec disse:

Boa tarde,

Estou tentando autorizar uma nota em homologação em Brasília e estou recebendo essas rejeições.

111 - Emitente não está autorizado a emitir nota com esta tributação de ISSQN.
L111 - Não é permitido ao emitente tributar fora do município.

Como vocês estram em contato com o suporte da Nota Control? Tentei via e-mail e não obtive retorno.

O servidor deles de homologação é necessário alterar os campos pra CAMPO GRANDE, o Regime tributário da empresa no cadastro deles é diferente do Real da empresa e pela tela de emissão deles não da pra preencher a nota, diz que Não existe tributação do ISSQN para a Tributação Nacional Selecionada. Está muito confuso.

Boa tarde, eu estava com esse erro, entrei em contato através do e-mail: [email protected]

Mudaram algo no cadastro e consegui emitir.

Postado

Esse pessoal da Nota Control é sem noção.
Segundo eles, o ambiente de produção está em atividade.
Mas cadê a URL de produção?
Ou pelo menos a informação tem duplo sentido.
É só ler o que está marcado.
image.thumb.png.f2d760cbf5b303cd72e756401f039019.png

• Haha 1
Postado
8 horas atrás, nenelvida disse:

Esse pessoal da Nota Control é sem noção.
Segundo eles, o ambiente de produção está em atividade.
Mas cadê a URL de produção?
Ou pelo menos a informação tem duplo sentido.
É só ler o que está marcado.
image.thumb.png.f2d760cbf5b303cd72e756401f039019.png

vocês viram a live deles ontem no Youtube? 
Uma vergonha.

• Haha 1
  • Membros Pro
Postado

Bom dia pessoal,

Aqui em Ribeirão Preto nem se quer apareceu o comunicado, esta escrito que a mudança seria dia 01/02/2026 🤣

Ainda não conseguimos emitir nem uma nota em ambiente de homologação usamos a LIB NFSe e foi atualizada pela ACBr ontem.
Alguém sabe me dizer se já é possível emitir fora de campo grande ? porque aqui na lib esta travado para Campo Grande devido acredito eu ser o único que estavam conseguindo utilizar.

• Haha 2
  • Membros Pro
Postado
Em 13/04/2026 at 17:10, Jhonlenon Ribeiro disse:

Boa tarde @Maxciel Oliveira veja as configurações abaixo.

1) Configurações do arquivo ACBrNFSeXServicos.ini:

[5208707]
Nome=Goiania
UF=GO
Provedor=ISSNet
Versao=1.01
Params=APIPropria:|ServicosPadraoNacional:ConsultarNFSePorChave,ConsultarEvento,ConsultarDFe,ConsultarParam,ObterDANFSE
ProRecepcionar=https://nfse.issnetonline.com.br/abrasf204/goiania/nfse.asmx
HomRecepcionar=https://nfse.issnetonline.com.br/wsnfsenacional/homologacao/nfse.asmx

2) Configurações do componente:

with ACBrNFSeX.Configuracoes.Geral do
begin
   Provedor := proISSNet;
   LayoutNFSe := lnfsProvedor;
   Versao := ve101;
end;

3) schema_v101-ISSNet.xsd atualizado e devidamente configurado.
Obs: Para testar a operação "EnviarLoteDpsSincrono" altere o parâmetro aModoEnvio do método Emitir para "meLoteSincrono".

4) No Ambiente de Homologação, é necessário o uso do Código do Município de Campo Grande - MS (5002704). Configure apenas na Tag "cLocEmi" e na montagem do Id do DPS.

5) Para utilizar as Atividades 6, 7 e 1601, alimente a propriedade "codigoTributacaoMunicipio" do ACBr.

Mais vamos ficar tranquilo porque provalmente a emissão no outro webservice não tem data para ser desativado. Provalmente desse ficar ativo até Julho ou mais.

Bom dia

Estou tentando gerar o teste para Santa Maria RS, e não estou tendo sucesso.

Fiquei na dúvida como realizo a configuração correta do cLocEmi:

"4) No Ambiente de Homologação, é necessário o uso do Código do Município de Campo Grande - MS (5002704). Configure apenas na Tag "cLocEmi" e na montagem do Id do DPS."

image.thumb.png.353e07ba696e728484d8755e7bba555e.png

Postado
22 minutos atrás, SIDesenvolvimento disse:

Bom dia

"4) No Ambiente de Homologação, é necessário o uso do Código do Município de Campo Grande - MS (5002704). Configure apenas na Tag "cLocEmi" e na montagem do Id do DPS."

o que seria na montagem do id?            Configure apenas na Tag "cLocEmi" e na montagem do Id do DPS."

Postado

-> Comunicado de hoje, 20/04/2026, da Nota Control, eles vão avisar quando o link de produção estiver pronto, até o dia 01/05/2026.

Comunicado Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Padrão Nacional

Prezado (a) Contribuinte,

O Município de Santa Maria informa que, em conformidade com o Comunicado datado de 31/03/2026, o ambiente de produção no padrão ABRASF 2.04 permanecerá ativo até o dia 30 de abril de 2026, data prevista para sua desativação. Após esse prazo, a emissão de NFS-e deverá ocorrer exclusivamente por meio do Padrão Nacional.

No que se refere ao ambiente de produção, conforme previamente informado, a liberação estava inicialmente prevista para o dia 09/04/2026. Entretanto, em razão da complexidade dos ajustes técnicos necessários, não foi possível cumprir o cronograma originalmente estabelecido. Soma-se a isso a baixa adesão dos contribuintes até o momento, sendo que menos de 5% realizaram validações em ambiente de homologação, ou seja, efetuaram testes com envio de NFS-e por seus sistemas, com geração bem-sucedida no ambiente de testes.

Informamos, ainda, que o ambiente de produção da NFS-e Nacional via WebService encontra-se em fase final de implementação, com previsão de liberação até 01/05/2026.

Destacamos que o sistema web já se encontra atualizado, sendo possível realizar a emissão de NFS-e no padrão nacional diretamente no portal ISS.Net Online, inclusive com a disponibilização dos novos campos previstos. Ressalta-se que, em determinados aspectos, o próprio Portal Nacional ainda não disponibiliza integralmente tais funcionalidades, como, por exemplo, a emissão de documento em PDF com os novos campos.

Assim que o link de produção do padrão nacional for oficialmente disponibilizado, o fisco realizará a devida comunicação a todos os contribuintes por meio do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), mediante comunicado formal.

Para acompanhamento da Documentação Técnica com as atualizações da Reforma Tributária do Consumo, especialmente dos grupos “IBS/CBS”, é possível realizar a consulta por meio do link oficial a seguir: RTC — Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica.

Para que possam adequar suas soluções, segue o link do manual com exemplos de xml e xsd de validação: https://www.notacontrol.com.br/download/nfse/Manual_integracao_v101.pdf

Além disso, já está disponível um validador da estrutura do XML: Validador de XML. 

Para iniciar o procedimento, acesse o link abaixo e selecione a opção “Solicitação de Cadastro – Ambiente de Homologação”, preenchendo as informações solicitadas:  http://www.issnetonline.com.br/homologacao/online/Login/Login.aspx

Endereço do Webservice de Homologação: https://nfse.issnetonline.com.br/wsnfsenacional/homologacao/nfse.asmx

Série do documento (DPS): 

•    8 – DPS (Declaração de Prestação de Serviços)

Município da prestação do serviço:

•    5002704 – Código IBGE do município de Campo Grande/MS

Atividades cadastradas:

•    Código 7 – Alíquota 3%

•    Código 6 – Alíquota 5%

Ressaltamos que esses códigos são disponibilizados exclusivamente para fins de teste na comunicação entre os sistemas. A atividade e a alíquota efetivamente aplicavam serão aquelas oficialmente cadastradas no ambiente de produção. A realização desse cadastro é um passo importante para garantir que sua integração seja realizada de forma estável, segura e em conformidade com as especificações do sistema.

Postado
6 horas atrás, SIDesenvolvimento disse:

Bom dia

também estou nessa dúvida

Postado

Ainda estou com o erro de 

"Emitente não está autorizado a emitir nota com esta tributação de ISSQN."

Vocês que conseguiram autorizar algumas notas, como fizeram o cadastro no ambiente de homologação? Preciso pegar algum cnae específico, ou atividades específicas? Estou há algum tempo testando VÁRIAS opções kkkk

Tentei contato com o suporte da notaControl mas estou aguardando há 7 dias...

Alguém conseguiu um cnpj pra teste de emissão Simples Nacional?

A prefeitura diz que os dois modelos estão em produção, mas não consigo emitir o modelo novo no ws do modelo 2.04...

Postado
9 horas atrás, arthur ribeiro disse:

Vocês que conseguiram autorizar algumas notas, como fizeram o cadastro no ambiente de homologação? Preciso pegar algum cnae específico, ou atividades específicas? Estou há algum tempo testando VÁRIAS opções kkkk

Bom dia @arthur ribeiro.
No meu caso eu acessei o ambiente de homologação com o certificado A1 do meu cliente.
Atualizei o ACBR, Instalei o Trunk, Clean Build e emiti sem problemas, seguindo as informações deste topico.

Configurações necessárias:

Provedor=ISSNet
Versao=1.01
Params=APIPropria:|ServicosPadraoNacional:ConsultarNFSePorChave,ConsultarEvento,ConsultarDFe,ConsultarParam,ObterDANFSE
ProRecepcionar=https://df.issnetonline.com.br/webservicenfse204/nfse.asmx
HomRecepcionar=https://nfse.issnetonline.com.br/wsnfsenacional/homologacao/nfse.asmx

2) Configurações do componente:

with ACBrNFSeX.Configuracoes.Geral do
begin
   Provedor := proISSNet;
   LayoutNFSe := lnfsProvedor;
   Versao := ve101;
end;

3) schema_v101-ISSNet.xsd atualizado e devidamente configurado.
Obs: Para testar a operação "EnviarLoteDpsSincrono" altere o parâmetro aModoEnvio do método Emitir para "meLoteSincrono".

4) No Ambiente de Homologação, é necessário o uso do Código do Município de Campo Grande - MS (5002704). Configure apenas na Tag "cLocEmi" e na montagem do Id do DPS.

5) Para utilizar as Atividades 6, 7 e 1601, alimente a propriedade "codigoTributacaoMunicipio" do ACBr.

Espero que isto te ajude. 
Qualquer coisa, manda DM no Canal ACBrNFSeX do discord. Eu deixei um alô pra você lá.

• Obrigado 1
Postado

Boa noite, vou comentar os avanços que eu tive por aqui, talvez acabe auxiliando mais alguém hehe

Então, eu estou com problema no ambiente de produção de Brasília, começou a dar um erro muito maluco em um cliente nosso e o provedor só alega que é instabilidade no ambiente, nem param para dar um suporte que presta.
Eu estava tentando configurar o novo ambiente de homologação, porém ao enviar as notas com as alterações no .ini que o pessoal repassou anteriormente, o servidor retornava que o XML não atendia a estrutura, porém não dizia qual campo.

O que eu fiz para conseguir identificar o problema:

1. Baixei o xsd oficial do nota control (https://www.notacontrol.com.br/download/nfse/schema_v101.xsd) e salvei na pasta de Schemas do Padrao Nacional v1.01 (./Schemas/NFSe/PadraoNacional/1.01/schema_v101-ISSNet.xsd);
2. No arquivo ACBr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSeX\Provedores\PadraoNacional.Provider.pas, linha 1490 arranquei fora o if que englobava o método ValidarSchema;
3. Nas propriedades do componente, Setei a propriedade ACBrNFSeX.Provider.ConfigSchemas.Validar := True; (Coloque isto após setar o CodigoMunicipio para ter a prop Provider carregada corretamente).

4. Reinstalei o ACBr para compilar as alterações no arquivo alterado

Consegui ajustar todos os campos que estavam com divergência no xsd e transmitir, porém agora estou tendo rejeições devido a má configuração no servidor deles:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<EnviarLoteDpsSincronoResposta>
    <NumeroLote>22</NumeroLote>
    <DataRecebimento>2026-04-22T20:09:00</DataRecebimento>
    <Protocolo>6841E63E-A03E-F111-8CA3-005056992BC4</Protocolo>
    <ListaMensagemRetornoLote>
        <MensagemRetorno>
            <IdentificacaoDps>
                <NumDPS>22</NumDPS>
                <SerieDPS>8</SerieDPS>
            </IdentificacaoDps>
            <Codigo>L039</Codigo>
            <Mensagem>Emitente não está autorizado a emitir nota com esta tributação de ISSQN.</Mensagem>
            <Correcao>Verifique as tributações de ISSQN permitidas para emissão de nota.</Correcao>
        </MensagemRetorno>
    </ListaMensagemRetornoLote>
</EnviarLoteDpsSincronoResposta>

Este campo até existe caso for emitir as notas pelo portal deles, porém é um combobox vazio que não aparece nenhuma opção pra selecionar.
Já tentei contato diversas vezes com o suporte deles porém, sem sucesso. Chamo eles no início da tarde e no final do expediente eles só mandam uma mensagem pronta relatando que tão com instabilidades e encerram o atendimento.
Negócio é esperar eles subirem os servidores de produção e testar em produção mesmo.

• Curtir 1
Postado

Olá, estou configurando o emissor de Brasília e fiquei com uma dúvida: alguém sabe informar se os campos de IBS/CBS serão realmente obrigatórios?

Consegui emitir apenas em homologação preenchendo esses campos. Quando não informo, ocorre erro de schema. Pelo que entendi da documentação, eles deveriam ser opcionais, confere isso?

• Curtir 1
Postado

Bom dia,

Tentei o cancelamento hoje no ambiente de homologação DF e tive a resposta que o serviço está em construção.

<CancelarNfseResponse xmlns="http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse">
  <ValidarXmlResposta>
    <ListaMensagemRetorno>
      <MensagemRetorno>
        <Codigo>E999</Codigo>
        <Mensagem>Operação CancelarNfse está temporariamente indisponível. Serviço em construção.</Mensagem>
      </MensagemRetorno>
    </ListaMensagemRetorno>
  </ValidarXmlResposta>
</CancelarNfseResponse>

Mandei mensagem hoje para o suporte da Nota Control e responderam que o método ainda não está disponível mesmo. 

23-04-2026 09:47
Prezado contribuinte,

Informamos que no momento o método de cancelamento ainda não está disponível em homologação. Em breve o webservice será atualizado e será possível testar o método de cancelamento.

Atenciosamente, 

E falta 1 semana para o o padrão mudar de ABRASF 2.04 para NFSe Nacional. Bem complicado....

Postado

Enviei email pra eles dia 15/04 até hoje nenhuma resposta. Tento contato via telefone e nunca atende.

Mensagem: CNPJ/CPF do Prestador do serviço não autorizado a emitir NFS-e / Solicite autorização para emitir NFS-e para o CNPJ/CPF informado.
Na consulta do pedido consta Cadastro deferido.

Postado
4 minutos atrás, Gildenor disse:

Enviei email pra eles dia 15/04 até hoje nenhuma resposta. Tento contato via telefone e nunca atende.

Mensagem: CNPJ/CPF do Prestador do serviço não autorizado a emitir NFS-e / Solicite autorização para emitir NFS-e para o CNPJ/CPF informado.
Na consulta do pedido consta Cadastro deferido.

Você cadastrou a empresa no ambiente de homologação? https://www.issnetonline.com.br/homologacao/online/SolicitacaoCadastro/TipoSolicitacaoCadastro.aspx

Já tentou emitir pelo ambiente Online deles?

• Membros Pro
Postado

Consegui gerar a primeira NF pelo exemplo do ACBr.

Relatar aqui, pode ser que mais alguém esteja neste mesmo problema.

Após vários testes, a última mensagem de erro que eu recebia pelo exemplo do ACBr era:

"Código  : E232
Mensagem: Ocorreu um erro no processamento do arquivo.
Correção: Tente novamente mais tarde. Caso o problema permaneça entre em contato com nosso suporte."

Este problema é erro no cadastro do CNPJ que estava usando no ambiente de homologação, mesmo conseguindo gerar NF pelo portal de homologação do ISSNet no exemplo do ACBr retornava o mesmo erro. Foi alterado o código de município no cadastro do CNPJ.

Eles ajustaram o cadastro de endereço e funcionou:
image.thumb.png.4cf47fb61754fb890961963dfda8413c.png

• Curtir 1
Postado
Em 23/04/2026 at 09:39, Gabriel Fernando Silva disse:

Olá, estou configurando o emissor de Brasília e fiquei com uma dúvida: alguém sabe informar se os campos de IBS/CBS serão realmente obrigatórios?

Conforme o comitê gestor do IBS/CBS somente em 2027 é que serão obrigatórios de fato.
Por enquanto estes campos são apenas "pra constar" e testes

Postado
9 minutos atrás, nenelvida disse:

Conforme o comitê gestor do IBS/CBS somente em 2027 é que serão obrigatórios de fato.
Por enquanto estes campos são apenas "pra constar" e testes

Mas em produção já vai estar opcional ? por que na homologação nos meus testes, sempre da falha de schema quando não os coloco

• Membros Pro
Postado (editado)

Boa tarde,

Alguém emitiu alguma nota em homologação ISSNET para algum provedor que não seja Campo Grande ?
Ou atualmente o único município que conseguiram foi Campo Grande?

Digo isso porque o pessoal da ACBr editou a LIBNFSe e deixo travado o código de campo grande, assim não consigo emitir para outras prefeituras por exemplo Ribeirão Preto 😅

(Tentei questionar a nota control no suporte mas não respondem)

{ Nas emissões para o Ambiente de Homologação, gerar a Chave do DPS
  com o Código do Município de Campo Grande - MS (Nota Control) }
CodigoMun := IfThen(FpAOwner.ConfigGeral.Ambiente = taProducao, IntToStr(CodMunEmit), '5002704');

Obrigado 😁

Editado por Comlink Integração
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.